quinta-feira, maio 29, 2014

Copa Iame Tag revelou os dois primeiros brasileiros que disputarão o Iame International Finals


Gaúchos Daniel Rotta dos Reis e Alexandre Steffenon disputarão evento mundial em outubro, na França

O Iame International Finals, também conhecido como Mundial Iame, já conhece os primeiros brasileiros que disputarão sua edição 2014, marcada para outubro em Le Mans, na França. São dois, revelados no último domingo (25) em Farroupilha (RS), quando da disputa da 2ª etapa do Campeonato Regional da Serra de Kart, também válida pela segunda e decisiva rodada da Copa Iame Tag.

O primeiro deles é Daniel Rotta dos Reis, 27 anos, campeão brasileiro e Sul-Brasileiro em 2012 pela Sênior B. Piloto de Caxias do Sul, ele conquistou sua vaga ao sagrar-se campeão da Copa Iame Tag, iniciada em fevereiro no Kartódromo Beto Carrero, quando venceu a primeira rodada do ano. No domingo, uma nova vitória lhe garantiu a vaga para a disputa internacional, a primeira de sua carreira.

Alexandre Steffenon (Perte Alimentos | Steffenon Alimentos), 33 anos, de Porto Alegre (RS), é o segundo classificado. E sua conquista veio pelos desígnios da sorte, já que a segunda vaga estava destinada, por sorteio, apenas aos pilotos das duas divisões da Copa Iame Tag - Super Tag e Tag - que haviam participado das duas rodadas da competição.

"Não tem como explicar a emoção de ter conquistado esta vaga, afinal foi para isso que me preparei durante este ano", vibra Daniel Rotta. "Participei de várias competições em minha carreira, ganhei algumas delas, mas nada se compara a conquistar esta vaga para o Iame International Finals. Nem era para eu ter competido este ano, mas consegui, e agora tenho a sensação de dever cumprido. Obrigado Iame Brasil, pela oportunidade", continuou.

Bafejado pela sorte, Steffenon também comemorou muito a oportunidade oferecida pela Iame Brasil. "Eu era o único piloto da Super Tag que estava apto a participar do sorteio, os outros todos eram da Tag, e acreditava bastante na possibilidade de ser sorteado. É uma oportunidade única, por minha conta eu certamente não iria ao evento, e agradeço à Iame Brasil por esta chance. Estou muito feliz, afinal não tenho nem três anos de kart. Vou me preparar o máximo possível para conquistar um bom resultado na França", finaliza Alexandre Steffenon.

A participação de Daniel Rotta dos Reis e de Alexandre Steffenon no Iame International Finals será bancada pela Iame Brasil. O pacote técnico está orçado em cerca de 6 mil euros e inclui o kart completo e assistência de uma das melhores equipes do kartismo francês, além da passagem aérea, também oferecida pela Iame Brasil. Por conta dos pilotos ficarão apenas os custos com hospedagem, alimentação e pessoais.

Dois outros brasileiros serão classificados para as disputas do Iame International Finals em outubro, um através da Copa São Paulo Granja Viana e outro pelo Top Kart Brasil.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Matheus Leist estreou em Interlagos com dois pódios pela Fórmula 3 Brasil Light

Gaúcho competiu por nova equipe, a Cesário Fórmula, e disputou suas primeiras provas na chuva

Foi com dois pódios a estreia do gaúcho Matheus Leist (TMA Competições) em sua nova equipe na Fórmula 3 Brasil. E também em um dos mais importantes autódromos do mundo, Interlagos. No último final de semana, competindo pela quarta rodada dupla da Fórmula 3 Brasil, um 2º e um 3º lugar na divisão Light fizeram a alegria do piloto e de sua nova equipe, a Cesário Fórmula.

Além das estreias previstas, Matheus Leist teve pela frente suas duas primeiras provas em pista molhada, já que o final de semana foi de muita chuva em São Paulo. Mas, mesmo sem nunca ter competido em condições semelhantes, especialmente em uma pista ainda desconhecida, Matheus saiu-se muito bem, conquistando ótimos resultados e crescendo na tabela de classificação.

Ao fim da quarta rodada da Fórmula 3 Brasil o piloto de Novo Hamburgo (RS) aparece na terceira posição na divisão Light, atrás apenas de Vitor Baptista e Victor Miranda. "Foi uma bela estreia em Interlagos e na Cesário Fórmula, uma equipe realmente muito boa", avalia Matheus Leist (TMA Competições). "Tive algumas dificuldades, pela própria chuva e pela pista nova, e também por um pneu furado na tomada de tempos, que me fez largar mais atrás no grid. Estou bastante satisfeito e animado para as próximas etapas", finaliza.

A Fórmula 3 Brasil agora faz uma parada de cerca de dois meses e volta às pistas nos dias 26 e 27 de julho, em Curitiba, para sua 5ª etapa.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: PhotoGP Media | Alex Farias

terça-feira, maio 27, 2014

Luiz Sergio Sena sobe ao pódio na Mercedes-Benz Challenge pela equipe WCR

No último domingo (25) o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, foi o palco para o primeiro espetáculo da temporada do Campeonato Mercedes-Benz Challenge, com estreia do novo modelo CLA 45 CUP AMG para competição, que dividiu o grid com a Mercedes C250, totalizando 40 carros.

A equipe WCR, que participa pela terceira temporada da categoria, este ano vem com dois pilotos – o já experiente Fernando Jr (#06), agora na categoria CLA 45, e Luiz Sérgio Sena Jr (#97), que faz sua primeira temporada na categoria C250.

A prova teve inicio e fim com forte chuva, a pista molhada fez com que pilotos tivessem ainda mais atenção, e mesmo assim foram inevitáveis muitas derrapagens e toques, em função da água na pista. A prova teve disputas bastante acirradas entre os líderes, e o piloto da equipe WCR, Luiz Sérgio Sena #97, fez uma boa estreia no campeonato, na categoria C250. “Foi uma corrida tranquila e conservadora, visei o campeonato, pois é a minha primeira prova na categoria e com a terceira colocação consegui fazer alguns pontos”, relatou Sena.  

O piloto Fernando Jr, que faz dupla com Rubens Tilkian, largou em 18º e ganhou duas posições no grid. “Logo na segunda volta Rubens levou um toque, desalinhando o eixo traseiro. Pegando o carro nessas condições, não tinha muito o que fazer, mas serviu para conhecer o carro e agora é preparar-se para a próxima etapa”, comentou Fernando Jr.

Para o chefe da equipe WCR, Willian Vasconcellos, “os pilotos fizeram sua parte, era muita chuva e quem estava na frente tinha melhor visibilidade, o Sena ingressou agora na categoria e teve um ótimo resultado, por ser novo na modalidade. Já Fernando Jr, que passou a competir na CLA AMG Cup, está se adaptando ao carro. Agora é deixar tudo pronto para a próxima etapa em Goiânia”.

A WCR Team tem sua participação viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, via PróEsporte: Xuk Bebidas, Casa Valduga, Pitt Jeans, Gaúcho Diesel/Apomedil, Transportes Mahler, Querodiesel e Motoryama são parceiras da iniciativa.

Fonte: Schaefer Assessoria

Disputas empolgantes e frio intenso marcaram 2ª etapa do Campeonato Regional da Serra

Evento foi no último final de semana em Farroupilha (RS) e classificou os dois primeiros brasileiros ao Iame International Finals

O número de participantes não foi recorde como se esperava, mas nem por isso faltaram emoções na gelada 2ª etapa do Campeonato Regional da Serra, disputada no último domingo (25) em Farroupilha (RS). Exatos 70 pilotos participaram da rodada, que revelou os dois primeiros pilotos que representarão o Brasil no Iame International Finals, em outubro, na França.

Com expectativas de superar o número recorde de inscritos da etapa anterior (77), a 2ª etapa do Regional da Serra foi disputada no final de semana mais frio do ano no Rio Grande do Sul, com temperaturas que ficaram abaixo de 5 graus no início do dia. Cinco categorias foram à pista, mas o frio não diminuiu a intensidade das disputas.

O principal destaque do final de semana foi a categoria Tag, que além de reunir o maior grid da etapa - 20 competidores - revelaria os dois pilotos que iriam ao Mundial da categoria. Daniel Rotta, vencedor da etapa e campeão da Copa Iame Tag, iniciada no Beto Carrero em fevereiro, foi o primeiro classificado. A vitória veio depois de um primeiro e um segundo lugar nas baterias. Francesco Ventre (2º), Vinícius Pezzi (3º), André Guidalli (4º) e Leonardo Nienkotter (5º) completaram o pódio da etapa.

A Tag Super teve uma bela disputa já na tomada de tempos, quando Saulo Rudeck superou Gláucio Sganzerla por apenas cinco milésimos de segundo. Sganzerla, entretanto, daria o troco nas baterias, vencendo as duas e subindo no degrau mais alto do pódio. Alexandre Steffenon foi o segundo na etapa, seguido por Rudeck, Milton Zili e Maico Marques, que conquistou seu primeiro pódio no kartismo profissional. E foi da Tag Super que saiu o segundo brasileiro no Iame International Finals: Alexandre Steffenon, por sorteio.

Duas belas baterias da Cadete - vencidas por Henrique Vieira e Filipi da Cás - também levantaram o público em Farroupilha. Na soma dos pontos, a vitória na etapa ficou com Vieira, seguido exatamente por Filipi da Cás em 2º, Gabriel Pires em 3º, Breno Rubin em 4º e Antonella Bassani em 5º.

A Graduados e a Sênior, que utilizam motor com regras do RNK, correram agrupadas e reuniram 16 pilotos. E os vencedores efetivamente dominaram em sua categoria, com dupla vitória nas baterias. Christian Castro venceu duas vezes na Graduados e na geral e subiu no degrau mais alto do pódio, acompanhado de Cláudio de Moraes (2º), Fernando Wortmann (3º), Renan Busse (4º) e Rodrigo Gonzalez (5º). Na Sênior o domínio foi de João Lucas Batistella, também vencedor das duas baterias e dono do 1º lugar no pódio. Alexander Cé, Dirceu Thomé, Marcelo de Moraes e Dirk de Werk - voltando ao kartismo - fecharam o pódio.

Merece destaque a participação de Darci de Mello na categoria Sênior. Depois de algum tempo afastado do kartismo, com 69 anos de idade, ele voltou às competições, estreando no Regional da Serra na 1ª etapa, com pódio, repetido neste domingo.

A Pró 400, que pela segunda vez participava do Regional da Serra, disputou sua prova com uma hora de duração tendo dois karts competindo em duplas. E foi uma delas a vencedora da prova, repetindo a primeira etapa: Luciano Tavares / Fernando Wortmann, com pouco mais de dois segundos de vantagem sobre Carlos Bolezina após 79 voltas. Juvenil Dias foi o 3º, com Pedro Trevisol e Matheus Schreck fechando o pódio.

Por fim, fechando o final de semana, a Fireball, dividida em Sprinter e Master teve igualmente duas baterias bem disputadas. Daniel Prado, vencedor da segunda, garantiu a vitória na Sprinter, com Sérgio Schunck em 2º, Arthur Metzdorf - vencedor da 1ª bateria - em 3º, Alessandro Clezar em 4º e Cleiton Zimmermann, que também voltava, em 5º. E na divisão Master a vitória ficou com Rafael Mohr, companheiro de equipe de Prado. Mohr venceu uma bateria e ficou em 2º na outra, garantindo o 1º lugar na rodada. Francisco Souza (2º), Ricardo Audino (3º), Daniel Claudino (4º) e Cezar Cauduro completaram o último pódio do domingo.

O Campeonato Regional da Serra é apoiado pelas empresas Bepi Kart, Birel Sudam, Ciabe, Fórmula Júnior, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea e JB Righetti), Kart Mini, Kart Shop, Matias Racing School, Mega Kart, Meg Star, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, TKR, ULV e VLL Confecções Esportivas.

Confira o resultado da etapa:
TAG
1 Daniel Rotta - 27 pontos
2 Francesco Ventre - 27
3 Vinícius Pezzi - 20
4 André Guidalli - 14
5 Leonardo Nienkotter - 10
6 Marlo Binsfeld - 9
7 Jeferson Abel - 8
8 Julio Pires - 6
9 Augusto Fontanella - 6
10 Juliano Rigon - 5
11 Marcos Rubin - 0

TAG SUPER
1 Gláucio Sgnazerla - 30 pontos
2 Alexandre Steffenon - 22
3 Saulo Rudeck - 20
4 Milton Zili - 18
5 Maico Marques - 12
6 Rui Perin - 9
7 Silvano Fernandes - 6
8 Flávio Azevedo - 5
9 Luciano Tavares - 4

CADETE
1 Henrique Vieira - 27 pontos
2 Filipi da Cás - 25
3 Gabriel Pires - 22
4 Breno Rubin - 14
5 Antonella Bassani - 13
6 Arthur Stefani - 10
7 Henrique Cruz - 9
8 Jean Vitor Boniatti - 6
9 Gustavo Pegoraro - 4

GRADUADOS
1 Christian Castro - 30 pontos
2 Cláudio de Moraes - 24
3 Fernando Wortmann - 18
4 Renan Busse - 10
5 Rodrigo Gonzalez - 8
6 Lucas Girotto - 6
7 Leonardo Freire - 5
8 Saulo Ramos Filho - 4
9 Lucas Rodrigues - 2

SÊNIOR
1 João Lucas Batistella - 30 pontos
2 Alexander Cé - 24
3 Dirceu Thomé - 20
4 Marcelo de Moraes - 12
5 Dirk de Werk - 11
6 Darci de Mello - 8
7 Ezequiel Vieira - 6

PRÓ 400
1 Luciano Tavares | Fernando Wortmann - 79 voltas - 1:00.27.221
2 Carlos Bolezina - a 2.361
3 Juvenil Dias - a 6.638
4 Pedro Trevisol - a 25.492
5 Matheus Schreck - a 30.645
6 Gustavo Rodrigues | Taylor Júnior - a 32.760
7 Cássio Abreu - a 1 volta
8 Franklin Fiel - a 8 voltas

FIREBALL SPRINTER
1 Daniel Prado - 25 pontos
2 Sérgio Schunck - 24
3 Arthur Metzdorf - 19
4 Alessandro Clezar - 14
5 Cleiton Zimmermann - 13
6 Carlos Duarte - 10
7 Joel Grasselli - 9
8 Rômulo Nascimento - 5

FIREBALL MASTER
1 Rafael Mohr - 27 pontos
2 Francisco Souza - 22
3 Ricardo Audino - 16
4 Daniel Claudino - 15
5 Cezar Cauduro - 14
6 Davi Oliveira - 11
7 Emilio Otto - 6
8 Henrique Frolich - 5
9 Saulo Ramos - 4

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

sábado, maio 24, 2014

Endurance Gaúcho: Volvo C30 fez corrida de superação em Santa Cruz do Sul

Com um excelente grid de 39 carros largando, foi realizada a 2a etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance no último domingo, no Autódromo de Santa Cruz do Sul. E o Volvo C30 do trio de Sapiranga Rodrigo Bacher, Cícero Paiva e Rodrigo Lemke, preparado pela equipe MC Tubarão, precisou fazer uma corrida de supera

Largando na 2ª colocação da classe 6 (carros de turismo até 2100cc aspirados), Rodrigo Bacher fez um primeiro turno de pilotagem sem imprevistos, Cícero Paiva assumiu o carro, mas com uma rodada no miolo do circuito, tendo ficado na contramão e em posição perigosa, o piloto precisou esperar todos os carros passar para voltar com segurança para a prova, caindo da 2ª para a 5ª colocação. "Rodei e fiquei parado bem no traçado, em posição perigosa, mas felizmente levei apenas uma batida leve na dianteira que não afetou o carro", contou Paiva.

No terceiro turno, Lemke assumiu o cockpit e fez uma excelente corrida de recuperação, ganhando várias posições em pouco tempo, cruzando a linha de chegada numa boa 3ª colocação. "Acelerei forte, pois era preciso recuperar o prejuízo, cheguei a ultrapassar quatro carros em uma única curva" - disse Lemke.

Com o resultado, o trio garantiu mais um pódio, que vem sendo constante em todas as corridas, e ainda figura entre os líderes do campeonato, após vitória na primeira etapa, realizada em março. A vitória na classe ficou com o Ford Focus #50 da dupla paulista Adolpho Rossi/Elias Azevedo.

A próxima etapa será dia 06 de julho, no Autódromo de Guaporé. A equipe tem o patrocínio de Mídia Mitsubishi, Midia Premium, West Coast, Paquetá Esportes e Wih Informática.

quinta-feira, maio 22, 2014

Equipe WCR Team com novidades para a temporada de 2014 da Mercedes-Benz Challenge

A WCR Team volta às pistas para a abertura da temporada de 2014 nos dias 25 e 26 de maio, quando acontece a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Mercedes-Benz Challenge, juntamente com o Brasileiro de Marcas, no Autódromo Internacional de Interlagos. Luiz Sergio Sena Jr se junta ao time e comandará o carro de número (#97), ele estará ao lado de Fernando Junior (#06)

Luiz Sergio Sena Jr tem boas expectativas para o início da temporada. “Espero rapidamente me adaptar a filosofia de trabalho da equipe, buscando um entrosamento que ajudará em uma boa comunicação, que é fundamental para o acerto do carro. E conhecer o carro, que é novo para mim, o quanto antes para ser competitivo desde o inicio da temporada”, disse o piloto.

Já Fernando Junior faz sua quarta temporada com a preparação e supervisão da WCR Team. “Vou estrear com um carro totalmente novo para mim, tenho uma experiência com o modelo de 2013 e foi um aprendizado grandioso. Agora com o novo carro temos condições de buscar bons resultados durante todas as etapas, temos certeza do potencial da equipe e esperamos disputar o titulo da temporada”, ressalta o piloto.

Mercedes-Benz Challenge

A WCR Team está pronta para sua quarta temporada na Mercedes-Benz Challenge. O piloto Fernando Jr. está inscrito no CLA CUP, com a estreia mundial do CLA 45 AMG Racing Series, sendo a categoria principal do evento. A outra categoria da competição é a C 250 CUP. Quem vai conduzir o carro #97 é o piloto Sena Jr, na competição que iniciará sua quarta temporada no Brasil com a versão C 250 da Classe C preparada para pista. Ao todo serão oito corridas no ano, seis em conjunto com a Copa Petrobras de Marcas e duas com a Stock Car.

A WCR Team tem sua participação viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, via Pró-Esporte. Xuk Bebidas, Casa Valduga, Pitt Jeans, Gaúcho Diesel/Apomedil, Transportes Mahler, Querodiesel e Motoryama são parceiras da iniciativa.

Programação completa do final de semana em Interlagos (SP)

Sexta-feira – 23 de maio

09h50 – 10h – Briefing de fotógrafos e cinegrafistas
10h10 – 10h20 – Shakedown Copa Petrobras
12h40 – 13h25 – 1o Treino – Grupo “A” (Pilotos Convidados) Copa Petrobras
13h35 – 14h20 – 1o Treino – Grupo “B” (Pilotos Convidados) Copa Petrobras
14h30 – 16h30 – 1o Treino Mercedes-Benz Challenge
16h40 – 17h20 – 1o Treino F3 Brasil

Sábado – 24 de maio

07h45 – 08h20 – 2o Treino F3 Brasil
08h30 – 09h30 – 2o Treino Mercedes-Benz Challenge
09h40 – 10h25 – 2o Treino – Grupo “A” (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
10h35 – 11h20 – 2o Treino – Grupo “B” (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
11h30 – 11h50 – Classificação F3 Brasil
12h – 13h – 3o Treino Mercedes Benz Challenge
13h10 – 13h55 – 3o Treino – Grupo “A” (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
14h05 – 14h50 – 3o Treino – Grupo “B” (Pilotos Oficiais / Convidados) Copa Petrobras
15h – 15h20 – Classificação Mercedes-Benz Challenge CLA AMG Cup
15h30 – 15h50 – Classificação Mercedes-Benz Challenge C 250 Cup
16h00 – 16h10 – Classificação Copa Petrobras
16h15 – 16h25 – Classificação Copa Petrobras
17h05 – Largada Corrida 1 F3 Brasil

Domingo – 25 de maio

09h25 – Largada Corrida 2 F3 Brasil
10h05 – 10h15 – Ação Seu Carro nas Pistas
10h15 – 11h – Visitação aos boxes
11h33 – Largada Copa Petrobras
13h25 – Largada Mercedes-Benz Challenge
14h30 – 16h30 – Volta rápida

Texto e foto: Schaefer Assessoria

Matheus Leist viverá final de semana de dupla estreia na 4ª etapa da Fórmula 3 Brasil

Autódromo de Interlagos e equipe Cesário Fórmula são as novidades na carreira do piloto gaúcho

Marcada para este final de semana, dias 24 e 25 de maio, no Autódromo de Interlagos, a 4ª etapa da Fórmula 3 Brasil será palco para duas estreias na carreira do piloto Matheus Leist (TMA Competições). A primeira delas diz respeito exatamente ao lendário autódromo, onde o piloto gaúcho correrá pela primeira vez, à bordo de um carro da Cesário Fórmula.

E é na Cesário Fórmula a segunda estreia de Matheus Leist neste final de semana. Depois de ter disputado as três primeiras etapas pela Hitech Racing, o piloto de Novo Hamburgo (RS) optou pela troca de equipe e pela primeira vez competirá no time comandado pelo engenheiro Augusto Cesário.

"A Cesário Fórmula é a equipe mais vitoriosa da história da Fórmula 3 na América do Sul e é uma honra poder integrá-la", diz Leist, sexto colocado na tabela de classificação da divisão Light da Fórmula 3 Brasil. "Estou bastante otimista em poder iniciar em Interlagos uma arrancada em direção à ponta de cima da tabela", afirma. O líder na Light é Vitor Baptista, agora seu companheiro de equipe na Cesário Fórmula.

Na última semana, em Londrina (PR), Matheus Leist teve seu primeiro contato com sua nova equipe em uma sessão de treinos, de resultados bastante satisfatórios, o que deixou o piloto ainda mais animado para sua dupla estreia. "Foram bons treinos, fui bastante rápido em uma pista que eu ainda não conhecia, o que me deixou bastante satisfeito, bem como minha equipe", revela.

A estreia em Interlagos, "uma pista que sempre quis conhecer como piloto, por sua história e importância", deverá ser tranquila, segundo o próprio Matheus Leist (TMA Competições). "Conheço pista por simuladores e acho que com os dois treinos de 40 minutos que teremos poderei ter uma adaptação razoável, que vai me permitir lutar pela vitória nas duas provas do final de semana", garante Leist. "Teremos, depois deste final de semana, oito provas no campeonato e acredito que poderei lutar pelas primeiras posições na classificação final", encerra.

Disputada em oito rodadas duplas, a Fórmula 3 Brasil tem sua tomada de tempos e a primeira prova disputadas no sábado (24). A segunda prova será realizada no domingo.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Artur Fortunato chega animado para a disputa da 4ª etapa da Fórmula 3 Brasil em Interlagos

Boas atuações na etapa anterior, em Brasília, e treinos promissores em Interlagos são as razões para o otimismo do piloto paulista

O próximo final de semana é de "compromisso em casa" para o paulista Artur Fortunato (Angá Asset Management), que disputará no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, zona sul de São Paulo, a 4ª etapa da Fórmula 3 Brasil. Quarto colocado na divisão principal da categoria, o piloto terá como principais objetivos a vitória nas duas provas e a consequente aproximação à ponta da tabela de classificação.

"As perspectivas são muito boas, treinamos a pouco tempo em Interlagos, tudo correu muito bem, o carro está muito competitivo e rápido e tenho certeza de que tenho condições de lutar pela pole e pelas vitórias", afirma Fortunato, que compete pela equipe RR Racing.

Artur Fortunato vive ótimo momento em sua carreira, mostrando-se sempre competitivo e rápido. Na etapa anterior, em Brasília, ele foi um dos principais protagonistas e fechou uma das provas com a melhor volta, além de conquistou um 3º lugar. Na outra prova, depois de lutar luta pela liderança, acabou abandonando com problemas técnicos.

"Estou bastante animado, correr em Interlagos é sempre rodeado de muita alegria, afinal é uma pista famosa, utilizada pela Fórmula 1, com curvas também famosas, e onde grandes pilotos da história do automobilismo mundial também aceleraram", disse Artur Fortunato. "Mas, além da aura que cerca Interlagos, me sinto animado, pois já corri outras vezes em Interlagos e, principalmente, pelo bom momento que vivo como piloto e pelo carro, que como eu disse, está muito bom", emendou.

Neste final de semana, além da Fórmula 3 Brasil, outras duas competições estarão sendo disputadas em Interlagos, o Campeonato Brasileiro de Marcas e o Mercedes Challenge, o que deverá levar um grande público ao lendário autódromo. "É mais um ótimo motivo para nos empenharmos em fazer grandes apresentações e lutar pelas vitórias, que me aproximariam ainda mais da liderança", finaliza Artur Fortunato (Angá Asset Management).

A Fórmula 3 Brasil é disputada em oito rodadas duplas, sendo a primeira prova realizada no sábado, assim como a tomada de tempos, e a segunda no domingo. Após a disputa de três etapas - e seis provas - Fortunato soma 37 pontos e é o 4º colocado, atrás de Pedro Piquet, Bruno Etman e Raphael Raucci.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

quinta-feira, maio 15, 2014

Dica de vídeo: de carona com Filipe Macedo no Pelotense de Kart F4

Campeonato Regional da Serra de Kart retorna na próxima semana e espera recorde de inscritos

2ª etapa será em Farroupilha e campanha de recolhimento de alimentos e agasalhos continua

Com a expectativa de superar seu próprio recorde de inscritos - 77 na primeira rodada do ano -, o Campeonato Regional da Serra volta à ativa daqui a dois finais de semana, quando terá a disputa de sua 2ª etapa em Farroupilha (RS), nos dias 24 e 25 de maio. As expectativas giram em torno de 90 pilotos, número que poderá ser alcançado também em função da decisão da Copa Iame Tag, que revelará dois classificados ao Iame International Finals, o mundial da categoria, a ser disputado na França.

Um classificado será o campeão da divisão principal, a Iame Tag, e o outro será um "sortudo", que ganhará sua vaga através de sorteio entre todos os pilotos que tiverem participado das duas etapas da Copa, a primeira delas no Beto Carrero no final de fevereiro. A participação na Iame International Finals, orçada em cerca de 6 mil euros (valor que inclui equipamento completo, serviços de equipe e passagem aérea), será bancada pela Iame Brasil e aos pilotos caberá apenas pagar despesas pessoais, alimentação e hospedagem.

Mas não é apenas em função da decisão da Copa Iame Tag que a 2ª etapa do Regional da Serra deverá bater recorde. A competição por si só se mantém em alta desde sua criação em 2011 por Carlos Giacomello e pelo preparador Bepi, e a partir de 2013 passou a voar mais alto, com a direção de um novo promotor, Erno Drehmer.

Sempre com etapas muito bem organizadas em parceria com o Farroupilha Kart Clube, o Regional da Serra busca - e consegue - oferecer custos baixos aos pilotos. Com uma taxa de inscrição barata - R$ 70,00 para a Cadete e R$ 270,00 para as demais -, liberação de pneus novos ou usados e combustível a preço justo, o evento caiu no gosto dos pilotos do Rio Grande do Sul e também de representantes catarinenses.

Participam do Regional da Serra as categorias Cadete e Pró 400 (ambas com motores sorteados, fornecidos pela Pablo Racing), Speed Kart, Fireball, Tag e Graduados e Sênior, as duas últimas com motores que seguem o Regulamento Nacional de Kart.

Premiação - Repetindo a temporada passada, o Regional da Serra oferece aos participantes uma premiação nunca antes vista no kartismo do Rio Grande do Sul, que este ano chega a R$ 50 mil. Dentre os prêmios estão chassis oferecidos pela Birel Sudam, Kart Mini, Mega Kart e Techspeed, além de diversos outros produtos obtidos através de parceria com as principais empresas que atuam no kartismo nacional.

O Campeonato Regional da Serra é apoiado pelas empresas Bepi Kart, Birel Sudam, Ciabe, Fórmula Júnior, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea e JB Righetti), Kart Mini, Kart Shop, Matias Racing School, Mega Kart, Meg Star, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Speed Pneus, Techspeed, TKR, ULV e VLL Confecções Esportivas.

Inscrições abertas - O Portal Kart Motor é o veículo de comunicação oficial do Regional da Serra e nele é possível ter acesso aos principais documentos sobre o campeonato, bem como encaminhar a inscrição antecipada. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 8162.8478. A programação, como sempre, prevê treinos na sexta-feira e sábado, dias 23 e 24, e a tomada de tempos e as provas no domingo.

"É muito importante que os pilotos que não correram a primeira etapa façam sua inscrição antecipada para podermos dimensionar a programação, especialmente os que virão de Santa Catarina e Paraná para disputar a final da Copa Iame Tag. Talvez seja necessário dividir a categoria e fazer valer a Iame Tag e Iame Tag Super competindo separadas, já que temos fortes expectativas de passar de 30 pilotos", explica Drehmer. "E os que correram a primeira etapa e vão para a segunda, por favor, confirmem pelo email contato@kartmotor.com.br. Estes não precisam se inscrever novamente, a ficha já está pronta", esclarece. 

Mutirão - na etapa de abertura do Regional da Serra, em março, mais de 100 quilos de alimentos não perecíveis foram arrecadados com os participantes da competição e depois entregues ao Lar São Vicente de Paula, de Novo Hamburgo.

O pedido dos organizadores é para que as doações se repitam - e aumentem - nesta segunda etapa, e sejam acrescidas de roupas, cobertores e edredons, que ajudarão os mais necessitados a enfrentar um inverno que deverá ser bastante rigoroso. "Gostaríamos de dobrar as doações, quem trouxe um quilo que traga, se puder, dois quilos. Já temos outros lugares onde levar as doações, onde as pessoas são ainda mais necessitadas, realmente pobres, e cada quilo fará uma diferença enorme para cada um deles", conclama Erno Drehmer. "E não esqueçam do agasalho, o frio será forte neste inverno", emenda.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

Mega Kart colecionou vitórias em campeonatos de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal

Eventos aconteceram no último final de semana

Iniciada em fevereiro, uma escrita foi mantida no último final de semana de competições no kartismo brasileiro: a Mega Kart, fabricante de chassis e componentes para o esporte, venceu novamente, e em quatro campeonatos de três Estados distintos. As vitórias serviram para manter a invencibilidade da fábrica na temporada, já que em todos os finais de semana deste ano pelo menos um piloto com chassi Mega Kart venceu.

Em São Paulo, mais exatamente no Kartódromo de Interlagos, o jovem piloto Guilherme Oliva foi destaque na categoria Rotax Mini Max Rookie ao conquistar - utilizando um chassi Mega MX - o título de campeão do 1º turno da Copa São Paulo Granja Viana.

Pelo Campeonato Estadual de Kart do Rio de Janeiro, em Volta Redonda, a Mega Kart conquistou duas vitórias importantes, com André Cupello na F4 Graduados, e com Leonardo Freire na F4.

Também no Estado de São Paulo, a Mega Kart venceu o 1º Endurance Kart Mogi, uma prova de longa duração, com a dupla Marco Pires e Dinho Reis.

Por fim, na capital federal, em Brasília (DF), Jayme Coelho também utilizou-se de um chassi Mega MX para vencer a 1ª etapa da Copa VB Pró 400.

"Nosso trabalho duro, de controle rigoroso e de muito empenho em oferecer produtos da melhor qualidade, continua dando frutos e, mais uma vez, colecionamos vitórias e ótimos resultados no kartismo brasileiro", apontam Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart. "Agradecemos, portanto, a confiança que pilotos e preparadores têm depositado em nosso chassi", finalizam.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Guilherme Peixoto fez provas de recuperação em Interlagos pela Copa São Paulo Granja Viana

Compromisso agora é em Aldeia da Serra, na Copa São Paulo Light

Com uma intensa agenda de compromissos esportivos no mês de maio, o paulista Guilherme Peixoto (GMAX | Kart Mini | RBC | D Racing) esteve no Kartódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo, no último final de semana. O objetivo era disputar a 5ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana de Kart, que pela primeira vez em sua história teria uma rodada no lendário kartódromo paulista.

Competindo pela categoria Júnior Max, que utiliza motores Rotax usados no mundo inteiro, Guilherme fez ótimos treinos durante a semana e na tomada de tempos obteve o 4º lugar dentre 21 competidores, de onde partiria para a disputa da primeira bateria, ainda na sexta-feira, dia 9.

Nesta largada Guilherme Peixoto caiu para o 7º lugar e o prejuízo aumentou logo adiante, quando um concorrente errou a tomada de curva e freou. Guilherme, para não bater, também freou e, com isto, o piloto que vinha atrás bateu forte no piloto da D Racing, que acabou caindo para a última posição. Peixoto ainda conseguiu razoável recuperação e terminou a prova em 15º.

Na prova seguinte, disputada no sábado (10), Guilherme Peixoto (GMAX | Kart Mini | RBC | D Racing) partiu da 15ª posição depois que a equipe D Racing fez um belo trabalho no chassi do piloto, que entortara um pouco na batida do dia anterior. Peixoto, ainda que a categoria seja bastante equilibrada, conseguiu boas ultrapassagens e terminou em 8º. Após a soma dos pontos das duas baterias, o paulista ficou com o 9º lugar na etapa.

"Os resultados certamente teriam sido melhores se não fosse a batida que sofri logo na largada da primeira bateria", lamenta o piloto. "Esperávamos mais, acho que eu tinha condições de lutar pelas posições de ponta. Mas acontece, estamos sujeitos a isso e, como pilotos, sabemos que isso vai acontecer em algum momento. O importante é manter a calma e o respeito pelo atleta que está a seu lado, porque um dia você erra e no outro é ele quem pode errar. Não existe aquele que nunca erra", comenta Guilherme Peixoto.

Terceiro colocado na classificação da Copa São Paulo Light na categoria Júnior Menor, Guilherme Peixoto agora muda o foco para a 4ª etapa desta competição, que será realizada neste sábado (17) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). "Estamos treinando durante esta semana e o objetivo será melhorar minha posição, já que existe descarte previsto em regulamento e ainda estamos apenas na 4ª etapa", finaliza Peixoto.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Cris Reis | Planet Kart Images

Velocidade: Copa Classic e Endurance chegam a Santa Cruz do Sul neste final de semana


 
Após a primeira etapa, realizada no Autódromo de Tarumã, em março, o Campeonato Gaúcho de Copa Classic, competição de velocidade em asfalto de carros com mais de 30 anos de fabricação, chega ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul neste final de semana, para a realização da segunda etapa do ano.
 
A previsão de grid é de 25 carros clássicos, como Opala, Passat, Chevette, Mini Cooper, e até mesmo DKW e Carretera ano de fabricação 1936. Apesar disto, as provas são marcadas por muitas disputas de posição e ultrapassagens.
 
José Antônio Sala, vencedor da primeira etapa com o Fusca Hot Car #13, chega defendendo a liderança da classe FL, destinada a veículos equipados com pneus slick, apêndices aerodinâmicos e motores acima de 1800 cilindradas. Na classe C, até 1800cc, Jorge Krug (Passat #47) lidera, bem como Ricardo Haag na classe B (até 1600cc), com o Fusca #34, e Teodoro Janusz, na classe A (até 1000cc ou fabricação até 1950), com a DKW #88.
 
Ano passado a etapa que seria realizada no autódromo foi cancelada após os treinos de sábado, devido à forte chuva que atingia o Estado. Para este domingo, porém, a previsão é de tempo bom, sem ocorrência de precipitação.
 
Fazem parte da programação, ainda, a 2a etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, com previsão de grid superior a 40 carros super preparados, como protótipos turbo, que são capazes de chegar a quase 250 km/h, Maserati e veículos de turismo modificados, e o Campeonato Interestadual de Sprint Race, com veículos tubulares equipados com motores V6 de 260cv de potência, num dia recheado de corridas.
 
A programação inclui treinos livres e classificatórios no sábado, e as provas no domingo, a partir das 9h da manhã, com a primeira bateria da Copa Classic. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do Autódromo, que tem acesso pela BR-471, entre Santa Cruz do Sul e Rio Pardo. Clique aqui para ver como chegar.
 
As provas poderão ser vistas ao vivo via internet, nos sites www.copaclassic.com.br ou www.endurancers.com.
 
Texto e fotos: Niltão Amaral/Divulgação

quinta-feira, maio 08, 2014

Arthur Leist se destacou na abertura do Top Kart Brasil e fez apronto para o Campeonato Brasileiro

Objetivos foram plenamente atingidos em Itu e gaúcho se mostra animado para o nacional, que será disputado na mesma pista em julho

Visando especialmente sua participação no Campeonato Brasileiro de Kart, marcado para julho, o gaúcho Arthur Leist (TMA Competições) esteve no último final de semana no Kartódromo Brasil Kirin Arena, em Itu (SP). O jovem piloto, competidor da categoria Júnior, disputou a etapa de abertura do Top Kart Brasil, também um evento em nível nacional.

"Nosso objetivo era, principalmente, conhecer a pista e trabalhar no acerto de todo o equipamento para o Brasileiro, quando, aí sim, o foco será vencer e conquistar o título", explica o piloto, vice-campeão brasileiro em 2011, quando ainda corria na Cadete.

E o objetivo foi plenamente atingido. Arthur Leist esteve sempre entre os principais nomes da Júnior em todas as atividades, iniciadas na quinta-feira, dia 1º, e na tomada de tempos garantiu um lugar na 2ª fila do grid de largada, em terceiro. Na primeira das duas provas classificatórias o piloto de Novo Hamburgo, que compete com chassis Techspeed, esteve em 2º até poucas voltas do final, quando foi obrigado a abandonar com problemas no motor.

Depois, na 2ª classificatória, obteve bela recuperação após largar em 14º e receber a bandeirada final em 6º. Somados os pontos das duas classificatórias, Leist obteve o direito de largar em 8º na Final, cujo vencedor seria o campeão da etapa.

Um novo problema no motor, entretanto, fez com que Arthur Leist (TMA Competições) abandonasse a Final ainda na quarta volta. O abandono, porém, não desanimou o piloto e sua equipe. "Um abandono em meio a uma corrida que se poderia vencer sempre deixa um piloto triste", lamenta Arthur Leist. "Mas nosso objetivo era nos prepararmos para o Brasileiro e acho que isto foi plenamente atingido, estou muito animado e certamente estarei competitivo e em condições de lutar pelo título", emendou.

José Carlos Spier, o Nico, responsável por toda a logística da equipe e do piloto, elogia. "Foi nossa estreia nesta pista e tanto a equipe como o Arthur foram nota 10. Tivemos alguns problemas com os motores, mas acredito que tenham sido no momento certo. Vamos disputar mais duas provas em Itu antes do Brasileiro, o Ituano e o Light, e esperamos chegar bem competitivos, 'com a faca nos dentes', no Brasileiro", finaliza.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Bruna Tomaselli venceu na Fórmula Júnior e comemora sua primeira vitória no automobilismo

Catarinense, que iniciou sua carreira no kart, faz sua segunda temporada na categoria

O último final de semana, dias 3 e 4 de maio, marcou a entrada da jovem Bruna Tomaselli (Bruna & Bia | Mormaii | Giocar Racing | JZ Racing) em um seleto time do automobilismo, aquele composto pelas mulheres que venceram corridas em categorias de fórmula no Brasil. A primeira vitória da catarinense, de apenas 16 anos, aconteceu no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), pela segunda etapa da Fórmula Júnior, categoria-escola do automobilismo nacional.

O final de semana teve como característica um sábado com tempo bom e o domingo com muita chuva, o que de certa forma atrapalhou as equipes em seu trabalho de acerto dos carros da categoria. "Foi um final de semana muito difícil, de trabalho intenso, pois o objetivo era de estar sempre entre os dois primeiros colocados", lembra a jovem pilota catarinense.

A tomada de tempos, disputada com pista seca, foi de bom resultado para Bruna Tomaselli, que largaria em 2º, ainda que a pilota e sua equipe esperassem ter conquistado a pole position. No domingo, com muita chuva, Bruna Tomaselli partiu para a primeira bateria utilizando pneus radiais, com os quais não treinara anteriormente, já que esta é a primeira temporada que a categoria os utiliza.

Depois do acerto que a equipe fez no carro para esta nova situação, Tomaselli finalizou a prova em terceiro após ter cometido um erro na largada. Na segunda prova do dia, com uma leve mudança no carro e mais adaptação de Bruna, a catarinense logo assumiu a segunda posição e atacou o líder, que a fechou bastante nas últimas voltas. Tomaselli recebeu a bandeirada em segundo, mas com a punição ao vencedor imposta após o pódio pelos Comissários Desportivos por atitude antidesportiva, foi declarada a vencedora da segunda bateria.

"Uma pena eu não ter podido receber o troféu no pódio, mas mesmo assim a sensação da vitória não tem como descrever. Fico feliz de me juntar a nomes como a Bia Figueiredo, especialmente", disse Bruna, muito sorridente. "A Bruninha tem demonstrado muita maturidade neste início de ano e esperamos bons resultados durante a temporada. A primeira vitória foi apenas fruto de muito trabalho e dedicação", disse Giovani Sebastiany, chefe da Giocar Racing, equipe de Bruna Tomaselli.

José Nascimento, orientador e engenheiro de Bruna Tomaselli (Bruna & Bia | Mormaii | Giocar Racing | JZ Racing) nas pistas, concorda com o chefe da equipe Giocar Racing. "A Bruna tem cumprido seus objetivos desde o ano passado, quando entrou para corridas em autódromos através da Fórmula Júnior. O importante é manter o ritmo de treinamentos, físico e técnico para continuar aprendendo e se aperfeiçoando. Vamos para a próxima etapa com mais pontos no campeonato e uma vitória e duas poles no currículo. E isso é muito bom", finalizou.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Isabelle Torres se destacou na Cadete em sua estreia no palco do Campeonato Brasileiro

Paranaense disputou a abertura do Top Kart Brasil em Itu (SP) no último final de semana

Em sua primeira temporada na Cadete depois de ter sido destaque na Mirim no ano passado, a jovem Isabelle Torres (Equipe Towers | Acesso Médico) enfrentou no último final de semana, em Itu (SP), seu primeiro grande desafio na nova categoria. No Kartódromo Brasil Kirin Arena, em meio a 27 competidores, a paranaense disputou a etapa que abriu nosso mais novo campeonato em âmbito nacional, o Top Kart Brasil, que reuniu 162 pilotos de todo o País.

Recém chegada à Cadete, Isabelle disputou três corridas, sendo duas classificatórias e uma Final, e dentre seu adversários estavam pilotos que na próxima temporada deverão ser promovidos à categoria Júnior Menor. Os primeiros treinos revelaram a natural dificuldade de Isabelle Torres se adaptar à uma pista onde nunca tinha andado, mas no segundo dia as atividades fluíram melhor e a menina obteve melhor adaptação.

Com problemas no motor, fornecido pela organização, Isabelle Torres perdeu rendimento na tomada de tempos e obteve apenas o 25º lugar no grid de largada para a primeira classificatória. A paranaense fez ótima largada, pilotou com determinação, ganhou posições e terminou a prova em 16º.

Em forte recuperação, Isabelle Torres voltou a ter boa atuação na segunda classificatória e já ocupava a 12ª posição quando foi obrigada a abandonar, com problemas técnicos em seu kart. Sem se abalar com o abandono, Isabelle (Equipe Towers | Acesso Médico) largaria em 23º na Final, posição adquirida após a soma dos pontos das duas classificatórias.

Isabelle Torres fez mais uma brilhante largada na Final e após passar pela primeira curva já havia ganho nove posições. Porém, ainda nas primeiras voltas foi jogada fora da pista por um concorrente. Na volta, lutou bravamente, fez lindas ultrapassagens e mostrou para os concorrentes que ainda dará muito trabalho na categoria. Na bandeirada, um injusto 18º lugar em razão do ótimo desempenho do final de semana.

"Confesso que, como mãe, eu estava bastante apreensiva com a situação, ela disputar provas em uma pista até então desconhecida e em um grid numeroso", diz Aryadne Oikawa, mãe de Isabelle. "Mas ela mostrou que está cada vez mais preparada e isso foi muito bom", continua.

A participação de Isabelle Torres em Itu teve como objetivo sua preparação para o Campeonato Brasileiro, que será disputado em julho no mesmo local. "Retornaremos à Itu em mais duas ocasiões antes do Brasileiro. Acredito que a participação dela na Copa Schin no final de maio e na etapa do Light na metade de junho seja importante para que ela tenha boa atuação no Brasileiro", finaliza Aryadne Oikawa.

Nos dois próximos finais de semana Isabelle Torres terá compromissos nas pistas. No primeiro ela estará "em casa", competindo no Kartódromo Raceland Internacional, pela Copa Pinhais, e no seguinte disputará a 2ª etapa da Copa Litoral, no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Birel Sudam venceu e conquistou diversos pódios na abertura do Top Kart Brasil

Fabricante de chassis equipou cerca de 1/3 dos competidores no último final de semana em Itu (SP)

A fabricante de chassis Birel Sudam foi um dos principais destaques da etapa de abertura do Top Kart Brasil, campeonato de âmbito nacional, disputada no último final de semana, dias 2 e 3, no Kartódromo Brasil Kirin Arena, em Itu (SP). Equipando cerca de 1/3 dos pilotos que se inscreveram na competição, a fábrica venceu em duas categorias e obteve vários pódios.

Na Júnior Menor, categoria que levou à pista 24 competidores, a Birel Sudam esteve presente em dois dos três degraus do pódio. O principal deles, o de 1º lugar, foi ocupado pelo paulista Caio Collet. Paulo Coelho, depois de uma excelente prova final, ficou com o 3º lugar.

Categoria com o maior número de inscritos, 39, a Master reuniu competidores da Sênior A, Sênior B, Super Sênior e Novatos e teve como vencedor um piloto que competiu com chassis fabricado pela Birel Sudam. Cláudio Roda, da Sênior A, destaque durante toda a competição, foi o vencedor, levando a fabricante a mais uma comemoração. Levando em conta essa divisão interna, a Birel Sudam ainda ficou com o primeiro e segundo lugar na Novatos, com Guido Cotta e Carlos Cunha, com a vitória na Sênior B (Vinícius Serafim) e com o segundo na Super Sênior, com Ricardo Thomazi.

A Júnior foi, igualmente, uma categoria onde a Birel Sudam teve grande destaque, com quatro pilotos entre os cinco primeiros colocados, dois deles no pódio, Allan Croce em 2º e Pedro Goulart em 3º. João Pedro Guim (4º) e Gabriel Paturle (5º) também foram destaque na categoria.

Gabriel Crepaldi, em 2º, foi o piloto com chassi Birel Sudam que mais se destacou na categoria Cadete, sempre muito equilibrada e com 27 competidores.

Dennis Dirani, em 3º, levou a Birel Sudam a mais um pódio no Top Kart Brasil, exatamente na categoria Sudam, que contou com 17 pilotos. Jean Aguiar, em 4º, também destacou-se entre os inúmeros competidores da categoria mais importante do evento.

Na Shifter, a categoria mais rápida do kartismo brasileiro, foi o mesmo Dennis Dirani o principal representante da Birel Sudam, terminando em 4º.

"Vivemos um final de semana excelente, com vários pilotos Birel Sudam se destacando, vencendo e conquistando lugares no pódio", comemora Onassis Souza, da Birel Sudam. "Além destes, outros pilotos tiveram belo desempenho ao longo da competição, mas enfrentaram um ou outro problema, como batidas ou abandonos, o que certamente nos impediu de termos ainda mais resultados positivos e mais comemorações", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

sexta-feira, maio 02, 2014

Bruna Tomaselli volta às pistas para disputar a 2ª etapa da Fórmula Júnior

Rodada será disputada neste final de semana em Tarumã, no Rio Grande do Sul

Após o excelente início de temporada em Guaporé (RS), na primeira etapa da Fórmula Júnior, Bruna Tomaselli (Bruna & Bia | Mormaii | Giocar Racing | JZ Racing) tem neste final de semana seu segundo compromisso do ano na categoria.

"Tivemos alguns problemas nos treinos após a corrida em Guaporé devido a um acidente na segunda corrida, mas a equipe trabalhou bastante e o carro está muito bom novamente", conta Bruna. "Tenho como objetivo tentar a pole position novamente e ganhar minha primeira corrida na Fórmula Júnior. Não será fácil porque os carros são muito parecidos, mas acho que já tenho condições de alcançar estes objetivos", garantiu Bruna nesta sexta feira, quando as equipes e os pilotos iniciaram seus treinos no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

O bom momento na carreira fez com que Bruna Tomaselli recebesse convites para treinar e correr em outras categorias, especialmente na Fórmula 3. Em fevereiro ela esteve na Alemanha, participando de testes na Fórmula Masters ADAC VW, categoria de base do automobilismo europeu.

"Participei de treinos com outros carros e isto me deu mais algumas horas de pista e experiências que posso utilizar na Fórmula Júnior", lembra Bruna Tomaselli. "Mas nós, minha equipe e eu, entendemos que este não é o momento adequado para começar a competir na Fórmula 3", admite.

"Vamos dar sequencia ao planejamento que fizemos para a carreira da Bruna. Ela ainda é nova e tem tempo de poder adquirir mais experiência nas categorias de base para depois ir para a Fórmula 3", explicou José Nascimento, orientador e engenheiro de pista da jovem piloto.

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)