quinta-feira, setembro 27, 2007

Stock Car

O jornalista Victor Martins, do site Grande Prêmio, responsável pela cobertura da Stock Car por aquele portal, relatou em seu blog, o Victal, um pouco dos bastidores da corrida no Distrito Federal e do futuro da categoria.
O destaque, que deve render mais especulações até o final do ano, fica por conta da dança das bolhas. Confira aí abaixo o que disse Martins:
“12) Vão algumas infos: ano que vem, a RG deve vetar o aumento de corridas na temporada, continuando com as 12 deste ano; Jacarepaguá, como escrevi no site, continua. Fato que deixou Carlos Col, presidente da Vicar, ligeiramente desconfortável quando foi exposta a dúvida da permanência do ex-autódromo do Rio; Vectra no lugar do Astra e Jetta substituindo o Bora em 2008 foi o que borbulhou no paddock. A Peugeot segue com o 307 e para a Mitsubishi, duas vertentes: a) deixa a V8 e se dedica à Light e à Pick-up, e b) permanece normalmente. Os que se apóiam na opção primeira apontam entrada de ou Honda ou Toyota no lugar.”
Para ler os outros 11 pitacos sobre a corrida, visite o blog Victal e leia o post do dia 24 de setembro.

quarta-feira, setembro 26, 2007

A WPR Team e seu passado!

Temos tempo ainda até a próxima etapa da Copa Turismo GNV / Circuito Show Cars Racing Team, que acontecerá nos dias 13 e 14 de outubro. Assim, enquanto o Gol 111 da Waf & Prado Racing não aparece na pista, aproveitamos esse tempo de espera pela corrida para apresentar aqui um pouco mais sobre a história da equipe desde a sua origem e dos seus pilotos.
O ano era 2004. Depois de acompanhar algumas etapas do Campeonato Catarinense daquele ano, a decisão: formar equipe (que na época atendia pelo nome Waf Racing) e comer poeira pelas pistas do Estado.
Compramos o primeiro carro, esse Gol quadrado da foto, e chamamos o preparador Jorge “Thiri” Lorentz para coordenar a montagem do carro, com uma equipe de trabalho que contava com outras quatro pessoas, entre elas o próprio piloto Rogério Castilhos, além da ajuda de vários amigos.
Muitas idas e vindas entre Jurerê - SC (sede da equipe) e Campo Largo – PR (cidade do preparador), e eis que o carro ficou assim, aguardando apenas pelos retoques finais.
Orçamento curtíssimo, experiência nenhuma, vontade em excesso: esse era o cenário montado pela então Waf Racing.
São Bento do Sul foi a nossa prova de estréia, pista emblemática essa no histórico da equipe. Vale lembrar ainda de Ascurra, Lontras e Joinville. A nossa rápida participação no decorrer dessas etapas serviu mais como uma busca por experiência, pelo acerto do carro, para um conhecimento acerca do forte campeonato e seus integrantes, visando uma melhor preparação para o campeonato do ano seguinte.
Enquanto aquilo tudo acontecia pelos lados de Santa Catarina, ali em Curitiba o piloto Alessandro Prado começava a tomar gosto pelo kart e já fazia planos para a Prado Racing. Mas isso é história para outro post. Aguardem...

Sugestão de leitura

E já que o assunto é kart, confira essa boa e longa matéria do site Mundo Motor, em que traça um histórico do kart desde a sua origem até chegar num panorama do kartismo amador praticado em tudo que é canto do país. Boa leitura!

terça-feira, setembro 25, 2007

Paranaense de Kart

Foi definida a data da realização do Campeonato Paranaense de Kart: acontecerá de 9 a 11 de novembro, no Kartódromo Raceland, em Pinhais. Confira os detalhes nessa matéria do site Kart Gaúcho.

A Waf & Prado Racing nas pistas


Gol 111 da WPR Team, durante a 6ª etapa da Copa Turismo GNV / Show Cars
Foto: Antonio C Neto / Foto 7
Está se aproximando o fim de semana de mais uma etapa, a sétima e penúltima, da Copa Turismo GNV / Circuito Show Cars Racing Team.
Com isso a Waf & Prado Racing intensifica os preparativos do carro, visando sua participação em mais essa etapa do campeonato, no intuito de manter seus dois pilotos, Alessandro Prado e Rogério Castilhos, no seleto grupo dos dez melhores pilotos da competição, na categoria CTA (Turismo A).
Para isso, a WPR Team conta com a parceria e o patrocínio da Tornearia BOIKO, da TELECOMPANY Informática, da TROPICAL Tintas, da Centro Sul Seguros, da WAF rent a car, da CRESTANI Pneus, da R CRESTANI & CIA, da SALVACOM, da MASTER ÁUDIO, e da Instaladora PADRÃO.

segunda-feira, setembro 24, 2007

Marcas & Pilotos RS / Copa Fusca

E, mesmo com o tempo chuvoso para os lados de Santa Cruz do Sul, teve prosseguimento o Regional de Marcas & Pilotos, a Fórmula 1.6 e a Copa Fusca. Confira os resultados no site da APPA/RS, bem como esse belo álbum de fotos da etapa.

Stock Car

A pedra no sapato para muitos dos pilotos da Stock Car na corrida desse domingo, os pneus Pirelli de fabricação nacional deverão ser substituídos na temporada 2008. Confira a informação nessa matéria do site Grande Prêmio.
Aliás, aproveite e veja as ótimas fotos da etapa na Galeria GP.

domingo, setembro 23, 2007

Novo autódromo!


Semi-oval de 1100 metros será inaugurado em Piracicaba - SP.
Foto: ECPA
No próximo dia 30 de setembro o Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA) realizará a inauguração da sua pista de asfalto, um semi-oval, a primeira pista do interior de São Paulo.
O ECPA, que até então era palco para as provas de velocidade na terra do campeonato paulista – além da tradicional 100 Milhas de Kart -, agora está apto para “receber provas das mais diversas modalidades e categorias automobilísticas e motociclísticas”, conforme relatou Dito Giannetti, piloto e proprietário do ECPA.
No dia 30 de setembro serão realizadas provas das categorias Marcas, Classic, Turismo e Tubular, e já está confirmada a presença de diversos pilotos do automobilismo nacional. Confira mais detalhes sobre esse evento de inauguração da pista clicando aqui.
E para conhecer o ECPA, o site é www.ecpa.com.br.

sábado, setembro 22, 2007

CTM2000


Foto: Donizette Castilho / CTM2000
A CTM2000 realiza nesse fim de semana, no Autódromo Virgílio Távora, em Eusébio, região metropolitana de Fortaleza, uma rodada dupla de seu campeonato.
A 4ª etapa, que acabou de acontecer nesse sábado, foi marcada por um forte acidente logo no início da corrida. Felizmente, nada de grave com os pilotos. A prova foi vencida por Geraldo Rola.
Além dessa etapa de hoje, a categoria realiza amanhã a 5ª etapa do certame.
Acompanhe todas as notícias da CTM2000, bem como os detalhes da rodada dupla, visitando o site www.ctm2000.com.br.

Marcas & Pilotos RS

O Autódromo de Santa Cruz do Sul nem bem se despediu da F3 Sul-Americana e do Brasileiro de Pick Up Racing, que por lá estiveram no último fim de semana, e já passa a acolher pilotos e equipes para mais um Festival de Velocidade!
Pois sim: Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, Copa Fusca, Fórmula 1.6 RS e Arrancadão Gaúcho de Caminhões.
Confira a programação do fim de semana, nessa matéria do site da APPA/RS.

quinta-feira, setembro 20, 2007

Imagem do dia


Pilotos da Stock Car disputam prova com carrinhos de rolimã.
Foto: Miguel Costa Jr. / MF2

Alguém se habilita!?

Foi notícia na revista RACING, edição de nº 231, do mês de setembro: “As 44 equipes da Le Mans Series estão à procura de pilotos brasileiros para a última etapa da temporada, no dia 10 de novembro, na Mil Milhas Brasil”.
O custo da brincadeira!? Algo em torno de 30 a 40 mil euros...

quarta-feira, setembro 19, 2007

Velocidade na Terra - PR


Na categoria Turismo, Helinson Pampuch está na briga direta pelo título.
Foto: Angelo Gomes / Ponta Racing
Confira, no link comments aí abaixo, a matéria enviada pelo Angelo Gomes, do site Ponta Racing, dando conta das novidades nas equipes VM Racing e PampuTerra para a fase final do Campeonato Paranaense.

Fórmula São Paulo

Com o fechamento do Autódromo de Interlagos, para as reformas e melhorias da pista paulista visando o GP Brasil de F1, a Fórmula São Paulo embarcou para o Rio de Janeiro, para o que restou da pista de Jacarepaguá.
Pilotos e equipes já realizarão treinos livres desde a quinta-feira, e no domingo acontecerá a sétima etapa do Campeonato Paulista de Fórmula São Paulo.
Confira mais detalhes nessa matéria do site Kart Gaúcho.

terça-feira, setembro 18, 2007

Livro

Uma boa dica de leitura é o recém lançado livro da piloto Suzane Carvalho sobre pilotagem de kart. Trata-se do “Curso de Pilotagem de Kart – Pilotando e Acertando um Kart”.
Técnicas de pilotagem, acerto de chassi, nutrição, preparo físico e marketing esportivo são alguns dos temas abordados nas 312 páginas do livro.
Campeã em diversas categorias, do automobilismo ao kart, Suzane Carvalho atualmente ministra aulas de pilotagem no Centro de Treinamento de Pilotos, no Rio de Janeiro.

Parceiros


Visite a loja da Instaladora Padrão
Uma das novidades da WPR Team desde a última etapa tem sido a parceria com a Instaladora Padrão, loja especializada em ar condicionado automotivo, com sede em Curitiba, na Av Juscelino K de Oliveira, 5023.
Para conhecer todos os serviços prestados pela empresa, clique sobre o banner logo ali acima.

segunda-feira, setembro 17, 2007

Gaúcho de Kart 2007

A Targh 400 confirmou seu favoritismo e conquistou o título do Campeonato Gaúcho de Kart, na categoria Pró 400 CBA, com o piloto Roberto Gomes, em prova realizada neste fim de semana, no Kartódromo da Roselândia, em Passo Fundo.
Confira todos os detalhes nessa matéria do site Kart Gaúcho.
Outro destaque do campeonato foi o jovem Deivid Lopes, piloto formado no Kartódromo de Tarumã, que conquistou o vice-campeonato nessa mesma categoria.

Sugestão

Mais uma sugestão de blog, dessa vez não específico sobre automobilismo, mas sim sobre o mundo dos esportes. Curiosidades, fatos bizarros, momentos inesquecíveis, essa é a proposta de Alexandre Perin no Almanaque Esportivo. Confira lá!

sexta-feira, setembro 14, 2007

Foto do dia


Carreteras em Passo Fundo
Foto: Ingo Hofmann -
Barulho de Motor


E já que Passo Fundo voltou à cena, devido a realização do Gaúcho de Kart neste fim de semana, vale relembrar o passeio das Carreteras, que aconteceu no último dia 01 de setembro, durante as comemorações dos 150 anos de fundação daquela cidade. E, claro, o Ingo Hofmann, do site Barulho de Motor, esteve presente e registrou essa e outras belas imagens.
Visite esse link do site Barulho de Motor e confira alguns relatos sobre o evento.

Rapidinhas...

Um fim de semana movimentado nas pistas, este que se aproxima. A sexta-feira já foi de treinos livres e classificatórios em muitos autódromos.
Em Spa, na Bélgica, F1 e GP2 roubam a cena. A MotoGP está na pista de Estoril, em Portugal, e Casey Stoner continua sendo o destaque. Algumas boas imagens e informações acerca dessas categorias estão ali, no site Grande Prêmio.
Já no Brasil, o fim de semana é de Fórmula Truck em Goiânia; Trofeo Maserati, F3 Sul-Americana e Brasileiro de Pick-Up Racing em Santa Cruz do Sul. Aliás, a pole da F-3 Sul Americana foi conquistada hoje com uma diferença de apenas um milésimo de segundo. Confira aqui.
Por fim, e não menos importante, o kartódromo da cidade de Passo Fundo será o palco para o Campeonato Gaúcho de Kart 2007, evento que será disputado em etapa única, com 3 baterias, sendo a primeira no sábado e as outras duas no domingo. O site Kart Gaúcho trará os detalhes da competição.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Sobre a crise na F1...

Confira, ali no Blog do Ico, esse ótimo texto do Luis Fernando Ramos, acerca da novela F1, com espionagem, acusações, crimes, etc.
O jornalista traz, direto de Monza, o clima do paddock da categoria, além das impressões dele sobre o julgamento de logo mais e o futuro da F1. Vale a pena conferir!

segunda-feira, setembro 10, 2007

Novo livro...

E é lá do site Corrida Online que chega essa outra ótima notícia, de registro do automobilismo no Rio Grande do Sul!
Gilberto Menegaz, Paulo Torino e Paulo Lava iniciaram os preparativos para mais uma publicação da Editora Imagens da Terra.
Dessa vez, o assunto é o Autódromo Internacional de Tarumã (de 1970 a 2005).
Confira aqui nessa matéria todos os detalhes sobre o projeto.

sábado, setembro 08, 2007

Rali para universitários

Para os que ainda não leram no site Corrida Online, reiteramos aqui essa chamada: no dia 29 de setembro, o Clube Porto Alegre de Rally realizará uma prova especial na capital gaúcha, voltada para o público que sempre demonstrou interesse em participar de uma prova de rali.
A prova terá um percurso de 90 km, será disputada com carros de passeio em ruas pavimentadas e com uma média de velocidade baixa, o que não trará nenhum risco aos participantes e seus carros.
Vejam aqui a matéria na íntegra.

Fórmula Brasil 2000

Deu em nada a tentativa da CBA de alinhar os monopostos da nova categoria, a Fórmula Brasil 2000, criada para substituir a extinta F-Renault.
Quem melhor conta essa história é o Flavio Gomes, do Blig do Gomes. Vale Conferir!
Ao que parece, as alternativas de campeonatos de monopostos no país estão restritas aos regionais, como a Fórmula São Paulo, ou então a Fórmula 1.6 gaúcha.
Para saber mais acerca desse campeonato, visite o site www.formulars.com.br.

Schumacher no Mundial de Kart!?

Deu no Kart Gaúcho: Schumacher participará do Mundial de Kart na Bélgica. Confira os detalhes aqui.

quinta-feira, setembro 06, 2007

A Waf & Prado Racing nas pistas

O Gol 111 da Waf & Prado Racing em sua participação na 6ª etapa da Copa Turismo GNV...

Brasileiro de Marcas e Pilotos

O fim de semana promete, dado o grande número de competições pelas pistas daqui e de fora.
Mas a curiosidade fica por conta da etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, que acontecerá no circuito de rua em Vitória, no Espírito Santo, no domingo. Qual equipe/carro conseguirá o melhor acerto para o travado circuito!?

Foto do dia

O piloto Jairo Silva, da equipe Bastos Racing (BEUTY´S WORLD / DOTTO VEÍCULOS / VIDA NOVA UNIFORMES ESPORTIVOS / MAXXI FARMÁCIAS), faz sua primeira temporada no automobilismo, participando da Copa TRC 2007 a bordo do Fiat Uno de numeral 78.

quarta-feira, setembro 05, 2007

Eu faria esse sacrifício!

Zé Cordova em dose dupla nesse fim de semana!
O piloto paranaense deverá correr sábado em Curitiba, pela TM Sports, na 7ª etapa da Copa Nextel Stock Car V8; e, logo depois, embarcar rumo à Vitória – ES, para defender no domingo a W Racing e sua liderança na Copa Renault Clio, durante a 6ª etapa do certame.
Confira mais detalhes aqui.

Sobre a TRC...


Largada da 2ª bateria da Copa TRC 2007
No último domingo, dia 2 de setembro, o Autódromo de Tarumã, em Viamão – RS, recebeu a 5ª etapa da Copa TRC 2007. A Turismo Regional de Competição é uma categoria do automobilismo gaúcho que nasceu esse ano, a partir do fim da TC1600.
A Copa TRC 2007 é promovida pela empresa Quadrado e Quadrado Eventos Esportivos Ltda e tem a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo.
A TRC é uma categoria multimarcas e utiliza como combustível o gás natural veicular (GNV). Recém criada, já se vão cinco etapas pela pista de Viamão, e tem alinhado em seu grid algo em torno de 20 carros, o que mostra um excelente começo, ainda mais se levarmos em conta a existência de outra competição no mesmo autódromo, o Regional de Marcas & Pilotos RS.
Para conferir mais detalhes sobre a Copa TRC 2007, visite o site www.trcracing.com.br.

segunda-feira, setembro 03, 2007

A Waf & Prado Racing nas pistas


O piloto Leandro Gomez (à dir. na foto) coordenou os trabalhos da WPR durante a última etapa da CTGNV, auxiliando equipe e pilotos no novo acerto do carro.
Foto: Antonio C Neto - Foto 7

Sugestão

A dica vem lá do site da APPA/RS: o automobilismo gaúcho acaba de ter mais um canal de divulgação. Depois do excelente Blog do Sanco (que já foi matéria de post anterior por aqui), o jornalista Marcelo Matusiak acaba de lançar o Blog Conta-Giros, um espaço onde ele se propõe a falar do automobilismo mundial e regional. Vale conferir!

Brasileiro de Kart Endurance

A equipe gaúcha Targh 400 conquistou seu segundo título consecutivo do Brasileiro de Kart Endurance ao vencer neste domingo a 4ª edição do campeonato, em uma disputa acirrada, até a bandeirada, com outra equipe gaúcha, a MG Pneus / Sabiá Racing.
Confira mais detalhes da prova nessa matéria do site Kart Gaúcho, como também tudo que aconteceu no Kartódromo Arena Schincariol no fim de semana.
Nós, da Waf & Prado Racing, registramos aqui os parabéns aos pilotos da Targh 400, Roberto Gomes, Pedro Gomes, Fernando Wortmann, João Gonçalves e Rogério Raucci , bem como aos demais integrantes da equipe, pelo excelente trabalho durante as 12 horas de prova, que culminou na bela vitória.

sábado, setembro 01, 2007

Automobilismo em luto


Foto: Mauro Vieira - Zero Hora
Fonte: Kart Gaúcho
Morreu ontem em Porto Alegre, aos 82 anos de idade, o piloto Breno Fornari.
Para conhecer um pouco da trajetória desse tricampeão das Mil Milhas Brasileiras e de sua importância para o automobilismo gaúcho e brasileiro, sugerimos aqui dois belos textos: o primeiro é de Erno Drehmer, do site Kart Gaúcho; o outro é de Paulo Peralta, publicado no site Bandeira Quadriculada.
Aos familiares de Breno Fornari, nossos sentimentos.

GT3 Brasil

Confira abaixo o material fornecido pela Central Press, a respeito da participação da dupla Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio no Brasil GT3 Championship:

Curitiba recebe os supercarros da GT3


Dupla Alceu Feldmann/Paulo Bonifácio lidera o Campeonato, iniciado mês passado em Tarumã (RS)
Chegar a 100 km/h em apenas 4,2 segundos e ultrapassar os 315 km/h de velocidade final pode parecer uma façanha apenas para um carro de Fórmula 1. Mas é apenas uma amostra do que é capaz um Lamborghini Gallardo. O modelo é utilizado pela dupla Alceu Feldmann e Paulo Bonifácio no Brasil GT3 Championship, que realiza sua segunda etapa neste fim de semana em Curitiba.
Além do "Lambo", entram na pista os modelos Dodge Viper, Ferrari F430, Maserati GrandSport Light e Porsche 997.
Alceu Feldmann, piloto da equipe Boettger na Copa Nextel Stock Car, e Paulo Bonifácio, que estava na Stock Car Light e que já disputou algumas etapas da GT3 na Europa, lideram a competição, com uma vitória e um segundo lugar nas duas corridas disputadas mês passado em Tarumã (RS).
Agora, eles querem usar o conhecimento da pista, já que Feldmann mora em Curitiba, para manter a liderança. "Conheço bem o traçado e essa é minha pista preferida. Isso nos ajudará muito. Mas tenho certeza que as outras equipes estão bem preparadas e as provas serão bastante disputadas. Não vai ser fácil vencer", prevê Feldmann.
A rodada dupla do Brasil GT3 Championship começa oficialmente no sábado, com a realização dos treinos livres e a tomada de tempos. Nesse dia, a entrada é franca. No domingo, com cobrança de R$ 15,00 de ingresso, acontecem a 3ª e 4ª etapas, com largada programada para às 10h30 e às 14h30, respectivamente.
Classificação do Campeonato após duas corridas:
1º) Paulo Bonifácio / Alceu Feldmann, 18 pontos
2º) Andreas Mattheis / Xandy Negrão, 16 pontos
3º) Abramo Mazzochi / Ramon Matias, 14 pontos
4º) Walter Derani / Cláudio Ricci, 10 pontos
5º) Rafael Derani / Alencar Jr, 6 pontos
6º) Renato Cattalini / Luiz Paternostro, 4 pontos
7º) Antônio Hermann / Lico Kaesemodel, Marcelo Fernandes / Sérgio Laganá, 2 pontos
Assessoria de Imprensa: Central Press
Claudio Stringari - MTB 4772-PR
www.centralpress.com.br
Foto: MIGUEL COSTA JUNIOR / DIVULGAÇÃO GT3

Algumas provas do fim de semana...

Um fim de semana repleto de competições esse que começou... além das já anunciadas provas de kart na cidade de Itu (SP), teremos em Chapecó (SC) a 8ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Olhos voltados, portanto, para o site Barulho de Motor, a fim de acompanhar os relatos do Ingo Hofmann sobre a etapa.
Aliás, é de lá do Barulho de Motor que chegam notícias de outro evento: o reencontro, neste sábado, das históricas Carreteras, na comemoração aos 150 anos da cidade de Passo Fundo.
Velocidade na terra também lá para os lados de São José dos Pinhais (PR), pois o Autódromo Afonso Pena está recebendo a 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra.
GT3 no AIC, Brasileiro de Velocidade na Terra no Afonso Pena, Metropolitano de Kart, no Raceland... os curitibanos terão difícil escolha pela frente, diante de ótimas opções.
Por fim, ao menos para finalizar esse post, o Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), recebe a TRC para mais uma etapa de seu campeonato. TRC!? Quer saber o que é isso? Logo logo divulgaremos mais notícias acerca dessa categoria...