terça-feira, dezembro 31, 2013

Bruno Bertoncello defenderá outra fábrica de chassi em 2014. E faz agradecimentos

Piloto gaúcho defendeu as cores da Techspeed durante muitos anos

O gaúcho Bruno Bertoncello, seis vezes vencedor de campeonatos nacionais e dono de um título sul-americano, viverá uma nova fase em sua carreira a partir de janeiro do próximo ano. Depois de diversas temporadas defendendo as cores da Techspeed, ele deixa de ser piloto oficial da fabricante de chassis catarinense.
 
"Vivi grandes temporadas na Techspeed, onde conquistei todos os títulos da minha carreira", relembra Bertoncello, de 15 anos, boa parte deles vividos como piloto da fábrica. Bruno começou a competir pela Techspeed ainda na categoria Cadete, onde alguns anos depois se sagraria campeão sul-americano de 2010. "E tudo começou através do Renato Naspolini, a quem devo muitos agradecimentos", completa.
 
Bertoncello, que está em fase de negociação com outra fabricante de chassis, venceu por três vezes o Campeonato Sul-Brasileiro e conquistou ainda um Brasileiro, uma Copa Brasil e uma Copa das Federações, além do Sul-Americano.
 
"Tenho que agradecer muito e a muita gente por este período vitorioso, começando pelo Rogério Naspolini e Neco Becker, e todo o pessoal da Techspeed, além da família Ventre, da Iame e MG Pneus. E não posso esquecer do Zé Bolão e da equipe Quake2, do Laco, de todo o pessoal da equipe Pheben e, claro, do Pedro e Roberto Gomes, da Targh 400", agradece Bruno Bertoncello.
 
No final de janeiro, quando se abrirão as disputas da temporada de 2014 do kartismo brasileiro, Bruno Bertoncello deverá anunciar a fabricante de chassis que irá defender. "Quero encerrar esta temporada desejando a todos um ótimo ano de 2014, de muitas vitórias e de muitas felicidades", finaliza.
 
Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

quinta-feira, dezembro 26, 2013

12 Horas de Tarumã: algumas imagens da prova...












FAUESC divulga o calendário de 2014 do Campeonato Catarinense de Automobilismo

A Federação de Automobilismo de Santa Catarina (FAUESC) divulgou o calendário de 2014 do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Serão 10 etapas, iniciando em São Bento do Sul, nos dias 15 e 16 de fevereiro.
Confira o calendário completo:
1ª etapa – 15 e 16 de fevereiro   – São Bento do Sul
2ª etapa – 15 e 16 de março       – Santa Cecília
3ª etapa – 12 e 13 de abril          – Chapecó
4ª etapa – 10 e 11 de maio         – Lontras
5ªetapa – 07 e 08 de junho         – Joaçaba
6ª etapa – 05 e 06 de julho         – São Bento do Sul
7ª etapa – 02 e 03 de agosto      – Lontras
8ª etapa – 30 e 31 de agosto      – Santa Cecília
9ª etapa – 20 e 21 de setembro  – Chapecó
10ª etapa – 18 e 19 de outubro  – Joaçaba
 
Fonte: FAUESC

terça-feira, dezembro 24, 2013

Feliz Natal!!

A Waf Racing deseja a todos os leitores do blog, aos amigos que acompanham a equipe, aos parceiros e patrocinadores, um ótimo Natal, repleto de alegrias!!!!

sexta-feira, dezembro 20, 2013

Copa IAME TaG e GP Nacional oferecerão vagas ao Mundial IAME em 2014

IAME Brasil abre possibilidades de vaga em outros campeonatos

Depois de duas edições com crescente presença de pilotos brasileiros, o Mundial IAME do próximo ano, também conhecido como Mundial X30, deverá ter ainda mais representantes do nosso kartismo. Além das tradicionais vagas oferecidas no GP Nacional, a Copa IAME TaG anunciou recentemente que patrocinará a ida de mais dois pilotos ao evento em 2014.

Inicialmente com suas duas etapas marcadas para fevereiro e abril, a Copa IAME TaG será disputada no Beto Carrero (SC) e em Farroupilha (RS), esta última dentro do Regional da Serra. Uma das vagas será destinada ao campeão da divisão principal, a IAME TaG, enquanto a outra será sorteada entre todos os participantes que tiverem disputado as duas rodadas, aí incluídos os pilotos da IAME TaG Super.

No pacote oferecido pela IAME Brasil, importadora dos motores italianos, está incluído o fornecimento do equipamento completo (chassi e motor), equipe e passagem aérea. O custo estimado do pacote é de 6 mil euros e os ganhadores das vagas deverão arcar apenas com as despesas pessoais, de alimentação e de hospedagem. E, logicamente, com eventuais custos decorrentes de batidas na competição.

Mas não será apenas no GP Nacional e na Copa IAME TaG que os pilotos brasileiros poderão se classificar. Segundo Marcello Ventre, da IAME Brasil, qualquer kartódromo brasileiro poderá sediar competições com os motores TaG e, por consequência, oferecer vagas ao Mundial.

"A IAME Brasil oferece condições aos organizadores no sentido de que eles possam montar um campeonato para pilotos que utilizem especificamente este modelo de motor. Como incentivo, ofereceremos as mesmas condições aos participantes de poder concorrer a vagas no Mundial IAME, um evento em forte crescimento a cada temporada na Europa", esclarece Ventre.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Mega Kart se despede de 2013 com títulos nas 6 Horas de Aldeia da Serra, em Itu e no Rio de Janeiro

Temporada foi a melhor da história da fabricante de chassis e componentes

Cada vez mais próxima de seu final, a temporada 2013 do kartismo nacional teve mais um final de semana de vitórias e de títulos para a Mega Kart, fabricante de chassis e de componentes. E, mais do que isso, o final de semana foi de confirmação do excelente ano da empresa, composto de ótimo desempenho e resultados extremamente positivos.

Foram inúmeras vitórias da Mega Kart, que contabilizou comemorações em praticamente todos os finais de semana de competições ao longo do ano. E, aos poucos, cada vitória se transformou nas diversas conquistas dos campeonatos em que a fabricante se fez presente.

As últimas comemorações da Mega Kart, dirigida pelos empresários Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, aconteceram no final de semana passado, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, a Mega Kart venceu a tradicional "6 Horas de Aldeia da Serra" na categoria Sênior. Para chegar a esta importante vitória, a equipe Ygor Racing, composta pelos pilotos Domingos Iorio, Edu Violante, Eduardo Abrantes e José França, utilizou o vitorioso chassi Mega MX.

Em Itu, também no kartismo paulista, a Mega Kart venceu o Festival Schincariol, tradicional competição de final de ano no Kartódromo Brasil Kirin, na categoria Sênior, com o piloto Márcio Ocanha.

Por fim, no Rio de Janeiro, os pilotos que foram campeões utilizando o chassi Mega Kart receberam da Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro (FAERJ) seu troféu em cerimônia realizada esta semana em um restaurante da Barra da Tijuca. Guilherme Oliva (Cadete), Fábio Padareco (F4 e F4 Sênior) foram campeões cariocas, André Cupello venceu o Campeonato Serrano na Super F4 e o time formado pelos pilotos Alexandre Odo, André Cupello, Edivaldo Viana e Leonardo Freire foi campeão do Carioca de Endurance.

"Tivemos, sem a mínima dúvida, um ano mais do que positivo, talvez um dos melhores de nossa história. Foram muitas vitórias, conquistadas praticamente em todos os finais de semana de competições do ano, e também muitos títulos. Foi também um ano de muito trabalho, dedicação e união, que, somados, se traduziram em sucesso. Agradecemos por toda a confiança que nossos clientes depositaram na Mega Kart e certamente teremos um ótimo 2014. Feliz Natal e ótimo Ano Novo a todos", comemoram Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Último compromisso de Victor Miranda no ano serviu como preparação para o Open Brazil de Fórmula 3

Piloto estreará na próxima temporada em janeiro, no Autódromo de Interlagos

O encerramento da temporada automobilística do paulista Victor Miranda (Medabil | Cimax | Sanhidrel | Terram | Anglo | Olhadela | Alma Lavada) aconteceu nesta quinta-feira (19) no Autódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo. O compromisso fez parte de sua preparação para a próxima temporada, quando estreará em janeiro, disputando o Open Brazil, tradicional competição de abertura da Fórmula 3.

O treino, realizado juntamente com a RR Racing, sua equipe, serviu para ajustes e testes no equipamento que terá disponível para uso em treinos e corridas. "A RR Racing é extremamente bem estruturada e disponibiliza um staff de primeira linha a seus pilotos", atesta Victor Miranda. "Assim, começamos os trabalhos para minha estreia em 2014, já em um evento de grande porte dentro da Fórmula 3", emendou o piloto, um dos grandes destaques da Fórmula Júnior em 2013.

As atividades em Interlagos não permitiram que Victor Miranda se concentrasse em "virar" voltas rápidas, já que outras categorias, como a Fórmula Vee, 1600 e Protótipos, estavam na pista. "Tivemos dificuldades de desenvolver todo o potencial do Fórmula 3, pois, de certa forma, a velocidade de aproximação em relação aos outros carros e também a frenagem geravam alguma insegurança em mim e na equipe", conta Miranda. "Mas foi um bom treino e atingimos nosso objetivo principal", completou.

O ciclo de 2013 se encerra para Victor Miranda (Medabil | Cimax | Sanhidrel | Terram | Anglo | Olhadela | Alma Lavada) e as férias chegam em boa hora. Foram muitas conquistas na temporada, com vitórias e poles na Fórmula Júnior e no kart, onde o piloto sagrou-se campeão da Shifter Rookie na Copa São Paulo Granja Viana.

"Quero agradecer àqueles que me apoiaram e apostaram em mim em 2013, os meus patrocinadores Medabil, Cimax, Sanhidrel, Terram, Olhadela Interativo, Alma Lavada e Anglo Sistema de Ensino, que foram fundamentais na conquista dos resultados", finaliza.

O Open Brazil de Fórmula 3 será disputado de 16 a 19 de janeiro, no Autódromo Interlagos. Serão quatro corridas e o campeão será o vencedor da última.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

Ótima temporada da Kart Mini encerra com títulos e destaque na Copa das Federações

Mais tradicional fabricante de chassis do kartismo brasileiro comemora temporada positiva

Três títulos de campeã, duas poles e domínio completo na principal categoria do kartismo brasileiro foi o saldo da participação da Kart Mini, fabricante de chassis mais antiga do Brasil, na 3ª edição da Copa das Federações de Kart. O evento reuniu cerca de 130 pilotos, exclusivamente campeões e vices dos estaduais e de alguns campeonatos previamente determinados pelas federações de automobilismo, e foi realizado no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), de 9 a 14 de dezembro.

Na principal categoria, a Graduados, o domínio da Kart Mini foi notório. Felipe Guimarães, autor da melhor volta da Final, foi também o campeão. O vice-campeão e o terceiro colocado, João Vieira e Pedro Saderi, também utilizaram chassis fabricados pela empresa paulista.

Na Novatos dois pilotos com chassis Mini se destacaram na categoria. O capixaba Luciano da Silva sagrou-se campeão e o paranaense Antônio Matiazi, dono da pole position, terminou em 3º.

A Super Sênior, que também teve pole de um piloto com chassis da fábrica, foi vencida por Renato Russo, igualmente a bordo de um Kart Mini. Jedson Vicente, o pole, terminou em 4º, e Márcio do Lago, autor da melhor volta, também subiu no pódio, em 5º.

Além dos três títulos e ótimos resultados na Graduados, Novatos e Super Sênior, a Kart Mini marcou outras duas poles, com Yanni Fontana, na Júnior Menor, e com Stefano Marins, na Cadete.

"Foi um bom fechamento de uma temporada em que marcamos presença, como sempre, nos principais campeonatos nacionais e estaduais", avalia Rennê de Carvalho, da Kart Mini. "E, mais uma vez, conquistamos títulos importantes, com especial destaque para a categoria principal, a Graduados, onde fomos soberanos. Obtivemos ótimos resultados em todas as categorias, exceto na Mirim e Sênior A, onde não tivemos representantes. E que venha 2014, uma temporada que será ainda melhor para a Kart Mini. Feliz Natal e um ótimo Ano Novo a todos", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)

terça-feira, dezembro 17, 2013

Eduardo Souto viveu temporada de recuperação e de grandes participações

Voltando aos poucos às competições, piloto catarinense viveu ótimo final de ano
Vivendo um final de temporada bastante intenso, o catarinense Eduardo Souto (Sicoob | JS Prime) disputou durante a última semana a 3ª edição da Copa das Federações, realizada no Kartódromo Beto Carrero, em Penha. Foi a segunda participação de Souto em eventos na pista catarinense nas últimas três semanas e em ambas os resultados foram bastante positivos.

O ano de 2013 foi bastante difícil para Eduardo Souto em razão de um acidente sofrido ainda na temporada passada, que resultou em lesões nas costelas e nos pulmões. Depois de um tratamento intensivo e de muitas sessões de fisioterapia, Souto retornou às pistas de forma gradativa ao longo deste ano.

Participando de provas esporádicas, Souto teve ótimas participações especialmente no Campeonato Brasileiro e Sul-Brasileiro e conquistou o tricampeonato catarinense, o que lhe valeu a vaga na Copa das Federações. O auge da temporada, porém, chegou no final de novembro e no último final de semana, em dois finais de semana de competição no Kartódromo Beto Carrero.

Integrando a equipe Nelsinho e Marquinhos Racing, composta também por Alain Sisdeli, André Castro, Bruno Mazon, Mauro Auricchio, Rodrigo Baptista e Zaiya Fontana, Eduardo Souto disputou pela primeira vez uma edição da famosa 500 Milhas, pelo terceiro ano realizada no Beto Carrero. O resultado foi bastante positivo e, após ter liderado durante muitas voltas, o time terminou no pódio da categoria principal, em 5º, após 12 horas de prova.

Por fim, fechando a temporada, Eduardo Souto (Sicoob | JS Prime) conquistou o terceiro lugar na Copa das Federações no último sábado. Competindo pela categoria Júnior - onde permanecerá em 2014 -, o catarinense chegou a estar próximo do título, em segundo, mas quando buscava atacar o líder teve problemas com o suporte da bomba de água ainda na 8ª das 25 voltas realizadas, o que interferiu na refrigeração do motor.

"Foi uma boa temporada, ainda que eu não a tenha disputado de forma completa em razão do acidente de 2012", avalia Eduardo Souto. "O final do ano foi fantástico, participando de dois ótimos eventos, especialmente as 500 Milhas, quando dividimos as pistas com pilotos que são nossos ídolos. Ano que vem tem mais e espero que tudo seja ainda melhor", finaliza o piloto.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Mario Ferreira

Gianluca Petecof encerra vitoriosa temporada de 2013 como vice-campeão na Copa das Federações

Campeão brasileiro foi um dos protagonistas de uma emocionante disputa no Kartódromo do Parque Beto Carrero, em Penha (SC). Líder na maior parte da corrida, o paulista foi superado apenas na última volta e terminou em segundo
No apagar das luzes de 2013 no kartismo brasileiro, Gianluca Petecof mostrou mais uma vez porque foi um dos grandes destaques do ano. Vencedor do Campeonato Brasileiro e da Copa Brasil na categoria Júnior Menor, o paulista de 11 anos encarou a Copa das Federações, seu desafio final na temporada no último fim de semana, no Kartódromo do Parque Beto Carrero em Penha (SC). No último sábado (14), o piloto da ONS Motorsport largou na primeira fila, foi o protagonista ao liderar o maior número de voltas da final e travou uma batalha emocionante e leal com seus adversários, sendo superado apenas no último giro, terminando
assim na segunda colocação. 

Por todo seu histórico vencedor nesta temporada, Petecof chegou a Santa Catarina para representar a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP) como um dos favoritos. E desde o começo das atividades de pista no Parque Beto Carrero, o piloto andou entre os primeiros colocados. O bom trabalho teve sequência nas duas baterias classificatórias. Na soma de pontos que definiram o grid da grande final, Gianluca assegurou uma boa segunda posição.

A finalíssima da Copa das Federações foi eletrizante do começo ao fim. Gianluca andou sempre entre os ponteiros e, durante boas voltas, se revezou na liderança com outros dois oponentes, e mesmo quando ocupou a ponta na maior parte da disputa, não chegou a ter vantagem confortável, já que a corrida foi extremamente apertada. Petecof abriu a última das 25 voltas da corrida em primeiro, mas foi ultrapassado pelo pernambucano Sérgio Crispim Júnior e terminou em segundo. O resultado deixou Gianluca orgulhoso pela maneira aguerrida e limpa como lutou do início ao fim da bateria derradeira em Santa Catarina. Definitivamente, foi um belo desfecho para uma temporada vitoriosa de Petecof em 2013.

Gianluca Petecof:

"Foi uma boa forma de terminar a temporada. Andei entre os primeiros colocados desde o começo do fim de semana e consegui andar muito bem na grande final. Acabei sendo ultrapassado na última volta, mas só posso estar orgulhoso pelo segundo lugar porque dei o meu melhor e lutei muito em uma corrida final que foi muito disputada. Estou muito feliz por tudo o que conseguimos alcançar em 2013, os títulos e as vitórias, e só posso agradecer a todos que nos apoiaram. Agora é descansar, aproveitar as festas de fim de ano e voltar ainda mais forte em 2014."
Texto: Eversports Assessoria Esportiva / Mariana Viegas
Foto: Jackson de Souza

Hanier Racing destaca ano de aprendizado na Stock Car em 2013

Time de Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna conquistou top-10, andou entre os primeiros em algumas etapas e encerrou a temporada dentro da zona de pontuação

A temporada 2013 da Stock para a estreante Hanier Racing foi de muito aprendizado. O time de Beto Cavaleiro e Felipe Lapenna conquistou top-10 (Salvador), andou entre os primeiros em algumas etapas (São Paulo, Cascavel etc) e encerrou a temporada dentro da zona de pontuação, terminando na 16ª posição a Corrida do Milhão com Lapenna.

"Esse ano foi de muito aprendizado para mim. Realizei meu sonho de ser piloto da Stock Car, fazendo a temporada completa. Recebi elogios de pilotos, e até da CBA, por condutas que tive nesta e em outras etapas. Não me envolvi em acidentes e só rodei uma vez, pois tinha um furo no pneu. Mas para o ano que vem tudo deve ser melhor, continuarei minha evolução nos treinos de kart, terei sete horas de treinos de pré-temporada, já conheço o carro, as pistas, ou seja, temos um cronograma traçado para evoluir", disse Cavaleiro, que na última etapa da temporada, em Interlagos, terminou em 27º.

Felipe Lapenna, que terminou na zona de pontuação a Corrida do Milhão, relembrou os bons momentos vividos neste ano.

"Essa temporada foi boa para mim. Logo no começo do ano, na primeira etapa, consegui andar entre os primeiros, como consegui repetir em outras etapas, como Salvador e Cascavel. Evoluí bastante e, mesmo a categorias sendo uma das mais equilibradas do mundo, consegui cavar um espaço. Espero poder continuar essa evolução em 2014", comentou Felipe Lapenna.

A Hanier Racing volta a acelerar nos testes de pré-temporada, em fevereiro de 2014, para se preparar para abertura do novo campeonato no dia 23 de março em Interlagos, São Paulo.

Resultado da corrida
1º) Ricardo Zonta (BMC Racing) - 30 voltas em 51min46s059
2º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - a 0s707
3º) Cacá Bueno (Red Bull Racing) - a 1s536
4º) Allam Khodair (Vogel Motorsport) - a 1s688
5º) Max Wilson (Eurofarma RC) - a 4s458
6º) Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - a 4s698
7º) Nonô Figueiredo (Mobil Super Pioneer Racing) - a 4s813
8º) Luciano Burti (Boettger Competições) - a 15s715
9º) Rubens Barrichello (Full Time Competições) - a 18s782
10º) Átila Abreu (Mobil Super Pioneer Racing) - a 18s797
11º) Valdeno Brito (Shell Racing) - a 23s636
12º) Ricardo Sperafico (Officer ProGP) - a 26s104
13º) Lico Kaesemodel (Boettger Competições) - a 31s111
14º) Denis Navarro (Voxx Racing Team) - a 32s645
15º) Bruno Senna (Shell Racing) - a 35s056
16º) Felipe Lapenna (Hanier Racing) - a 36s910
17º) Duda Pamplona (Officer ProGP) - a 39s693
18º) Rafa Matos (Hot Car Competições) - a 46s148
19º) Rodrigo Sperafico (Prati-Donaduzzi Racing) - a 55s653
20º) Fabio Fogaça (Vogel Motorsport) - a 1min09s534
21º) Alceu Feldmann (Full Time Competições) - a 1min10s688
22º) Popó Bueno (Shell Racing) - a 1min13s137
23º) Lucas Foresti (RC3 Bassani) - a 1min15s752
24º) David Muffato (Carlos Alves Competições) - a 1min19s347
25º) Rodrigo Pimenta (Gramacho Competições) - a 1min24s602
26º) Vitor Genz (Gramacho Competições) - a 1min37s893
27º) Beto Cavaleiro (Hanier Racing) - a 3 voltas
28º) Tuka Rocha (BMC Racing) - a 3 voltas
29º) Marcos Gomes (Carlos Alves Competições) - a 10 voltas
30º) Diego Nunes (RC3 Bassani) - a 10 voltas
31º) Galid Osman (Ipiranga-RCM) - a 10 votlas
32º) Daniel Serra (Red Bull Racing) - a 22 voltas
33º) Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) - a 25 voltas
34º) Wellington Justino (Hot Car Competições) - a 27 voltas
35º) Sergio Jimenez (Voxx Racing Team) - a 29 voltas

Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: Luca Bassani/RF1

Isabelle Torres confirmou crescimento e conquistou ótimos resultados em sua terceira temporada

Paranaense fechou o ano disputando a Copa das Federações no Kartódromo Beto Carrero

O último sábado (14) marcou o encerramento de mais uma temporada, a terceira, da menina Isabelle Torres (Equipe Towers | Acesso Médico) no kartismo brasileiro. Bastante positivo, o ano esportivo da jovem piloto, de apenas 8 anos, terminou com sua participação na 3ª Copa de Kart das Federações, disputada no Kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC).

Isabelle Torres, que reside em Curitiba (PR), viveu uma temporada em que comprovou seu crescimento obtendo ótimos resultados na categoria Mirim, dentre eles alguns pódios, vitórias e títulos, em âmbito estadual e nacional. Logo em fevereiro, a estreia na temporada foi com boas atuações na abertura da Copa São Paulo Light, competição que marcava sua volta às pistas depois de quatro meses inativa.

Após este "aquecimento", Isabelle participou da etapa de abertura do Campeonato Sul-Brasileiro, em Farroupilha (RS), onde conquistou um pódio, terminando a rodada em 3º. Resultados semelhantes se sucederam ao longo do ano, como um ótimo 6º lugar no Campeonato Brasileiro depois de integrar uma disputa sensacional entre seis pilotos. Depois, novos pódios no Sul-Brasileiro e na Copa Brasil reafirmaram a boa competitividade da jovem paranaense.

Em setembro as boas atuações de Isabelle Torres renderam-lhe a conquista do vice no Campeonato Paranaense e a consequente vaga na Copa das Federações. E o ápice da temporada veio em Londrina (PR), no fechamento do Sul-Brasileiro, quando a menina venceu 3ª e última a etapa e garantiu o vice-campeonato.

Por fim, no último final de semana, no Beto Carrero, Isabelle Torres (Equipe Towers | Acesso Médico) despediu-se da temporada com resultados um pouco abaixo do esperado, terminando a Copa das Federações com um 6º lugar.

"Tenho certeza de que a Isabelle viveu uma temporada muito positiva, de enorme crescimento, quando superou, no Sul-Brasileiro, por exemplo, dois pilotos que conquistaram o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil, Pedro Aizza e Pedro Braga, extremamente talentosos. Ela evoluiu muito ao longo desta sua terceira temporada", analisa Ramsés Torres, pai de Isabelle. "No ano que vem ela trocará de categoria e passará a competir na Cadete, uma classe mais adequada e onde poderá aprender ainda mais", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Mario Ferreira

terça-feira, dezembro 10, 2013

Volvo C30 de Bacher/Paiva/Lemke conquista pódio nas 12 Horas de Tarumã






A prova automobilística 12 Horas de Tarumã, cuja 33a edição foi realizada no último domingo, em Viamão, com largada à meia-noite, teve um trio estreantes com excelente desempenho: Rodrigo Bacher/Cícero Paiva/Rodrigo Lemke subiram ao pódio após conquistar o terceiro lugar com o Volvo C30 #777, na classe V, destinada a veículos de turismo com preparação aspirada até 2100cc.
 
O carro cravou a pole position da classe V no treino classificatório, realizado na sexta-feira, com o tempo de 1:14.554, média de 146,74 km/h.
 
Apesar de Lemke já possuir duas participações na maior prova de longa duração do Brasil, foi a estreia do conjunto pilotos/carro, e a estréia de Bacher/Paiva na 12 Horas, e apenas a segunda prova na carreira destes pilotos, o que exalta o feito.
 
A prova só não foi perfeita devido a um problema no alternador ainda durante as primeiras horas de prova. Apesar o rápido trabalho da equipe MC Tubarão na troca da peça, foram perdidas 22 voltas. Lemke, que estava na pilotagem conta: "O carro apresentou problema elétrico no alternador, com uma hora e meia de prova, paramos, fizemos o reparo e segui no turno de pilotagem até aproximadamente quatro horas da manhã. Não fosse este problema, com certeza estaríamos disputando a ponta da prova".
 
No restante da prova, o desempenho do carro foi ótimo, sem qualquer problema mecânico, tendo um único pequeno incidente durante o turno de pilotagem de Paiva, já na parte da manhã: "Acabei me enroscando com um protótipo, saí da pista e parei encostado no barranco. Apesar disto, o carro não sofreu qualquer avaria e foi possível continuar, não gerando prejuízo no resultado final" - contou o piloto.
 
O carro cruzou a linha de chegada ao meio dia, após 470 voltas e mais de 1400 km percorridos em doze horas, com Rodrigo Bacher no comando: "Durante os meus turnos de pilotagem o carro não apresentou qualquer problema, apenas acabei fazendo uma passagem rápida pelos boxes por achar que havia um pneu furado, visto que o carro balançou em algumas curvas, mas estava tudo certo e seguimos sem problemas até o final" - disse Bacher.
 
No resultado final, o Volvo C30 ficou com a 3a posição na classe V e 9º lugar geral, e anotou ainda a melhor volta da classe V na planilha de cronometragem, com o tempo de 1:14.943, equivalente à média horária de 145,98 km/h. A vitória na classe ficou com outro carro da MC Tubarão, o Focus do trio paulista Adolpho Rosi/Alline Cipriani/Elias Azevedo.
 
A equipe do Volvo C30/MC Tubarão conta com o patrocínio de Mídia Mitsubishi Novo Hamburgo, Paquetá Esportes, New Era, Pro Tune e Yokohama.
 
Abaixo, o resultado da prova:
 
FINAL - 12 Horas Tarumã
1º) 12 - L.Cardoso/J.Kraucher/A.Piedade (I , MRX), 538 voltas em 12:00:51.862 (média de 136.08 km/h)
2º) 10 - Toledo/Cardoso/Castro/Almeida/Ventura (I  , MRX), a 3 voltas
3º) 18 - F.Poeta/VilsonJr/J.Puhl/G.Dauht/P.Rutzen (IV  , Maserati), a 44 voltas
4º) 50 - A.Rossi/A.Cipriani/E.Azevedo (V  , Focus), a 49 voltas
5º) 9 - D.Scarton/I.Sivieiro/M.Migliavacca/T.Tecchio (IV , Maserati), a 59 voltas
6º) 75 - H.Assunção/B.Giacomello/R.Mathias (II  , Spyder), a 60 voltas
7º) 122 - Hallmenschlager's/C.Campos/E.Wermuth (V  , Gol), a 64 voltas
8º) 109 - R.Kreuz/R.Kreuz/J.Kreuz/J.Rodrigues (I  , MRX), a 66 voltas
9º) 177 - R.Bacher/C.Paiva/R.Lemke (V  , Volvo), a 68 voltas
10º) 53 - D.Seolino/P.Silva/A.Beltrão (V  , Celta), a 92 voltas
11º) 55 - J.Flores/L.Flores/R.Xavier (V  , Fusca), a 93 voltas
12º) 51 - V.Zambon/F.Doval/T.Junior/R.Schulz (V  , Escort), a 93 voltas
13º) 199 - L.Bastos/S.Castilhos/V.Born (V  , Gol), a 99 voltas
14º) 11 - B.Razial/S.Manzoni/A.Diehl (V  , Gol), a 103 voltas
15º) 113 - C.Estites/R.Gargiulo/A.Piedade (II , Spyder), a 119 voltas
16º) 63 - E.Postal/I.Eberle/E.Postal (V  , Fiesta), a 128 voltas
17º) 77 - D.Elias/C.Petroll/A.Rheinlander (V  , Gol), a 136 voltas
18º) 96 - E.Santo/H.Kohl/P.Rotta (III , MCR), a 138 voltas
19º) 107 - M.Ritter/L.Heinz/M.Silveira/A.Sirtuli (V  , Celta), a 147 voltas
20º) 3 - C.Crestani/L.Costa/F.Mello (II , Tornado), a 160 voltas
21º) 7 - F.Stédile/E.Stédile/I.Camargo (II , Spyder), a 171 voltas
22º) 40 - L.Ribeiro/C.Vieira/E.Fuentes/R.Ribas (III , Aldee), a 172 voltas
23º) 46 - J.Santanna/V.Genz/C.Kray/G.Bianchesi (I  , MCR), a 207 voltas
24º) 91 - J.Machado/R.Machado/S.Cardoso/Gustavo (I  , Spyder), a 309 voltas
25º) 17 - F.Kratina/F.Trennenpohl/C.Spagnol (V  , Corsa), a 317 voltas
26º) 78 - J.Bastos/J.Mello/E.Serdeira (II , Stilo), a 377 voltas
27º) 5 - G.Andrade/P.Castro/C.Castro (I  , Tubarão), a 436 voltas
28º) 82 - M.Melo/A.Fabiano/E.Furlanetto/W.Freire (IV , Subaru), a 476 voltas
29º) 28 - J.Moro/G.Martins/V.Oringe (I  , MRX), a 491 voltas
30º) 117 - L.Rosa/R.Isehard (IV , Astra), a 532 voltas
31º) 4 - V.Roso/D.Pizzol/F.Roso/C.Ricci (I  , MRX), a 534 voltas
 
Melhor Volta: L.Cardoso/J.Kraucher/A.Piedade, 1:02.820 (174.15 km/h)


Fonte: Niltão Amaral

Arthur e Matheus Leist se despedem da temporada com resultados opostos em São Paulo

2014 será ano de transição: Matheus começará a dar os primeiros passos no automobilismo e Arthur troca de categoria

Fechando uma temporada repleta de resultados positivos, os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) tiveram duplo compromisso no último final de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo. Os dois participaram da última etapa da Copa São Paulo Light e, com vaga assegurada antecipadamente, disputaram também o Grande Prêmio RBC, que oferecia premiação superior a R$ 100 mil em produtos.

No sábado, pole em sua categoria, a Graduados, Matheus Leist garantiu o vice-campeonato na Copa São Paulo Light, um dos estaduais mais competitivos do kartismo brasileiro. E no domingo, agora nas provas válidas pelo GP RBC, conquistou o 4º lugar após ter largado da segunda posição, com um tempo apenas 31 milésimos de segundo mais lento que a pole position.

Arthur Leist, por sua vez, viveu um final de semana para ser deletado da memória. Passando por uma série de problemas, o jovem piloto da categoria Júnior Menor não obteve os mesmos resultados positivos que vinha conquistando ao longo do ano. "Foi um final de semana complicado, tudo que poderia dar errado efetivamente deu e eu não consegui fechar o ano com bons resultados", lamenta o jovem piloto. "Mas tive um ano muito bom, de muitas vitórias e conquistas e não posso reclamar", conforma-se Arthur, que na próxima temporada subirá de categoria e passará a competir na Júnior.

Os irmãos Leist assim se despedem de uma temporada bastante positiva, quando conquistaram resultados expressivos. Matheus foi campeão do GP Nacional e, por isto, classificou-se para a disputa do Mundial X30, na França, onde terminou em 6º, além de ter terminado o Campeonato Brasileiro com a quarta posição. Arthur também tem bons motivos para comemorar: em 2013 ele se destacou nacionalmente ao sagrar-se vice-campeão brasileiro e 3º colocado na Copa Brasil.

"Foi um ano extremamente positivo, ainda mais quando levamos em consideração o fato de termos passado por uma transição, já que saímos de uma grande equipe para montarmos nossa própria. E mesmo vivendo uma fase nova, de adaptação, conquistamos vitórias e títulos", ressalta José Carlos Spier, o Nico, responsável por toda a logística da dupla de pilotos.

A próxima temporada será outra vez um ano de transição, especialmente para Matheus Leist (TMA Competições), que começará a dar seus primeiros passos no automobilismo ao mesmo tempo em que continuará a disputar provas de kart. "Vou começar a treinar em algumas categorias de monopostos para conhecer os carros e os autódromos. Isto servirá para definirmos em qual categoria correrei em 2015", resume Matheus, que junto com seu irmão, agora na Júnior, disputará os principais campeonatos do kartismo brasileiro.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Planet Kart Images

Fausto De Lucca fecha temporada 2013 com balanço extremamente positivo

O joaçabense Fausto De Lucca participou da 10ª e última etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo no último final de semana em Santa Cecília

Após marcar o segundo melhor tempo no treino classificatório Fausto partiu em busca da liderança, pressionou o líder até a 10ª volta, mas em uma das tentativas de ultrapassagem acabou sendo tocado e saindo da pista, o que obrigou o piloto a abandonar a prova.

O resultado não interferiu na classificação geral, uma vez que o piloto já havia garantido o título na Marcas “A” de forma antecipada, e considera que essa foi a melhor temporada de sua carreira.

“Tivemos um ano excepcional, muito bom, onde disputamos 3 campeonatos e conseguimos o título em 2, sendo no Catarinense e Interestadual PR/SC, e ficamos com o Vice no Brasileiro, então gostaria de parabenizar minha equipe, a FF Racing, pelo brilhante trabalho e agradecer muito aos meus familiares, patrocinadores e amigos que me deram apoio e torceram por mim”, disse Fausto, que tem o patrocínio da Scherer Distribuidor de Auto Peças, Sabó, Filtros Tecfil, Amortecedores Monroe, Frasle, Girho’s, Driveway, Sampel e Madereira Grando, Argenta e Cia.

Texto: F2 Assessoria & Comunicação
Foto: Jimmi Torres (www.barulhodemotor.com.br)

quinta-feira, dezembro 05, 2013

Kart: Regional da Serra fechou terceira edição com chave de ouro: 71 pilotos e R$ 45 mil em prêmios

Sucesso comprovado, competição realizada em Farroupilha (RS) teve média de 70 pilotos por etapa

A última etapa de qualquer campeonato de kart é, normalmente, sinônimo de quantidade menor de inscritos, uma vez que muitos, sem chances de serem campeões, acabam optando por não competir. Não foi o que aconteceu com o Regional da Serra, que teve sua 5ª e decisiva etapa disputada no último domingo (1º) em Farroupilha (RS).

Mantendo a média das quatro etapas anteriores, 71 pilotos estiveram presentes, divididos nas cinco categorias da competição, que teve, ao longo do ano, a inscrição de 117 competidores diferentes. E todos estes dados consagraram o Regional da Serra, criado por Carlos Giacomello e pelo preparador Bepi em 2011, como o melhor campeonato de kart do Rio Grande do Sul.

"Foi um campeonato fantástico, bem organizado, sem maiores problemas e, especialmente, sem acidentes graves. Em resumo, entregamos aos pilotos um evento à altura do que eles merecem e que, tenho certeza, foi ao encontro do anseio deles", diz Erno Drehmer, promotor do Regional da Serra a partir desta temporada. "Alcançamos números excelentes e chegarmos à última etapa com 71 participantes corrobora o sucesso de toda a temporada", emendou.

Na pista, as duas baterias de cada categoria, disputadas sob bastante calor, definiram os novos campeões. Augusto Rotta foi o primeiro campeão revelado em Farroupilha neste domingo. Com uma vitória e um segundo lugar, ele garantiu a vitória na etapa e o título na Cadete, que ao longo do ano teve dez pilotos e manteve seu crescimento no kartismo gaúcho. Henrique Vieira foi o vice-campeão, seguido muito de perto por Gabriel Pires.

Arthur Metzdorf venceu as duas baterias da Fireball Sprinter e garantiu o título da categoria, que teve Carlos Duarte - com dois segundos - como o vice-campeão. Cleiton Zimmermann foi o 3º colocado. Na Fireball Master, que compete agrupada com a Sprinter, o campeão foi Francisco Sousa, que terminou a etapa em 3º. O vice ficou com Jairo Kobe e o 3º lugar com Rafael Mohr, vencedor da etapa. A Fireball foi, ao longo do ano, a categoria que mais pilotos levou ao Regional da Serra, com 37 competidores divididos em suas cinco etapas.

A Speed Kart, que levou 18 pilotos ao Regional da Serra em 2013, teve como campeão Maurício Stapassola, que garantiu o título após vencer uma bateria e terminar a outra em 3º. Rafael Moreira, que disputou o título até o final, ficou com o vice, e Rogério Daltoé foi o 3º. A etapa foi vencida por Juliano Sebben, quarto no campeonato.

Claudio de Moraes foi campeão em duas categorias, na Fórmula Sênior e na Fórmula Graduados, sempre competindo com seu kart enquadrado no regulamento da categoria mais pesada, a Sênior. Na Graduados o vice foi Renan Busse, que chegou à decisão em 5º, e o terceiro lugar ficou com Rodrigo Gonzalez. O vice da Fórmula Sênior foi Dirceu Thomé após acirrada batalha com Marcelo Moraes, o 3º colocado ao final da competição. E, com 24 pilotos ao longo do ano, a Fórmula também foi destaque no Regional.

Por fim, a TaG - que, dividida em TaG e TaG Super, teve 28 competidores em 2013 - viu Jefferson Abel e Milton Zili sagrarem-se campeões do 3º Regional da Serra. Abel sagrou-se campeão após vencer as duas baterias na geral, enquanto o vice ficava com Francesco Ventre, que disputou as 500 Milhas Beto Carrero e não esteve presente na etapa. Fernando Pastro foi o 3º no campeonato. Já Zili garantiu o título mesmo terminando a etapa em 5º. Claudir Binsfeld, 4º na etapa, foi o vice-campeão, enquanto Luciano Tavares terminou em 3º. 

Depois da festa do pódio, foram sorteados e entregues os produtos oferecidos pelos patrocinadores do evento, que totalizaram, ao longo do ano, valores acima de R$ 45 mil. Henrique Vieira, que dentre os pilotos que competiram com chassi Techspeed na Cadete foi o melhor classificado, levou da fabricante catarinense um chassi completo. Jean Vitor Boniatti ganhou um chassi completo da Birel para a categoria Cadete e Claudir Binsfeld foi o piloto de melhor sorte entre os campeões e vices e levou, por sorteio, um chassi Mini completo.

O Regional da Serra teve o apoio da Birel Sudam, Ciabe, Estúdio Pixel, Grupo Uniserv, IR Criações, JB Parts (Ibea, JB Righetti e Ital Sistem), Kart Mini, Mega Kart, Megstar, MG Pneus, NA Carrera, Pablo Racing, Paralego, P Racing, RBC Preparações, Roso Auto Peças Novo Hamburgo, Speed Pneus, Techspeed, Thunder, Tecnokart e ULV.

"Agradeço imensamente o apoio dos patrocinadores, que confiaram no campeonato, e também ao Farroupilha Kart Clube e à Federação Gaúcha de Automobilismo. E, especialmente aos pilotos, os donos do espetáculo, que participaram ativamente do Regional da Serra. Ano que vem tem mais, obrigado a todos", finaliza Erno Drehmer.

Confira os ganhadores de todos os prêmios oferecidos:
Chassi Mini 125cc completo - Claudir Binsfeld
Chassi Techspeed Cadete completo - Henrique Vieir
Chassi Birel Cadete completo - Jean Vitor Boniatti
Motor Honda (oferecido pela RBC Preparações) - Gabriel Pires
Painel Alfano (oferecido pela Paralego) - Jefferson Abel
Kits de peças P Racing - Vilson Viapiana, Rogério Daltoé, Ricardo Audino e Henrique Vieira
Carburador Ibea e filtro JB Righetti (oferecido pela JB Parts) - Vilson Viapiana
Escape, jogo de carenagem e filtro Techspeed - Douglas Balardin
Kit de peças oferecidas pela Pablo Racing - Henrique Vieira
Macacão ULV - Camila Valduga
Jogo de Carenagem e filtro Mega Kart - Saulo Ramos Filho, Rodrigo Gonzales, Davi Oliveira e Gabriel Pires
Carburador Botto / RBC - Emilio Otto e Joel Grasselli
Macacão Meg Star - Augusto Rotta, Rui Perin, Rômulo Nascimento e Jean Vitor Boniatti
Pneus selo vermelho da MG Pneus - Filipi da Cás, Saulo Ramos, Gláucio Sganzerla, Silvano Fernandes e Eduardo Rayn
Pneus selo vermelho da NA Carrera - Filipi da Cás, Daniel Prado e Saulo Ramos Filho
Pneus selo vermelho da Speed Pneus - Cezar Cauduro e Camila Valduga
Carrinhos para transporte de kart (oferecidos por Júlio Pires) - Clifford Braga e Wagner Casagrande
Abafadores e coroas (oferecidos pela Tecnokart) - Henrique Cruz, Juliano Sebben, Jairo Kobe, Ricardo Audino e Augusto Rotta
Carenagem Thunder - Saulo Ramos Filho e Henrique Vieira
Adesivação de carenagem (oferecido pela IR Criações) - André Vollmer
Bolsa PRD (oferecida por Paulo Carcasci) - Marlo Binsfeld
Adesivação de carenagem (oferecido pelo Estúdio Pixel) - Daniel Prado
Bolsa de capacete e aeroquip (oferecido pela Bepi Kart) - Beto Bandeira

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foto: Idalicio Umpierre | IR Criações

quarta-feira, dezembro 04, 2013

12 Horas de Tarumã: Volvo C30 de Bacher/Paiva/Lemke/Andrade buscará vitória na cat. V

O final de ano do automobilismo gaúcho é coroado, todos os anos, com uma grande festa que reúne os apaixonados por velocidade do estado, e até mesmo de fora: as 12 Horas de Tarumã, prova que será realizada nos próximos dias 7 e 8 de dezembro, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, região metropolitana de Porto Alegre.
 
E um dos grandes candidatos ao título da competição na categoria V (turismo até 2100cc) é o Volvo C30 Duratec 2.0 16v do trio Rodrigo Bacher/Cícero Paiva/Rodrigo Lemke, trio de pilotos de Sapiranga, veículo preparado pela equipe MC Tubarão, da cidade vizinha, Campo Bom, que já realizou o último treino antes do início da programação oficial, na última quarta-feira.
 
Os pilotos têm experiências distintas na prova de 12 Horas: Bacher e Paiva são estreantes, enquanto Rodrigo Lemke já tem, em seu currículo, participações na prova de longa duração mais tradicional - e de maior duração - em atividade atualmente no Brasil.
 
"Como será a primeira participação em 12 horas, minha e do Cícero Paiva, estamos visando primeiramente cruzar a linha de chegada ao meio-dia, visto que muita coisa acontece durante a prova" - disse Bacher. "Sabemos que temos um carro muito competitivo e rápido, mas vamos tocar de forma mais conservadora, administrando conforme o decorrer da prova. Fizemos o rebuilt de todo o carro e está novinho em folha.", completa o piloto.
 
O trio vem de um excelente resultado na etapa anterior do Brasileiro de Endurance, realizada em outubro, no Autódromo de Guaporé, conquistando a segunda colocação na classe V, principalmente levando em conta que foi a efetiva estréia de Bacher e Paiva em uma prova oficial. O carro do trio já possui títulos, tendo sido vencedor das 12 Horas no ano de 2010, quando cruzou a linha de chegada à frente dos demais concorrentes da classe V, provando ser carro de ponta.
 

Agregando ao trio que correu em Guaporé, um reforço de peso: o experiente Carlinhos de Andrade, patriarca da MC Tubarão, integrará o time de pilotos do carro, trazendo mais de 30 anos de experiência de pilotagem à equipe.


A festa das 12 Horas de Tarumã começará na tarde de sábado, a partir das 17h, com duas baterias da Copa Classic como preliminar à prova principal, que terá sua largada à meia-noite de sábado para domingo. Os ingressos custam R$ 20, e R$ 50 com acesso aos boxes, e podem ser adquiridos diretamente nas bilheterias do autódromo.


A equipe tem o patrocínio de Paquetá Esportes, Senso, Mídia Mitsubishi Novo Hamburgo, Spolier Transportes, New Era, Pro Tune e Yokohama.


Texto e fotos: Niltão Amaral/Divulgação