quinta-feira, julho 31, 2008

Imagem do dia: cessou a chuva no Velopark nos treinos para o Brasileiro de Kart


Cessou a chuva sobre a pista do Velopark! Assim, no final do segundo dia de treinos e início desse terceiro dia, os tempos começaram a baixar.
Confira todos os tempos do dia de ontem e de hoje, entre outras informações, na excelente cobertura realizada pelo site Kart Gaúcho, e também no site do Velopark.

Fonte da foto: Velopark

Mundial de Kart Indoor: primeiro dia de treinos da equipe brasileira na Bélgica

A equipe brasileira que vai disputar o IV Mundial de Kart Indoor chegou nesta segunda-feira, dia 29, à Kortrijk, na Bélgica, sede do evento. Os brasileiros estão entre os mais cotados para vencer a competição, que começa no dia 4 de agosto. Alguns dos pilotos começaram a treinar assim que chegaram e mostraram que a delegação brasileira vai dar trabalho. Na primeira vez que entraram na pista encostaram nos tempos obtidos pelos donos da casa.

Nesta terça, todos os representantes brasileiros entraram na pista de Kortrijk iniciando seus treinos. Dois traçados diferentes foram utilizados nestes treinos. Os brasileiros foram bem, mas sabem que o campeonato vai ser pedreira: os belgas ainda estão com tempo melhor. A pista é extremamente aderente e são poucos os pontos de ultrapassagem. Os karts estão estão tendo um desempenho bastante semelhante. Até sexta-feira todos os traçados que serão utilizados no Mundial serão colocados à disposição dos pilotos para treinos livres – nem tão livres assim, já que cada bateria de 15 minutos custa 15 euros.

Com isso, a tomada de tempo na segunda-feira, que vai definir o grid de largada da primeira bateria na terça-feira é fundamental. Quem conseguir se classificar bem terá grande chance de se manter na frente. Um detalhe pode definir a sorte dos pilotos no kartódromo de Kortrijk: a estratégia para a parada obrigatória de cada piloto. Esta será a maior oportunidade de se ganhar posições.

Agora à noite soubemos de algumas decisões da organização: o traçado para a decisão do Mundial será surpresa e organizadores juram que nem mesmo os pilotos belgas o conhecem.


Texto: Ed Cordeiro

terça-feira, julho 29, 2008

Imagem do dia: Velopark debaixo de chuva nos treinos para o Brasileiro de Kart



A pista do Velopark recebeu, nessa terça-feira, pilotos e equipes inscritos para mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Kart. Cada categoria teve direito a duas sessões de treinos livres.

Os treinos aconteceram todos sob muita chuva, conforme estava previsto pelo serviço de meteorologia.

Fonte: Velopark

Mundial de Kart Indoor: começam os treinos livres para o IKWC 2008 em Kortrijk


Foto: saída dos boxes em Kortrijk

Começaram os treinos livres na pista do kartódromo Worldkarts, em Kortrijk, na Bélgica, para o Mundial de Indoor 2008. Os pilotos estão em fase de reconhecimento da pista e ainda não se sabe o grau de equalização dos karts. Com isso não é possível ainda avaliar quão bem estão os pilotos.

Percebe-se nessa primeira avaliação que a diferença de pesos é potencialmente determinante para obtenção de resultados, pois a pista tem boa aderência, parece ser um traçado menor e portanto com muitas curvas, o que trava o bom desempenho.

Vamos começar a torcer que os brasileiros estão na pista!!!

Eis os primeiros resultados dos treinos:
class Piloto tempo cat
1
Fabio Konrad
31,104
L
2
Lucas Motta
31,200
L
3
Rodrigo Faulhaber
31,362
L
4
Humberto Rubin
31,400
L
5
Vanhame Daan
31,490
L
6
Pedro Washington
31,496
L
7
Moriya
31,644
L
8
Borremans Robin
31,783
L
9
Leo Pires
31,801
L
10
Luir Miranda
31,804
L
11
Coquette Angelo
31,827
L
12
Tant Juha
31,881
L
13
Beto Rossi
31,923
L
14
Slow
31,986
L
15
Renato Pinna
32,227
L
1
Carlos Nadaes
31,811
P
2
Gregory Laporte
32,069
P
3
Chico Inglês
32,599
P
4
Otto Varnier
32,616
P
5
Poul Hornemann
32,616
P
6
Tatá Oliveira
32,691
P

Texto: Ed Cordeiro

segunda-feira, julho 28, 2008

Mundial de Kart Indoor: equipe brasileira treinou no Paris Kart


FOTO: Piloto Humberto Rubim nas curvas do Paris Kart seguido por Rodrigo Faulhaber (encoberto)

O Campeonato Mundial de Kart Indoor desse ano será o maior evento já realizado desde sua criação em 2005, com a participação limitada a 100 pilotos vindos de 15 países.

Até o presente momento já confirmaram presença pilotos dos Estados Unidos, Portugal, Japão, Hong Kong, Áustria, Inglaterra, Itália, Brasil, Canadá, Hungria, Alemanha, Colômbia, Dinamarca, Holanda e, claro, a Bélgica, com a presença de 40 pilotos.

A segunda maior delegação desse mundial é a do Brasil, com 21 pilotos inscritos, perdendo apenas para a anfitriã do evento. Segundo o piloto Sebastiaan Cirkens: "Se não houvesse limitação para o número de participantes o campeonato receberia mais de 200 inscrições. Recebemos uma pressão enorme para mudar o formato mas esse ponto atualmente é inegociável ", afirmou o holandês, que também é membro do conselho organizador do evento.

Equipe brasileira treina em pista "no gelo"

Após desembarcar no aeroporto Charles De Gaule, em Paris, a equipe brasileira que representará o kartismo indoor brasileiro no IV Campeonato Mundial, em Kortrij, na Bélgica, teve o dia de sábado livre para descanso e passeios.

No dia seguinte, domingo, organizou uma visita ao kartódromo Paris Kart para uma aguardada corrida numa pista supostamente construída sobre uma placa de gelo, como num ringue de patinação.

O piloto Humberto Rubim, da equipe Point Kart - Kartriders se divertiu bastante com o que viu por lá: "Bem, parece coisa de brasileiro pois, acreditem, a pista não tem gelo. É apenas um galpão bem grande, todo decorado com tema de alpes com bonecos esquiadores, teleférico, tudo muito bonito. A pista tem o piso muito liso, pintado de branco e com uma camada de cera que faz o kart escorregar muito".

O treino seguiu em ritmo de descontração e todos gostaram da experiência.

Hoje todos irão a Kortrij para treino de reconhecimento de pista e amanhã, terça, começam os treinos extra oficiais para o mundial.


Texto: Ed Cordeiro

Dica de vídeo: acidente de kart em Itumbiara (GO)



Dica enviada por Deivid Lopes.

domingo, julho 27, 2008

Airton Diehl cria a Escola Gaúcha de Pilotos

A notícia foi publicada no site da APPA/RS e, dada a relevância, a reproduzimos aqui:

Escola Gaúcha de Pilotos é uma grande novidade de 2008

Escola tem toda a estrutura para formar novos pilotos para o Automobilismo Gaúcho.

Idealizada por Airton Diehl, um veterano das pistas, com o respaldo de uma instituição de ensino das mais sólidas, a Escola Gaucha de Pilotos vem para mudar o panorama do ensino da arte da pilotagem no estado.


Os cursos ministrados são os seguintes:
Curso de Piloto de Competição - Turismo
Curso de Piloto de Competição - Protótipo
Curso de Piloto de Competição - Fórmula
Direção Veicular Especial - Cursos Especiais
Proteção Executiva - Direção Segura
Direção Preventiva e Segurança Pessoal
Aperfeiçoamento de Direção a Grupos Específicos


Já o quadro de instrutores é fomado pelo próprio Airton Diehl, que ministrará as aulas de legislação e prática desportiva. Carlos Alberto Fornari, o Neco, ministrará aulas práticas e de acerto e setup de carros de competição. Jose Laênio Cardoso ministrará instruções de Mecânina e Eletrônica Embarcada. A parte teórica do curso é ministrada em Porto Alegre, no Colégio Kennedy, e a parte prática no Autódromo de Tarumã, utilizando carros de competição das diferentes categorias do automobilismo gaúcho.


Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.escolagauchadepilotos.com/ ou pelo telefone (51) 9324 6414, ou pelo email airton@escolagauchadepilotos.com.br

sábado, julho 26, 2008

O Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra chega a metade da temporada neste domingo

Com organização do Automóvel Clube de Telêmaco Borba e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), será disputada domingo (dia 27/7) a quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra. A prova será no Autódromo de Terra de Telêmaco Borba, cidade do Centro-Leste do Paraná e distante 245 quilômetros de Curitiba.

Tradicional competição do automobilismo paranaense, o Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra chega a sua metade, com equilíbrio em todas as categorias. A mais equilibrada é a categoria Marcas “B”, na qual os pilotos João Ademir Stabach e Wilson Kavilhuka dividem a liderança com 51 pontos cada um.

Depois de Telêmaco Borba, serão realizadas mais cinco etapas para que sejam conhecidos os campeões em todas as categorias. As demais etapas serão no dia 17 de agosto em São José dos Pinhais; 21 de setembro, Guarapuava; 19 de outubro, Ponta Grossa; 9 de novembro, Guarapuava; e 7 de dezembro, em São José dos Pinhais.

Veja como está a classificação do campeonato, após quatro etapas:

Categoria Fusca
1º) Valmir Marafon, com 58 pontos
2º) Saulo Marafon, 34
3º) Juliano Ferreira dos Anjos, 31
4º) Eduardo Augusto Souza, 29
5º) Nelson Schmidt, 25
6º) Rogerio Polatti Scuhli, 23
7º) César A. Bontorin Sobrinho, 21
8º) Henrique Staron, 19
9º) Angelo Gomes, 18
10º) Jobel Rodrigues Martins, 17
Eduardo Pietrovski, com 17 pontos

Categoria Fórmula Tubular
1º) Amauri Jesus Soares, com 81 pontos
2º) Robert Leandro Sohn, 71
3º) Luiz Santos Camargo, 70
4º) Rafael Bregenski Schuhli, 61
5º) Paulo Roberto Cardoso Lima, 48
6º) Adalberto Gastão Vosgerau, 47
7º) Elso Linari Molina, 40
8º) Júlio César Carvalho, 22
9º) Luiz Antonio Rossatto, 20
10º) Arthur Coletti, 18
Jaime José dos Santos, com 18 pontos

Categoria Super Fórmula Tubular
1º) Delcio Bertasso, com 84 pontos
2º) Rogério Duarte de Paula, 81
3º) André A. Paiva Golubkowcz, 62
4º) Genivaldo Cavalcante Senna, 59
5º) Thiago Silveira de Oliveira, 50
6º) Raijan César Mascarello, 48
7º) Alisson Marçal da Silva, 31
8º) Adriano Duarte de Paula, 16
9º) Marlucelis Soares, com 14 pontos

Categoria Novatos
1º) Hemerson Pampuch, com 53 pontos
2º) Roberto Bonato, 46
3º) Andrew Kruger, 36
4º) Paulo César Dal´Negro, 27
5º) Wilson Kavilhuka, 25
5º) Melquisedec Andriguetto, 25
6º) Willian Fabricio Zavaski, 20
7º) Luis Fernando Tatsch, 19
Lucas Bornemann, 19
9º) Marcelo Cordeiro, 18
10º) Cassiano Dias Gonçalves, com 16 pontos

Categoria Marcas “B”
1º) João Ademir Stabach, com 51
Wilson Kavilhuka, 51
3º) Marcelo Cordeiro, 38
4º) Henri Jose Bot, 28
5º) Helinson Pampuch, 26
6º) Jorgemar Elizeu Lorentz, 24
7º) Rafael Aires Wollinger, 22
8º) Edson Arantes Osório, 15
Erik Leandro Portela, 15
10º) Marcelo Rodrigo Tatsch, 13
Gustavo Peixoto Vaz, com 13 pontos

Categoria Marcas “A”
1º) Christiano Bornemann, com 55 pontos
2º) Raul Leandro Andretta, 43
3º) Carlos Alexandre Pereira Vaz, 38
4º) Gedson Gonçalves, 36
5º) Stive Augusto Tokarski, 32
6º) Luiz Ricardo Kavilhuka, 30
7º) Francisco Koga, 16
8º) Amauri Lisboa Júnior, 13
9º) Jean Eduardo Kovalski, 9
10º) Francesco Espósito, com 5 pontos

Texto:SDS

sexta-feira, julho 25, 2008

Pilotos das equipes VM Racing e PampuTerra vão a Telêmaco Borba participar da quinta etapa do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra

O amigo Angelo Gomes nos envia o press-release abaixo, trazendo informações sobre os pilotos das equipes VM Racing e PampuTerra, que participam ativamente do Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra. E tem novidade no calendário, com a inclusão da pista de Telêmaco Borba. Confira os detalhes no texto do Angelo.


Andrew Kruger ocupa o terceiro lugar na categoria Novatos do Campeonato Paranaense

Uma das novidades deste ano no Campeonato Paranaense de Velocidade na Terra é a inclusão da cidade de Telêmaco Borba no calendário. A 5º etapa do campeonato será disputada este fim de semana, dias 26 e 27 de julho, no autódromo da cidade, organizada pelo Automóvel Clube da cidade, que tem como presidente, o piloto Amauri Soares. E os pilotos das equipes VM Racing e PampuTerra se preparam para ter um bom desempenho nesta pista que será uma novidade para todos os pilotos.

Na equipe VM Racing, os pilotos Andrew Kruger (Gol 370) e Gedson Gonçalves (Gol 371) vivem situações parecidas dentro do campeonato. Andrew, que corre na categoria Novatos, é o terceiro colocado no campeonato e tem como meta terminar entre os três primeiros para melhorar ainda mais sua classificação no campeonato. Já Gedson é o quarto colocado na categoria Marcas A, dois pontos atrás do terceiro colocado e vem para esta etapa com boas expectativas de conquistar uma boa colocação na corrida e subir na tabela de pontos.

Na equipe PampuTerra, Hemerson Pampuch (Gol 06) é líder do campeonato e quer voltar de Telêmaco Borba nesta condição. Hemerson vem mostrando um excelente desempenho este ano. Com cinco corridas disputadas (quatro pelo paranaense e uma pelo metropolitano), Hemerson conquistou três vitórias e dois segundos lugares, um excelente retrospecto que motiva ainda mais o piloto. Seu irmão Helinson (Gol 09) vai para esta etapa em busca de recuperação no campeonato. Sem marcar pontos em duas etapas este ano, Helinso ocupa a quinta colocação no campeonato.


Outro ponto a se destacar é o apoio fiel da torcida das duas equipes. Seus integrantes se organizaram para acompanhar os pilotos até Telêmaco Borba, levando sempre uma ótima estrutura para acampar no autódromo. Tudo para apoiar seus pilotos a conquistarem os melhores resultados.

Os treinos livres e o treino classificatório serão no sábado, com as baterias de todas as categorias sendo disputadas durante todo o domingo.

A VM Racing tem patrocínio de Cronnus / Vipal, Maringá Soldas, Boiko Pneus, HS Hidrausistem, MV Gasket, Posto Consul, Gedex Corretora de Seguros, Bataiolli Retifica de Motores, JR Transportes e conta com apoio dos Amigos da VM Racing, Gabamar Auto Elétrica e Mabi Presentes & Papelaria.

Pamputerra tem o Patrocínio de Pedreira Nova Prata, Naciopetro Distribuidora de Petróleo, Konrad Curitiba, Casa do Caminhão Paranaguá-PR, Furlan, StockFer, Dibrape Peças Automotivas, Auto Cores Tintas e conta com apoio de Backwoods Studio Pub e Pampuch Pinturas Esportivas.

Texto e Foto: Angelo Gomes / Pontaracing.com.br

FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anuncia o calendário provisório de 2009 da MotoGP

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta sexta-feira (25/07) o calendário provisório para a temporada 2009 do Mundial de Motovelocidade. Assim como neste ano, estão previstas 18 provas, com uma alteração: a saída do GP da China, em Xangai, para a entrada de um novo circuito na Hungria.

Confira o calendário previsto para 2009:

Data GP Circuito
12/04 Catar - Doha/Losail*
26/04 Japão - Motegi
03/05 Espanha - Jerez de la Frontera
17/05 França - Le Mans
31/05 Itália - Mugello
14/06 Catalunha - Catalunha
27/06 Holanda - Assen**
05/07 EUA - Laguna Seca***
19/07 Alemanha - Sachsenring
26/07 Inglaterra - Donington Park
16/08 República Checa - Brno
30/08 Indianápolis - Indianápolis
13/09 São Marino - Misano
20/09 Hungria - Lake Balaton
04/10 Portugal - Estoril
18/10 Austrália - Phillip Island
25/10 Malásia - Sepang
08/11 Valência - Ricardo Tormo Valencia
* Corrida noturna
** Sábado
*** Apenas MotoGP

Fonte: Autoracing

quinta-feira, julho 24, 2008

Campeonato Mundial de Kart Indoor na Bélgica: Delegação brasileira embarca amanhã para a Europa


Largada da final do IKWC de 2007

RIO DE JANEIRO - Nessa sexta-feira a delegação que representará o nosso país no IV Campeonato Mundial de Kart Indoor 2008 - IKWC - embarca para a Europa. Dessa vez o Brasil terá a maior delegação já enviada a uma edição do IKWC, desde de que este foi criado em 2005. A delegação brasileira, composta por 30 pessoas (das quais 20 são pilotos, divididos em cinco equipes), competirá esse ano entre os dias 4 e 8 de agosto, na cidade de Kortrijk, na Bélgica.
Após desembarcar em Paris a delegação desfrutará de um final de semana de descanso, visitando os principais pontos turísticos da Cidade Luz.
A programação prevê que na segunda-feira os pilotos irão para a sede do mundial participar de treinos não-oficiais. Na quinta feira, dia 31 de julho, acontecerá um evento preliminar, que é a Copa do Mundo de Endurance (NATION´S CUP).
No dia 4 de agosto, segunda-feira, a competição começa para valer. Serão treinos livres e tomada de tempo para a formação do grid de largada das primeiras provas de terça-feira (5 de agosto). Nesse dia, então, cada piloto correrá duas baterias de trinta minutos. Na quarta-feira, dia 6, mais duas baterias de meia hora cada e na quinta, dia 7, as corridas classificatórias serão encerradas numa etapa única, com duração de uma hora.
Na sexta-feira, dia 8, será o dia da finalíssima nas duas categorias. Tanto a categoria Pesados, para pilotos acima de 90Kg, quanto na Leves, abaixo de 70kg, as baterias terão uma hora e meia de duração cada.
Retrospecto das participações do Brasil
O Brasil possui grande tradição internacional nessa modalidade esportiva, pois desde a primeira edição do IKWC fez uma bela figura. Em 2005 a equipe TOP KART do Brasil foi campeã mundial. No individual emplacou dois pilotos entre os três primeiros colocados: Thiago Costa foi vice campeão mundial e Pedro Washington, prejudicado pela quebra do kart, ficou em terceiro.
Em 2006 o título escapou por uma sucessão de eventos fortuitos desfavoráveis, mas a equipe TOP KART foi vice campeã mundial. Individualmente, o melhor resultado foi de Ed Cordeiro, com um quarto lugar no geral.
Já no ano passado tivemos um dos campeonatos mais disputados dos últimos anos. Foram quase 90 pilotos em confronto direto e os resultados foram definidos pela estreita margem de meio ponto, dado ao piloto que conferisse a volta mais rápida em sua classificatória, num total de 180 pontos disputados. O Brasil fez bonito, obtendo como resultado final duas equipes nas três primeiras posições, o título mundial individual e simplesmente 9 pilotos entre os 25 melhores do mundo.
Como será o campeonato
O peso dos pilotos é equalizado por um sistema de lastros, que dá a chance de um piloto correr em plenas condições de igualdade. Os karts são fornecidos pelo kartódromo local, que hospeda o campeonato; isso reduz brutalmente os custos de realização, tornando-o muito mais acessível a todos que queiram correr.
Como em cada corrida os karts são sorteados momentos antes dos pilotos entrarem na pista, somado ao fato do elevado nível técnico dos participantes, a competição é duríssima.
No entanto, nem por isso deixa de ter seus favoritos. É o caso dos brasileiros Rodrigo Faulhaber, atual campeão mundial, e Pedro Washington, atual número 2 do ranking. Temos também os austríacos Alex Gumpemberger, campeão em 2006, e Werner Truegler, campeão em 2005.
Esse ano, 120 pilotos estarão em confronto direto, divididos em iguais partes, em duas categorias, lastreados em 70kg e 90kg. Apesar da delegação brasileira viajar desfalcada dos pilotos Thiago Costa (4o no ranking) e Ed Cordeiro (número 9 do ranking), está revigorada por nomes da nova geração como Lucas Motta, de 16 anos, e Fábio Konrad, de apenas 15. Na categoria Pesados, os nomes de Poul Hornemann, Pablo Marlageon e Francisco Inglês são muito cotados. Além dos garotos e pilotos consagrados, temos na categoria leve o piloto Humberto Rubim e o campeão brasileiro de kart Luir Miranda.
As equipes brasileiras esse ano são:
EQUIPE: Topkart - BV
PILOTOS: Francisco Inglês, Leo Guedes, Slow Assis e Otacílio Oliveira.
EQUIPE Topkart - C&C
PILOTOS: Pedro Washington, Laerte Miranda, Luir Miranda e Lucas Motta.
EQUIPE: Topkart - Raceland - Granja Viana
PILOTOS: Pablo Marlageon, Beto Rossi, Carlos Nadaes e Renato Pinna.
EQUIPE Point Kart - Speed Racer
PILOTOS: Rodrigo Faulhaber, Fabio Konrad, Poul Hornemann e Otto Vannier.
EQUIPE: Point Kart - KR
PILOTOS: Alexandre Moriya, Wilson Oliveira, Humberto Rubin e Miguel Quartin.

Texto: Ed Cordeiro

O Autódromo de Tarumã recebeu, no último domingo, a quarta etapa da Copa Fusca

Uma das categorias presentes no Festival de Velocidade em Tarumã, que aconteceu no último fim de semana na pista de Viamão (RS), foi a Copa Fusca, realizando a quarta etapa do seu campeonato. E apesar do pequeno número de carros alinhados no grid - foram apenas dez carros -, não faltou emoção nas duas baterias disputadas pelos pilotos.

Bela disputa entre Moacir Fighera e Everson Melo na Copa Fusca

Na primeira bateria, o pole Adair Basei foi ultrapassado por Moacir Fighera e Everson Melo ainda no início da prova. A partir de então, o que se viu foi uma briga ferrenha dos dois pela liderança da prova e da categoria A do campeonato. Ao final das 15 voltas, Everson Melo conquistou a vitória, abrindo mais de 14s para Moacir Fighera. Na categoria B deu Jair Regio, seguido pelo pole da prova, Adair Basei e Daniel Oliveira.
A primeira bateria terminou assim:
Pos Carro Piloto Categoria
1) 26 - Everson Melo - A
2) 8 - Moacir Fighera - A
3) 27 - Jair Régio - B
4) 3 - Juarez Paim - A
5) 54 - Adair Basei - B
6) 42 - Daniel Oliveira - B
7) 12 - Carlos Guizzo - B
8) 0 - Joel Iuchno - A
9) 10 - Adão Pinto - A
O piloto Norberto Correa, do Fusca 13 (cat B), foi desclassificado da prova, ao não cumprir penalização imposta pela direção de prova.

Se a primeira bateria aconteceu com piso úmido e um trilho seco já em formação, a segunda prova da Copa Fusca, a última corrida do domingo, foi com pista molhada, uma dificuldade a mais. E o público que permaneceu em Tarumã pôde acompanhar uma disputa sensacional entre três pilotos: Moacir Fighera, Joel Iuchno e Everson Melo. Após 14 voltas, Fighera recebeu a bandeira quadriculada apenas 0.199s a frente de Iuchno, e 0.452s de Everson Melo. Na categoria B, nova vitória de Jair Regio, seguido por Adair Basei e Norberto Correa.

A segunda bateria terminou assim:
Pos Carro Piloto Categoria
1) 8 - Moacir Fighera - A
2) 0 - Joel Iuchno - A
3) 26 - Everson Melo - A
4) 27 - Jair Régio - B
5) 54 - Adair Basei - B
6) 13 - Norberto Correa - B
7) 10 - Adão Pinto - A
8) 3 - Juarez Paim - A
9) 12 - Carlos Guizzo - B
10) 42 - Daniel Oliveira - B

Na soma dos tempos das duas baterias, a etapa terminou assim:
Pos Carro Piloto Categoria Equipe
1) 26 - Everson Melo - A - Chevycar/ Só Pizzas/ Mecânica Melo
2) 8 - Moacir Fighera - A - Arroz Fighera/ Kobber/ CRVA 258
3) 27 - Jair Régio - B - Natural Gás/ Translix
4) 54 - Adair Basei - B - Carolina/ Basei Transportes
5) 3 - Juarez Paim - A - Baita Cão/ Corpo Nú
6) 42 - Daniel Oliveira - B - Translix
7) 12 - Carlos Guizzo - B - Jancar/ Maziero
8) 0 - Joel Iuchno - A -
9) 13 - Norberto Correa - B - Premio Car
10) 10 - Adão Pinto - A -

quarta-feira, julho 23, 2008

O piloto Ed Cordeiro testa o exclusivo Lobini em Interlagos

O piloto Ed Cordeiro fez um "test drive" com um dos mais exclusivos carros esportivos fabricados no Brasil, o LOBINI. A avaliação foi nesse mês de julho, na pista do autódromo de Interlagos, num dos intervalos da 4a etapa do campeonato GT3 Brasil.


Foto: Carro durante o teste em Interlagos

Ed Cordeiro exigiu bastante do carro e dá sua opinião: "Trata-se de um carro rápido para quem quer algo mais pois não é um carro para quem dirige, e sim para quem pilota. Seu ótimo conjunto de pneus, suspensão e pouco peso são empurrados pelos 180 cavalos de potência do motor 1.8 turbo - o mesmo do Golf e Audi - e tração traseira. Com isso o carro exige habilidade e equilíbrio para dirigi-lo no limite. Isso torna-o muito divertido ! Pode ao mesmo tempo ser um carro de rua para levá-lo tranqüilamente ao trabalho no dia a dia, mas também permite fazer curvas com derrapagens controladas e aceleração esportiva".

As impressões de Ed são explicadas pelo fato do LOBINI não ter controle de tração e monitoramento de estabilidade. A alma do carro é de carro de corrida, mas a embalagem é de carro de rua. O acabamento interno é requintado, tem painel completo mas sem excessos e, apesar do apelo esportivo, é bem silencioso.


Foto: Estilo esportivo com requinte

O gerente de marketing da empresa Maurício Dias explica melhor: "O veículo é uma alternativa ao público que gosta de carros esportivos pois oferece ótima relação custo\ benefício, impõe estilo requintado, exclusividade, desempenho e segurança. O preço com todos os dispositivos chega a R$ 170 mil. Queremos mostrar ao mercado um esportivo genuinamente brasileiro mas com todas as nuances de um esportivo importado como o Lotus Elisée, Ferrari ou Lamborghini. A grande novidade para o ano que vem é o projeto de levar o LOBINI para as pistas num campeonato monomarca. Nós fornecemos o carro, a infra-estrutura e o piloto corre com todo o aparato. "


foto: Design da traseira do LOBINI

No circuito de Interlagos o LOBINI alcançou a velocidade máxima de 175 km/h no final da reta dos boxes, com uma ótima aceleração a partir do trecho logo após a curva da junção, em plena subida. No final da reta oposta, quando atingimos um pouco mais, 180 km/h, o carro freou com tranqüilidade quando solicitado a 100 metros da entrada da curva do Lago e com segurança a contornou em 3a marcha usando meio curso do acelerador.

O motor tem posicionamento entre eixos e o comportamento do carro é neutro com tendência sobresterçante. Essa tendência se apresenta quando se carrega um pouco mais de velocidade para dentro da curva ou se pressiona um pouco mais o acelerador com o volante virado. O carro testado tinha câmbio de 5 marchas em "H" com embreagem tradicional. Os encaixes eram precisos e suaves nas 4 primeiras marchas e um pouco mais dura quando se colocava a 5a, mas sem comprometer a dirigibilidade.

O cinto de segurança é o mesmo de competição, completando todo estilo do carro. Em nenhum momento do teste o carro apresentou fadiga nos freios e mesmo conduzido esportivamente a temperatura do motor se manteve normal.

Foto: Ed Cordeiro depois do teste


Vídeos sobre o carro:




Texto e fotos: Ed Cordeiro

terça-feira, julho 22, 2008

APPA/RS divulga vídeo com o forte acidente na etapa do Marcas & Pilotos RS

A APPA/RS acaba de divulgar em seu site o vídeo produzido pela Inline Produtora com a forte batida do Gol 40, pilotado por Márcio Nehrke, na entrada da reta de Tarumã, durante a realização da segunda bateria do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos.

Confira aí abaixo:


Confira os resultados do Festival Brasileiro de Kart

Foi com clima de grande confraternização e disputa saudável entre pilotos de todo o país que o Festival Brasileiro de Kart teve a sua quarta edição encerrada no último fim de semana no Kartódromo de Interlagos, na capital paulista. Equipes e pilotos de diversos estados se reuniram na mais tradicional pista de kart do Brasil durante toda a semana, medindo forças dentro da pista e formando ou reforçando amizades fora dela.

“Tivemos aqui uma grande festa para organizadores, pilotos, equipes e público. Recebemos pilotos de todo o país e essa grande confraternização é a grande vitória no saldo final”, analisou Silvio Novembre, idealizador e promotor do Festival Brasileiro de Kart.

Disputado em três dias entre treinos livres, tomadas de tempo e provas, o Festival teve na tarde do último sábado as suas corridas decisivas. Em formato de baterias eliminatórias e final, a competição conheceu seus vencedores somente na última prova, que valia como resultado final do campeonato.

Confira os resultados de cada categoria no 4º Festival Brasileiro de Kart:
CADETE
1 Carlos Cunha Filho (SP)
2 Bruno Guidetti (SP)
3 Breno dos Santos (SP)
4 Giuliano Furcolin (SP)
5 Vinícius Paparelli (SP)

F-4 PRO
1 Aldo Perri (SP)
2 Danilo Siqueira (SP)
3 João Alexandre (SP)
4 André Lebl (SP)
5 Gregório Cerveira (SP)
6 Diego Lozov (SP)
7 Elizeu Xavier Jr. (SP)
8 Leonardo Maronezi (SP)
9 Rafael Azrak (SP)
10 Paulo Breim (SP)

125cc SPRINT/ SÊNIOR
Sprint
1 Renan Gama (SP)
2 Ricardo Sargo (SP)
3 Vinícius Serafim (SP)

Sênior
1 Maique Paparelli (SP)
2 André Lebl (SP)

RD 135 SPRINT/ SÊNIOR
Sprint
1 Thiago Joal (SP)
2 William Hoepers (MG)
3 Rodrigo Schneider (SC)
4 Hedrayka Cordeiro (PR)
5 Cláudio Roda (SP)
6 Fernando Fuzetti (PR)

Sênior
1 Alessandro Almeida (SP)

RD 135 MASTER
1 Célio Lima (SE)
2 Aristides Lima (SP)
3 Marcos Bastos (SE)
4 Dagnor Schmeider (SC)
5 Nilton Roza (SE)
6 Carlos Marcelino (SP)
7 Paulo Rosa (SP)
8 Marcelo Romano (SP)

BILAND KGP/ KGPS
KGP
1 Alberto Cattucci (SP)
2 Ricardo Delgallo (SP)
3 Dieckle Baker (ES)

KGPS
1 Marcelo Cascão (RJ)
2 Alex Grigoletto (SP)
3 Paulo Breim (SP)
4 Marco Diez (SP)
5 Christiano Matheis (RJ)

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante

A íntegra da matéria está aqui, no site Kart Gaúcho.

segunda-feira, julho 21, 2008

Disputa acirrada na etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos

Esse texto do Erlon Radl, publicado no site da APPA/RS, traduz o que se passou neste domingo durante a etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos, que teve a vitória da dupla Daniel Seolino e Luiz Moroni (Claro Celular / Rada Telefonina), a bordo do Corsa 01.
Inesquecível. Talvez esta seja a melhor palavra para definir o resumo das duas baterias do Marcas & Pilotos disputadas neste domingo. Com um grid de 39 carros alinhados na reta do Autódromo Internacional de Tarumã (a dupla Eduardo Fagundes/ Paulo Rotta teve o motor de seu Fiat Uno quebrado durante o warmup e não largou) a festa estava armada. Um bom publico desafiou o frio e a chuva que caía de forma intermitente sobre Tarumã e presenciou talvez a maior exibição de perícia dos últimos 15 anos no Campeonato Gaúcho.

Na primeira bateria, Pierre Ventura (VW Gol 10) partindo da pole position passou a sofrer a pressão de Luiz Moroni (Chevrolet Corsa 01) que por sua vez era pressionado por Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44) e João Araújo (Chevrolet Celta 00). No segundo pelotão vinham Alexandre Buneder (Chevrolet Corsa 54), Analino “Choka” Sirtuli (VW Gol 08), Felipe Kaki Andrade (Fiat Uno 14) e Paulinho dos Santos (Chevrolet Celta 53). Na ponta, Ribeiro supera Moroni e parte para o ataque a Pierre Ventura, que resiste bravamente. João Araújo se choca com Moroni no contorno da curva 1 e assume o terceiro posto. Moroni cai para o 4o posto e mantém a posição sendo pressionado por Paulinho dos Santos. A 6 voltas do final, Luiz Carlos Ribeiro supera Pierre Ventura e assume a ponta, em seguida, Pierre Ventura abandona a prova com o cambio de seu Gol quebrado, facilitando a vitória na geral de Luiz Carlos Ribeiro. Alexandre Buneder abandonou com o motor de seu Corsa quebrado, acontecendo ainda um pequeno inicio de incêndio facilmente controlado pelo piloto. Na classe B ainda destaque para Cleber Vieira (VW Gol 40) que se manteve sempre entre os primeiros colocados. Uma disputa que ergueu a todos foi entre Wilson Jr. (Chevrolet Corsa 11), Luciano Mallmann Cardoso (VW Gol 21), Christian Mathuzalen (Chevrolet Corsa 7), Leandro Galdino (VW Pólo 51), Guga Gama (Corsa 47) Gustavo Frey ((VW Gol 2), Roger Sandoval (VW Gol 20), Laenio Jr (VW Gol 23) e Alex Mottolla (Chevrolet Corsa 36) que chegaram praticamente juntos na linha de chegada.

A segunda bateria reservava ainda mais emoções. A chuva que caiu de forma intensa no final da prova da Endurance transformou a pista de Tarumã em uma mistura de água, óleo e restos de pneus. Sob um piso escorregadio, o show foi de João Cardoso Jr., o Machão, (Gol 10) que largando das últimas posições iniciou uma recuperação surpreendente, a ponto de com poucas voltas estar ocupando o primeiro posto. Luiz Carlos Ribeiro, permanecia no segundo posto, após ter sido superado por Wilson Pinheiro (Celta 00), porém o motor de Wilson Pinheiro quebrou em seguida forçando o piloto a abandonar a prova. Em seqüência, apareciam Analino Sirtuli, Paulinho dos Santos, Daniel Seolino, Rafael Mocelin (Uno 14), Dalmo Carneiro (Uno 38), Luciano Mallmann, Christian Mathuzalen, Roger Sandoval e o surpreendente “Vovô Voador” Urbano da Silva, que largou da ultima posição com seu Corsa 54. A prova se encaminhando para o final ainda reservava surpresas. O Chevrolet Corsa 43 de Rafael Biancini rodou na curva do Laço e ficou sobre a pista, vários pilotos desviaram, porém Luiz Carlos Ribeiro não conseguiu evitar o choque. Ambos os carros ficaram destruídos e os pilotos nada sofreram. Após o susto, a prova ainda reservou mais emoções, Marcio Nehrke (Gol 40) em plena reta dos boxes e a poucos metros da bandeirada final acabou se tocando com outro carro e se chocou com o muro, capotando várias vezes. O VW Gol do piloto ficou completamente destruído e a violência do impacto assustou a todos que estavam no autódromo, felizmente o piloto não sofreu nenhum ferimento.

Por classes, o resultado final foi o seguinte: Classe A: Daniel Seolino/ Luiz Clemente Moroni. Classe B: Luciano Mallmann e Estreantes & Novatos: Ed Azevedo.

O Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos é uma realização da APPA/RS com supervisão da FGA e apoio do ACRGS e AGA. O patrocínio exclusivo é de Hoff/ Kumho Tires.
A matéria completa do Erlon Radl, inclusive com fotos, está aqui.

domingo, julho 20, 2008

Definido o grid para a etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance: MCR 46 é pole!



O MCR 46 do trio João Santanna, Vítor Genz e Luciano Mottin marcou o melhor tempo no treino classificatório, hoje a tarde, para a prova 2 Horas de Tarumã, válida como etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance.

O início da tomada de tempo coincidiu com a chegada da chuva sobre o Autódromo de Tarumã, uma chuva fraca, que deixou a pista apenas úmida (e não molhada), o que dificultou ainda mais o trabalho das equipes e pilotos.

Confira o grid de largada para amanhã:

Pos Num Pilotos Equipe Carro Categoria Tempo
1) 46 Joao Santanna/ Vitor Genz/ Luciano Mottin –Latina Diadora – MCR Turbo - I - 1:06.100
2) 5 Geciel Andrade – Noko/ Hoff/ Kumho Tires – MCR Tubarão - I - 1:07.023
3) 4 Paulo Bertuol/ Felipe Bertuol/Darci Marini – Meber – Spyder Opel - II - 1:09.547
4) 15 Fábio Sotto Mayor – Eurobike – Porsche 996 - I - 1:10.160
5) 19 Paulo Rossi/ Fernando Mello – Auto Machine/ Infrarace/ Turossi – Spyder Opel - I - 1:11.549
6) 48 Felipe Toledo/ Sidney Toigo/ Alexandro Rosa – Claro – MCR - III - 1:11.895
7) 2 Felipe Roso – Metasa – Tango BMW - III - 1:11.959
8) 6 Eduardo Heinen/ Herberto Heinen – Vidroforte – Chevrolet S10 - I - 1:12.230
9) 43 Luiz Costa/ Guaracy Costa – Auto Far/ Plasti Fibra – MCR - III - 1:12.676
10) 0 Celso Ponsoni – Dimaci – Spyder - III - 1:13.122
11) 98 Ricardo Dileone/ Fabiano Baretta/ Rodnei Tardivo – DiLeone – Voyage - IV - 1:16.558
12) 70 George Frey – Balas Berbau – Celta - IV - 1:18.503
13) 45 Isa Diehl/ Luciano Malmann/ Airton Diehl – Ulbra Ensino a Distância/ EAD/ M3/ Escola Gaúcha de Pilotos - IV - 1:19.242
14) 76 Davi Hilgert/ Julio Zuchetti – Up Sound/ CZ/ Ches do Nelson/ Buffet do Beto – Corsa - IV - 1:20.011
15) 88 Juares Terres/ Ricardo Terres – Tintas Renner/ Via Terres/ Pelé Pneus – Gol - 1:20.361

16) 54 Pedro Ávila – CR Die Mentz/ Manchester/ Banco do Brasil - IV - 1:22.767
17) 64 Anderson Toso – Konrad Sul – Chevrolet S10 - I - s/tempo
18) 9 Guga Gama/ Danilo Moraes – Guga Transportes – Voyage - IV - s/tempo
19) 22 Alexandre Biazus/ Angelo Belló – Benoit/ Guerra/ Surdicar – Voyage - IV - s/tempo
20) 55 Wagner dos Santos – Freecar - Chevette - IV - s/tempo




Os irmãos Luiz e Guaracy Costa (Auto Far / Plasti Fibra) fizeram o terceiro tempo na categoria III, a bordo do MCR de numeral 43.

A prova 2 Horas de Tarumã está marcada para este domingo, a partir das 13hs, com abertura de box programada para 12h45min.

sábado, julho 19, 2008

O piloto Adair Basei é pole para a etapa de domingo na Copa Fusca


No Treino Classificatório que aconteceu hoje a tarde em Tarumã, o piloto do Fusca 54, Adair Basei, cravou a pole da categoria, com o tempo de 1:26.831.

Veja como ficou o grid de largada para amanhã:

Pos Num Piloto Categoria Tempo

1) 54 Adair Basei - B - 1:26.831
2) 26 Everson Melo - A - 1:27.901
3) 10 Adão Pinto - A - 1:27.996
4) 8 Moacir Fighera - A - 1:28.183
5) 0 Joel Iuchno - A - 1:29.097
6) 3 Juarez Paim - A - 1:29.673
7) 13 Norberto Correa - B - 1:30.208
8) 25 Diego Lanfredi - A - 1:30.241
9) 27 Jair Regio - B - 1:32.122
10) 12 Carlos Guizzo - B - 1:33.069
11) 42 Daniel Oliveira - B - 1:34.579

A primeira bateria da Copa Fusca terá início às 11hs da manhã deste domingo.

Pick-Ups fazem estréia no Campeonato Gaúcho de Endurance


Algumas das caminhonetes que até ano passado alinhavam no grid do Brasileiro de Pick-Up Racing e ficaram sem asfalto para pisar (devido ao uso, a partir dessa temporada, dos chassis tubulares e bolhas naquele certame), deverão estrear na etapa de domingo do Campeonato Gaúcho de Endurance.

Hoje já era possível enxergá-las pelos boxes de Tarumã.

Com a chegada das pick-ups, o grid previsto para a etapa do Endurance deve chegar próximo aos 30 carros. Grid que tem outra estréia muito comentada: a do Porsche 996 GT3, do piloto Fábio Sotto-Mayor. Mas isso é assunto para outro post...

Foto: APPA/RS

sexta-feira, julho 18, 2008

Grid do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos poderá passar de 40 carros

Desde a retomada desse tradicional certame do automobilismo gaúcho, o Marcas & Pilotos não pára de crescer e despertar o interesse de muitas equipes e pilotos. A temporada 2008, que já havia iniciado com um bom número de participantes, mostra um aumento em seu grid a cada nova etapa.

E nos treinos livres de hoje, válidos para a quarta etapa do campeonato, que acontecerá no domingo em Tarumã, o número de carros surpreendeu uma vez mais: foram mais de 40 carros! Somente para o Gaúcho de Marcas & Pilotos - porque ao todo, juntando-se as 5 categorias que estarão na pista de Viamão durante o fim de semana, o número de carros poderá passar de 100.

Motivo de festa para os organizadores do evento, que tornam a categoria uma das maiores do Brasil, e parâmetro para o Brasileiro de Marcas & Pilotos.

Amanhã e domingo, a Waf Racing acompanhará toda a movimentação em Tarumã, procurando trazer mais informações aos leitores desse espaço.

quinta-feira, julho 17, 2008

Equipe PampuTerra vence na categoria Novatos e lidera o Metropolitano de velocidade na terra


Com a vitória na terceira etapa, Hemerson Pampuch lidera o campeonato

Realizada neste último fim de semana, dias 12 e 13 de julho, na cidade de São José dos Pinhais – PR, a terceira etapa do Campeonato Metropolitano de Velocidade na Terra foi mais uma etapa para ficar na memória de quem esteve presente. Tempo bom, muitos carros no grid e várias disputas em todas as categorias. E como sempre os pilotos das equipes VM Racing e PampuTerra tiveram um destaque especial, principalmente na categoria Novatos.

Hemerson Pampuch, piloto da PampuTerra que chegava a esta etapa dividindo a liderança da categoria Novatos com Roberto Bonato, venceu e se isolou na liderança do campeonato. Hemerson largou na pole e liderou boa parte da bateria, caindo para segundo lugar por apenas algumas voltas, mas recuperando logo em seguida a liderança da prova. Com esta vitória, somado aos dois segundo lugares já conquistados, Hemerson é líder com trinta e um pontos, dez a mais que o segundo colocado.
Andrew Kruger, que também corre na Novatos, pela equipe VM Racing, fez uma prova constante. Chegou a andar entre os três primeiros colocados mas recebeu a bandeirada na quarta colocação. Com os pontos conquistados, Andrew aparece na quinta colocação na tabela de pontos.

Já Helinson Pampuch, piloto da PampuTerra que disputa a categoria Marcas B não teve um fim de semana feliz. Mesmo fazendo um bom inicio de prova, Helinson foi obrigado a abandonar com problemas mecânicos no seu Gol 09.

E o mesmo problema afetou o piloto Gedson Gonçalves, que corre com o Gol 371 na categoria Marcas A. Gedson procurava iniciar uma recuperação no campeonato, mas seu carro apresentou problemas logo no início da bateria, forçando ele a deixar a pista.

A próxima etapa do Metropolitano está marcada para os dias 17 de agosto, em São José dos Pinhais – PR, mas antes disso, os pilotos já se preparam para nos dias 26 e 27 de julho disputarem a 5º etapa do Paranaense de Velocidade na Terra, na cidade de Telemaco Borba – PR.

A VM Racing tem patrocínio de Cronnus / Vipal, Maringá Soldas, Boiko Pneus, HS Hidrausistem, MV Gasket, Posto Consul, Gedex Corretora de Seguros, Bataiolli Retifica de Motores, JR Transportes e conta com apoio dos Amigos da VM Racing, Gabamar Auto Elétrica e Mabi Presentes & Papelaria.

Pamputerra tem o Patrocínio de Pedreira Nova Prata, Naciopetro Distribuidora de Petróleo, Konrad Curitiba, Casa do Caminhão Paranaguá-PR, Furlan, StockFer, Dibrape Peças Automotivas, Auto Cores Tintas e conta com apoio de Backwoods Studio Pub e Pampuch Pinturas Esportivas.

Para mais informações, fotos e videos, acesse o site da equipe
www.vmracing.com.br ou www.pontaracing.com.br.

Texto e Foto: Angelo Gomes / Pontaracing.com.br

quarta-feira, julho 16, 2008

Festival de Velocidade em Tarumã: saiu a programação do fim de semana.

ACRGS e APPA/RS divulgaram hoje a programação do Festival de Velocidade de Tarumã, evento que reunirá equipes e pilotos de cinco categorias no próximo fim de semana (Fórmula Classic RS, Copa Fusca, Fórmula 1.6, Gaúcho de Endurance e Gaúcho de Marcas & Pilotos).

A sexta-feira será de treinos livres na pista localizada em Viamão (RS), tendo em vista o volume de atividades e reduzido tempo de treinos no sábado.

Anote aí a programação:

Sábado – 19/07/2008

Treinos
08:00hs às 08:30hs Classic
08:30hs às 09:00hs Fórmula 1.6
09:00hs às 10:00hs Marcas e Pilotos / Fusca / Endurance
10:00hs às 10:30hs Fórmula 1.6
10:30hs às 11:30hs Marcas e Pilotos / Fusca / Endurance
11:30hs às 12:00hs Fórmula 1.6
13:00hs às 13:30hs Endurance
13:30hs às 14:00hs Fórmula 1.6
14:00hs às 14:20hs Marcas e Pilotos / Fusca
14:20hs às 14:40hs Endurance
14:40hs às 15:00hs Marcas e Pilotos / Fusca
16:40hs às 17:00hs Marcas e Pilotos

Provas
1ª Bateria – Fórmula Classic - Duração 15 minutos - 15:00hs Abertura de Box
2ª Bateria – Fórmula Classic - Duração 15 minutos - 17:00hs Abertura de Box

Vistoria e Abastecimento
14:45hs às 15:30hs Fórmula 1.6
15:30hs às 16:15hs Fusca

Treino Classificatório
12:40hs às 13:00hs Fórmula Classic
15:35hs Endurance Turismo
16:00hs Endurance Prototipos
16:20hs Fórmula 1.6
16:40hs Fusca

Domingo: 20 de julho

Vistoria e Abastecimento
08:00hs às 09:15hs Marcas e Pilotos
09:15hs às 10:00hs Fórmula 1.6
10:00hs às 10:30hs Fusca

Warn Up
08:30hs às 09:10hs Endurance

Briefing
Fórmula 1.6 e Fusca
Marcas e Pilotos

Treino Classificatório
09:15hs Marcas e Pilotos (Duração 20min. + Top Dez 10min)

1ª Bateria – Fórmula 1.6 - Duração 20 minutos
10:10hs Abertura de Box
10:15hs Fechamento de Box
10:20hs Largada

1ª Bateria – Copa Fusca - Duração 20 minutos
11:00hs Abertura de Box
11:10hs Fechamento de Box
11:20hs Largada

1ª Bateria - Marcas e Pilotos - Duração 25 minutos
11:50hs Abertura de Box
11:55hs Fechamento de Box
12:00hs Largada

Endurance - Duração 2 horas
12:45hs Abertura de Box
12:55hs Fechamento de Box
13:00hs Largada

2ª Bateria – Marcas e Pilotos - Duração 25 minutos
15:05hs Abertura de Box
15:10hs Fechamento de Box
15:15hs Largada

2ª Bateria - Fórmula 1.6 - Duração 20 minutos
15:45hs Abertura de Box
15:55hs Fechamento de Box
16:00hs Largada

2ª Bateria - Copa Fusca - 20 minutos
16:40hs Abertura de Box
16:45hs Fechamento de Box
16:50hs Largada

Fonte: ACRGS/ APPA-RS

Como chegar no Velopark ?

Muitas pessoas nos pedem informações de como chegar no Velopark, para facilitar vamos colocar um link do Google Maps, dessa forma, basta usar as cetas no canto superior esquerdo para ir se localizando e traçar as rotas.


Exibir mapa ampliado

Em breve outras localizações de autódromos.

terça-feira, julho 15, 2008

Vídeo - Ayrton Senna em Tarumã

Dica de vídeo enviada pelo amigo Maurobala - trata-se de uma curta matéria do Globo Esporte a respeito do título pan-americano de kart conquistado por Ayrton Senna no Kartódromo de Tarumã, em 1982.

Quanto custa um banco no grid do Marcas & Pilotos RS?

Eduardo Tomedi, do site Curva 1, publicou uma boa matéria com informações a respeito dos custos para um piloto participar de uma etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos. Confira, aí abaixo, a reprodução da matéria:

Algumas equipe do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos possuem carros para alugar, veja abaixo as ofertas e contate os times:

Equipe: Venezza HotHod
Carro: GM Corsa
Categoria: A,B ou Estreantes
Valor: não informado
Contato: 51 9952 4609 com Leandro

====

Equipe: Autoracing
Carro: VW Gol
Categoria: Estreantes
Valor: R$ 1,500,00 (sem combustível, inscrição e pneus)
Contato: 51 8405 4685 com João Cardoso Jr


===

Equipe: Fast Racing
Carro: GM Celta
Categoria: Estreantes
Valor: não informado
Contato: 51 9937 5746 com Fabiano Cardoso


Complementando as informações da matéria do site Curva 1, a Waf Racing entrou em contato com algumas outras equipes que também possuem carros para alugar. O custo do carro e assistência na pista ficou entre dois e três mil reais.
Além desse gasto, o piloto tem a despesa com inscrição, mais dois pneus novos e combustível para treinos e baterias. A inscrição custa entre R$ 300,00 e R$ 675,00 , conforme divulgamos anteriormente.

Ed Cordeiro entrevista os pilotos da GT3 Brasil Ricardo Rosset e Walter Salles Jr



Durante uma sessão de treinos fechados no Autódromo de Jacarepaguá (RJ), que aconteceu na primeira semana de julho, visando a 4a rodada da GT3 Brasil, realizada em Interlagos (SP) no último fim de semana, o amigo Ed Cordeiro entrevistou Ricardo Rosset e Walter Salles Jr, da equipe GT Racing, capitaneada pelo experiente preparador e piloto Wilton Neto, bicampeão carioca de automobilismo.


RICARDO ROSSET


O paulistano Ricardo Rosset mostrou interesse tardio pelo automobilismo, mas mesmo assim conseguiu alcançar a categoria máxima do automobilismo monoposto, a Fórmula 1. Infelizmente Ricardo não pode mostrar seu pleno potencial, em grande parte graças ao vínculo com equipes pouco expressivas e talvez um pouco pelo clima de exagerada cobrança dentro da categoria. É bom lembrar que antes de chegar na Fórmula 1, Ricardo teve participações na Fórmula 3 e Fórmula 3000 Internacional, onde, logo na prova de estréia, Ricardo fez a pole, a melhor volta e obteve a vitória da corrida. Fechou o campeonato como vice-campeão.


Apesar da sua experiência de muitos anos no automobilismo, Ricardo afastou-se da pista por longos 9 anos e dedicou-se mais aos negócios. Como a GT3 Brasil cresceu e mostrou uma interessante combinação de organização, competitividade e atratividade, Ricardo interessou-se por voltar às pistas e, junto com Walter Salles Jr, formaram uma dupla a altura de desafiar os campeões de 2007, Xandy Negrão e Andreas Mattheis, atuais líderes pela margem mínima de 6 pontos.


Ed: O que pode ser melhorado no carro para a próxima etapa?

RICARDO: Esperamos melhorar um pouquinho a estabilidade do carro com ajustes de amortecedor e equilibrar o carro, porque estamos correndo com acréscimo de 30 kg no peso. Apesar do carro ser rápido, precisamos equilibrar o carro, porque estava com uma ligeira tendência a empurrar a frente quando pressionávamos o acelerador na saída de algumas curvas.


Ed: Pelos resultados obtidos pelo seu carro e, posteriormente, pelo carro da dupla Negrão / Mattheis, você acha que o modelo GT40 pode receber novos modelos adversários, como o Aston Martin, o Corvette e a Maserati, ou ainda modelos já existentes, modificados, que equilibre a categoria?

RICARDO: A tendência é ficar tudo mais ou menos parecido, pois lá na Europa a categoria já está assim. Alguns carros, que lá fora ganham campeonatos, aqui ainda não encontraram seu melhor acerto, mas isso é questão de tempo e trabalho. Os demais modelos ainda não chegaram porque ainda estão sendo estabelecidas preferências e afinidades pela experiência de cada um no acerto dos carros. Dos já existentes cito os Porsches com grande potencial, mas ainda não desenvolveram tudo que podem, com isso virão pra frente. O mesmo acontecerá com os Ferraris.


Ed: Mais um grande piloto chegou à categoria. Como você encara a chegada de Nelson Piquet?

RICARDO: Quem foi rei nunca perde a majestade. Não é assim? Acredito que ele vai nos dar trabalho (risos). Eu vejo por mim, depois de 9 anos fora de atividade, ao sentar no carro a coisa começa a voltar. Ele vai voltar rápido. E, claro, a categoria inteira ganha com a chegada de mais um piloto de renome, pois gera atratividade a mais para o espetáculo.


Ed: Como você compararia o estágio atual da categoria no Brasil com o que se faz na Europa com a FIA GT?

RICARDO: Minha primeira experiência com carro de turismo numa temporada foi essa. Nunca havia feito outra antes. Claro que a gente faz um contato ou outro, como foi o caso da Porsche Cup em 97. Achei o carro macio pra mim na época, pois meu comparativo era um carro muito duro como um fórmula, mas achei interessante. Acho muito bom o Ford GT, é um carro bem divertido. É um prazer guiá-lo.

WALTER SALLES Jr


O carioca Walter Salles Jr é um cineasta consagrado, que sempre viveu de perto o automobilismo, dentro e fora das pistas. O Diretor do filme "Central do Brasil" lembra-se dos muitos momentos vividos no esporte, dos quais pontua os torneios de kart nos quais enfrentou nomes como Andreas Mattheis e Chico Serra.

Guarda com muito carinho na memória os momentos de aventura em que, ainda garoto, viajou para ficar debruçado na mureta da pista, assistindo corridas de carros de turismo dirigidos por nomes como Emerson Fittipaldi, seu irmão Wilson e José Carlos "Moco" Pace, bem antes deles chegarem ao cenário máximo do automobilismo internacional, quando ainda dirigiam Karmann Guia Dacon, VW com dois motores e Fitti Porsche.

Num desses momentos, Walter Salles e Ed Cordeiro, que colheu esse depoimento, dividem as recordações das primeiras transmissões da Fórmula 1. "A gente acordava no domingo bem cedo, assistia um pouco o programa Concertos para Juventude, depois Santa Missa em seu Lar e, então, vinha a corrida de Fórmula 1", lembram rindo.

Ed: Sendo o automobilismo uma paixão tão antiga e um cineasta por profissão, porque você ainda não fez um filme sobre automobilismo?

WALTER SALLES Jr: Tem razão, mas acho muito difícil ir adiante do que já foi feito até agora. Cito dois exemplos disso. O primeiro é "Grand Prix" (J. Frankenheimer, 1966) e o segundo "As 24 horas de Le Mans" (com Steve Mcqueen, 1971). Esses filmes foram produzidos em condições únicas. Receberam todo suporte dos organizadores das corridas e dos pilotos e foram numa época em que não havia transmissão via satélite das corridas, como vemos hoje em dia. Tudo resultou numa oportunidade na qual os espectadores poderiam sentir toda emoção e adrenalina de uma corrida naquela época.


Ed: É verdade. Inclusive o filme mostrava cenas em que pilotos morriam, apareciam sangrando e isso foi criticado na época porque consideraram um exagero.

WALTER SALLES Jr: É verdade. Uma vez conversando com o Emerson (Fittipaldi), ele falou que no início da temporada todos os pilotos tiravam uma foto e, no final da temporada, um ou mais deles não estaria mais vivo. Morria um ou dois pilotos por ano. Havia muito amadorismo na época e a falta de socorro adequado foi responsável por algumas vidas perdidas. Lembramos todos do desespero de um piloto, Tom Price, em salvar a vida de outro dentro de um carro em chamas. Acho difícil superar essas obras.


Ed: Mas há tantas histórias interessantes...

WALTER SALLES Jr: É verdade, numa dessas oportunidades em 1994, em parceria com um amigo, Francisco Pinto, tivemos a idéia de filmar a primeira temporada de Ayrton Senna na equipe Williams de F-1. Chegamos a conversar com o Ayrton sobre isso, fomos buscar recursos para isso, mas o Bernie Eclestone vetou o projeto. Na época ficamos desapontados, mas depois agradecemos a decisão do destino porque teria sido duro fazer a edição do que aconteceu no dia 1o de maio de 1994. Seria muito difícil estar ali e presenciar tudo aquilo.


Ed: Pelo que vejo, vamos ficar sem um filme automobilístico...

WALTER SALLES Jr: (risos) Creio que sim. Por enquanto não...


Ed: A categoria GT3 Brasil é um grande espetáculo. Você acredita que será possível alcançar o mesmo sucesso comercial e de mídia que alcançou a Stock Car?

WALTER SALLES Jr: A Stock Car Brasil é um capítulo à parte no automobilismo brasileiro, pelo número de pilotos inscritos, nível de competitividade, apoio de mídia, marketing e o charme da categoria ser multimarcas (Mitsubishi, GM, Peugeot, ...). Mas a GT3 também exibe atrativos que fazem dela uma categoria de interesse. Muitos pilotos egressos da própria Stock Car, vários nomes consagrados da Fórmula 1, carros de grandes fabricantes (Ferrari, Porsche, Ford, Lamborghini e Dodge), reais (não são somente as capas que são diferentes) e que povoam as ruas e sonhos dos amantes do automóvel.

O nível técnico é elevado, podem mostrar o grande valor da técnica em carros com tecnologia de ponta. Isso faz da GT3 uma grande categoria, que mostra um desempenho de até 4 segundos mais rápido que os carros da Stock, que apresentam um outro regulamento.


Ed: E o FIA GT na Europa?

WALTER SALLES Jr: Para mim é muito atraente como categoria. A única corrida em que tive algum contato foi em 96 depois que eu, o Roberto (Aranha) e o André (Lara Resende) corremos as 1000 milhas e vencemos. O André, então, num contato que já tinha com o Konrad, preparador Porsche, nos convidou para fazer uma etapa de FIA GT2, de Porsche, em Silverstone. Foi só isso. Uma corrida fantástica, com cerca de 60 carros, 3 horas de corrida... Roberto ....(Roberto Aranha estava próximo e foi chamado para tirar a dúvida) ... quando estivemos em Silverstone?
ROBERTO: Em maio de 97.
WALTER SALLES Jr: É Isso. Estávamos em 4o na categoria, quando tivemos um problema no final. Mas falando da FIA GT, soube que o Corvette está rápido. Esse pacote que estamos usando (Ford GT) está bem mais rápido, pois foi redesenhado.


Ed: Walter, muito obrigado.
WALTER SALLES Jr: Um grande abraço aos leitores do site.

Detalhe do painel do Ford GT