sexta-feira, maio 17, 2013

Fórmula Júnior volta à região metropolitana de Porto Alegre para realizar sua terceira etapa do ano

Provas serão disputadas no Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS)

Sensação deste início de temporada, a Fórmula Júnior está de volta à região metropolitana de Porto Alegre (RS) e neste final de semana, dias 17, 18 e 19, desembarca em Nova Santa Rita, mais exatamente no Autódromo do Velopark. Prometendo novas emoções, seus 14 pilotos vão disputar a terceira etapa da competição, liderada pelo gaúcho Victor Hugo Matzenbacker.

E as expectativas são as melhores possíveis, segundo Neco Fornari, um dos promotores da categoria ao lado de Claudio Fontoura. "Deveremos ter as provas mais equilibradas do ano", prevê. "O Velopark tem um autódromo curto e travado, o que certamente fará com que os tempos sejam ainda mais equilibrados e as disputas ainda mais interessantes", aposta.

As duas primeiras rodadas, apesar de vencidas pelo mesmo piloto, foram extremamente equilibradas e disputadas, transformando a categoria no principal atrativo do domingo de corridas nos autódromos gaúchos. Composta por pilotos de sete estados diferentes - e um do Paraguai -, a Fórmula Júnior deverá ter presenças diferentes no final de semana no Velopark.

"Na sexta-feira teremos dois novos pilotos testando os carros e existe a possibilidade de que eles já corram esta etapa", informa Claudio Fontoura. "Além deles, dois outros pilotos e seus pais estarão no autódromo conhecendo a categoria para talvez tentar vaga na categoria no segundo semestre. Eles vêm do interior de São Paulo e da Argentina", explica.

Com quatro autódromos em seu calendário - Guaporé, Santa Cruz do Sul, Tarumã e Velopark -, a Fórmula Júnior provavelmente oferecerá outro "atrativo", caso as previsões climáticas se confirmem. "O Rio Grande do Sul é, sabidamente, um estado em que o inverno é bastante rigoroso, às vezes se assemelhando ao frio europeu, que é onde os pilotos da Fórmula Júnior pretendem continuar sua carreira", diz Fontoura. "Então, além de oferecermos quatro pistas diferentes para o melhor aprendizado, teremos um belo frio para os pilotos irem se acostumando com a Europa", brinca, referindo-se a possibilidade de os termômetros baixarem até cerca de 4° na manhã desta sexta-feira.

Os carros - Construídos em chassi tubular, encapado em alumínio, os carros da Fórmula Júnior são equipados com motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera. O baixo custo, R$ 55 mil para uma temporada completa com oito etapas de duas baterias de 25 minutos cada, é uma das atrações da categoria, que tem seus motores preparados por único profissional e são sorteados a cada duas etapas, assim como os amortecedores, sorteados a cada rodada.

Televisão - Assim como segunda etapa, as principais imagens do final de semana serão exibidas na próxima semana na BandSports - Programa Alto Giro - e no Curva do "S", além de outras mídias.

Pontuação - Confira a pontuação da Fórmula Júnior após duas etapas realizadas:

1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) - 75 pontos
2 Bruna Tomaselli (SC) - 38
3 Gabriel Robe (RS) - 35
4 Matheus Rouver (SE) - 33
5 Gustavo Bandeira (DF) - 30
6 Lucas Alves (RS) - 25
7 Rodrigo Elger (PR) - 24
8 Bruno Lopes (PR) - 15
9 Rafael Smaniotto (PR) - 12
9 Victor Miranda (SP) - 12
11 Vitor Fernandes (MG) - 10
12 Lucas Fernandes (MG) - 8
13 Lucas Balbuena (PY) - 5
14 Franco Pasquale (RS) - 2

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Nenhum comentário: