segunda-feira, novembro 30, 2009

No Distrito Federal foi encerrada a 7ª Copa Centro-Oeste de Kart


Rodrigo Piquet comemorou muito seu título na Sênior

Neste domingo, dia 29, o Kartódromo Ayrton Senna, no Guará – DF, recebeu a bateria final da última rodada da Copa Centro-Oeste de Kart. As provas de hoje compuseram o final de semana de rodada tripla que teve as disputas válidas pela 16ª, 17ª e 18ª etapas da competição interestadual. As baterias também foram válidas pelo encerramento dos Campeonatos Goiano e Brasiliense de Kart.

As atividades oficiais tiveram início ainda na quinta-feira, dia 26, quando os karts foram para a pista para os primeiros treinos livres e de reconhecimento do traçado. Na sexta o cronograma se repetiu e, sábado (28), foi chegada a hora das tomadas de tempo e primeiras baterias.

Como costumeiramente acontece a categoria Mirim abriu a programação. João Pedro Guim, por apenas 43 milésimos de diferença, garantiu a pole-position à frente de João Pedro Custódio, que foi seu oponente na primeira fila. Autorizada a largada os karts passaram ilesos pela primeira curva e a disputa pela ponta ficou por conta dos dois, além de João Coqueiro e Nathan Willian. Com algumas voltas, porém, Custódio assumiu a liderança, seguido por Guim. Os dois, aos poucos, se distanciaram dos demais e ficaram brigando entre si. Na última volta Guim superou Custódio e vibrou com a vitória. Custódio chegou em segundo. A segunda prova, por sua vez, foi dominada por Nathan Willian. Após uma boa largada o piloto não demorou para assumir a liderança que, ao alcançá-la, não mais perdeu até a bandeirada final. Guim terminou em segundo e Samuel Gontijo, em terceiro.

Pela Cadete, que realizou as suas provas na sequência, as corridas foram eletrizantes. Nas duas baterias pelo menos seis karts ficaram na disputa pela liderança. Luiz Branquinho, João Vieira, João Branquinho, Gustavo Moura e Gabriel Leão lutaram muito pela segunda posição enquanto, tranquilo na liderança, Augusto Pereira venceu com Leão em segundo. Na corrida da 17ª etapa mais uma vitória de Augusto Pereira. Desta vez, porém, ele foi seguido por Gustavo Moura e João Vieira.

Dentre os pilotos da Júnior Menor o destaque do sábado ficou por conta de Pedro Fortes. Após marcar a pole ele conquistou duas vitórias sem ter sido ameaçado em nenhum momento. Brenno César ficou em segundo nas duas etapas. Marcos Vieira finalizou em terceiro na 16ª etapa e Gustavo Lima foi o terceiro, na 17ª.

Com a mesma emoção de toda a temporada os pilotos da F-400 tomaram o circuito para as suas duas corridas. Com 35 minutos de duração cada bateria tem a particularidade dos pilotos terem de parar entre o 15º e o 25º minuto para pesagem. Neste sábado, porém, a estrela que mais brilhou foi a de Hiroji Okano. O piloto venceu as duas corridas com um estilo de pilotagem muito tranquilo e bastante rápido. Com um estratégia perfeita para as paradas ele conseguiu nas duas corridas ampliar bastante a sua vantagem e seguiu sem ser ameaçado até as duas vitórias. Veberlei Carneiro e Cesar Aidar o seguiram na 16ª etapa e Olympio Abrão e Novamente Veberlei foram respectivamente segundo e terceiro na 17ª.

Encerrando as rodadas de competições as categorias Novatos e Sênior tomaram o traçado. Nas duas largadas, acidentes na primeira curva envolveram vários karts e mudaram a história das baterias. Na Novatos Rafael Ferreira venceu as duas sem ser ameaçado em nenhum momento. Já na Sênior, a primeira corrida foi vencida por Geraldo Soares, seguido por Fábio Oliveira e Aroldo Rodrigues. Na segunda, após grande corrida de recuperação, Rodrigo Piquet foi o vencedor com Geraldo em segundo e Fábio, em terceiro.

Domingo chegou para coroar os campeões

A terceira e última rodada de provas do final de semana foi realizada na manhã deste domingo, dia 29, e com isso finalizou a edição 2009 da Copa Centro-Oeste de Kart com a disputa válida pela 18ª etapa.

Com muita garra os pilotos da Mirim abriram a programação. Nathan Willian largou da primeira posição e, desde a primeira curva foi muito pressionado por João Pedro Guim. Mas não apenas os dois estiveram na briga, pois João Coqueiro, João Pedro Custódio e Samuel Gontijo também estiveram no primeiro pelotão e a briga pela vitória somente foi encerrada na bandeirada. Guim, após ultrapassagem na última volta venceu, seguido por Willian e Coqueiro. Com o resultado o título do Centro-Oeste ficou com João Pedro Custódio.

Na Cadete a disputa foi polarizada entre Augusto Pereira e João Vieira. Os dois fizeram uma boa largada e rapidamente se distanciaram de Alex Pereira, que vinham em terceiro. Vieira pressionou Pereira até a última volta quando, em uma manobra perfeita, superou seu concorrente e venceu. Pereira chegou em segundo e, com o resultado, garantiu também o título da sua classe. Alex Alves cruzou na terceira posição.

Pela Júnior Menor, Pedro Fortes largou na pole, mas ainda na primeira curva foi superado por Brenno César, que em uma manobra arrojada assumiu a liderança. Daí por diante César foi construindo uma sólida vantagem que, pouco a pouco, lhe consolidou uma grande vitória. Gustavo Lima chegou na segunda posição e Gustavo Borges, em terceiro. Com o resultado o título ficou com Marcos Vieira.

A corrida da F-400, que veio na sequência, foi bastante disputada. Hiroji Okano saiu da primeira posição, mas no decorrer da prova acabou sendo superado por Olympio Abrão e César Aidar. Um pouco mais atrás Veberlei Carneiro mantinha-se na quarta posição. Na “janela” aberta na bateria para pesagem os pilotos trabalharam muito bem e retornaram ao traçado nas mesmas posições. Ao final, vitória de César Aidar, seguido por Abrão e Okano. Veberlei, com a quarta posição, garantiu o título.

Finalizando o domingo e a temporada de competições no Centro-Oeste, as categorias Novatos e Sênior tomaram a pista. Rafael Ferreira (novatos) saiu na frente, mas ainda na primeira curva foi superado por Rodrigo Piquet, que fez uma excelente largada. Os dois logo se distanciaram do restante do pelotão e, juntos, seguiram até a bandeirada final. Com o resultado Piquet garantiu o título da Copa Centro-Oeste na Sênior e Rafael, na Novatos.


Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sábado, novembro 28, 2009

Brenno César buscará a vitória na final do Centro-Oeste


O Kartódromo Ayrton Senna, no Guará – DF, foi o palco escolhido para a finalização do maior evento do kartismo da região central do país, a Copa Centro-Oeste de Kart. Pilotos do Distrito Federal, Goiás, Minbas Gerais e Tocantins irão se reunir para as provas que serão disputadas neste sábado e domingo.

Encerrando nesta rodada também o seu ano de estréia na categoria Júnior Menor o piloto Brenno César (RZM Motorposrt) está ansioso por fazer uma bela apresentação e finalizar a temporada entre os três primeiros do certame.

Com vistas a este objetivo César tem treinado bastante exatamente nesta pista do Guará. Sede de sua equipe, é naquele kartódromo que Brenno fez a maioria dos seus treinos durante toda a temporada e, especificamente para esta rodada, se preparou bastante para uma bela apresentação diante de sua torcida.

Tive um ano de aprendizagem e, diante de adversários bem mais experientes consegui mostrar meu valor, vencer corrida e até mesmo conquistar a vaga para o Grande Prêmio RBC. A Júnior Menor é uma categoria que está recebendo todos os pilotos que saem da Cadete e, com isso, as disputas estão realmente acirradas”, comentou.

A programação oficial da rodada tripla deste fim de semana começou na quinta-feira, com duas sessões de treinos livres, que se repetiu na sexta-feira. No sábado, a partir das sete da manhã, as equipes já poderão retirar os motores da prova junto à organização. Os treinos de aquecimento acontecem à partir das 8h30. As tomadas de tempo serão realizadas na sequência e as corridas, por sua vez, terão a primeira largada às 11h30, com a prova da categoria Mirim. Todas as classes farão duas corridas. No domingo, finalizando as atividades, os karts entram na pista para um rápido treino de aquecimento seguido pelas baterias. As corridas terão início às nove e meia da manhã e o pódio está previsto para às 12h30.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sexta-feira, novembro 27, 2009

Copa Turismo Show define campeões na última etapa da temporada 2009


O paranaense Marco Romanini lidera a categoria Marcas A

Bateria dupla acontece neste fim de semana, de 27 a 29 de novembro, no Autódromo Internacional de Curitiba

Neste domingo (29), o Circuito Raul Boesel será o palco da última etapa dupla da Copa Turismo Show. Após a soma da pontuação conquistada nas duas últimas baterias da temporada 2009 e descartando os cinco piores resultados entre as 16 baterias disputadas neste ano, serão conhecidos os campeões de 2009 nas três categorias da competição: Marcas A, Marcas Master e Marcas B.

A primeira prova acontece a partir das 10h20 deste domingo (29), enquanto a segunda e última bateria do campeonato será realizada à tarde, a partir das 14h30. Nesta sexta-feira (27), das 8h50 às 16h50 acontecem os treinos livres. No sábado (28) pela manhã, os pilotos fazem os treinos oficiais. Já no período da tarde, os treinos classificatórios definem o grid de largada para a prova de domingo.

Na Marcas A, seis pilotos ainda brigam pelo título da principal categoria. O paranaense Marco Romanini chega à última etapa na liderança, com 214 pontos sem os descartes. O segundo lugar é do catarinense James Ramos, que soma 205,5. Na terceira posição está o também catarinense Pierre Sabbagh, com 171, seguido de perto pelo conterrâneo Marcel Sedano, que com 169,5 pontos está em quarto. O paranaense Sharbel Falcão El Hajjar, que tem 154,5 pontos, fecha a lista dos cinco primeiros colocados.

Na categoria Marcas Master, o catarinense Max Mohr vem a Curitiba disputar a última etapa na liderança com 47 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Soma 271,5 contra os 224,5 do paranaense Marcos Ramos. A terceira posição na categoria é ocupada pelo também paranaense Paulo Giublin, que soma 181.

Já na Marcas B, a dupla catarinense formada pelos pilotos Felipe Tozzo e Alexandre Frankemberger já está comemorando o título. A dupla do carro 119 soma 318 pontos, 96 a mais que o segundo colocado, o piloto Felipe Lobo, de Santa Catarina, que tem 222 pontos. Em terceiro na categoria está o paranaense Lorenzo Finardi, com 190 pontos.

A 8ª etapa da Copa Turismo Show será válida pela 10ª Etapa do Evento “Show Cars Racing Team”, que ainda promove a 8ª Etapa da Stock 5000, o “Show Cars, a nova Mania” – você e seu carro de passeio na pista”, o Encontro de Clubes de Carros e Motos de todo o Brasil, o Campeonato Superbike e o Show com as Bandas: Tinto Seco, Old Rock, Rock 4 Ever e Last Supper.

Organizado pela L.N.D.A., com promoção do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA) e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o “Show Cars Racing Team” tem o patrocínio da Bana Pneus/Pirelli e Grupo Le Lac. A parceria da AMD Rental Service e o apoio da EFFA, da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Pinhais e do Shopping Total. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do “Show Cars Racing Team”, no www.paranavelocidade.com.br.

Fonte: Novo Conceito - Assessoria em Comunicação

Marco Túlio teve problemas e terminou em 13º no maior evento do kartismo americano


Boas atuações, atrapalhadas por problemas de acerto no equipamento, e um 13º com gostinho de “quero mais”. Assim pode ser descrita a participação do brasileiro Marco Túlio (Marco Banky/ Economic Logística) no maior evento do kartismo americano, o Super Nationals, mais conhecido como Skusa.

O evento foi realizado na última semana em Las Vegas, no estacionamento do Hotel Rio, e Marco Túlio competiu na categoria TaG Júnior, com chassi Tony Kart pela Tony Kart Florida, equipe americana oficial da fábrica de chassis italiana.

Nas três provas classificatórias Marco Túlio obteve um 4º, um 20º e um 5º, resultados que o levaram a largar da 16ª posição na final. Com sérios problemas de embreagem na prova final, o tocantinense ainda fez mais do que seu kart permitia e terminou a competição em um belo 13º lugar, se consideradas as circunstâncias.

Obviamente eu fui para os Estados Unidos pensando em lutar pela vitória, mas não foi desta vez. Os problemas que tive durante a semana atrapalharam bastante, principalmente na final, quando a embreagem me impediu de obter um resultado melhor”, comenta Marco Túlio. “Mas, pelo quadro final, até que o 13º não foi ruim. Foram 66 concorrentes em minha categoria e fui o melhor piloto com Tony Kart”, avalia o piloto Marco Banky/ Economic Logística.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Mister Shadow

Última etapa de 2009 define campeões da Stock 5000


Sem os descartes, o paranaense Franzoi chega à última etapa na liderança da Stock 5000

Prova dupla será disputada neste domingo (29), em Curitiba, durante o Evento “Show Cars - Racing Team”

As duas últimas baterias da “Stock 5000”, que serão disputadas neste domingo (29), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, definem os campeões de 2009. Dois paranaenses estão na briga direta pela conquista do título. Após a última etapa, para ser conhecido o campeão, serão descartados os cinco piores resultados entre as 16 baterias disputadas nesta temporada.

Na classificação sem os descartes, os paranaenses José Carlos Franzoi, com 224 na liderança, e Marco Garcia, com 205 na segunda posição, prometem emoção na disputa pelo título de 2009 durante a última etapa do campeonato. A terceira posição na classificação é ocupada por outro paranaense, o piloto Armin Kliewer, que soma 130 pontos. O piloto Odair Soares está em quarto, com 118 pontos e o catarinense Arildo Frankemberger, com 115, está em quinto.

A primeira bateria será disputada a partir das 9h30 deste domingo (29). Já a segunda prova acontece a partir das 13h30. Nesta sexta-feira (27), das 8h50 às 16h50 acontecem os treinos livres. No sábado (28) pela manhã, os pilotos fazem os treinos oficiais. Já no período da tarde, os treinos classificatórios definem o *grid* de largada para a prova de domingo.

A 8ª etapa da Stock 5000 será válida pela 10ª Etapa do Evento “Show Cars Racing Team”, que ainda promove a 8ª Etapa da Copa Turismo Show, o “Show Cars, a nova Mania” – você e seu carro de passeio na pista”, o Encontro de Clubes de Carros e Motos de todo o Brasil, o Campeonato Superbike e o Show com as Bandas: Tinto Seco, Old Rock, Rock 4 Ever e Last Supper.

Organizado pela L.N.D.A., com promoção do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA) e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo, o “Show Cars Racing Team” tem o patrocínio da Bana Pneus/Pirelli e Grupo Le Lac. A parceria da AMD Rental Service e o apoio da EFFA, da Prefeitura Municipal de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Pinhais e do Shopping Total. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do “Show Cars - Racing Team”, no www.paranavelocidade.com.br.

Fonte: Novo Conceito - Assessoria em Comunicação

Em busca do título da Copa Centro-Oeste de Kart, Luiz Felipe Branquinho parte para o DF


Este final de semana será de muita adrenalina e expectativa para o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Medcomerce / SR Competições), da categoria Cadete. No Kartódromo Ayrton Senna, no Guará – DF, o jovem piloto participará da sua primeira final de Campeonato nesta classe, uma vez que, até o final de 2008, o piloto era da Mirim.

As disputas serão válidas pela 16ª, 17ª e 18ª etapas da Copa Centro-Oeste de Kart e a rodada dupla encerrará a competição interestadual. Competindo com outros 22 pilotos, até esta rodada Branquinho lidera o Certame com 128 pontos, contra 121 de Augusto Pereira, que vem em segundo e 116 de João Vieira, o terceiro colocado.

Visando a prova deste final de semana Branquinho esteve na capital federal no último final de semana onde treinou bastante em busca de um acerto ideal para o seu kart. Consciente da responsabilidade de liderar o Campeonato em seu ano de estréia o representante da SR competições quer encerrar com chave de ouro a sua participação na temporada do Centro-Oeste.

O sábado começará com o sorteio e entrega dos motores, seguido pelos treinos de aquecimento. As tomadas de tempo serão realizadas na sequência e as corridas, por sua vez, terão a primeira largada ao meio dia e a segunda, às quatro da tarde. No domingo, finalizando as atividades, os karts entram na pista para um rápido treino de aquecimento seguido pelas corridas. As prova da Cadete tem sua largada prevista para as dez da manhã.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Fabíola Cadar

quarta-feira, novembro 25, 2009

Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos tem seu resultado oficial homologado pela FGA e apresenta os campeões da temporada 2009

Depois de esgotado o tempo legal de recursos, a Federação Gaúcha de Automobilismo homologa resultado

A temporada 2009 do Marcas e Pilotos marcou a história da categoria no Rio Grande do Sul. Grids cheios e um equilíbrio tão grande que a decisão dos títulos de 2009 ocorreu apenas na última etapa.

O resultado final do campeonato somente pode ser divulgado nesta quarta-feira, 25 de novembro. A última etapa, realizada no dia 8 de novembro exigiu uma extensa análise dos comissários desportivos da Federação Gaúcha de Automobilismo. Algumas punições foram impostas e há um prazo legal para as equipes envolvidas apresentarem suas defesas e recursos. Somente após este prazo de defesa é que o resultado pode ser considerado oficial.

A temporada 2009 da categoria, organizada pela Associação de Pilotos e Preparadores de Automobilismo do Rio Grande do Sul - APPA/RS, encerrou com um recorde estabelecido durante a 7ª etapa, disputada em Tarumã, o mais fascinante e veloz autódromo do Brasil. No dia 8 de novembro de 2009, nada menos que 47 carros se inscreveram na etapa, e 45 efetivamente largaram. Segundo os registros do ACRGS este foi o maior grid da história do autódromo, o recorde anterior era de 42 carros da Speed 1600.

Urbano da Silva, presidente da APPA/RS e o idealizador do Campeonato, é um dos mais felizes neste final de ano: "Não tenho como agradecer a todos que acreditaram no projeto Marcas que iniciou há tão pouco tempo e já é um sucesso. Eu e Ricardo Abreu (vice presidente da APPA) somos pilotos, sempre pensamos em um campeonato para os pilotos e preparadores, o espetáculo para o público seria garantido se o campeonato fosse bom e competitivo. Alcançamos o que sonhamos, este recorde de grid prova isto".

A temporada 2010 já se inicia com as tratativas de acerto do regulamento, que não deve sofrer modificações extensas, apenas pequenos ajustes. Além disso, a APPA/RS propõe que a temporada 2010 seja de 8 etapas e as baterias aumentem para 30 minutos. "O aumento de tempo das baterias e de etapas irá trazer mais tranquilidade às equipes, não acredito que o grid diminua e isso nos dará oportunidade de fazermos 3 ou 4 etapas em Guaporé e Santa Cruz do Sul", completou Urbano da Silva.

Confira os campeões da temporada 2009, que receberão o Troféu Clayton Pinteiro no jantar da Federação Gaúcha de Automobilismo do próximo dia 4 de dezembro, no Velopark:

Classe A


Pierre Ventura e Vitor Genz (VW Gol 10 - Markas/ Piquet Blindagens - Porto Alegre) - Campeões


Luiz Carlos Ribeiro (Fiat Uno 44 - Postos Charrua - Bom Retiro do Sul) - Vice

Classe B


Robson Walther (VW Gol 26 - Reifrio - Portão) - Campeão


Fabiano Kratina (Chevrolet Corsa 27 - Castor Suspensões/ Kratina Racing - Porto Alegre) - Vice

Classe N


Rafael Biancini (Chevrolet Celta 43 - Hotel Vergueiro/ Mecânica Pole - Passo Fundo) - Campeão


Henrique Ross (Chevrolet Prisma/Celta 19 - Passion Prata/ MGS Acessórios - Guaporé) - Vice

O Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos foi uma realização da APPA/RS com supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo e apoio do Automóvel Clube do Rio Grande do Sul e Associação Guaporense de Automobilismo. O patrocínio exclusivo é de Excelsior Pirelli Racing e STV Rastreamento Veicular.

Texto: Erlon Radl
Fotos: André Kotoman

Gregory Diegues vence 9ª etapa da Copa São Paulo Light e está na briga pelo título


Disposto apenas a treinar para o Grande Prêmio RBC, o paulista Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento) não tinha a intenção de participar da 9ª etapa da Copa São Paulo Light, realizada no último sábado (21) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). A idéia inicial foi revista em função do bom número de competidores e o piloto acabou por
disputar a competição. E venceu.

Piloto da categoria Mirim, da qual é o atual campeão brasileiro e da Copa São Paulo Granja Viana, Gregory começou o dia com a 6ª colocação no treino de aquecimento. O conjunto piloto/ kart/ motor rendeu mais na tomada de tempos e Gregory ficou em 4º, por muito pouco não conquistando o direito de ir ao “top qualifying”, quando os três mais rápidos têm uma única volta lançada para definir o grid de largada.

Gregory Diegues largou bem e pulou para 2º, pressionando o líder e assumindo a ponta duas voltas depois. A briga pela ponta era feroz e depois de algumas trocas de posição Gregory não teve respeitado seu direito de estar por dentro da curva – e já lado a lado – e ele e seu adversário acabaram por se “enroscar”, perdendo ambos várias posições.

Caindo para a 7ª posição, Gregory iniciou forte recuperação e, de forma espetacular, foi fazendo voltas rápidas como se estivesse em uma tomada de tempos, marcando inclusive a melhor volta da corrida. Na última volta da prova ele assumiu a liderança, mas foi atrapalhado por um retardatário, que freando muito forte, o obrigou a reduzir a velocidade. O segundo colocado, Raikkonen Sakzenian, conseguiu livrar-se dos dois oponentes – Gregory e o retardatário – e partiu para a vitória.

Porém, o vencedor terminaria punido com dez segundos de acréscimo a seu tempo por uma ultrapassagem indevida e a vitória ficou com Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento). O resultado e os pontos atribuídos a Diegues o colocaram na luta pelo título do Light, que será decidido em rodada dupla no dia 12 de dezembro. No dia seguinte Gregory voltará à pista para a disputa do GP RBC.

Ficamos muito contentes pela vitória e por voltar a ter chances de brigar por mais este título tão importante no cenário do kartismo nacional”, afirmou Maurício Diegues, pai de Gregory, ao final da corrida. “A briga pelo título terá os melhores pilotos do Brasil, pois além daqueles que estão na briga, deverão vir outros competidores para disputar o GP RBC. E eles deverão disputar a rodada final do Light, o que certamente deixará a última rodada ainda mais emocionante e competitiva”, finalizou.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Mister Shadow

Light teve na Super Sênior o último classificado para o GP RBC


Faltando apenas três semanas para a realização do Grande Prêmio RBC, no dia 13 de dezembro, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – Grande São Paulo, o último piloto deste mês foi conhecido na Copa São Paulo Light. A nona rodada da competição esteve neste mesmo local da disputa do GP RBC e selecionou apenas um piloto, da categoria Super Sênior.

No dia, sob muita chuva, a categoria entrou na pista e os pilotos tentaram, além da vitória, conseguir se manter no traçado. Não foi fácil nem para o pole Enzo Sciulli, que rodou ainda na primeira volta. Melhor para Eduardo Pedra que aproveitou para pular na frente, abrir vantagem e conduzir seu kart na “ponta dos dedos”. Antônio Ramos tentou alcançá-lo, mas a vantagem de Pedra era maior. Novamente depois de muitos rodopios na pista de quase todos os pilotos, a vitória ficou com Pedra, seguido de Ramos com Jaime Drumond em terceiro e Ussama Ferdinian em quarto.

Como os três primeiros colocados já haviam conquistado suas vagas Ussama conseguiu a classificação para o GP RBC e comemorou muito o fato. Admirador das competições de kart ele somente iniciou sua carreira nas pistas oficiais no último mês de agosto. Exatamente na Copa São Paulo Light ao lado de pilotos bastante experientes. Apesar de ter sido a última chance do mês para ser selecionado ele estava bastante confiante em seu desempenho. Ao ser premiado simbolicamente com a vaga, comemorou muito o fato de estar no pódio e poder competir no final do ano buscando a premiação.

Apesar de ser o último classificado do mês, a última etapa da Copa São Paulo Light que acontece um dia antes do GP RBC prevê em seu regulamento uma possibilidade para quem ainda não garantiu sua vaga. Conforme determina o regulamento, em seu parágrafo sobre os critérios de premiação, caso exista alguma desistência de participação a organização deverá cumprir com um grid mínimo.

Isso significa que, nas categorias em que algum piloto não confirmar presença no dia da disputa, automaticamente abrirá mão de sua vaga e na primeira bateria da última etapa da Copa São Paulo Light serão selecionados pilotos para compor o grid.

Assim, essa possibilidade amplia em muito as chances dos pilotos que ainda não garantiram sua vaga participarem desta derradeira chance.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Fabíola Cadar

Montagem do novo carro da Waf Racing para 2010

Essa semana o novo carro da equipe - um VW Gol, que será usado na temporada 2010 do Campeonato Catarinense de Automobilismo - está recebendo a pintura externa. Confira alguns detalhes da nova pintura, ainda sem as camadas de verniz...







Targh 400 vence em Passo Fundo e comemora título Gaúcho na Fireball A


Duas vezes campeã brasileira de Kart Endurance – e dona de diversos outros títulos – a Targh 400 (GH Digital/ MG Pneus/ Floricultura Verdes e Cores/ Techspeed) conquistou mais um no último domingo, o de campeã gaúcha, com o piloto Roberto Gomes.

Competindo pela categoria Fireball A, Roberto Gomes fez duas excelentes provas na pista molhada do Kartódromo da Roselândia, em Passo Fundo (RS), a cerca de 300 km de Porto Alegre. A categoria de Gomes competiu agrupada com a Fireball B, o que fez com que 14 pilotos estivessem na pista nas duas baterias que compuseram a programação.

O piloto da Targh 400 garantiu na tomada de tempos o segundo lugar no grid de largada, largando assim na primeira fila, ao lado de Giovani Bianchessi. A campanha vitoriosa de Roberto Gomes continuaria com uma ótima vitória na primeira bateria e terminaria no lugar mais alto do pódio depois de obter o terceiro lugar na geral e o segundo na Fireball A na segunda bateria.

Estou muito contente, é claro, pois assim me tornei o primeiro campeão gaúcho da Fireball, ao lado da dupla Ricardo Audino e Zeno Fornari, que venceram na B”, vibrava Roberto Gomes. “O clima não ajudou muito, pois choveu bastante no final de semana em Passo Fundo, mas todos na equipe trabalharam demais para esta conquista”, elogia o piloto.

Roberto Gomes competiu com um chassi Techspeed, fundamental para esta nova conquista. “Temos obtido belos resultados com o Techspeed e hoje conquistamos o Gaúcho. Quero agradecer ao Rogério, da Techspeed, pelo forte apoio que temos recebido da fábrica”, agradece Gomes, que não esqueceu de agradecer a outras pessoas. “É claro que eu não poderia esquecer do Neco Becker e do Lú, que estiveram comigo em Passo Fundo e me entregaram um kart extremamente competitivo”, agradece.

O piloto GH Digital/ MG Pneus/ Floricultura Verdes e Cores/ Techspeed ficou igualmente satisfeito com a própria categoria Fireball, coordenada por Neco Fornari. “O time do Neco é muito bom e todos fazem um belo trabalho na categoria. Podem contar comigo para 2010, estarei junto, disputando as provas sempre que possível”, encerrou Roberto Gomes.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Idalicio Umpierre

terça-feira, novembro 24, 2009

Após batida João Archer abandonou penúltima etapa da Copa São Paulo Light de Kart


No último sábado, dia 21, piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport), Júnior Menor, esteve no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo, onde participou das atividades da nona e penúltima etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

João Pedro chegou à cidade ainda na quinta-feira quando deu início à sua preparação, que foi composta por quatro treinos livres. Nestas sessões o piloto e a equipe Alan Motorsport fizeram de tudo para achar o melhor acerto para o equipamento além de proporcionar à Archer a possibilidade de se familiarizar com o traçado que foi sorteado para a etapa.

Confiante no trabalho realizado na quinta e na sexta-feira, João Pedro chegou ao kartódromo na manhã de sábado disposto a realizar uma bela apresentação que, consequentemente, lhe renderia a vitória. Assim, após um rápido treino de aquecimento ele partiu para a tomada de tempos e, com a marca de 44s860 ficou com a segunda posição no grid, atrás apenas de Matheus Chequer, seu companheiro de equipe.

Consciente do equipamento que tinha em mãos, o piloto alinhou seu kart para a corrida. Porém, sua expectativa de uma vitória foi encerrada na terceira curva. Disputando a primeira posição com Chequer, Archer não conseguiu escapar do toque de um adversário que vinha de trás e que, com isso, acertou seu kart em cheio tirando-o da disputa. A equipe Alan Motorsport ainda tentou recolocar o piloto na prova, mas, com o chassis completamente empenado, o piloto não teve como continuar na prova.

Fiquei muito frustrado com a batida. Meu kart estava muito rápido e, junto com o Chequer, iríamos sumir dos outros meninos e depois, entre nós dois, decidiríamos nas últimas voltas”, finalizou o irritado o piloto de 13 anos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Yurik Carvalho conquista o vice no segundo turno da Copa São Paulo Light


Yurik Carvalho entre seus pais comemora a vice-liderança do 2º turno

Mais uma vez a disputada categoria Cadete, do piloto paulista Yurik Carvalho (Techspeed / Splash Bar / AMF Kart Parts / Camargo Racing), foi protagonista de ousadas disputas na pista neste último sábado, dia 21.

Apesar de muita experiência na classe e de ser detentor de vários títulos, Yurik, de apenas 11 anos, ainda enfrenta inusitadas situações de corrida. Disputando regularmente a Copa São Paulo Light, ele esteve neste sábado no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, grande São Paulo, para participar da nona etapa do certame. Mesmo sendo bastante concorrida, Carvalho estava animado para as disputas, pois vinha de uma brilhante vitória na rodada anterior.

Contudo, para esta penúltima etapa o representante da Techspeed / Splash Bar / AMF Kart Parts / Camargo Racing não conseguiu um bom desempenho nos treinos livres. Após alguns ajustes ele participou da tomada de tempos, mas novamente sem sucesso. A equipe então optou pela troca de motor e, como conseqüência, teve que alinhar seu kart na última posição do grid.

Decepcionado, mas com a garra de um grande campeão, ele partiu para uma prova de recuperação. Diferente de outras corridas, porém, Yurik estava mais cauteloso desta vez. A preocupação veio do fato de seis pilotos terem recebido punição ainda na tomada de tempos, tamanha a competitividade. Mesmo com um estilo arrojado de pilotar, sua experiência falou mais alto e durante todo o tempo esperou o momento certo para ultrapassar cada um dentro dos preceitos esportivos. Com 13 pilotos à sua frente ele conquistou algumas posições e finalizou no nono posto.

Apesar de não ter sido um resultado satisfatório ele ainda assim fechou o segundo turno da competição com o vice-campeonato. Mas nem tudo está perdido. A última etapa da Copa São Paulo Light será realizada daqui a três semanas no mesmo local, em sistema de rodada dupla. Além disso, no dia seguinte ao Light, ele também participará das disputas do GP RBC, prova que terá uma importante premiação aos vencedores.

Até lá Yurik dedicará todo seu tempo livre aos treinos para ter um bom desempenho nas finais que se aproximam.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Fabiola Cadar

Montagem do novo carro da Waf Racing para 2010

Há alguns dias postamos no twitter @wafracing as imagens do desenrolar da montagem do novo carro da equipe, que deverá disputar a temporada 2010 do Campeonato Catarinense de Automobilismo.

Para quem não conferiu lá, eis aí abaixo o VW Gol recebendo a pintura interna. Amanhã divulgaremos as fotos mais recentes, do processo de pintura do exterior do carro.





Imagem do dia: Valentino Rossi sobe ao pódio nas Seis Horas de Vallelunga


No último domingo (22), o heptacampeão da MotoGP, Valentino Rossi, disputou as Seis Horas de Vallelunga, sua primeira participação oficial em provas da categoria turismo. A bordo de uma Ferrari F430 da classe GT3, o italiano cruzou a bandeirada na terceira colocação. Além de Rossi, a equipe contou ainda com os pilotos Alessio Salucci e Andrea Ceccato.

Foto: Alessandro Di Meo/EFE

segunda-feira, novembro 23, 2009

Skusa: Gêmeos Cesário brilharam nos Estados Unidos


Após andar sempre entre os cinco primeiros Yago chegou a vencer uma das eliminatórias e terminou a competição em 5º lugar, Yuri, foi o 12º.

Na última semana, entre os dias 18 e 22 de novembro, os pilotos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans / Gráfica Conceito / MZ Racing), de Goiânia, estiveram em Las Vegas, nos Estados Unidos, disputando a 13ª edição do SKUSA – Super Nationals, maior competição de kart das Américas.

Dividindo a pista com 500 competidores de 29 nacionalidades os gêmeos tiveram na categorias deles, a TaG Jr, a responsabilidade de competir contra outros 65 concorrentes. Mas isto não pareceu ser problema para os atuais campeões Brasileiro e da Copa Brasil de Kart.

Os gêmeos de Goiânia já iniciaram os treinos da semana andando muito bem e, após uma impressionante adaptação ao circuito e equipamento, completamente desconhecido para ambos, eles se destacaram desde as primeiras atividades.

Na tarde de sexta-feira os garotos partiram para a tomada de tempos e, mesmo estando em grupos separados, conseguiram se destacar conquistando a segunda (Yago) e quinta (Yuri) posições para a formação dos grupos das classificatórias. Nesses grupos, aliás, Yuri ficou no “A” e Yago no “B”.

Seguindo o mesmo estilo de disputa do Campeonato Mundial, todos os pilotos se enfrentaram em baterias de 12 voltas. Sempre ocupando as primeiras posições, a tática dos dois irmãos foi a de economizar bastante o equipamento, principalmente os pneus, para a última e decisiva prova. Cada um dos gêmeos participou de 3 baterias tendo sido o melhor resultado de Yago a vitória no confronto BxC. Yuri, por sua vez, teve seu melhor resultado na disputa AxD, quando terminou em segundo.

Montada a tabela de classificação que determinaria o grid de largada da corrida final, Yago conseguiu um lugar na primeira fila, largando do segundo posto. Yuri, por sua vez, abriu a terceira fila partindo do quarto lugar.

Pontualmente as três da tarde deste domingo, nove da noite pelo horário de Brasília, Yago e Yuri largaram para a corrida final do SKUSA 2009. Logo na largada Yago perdeu três posições e, escoltado pelo irmão Yuri, passaram a buscar os dois primeiros lugares da corrida. Com todos os karts do primeiro pelotão brigando bastante pela liderança e, principalmente, com vários toques e manobras arriscadas dos concorrentes os gêmeos se mantiveram na briga pela vitória até a 15ª volta. Daí por diante ambos os karts passaram a perder um pouco de rendimento e, com isso, caíram algumas posições. Com muita garra ambos se defenderam muito para manter suas posições e Yago acabou recebendo a bandeirada na quinta posição e Yuri, na 12ª. Com o resultado Yago foi o melhor brasileiro da categoria, que teve ainda Felipe Fraga em oitavo e Marco Túlio, em 13º.

Foi uma experiência sem igual para os meninos e para nós também. Eles estiveram competitivos durante todas as atividades e infelizmente, na prova final, os dois karts apresentaram super-aquecimento dos motores nas cinco últimas voltas. A temperatura ideal era de 48º, e os dois karts chegaram com os motores com cerca de 65º. Este aumento de 35% na temperatura comprometeu em muito o rendimento dos dois karts e os meninos foram verdadeiros heróis de ainda conseguirem terminar tão bem. Voltamos para o Brasil satisfeitos com o desempenho de ambos e certos de que o resultado final não representou o que efetivamente eles poderiam ter conquistado”, finalizou Mazinho Oliveira, chefe de equipe dos irmãos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Leandro Claro/KartOnline

F3 Sul-Americana: Lucas Foresti encerra temporada como estreante do ano


Terminou no início da tarde deste domingo, dia 22, a temporada 2009 do Sul-Americano de Fórmula 3. A 18ª e última etapa do ano conclui as atividades da nona rodada do ano no Autódromo Internacional de Curitiba, na cidade de Pinhais – PR.

O piloto brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula), que na tomada de tempos de ontem bateu no guard-rail após uma rodada no “S” de alta do circuito, conseguiu ainda garantir a sexta posição no grid de largada para a prova de hoje.

A manhã em Pinhais começou com um belo céu azul, mas a poucos instantes da abertura de boxes para os carros se dirigirem para o grid de largada uma ventania assolou a região do autódromo e trouxe consigo uma forte chuva, que durou cerca de 15 minutos. A organização achou por bem esperar a melhora das condições climáticas e, com isso, atrasou a largada em 45 minutos.

Com pneus de chuva e o carro de segurança na pista a largada foi autorizada. Após duas voltas em fila indiana a corrida teve seu início autorizado. Como nunca havia andando no circuito de Pinhais com piso molhado Lucas enfrentou certa dificuldade para conseguir voltas rápidas, mas com muita garra se preocupou em se manter na pista. Ele e Nilton Molina passaram praticamente toda a prova lutando pela sexta posição e, com isso, os concorrentes à sua frente conseguiram se distanciar. Assim, finalizando sua temporada de estréia nos monopostos, Foresti terminou a corrida na sétima posição. Leonardo Cordeiro venceu.

Apesar de não ter feito a corrida que imaginei, hoje estou muito feliz. Fiz um ano de aprendizado onde, com certeza, vivenciei todas as situações que circundam um piloto. Vitória, derrota, pole-position, acidentes, problemas e conquistas. Passo a passo fui crescendo em minha forma de pilotar, de encarar as competições e, principalmente, no relacionamento com a equipe. Quero aproveitar esta última prova do ano para agradecer à todos da equipe Cesário Fórmula que me acolheram realmente como uma família nesta temporada”, encerrou o piloto de 17 anos.

Com 81 pontos Lucas Foresti terminou a temporada na terceira posição, atrás apenas de Leonardo Cordeiro e Cláudio Cantelli, ambos com vários anos de experiência em competições com veículos de fórmula. Com isso, Lucas levou também o título de estreante do ano.

Confira o resultado da 18ª etapa:

1) Leonardo Cordeiro(SP/Cesário Fórmula), 19 voltas em 31min26s
2) Yann Cunha (DF/Razia Sports), a 15s093
3) Igor Veras (GO/PropCar Racing), a 15s546
4) Cláudio Cantelli (PR/Bassan Motorsport), a 19s345
5) Henrique Lambert (RJ/Razia Sports), a 22s277
6) Nilton Molina (SP/PropCar Racing), a 29s245
7) Lucas Foresti (DF/Cesário Fórmula), a 29s626
8) Henrique Martins (SP/Cesário Fórmula Jr), a 46s417- Light
9) Bruno Andrade (SP/MX Racing), a 50s281 – Light
10) Leonardo Souza (PR/Kemba Racing), a 58s603
11) Lu Boesel (PR/Dragão Motorsport), a 59s358
12) Rafael Abbate (SP/Cesário Fórmula Jr), a 1min16s520 – Light

Classificação final do Campeonato Sul-Americano de F3

1) Leonardo Cordeiro (SP/Cesário Fórmula), 138 pontos
2) Cláudio Cantelli Jr (PR/Bassan Motorsport), 97
3) Lucas Foresti (DF/Cesário Fórmula), 81
4) Henrique Lambert (RJ/Razia Sports), 76
5) Yann Cunha (DF/Razia Sports), 75
6) Igor Veras (GO/PropCar Racing), 56
7) Lu Boesel (PR/Dragão Motorsport), 49
8) Nilton Molina (SP/PropCar Racing), 45
9) Leonardo de Souza (PR/Kemba Racing), 33
10) Fernando Galera (SP/Bassan Motorsport), 23
11) Victor Guerin (SP/Dragão Motorsport), 15
12) André Negrão (SP/Kemba Racing), 4
13) Walter Grubmuller (Hitech Racing), 0

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

domingo, novembro 22, 2009

Cacá Bueno conquista o tricampeonato da Copa Nextel Stock Car


Na prova que marcou a despedida do Autódromo de Tarumã - em 2010 a etapa acontecerá no Velopark -, o piloto da Red Bull Racing recebeu a bandeira quadriculada na quarta colocação, o que já lhe garantiu o título da temporada 2009. No entanto, em função das penalizações impostas aos pilotos Daniel Serra e Tarso Marques, Cacá Bueno herdou a terceira colocação.

Ser campeão em Tarumã, onde a Stock Car começou, de forma antecipada e com meu irmão no pódio. Não poderia ter sido melhor o final de semana”. Assim Cacá Bueno analisou um final de semana que só não foi perfeito porque ele não venceu a etapa. Mas, mesmo assim, confirmou a qualidade de um piloto que vai escrevendo bem sua histórica na modalidade. Com uma campanha positiva e uma regularidade sem igual ao longo do ano, uma vitória e oito pódios, ele somou mais um importante titulo em seu currículo vencedor.

Ganhar esta categoria era um sonho, pois sempre quis correr ao lados de meus ídolos como Ingo Hoffmann, Chico Serra e Paulão Gomes. Já consegui três títulos e chegar no número de vitórias do Chico, e agora vamos tentar a mesma marca do Paulão. Este é o desafio para o futuro, mas sei que será bem difícil”, reconhece.

Ao longo da corrida, ele disse que teve a certeza de que o titulo estava mais próximo com a saída de Thiago Camilo. “Na largada, com o problema do Ricardinho, a situação ficou boa. Depois, com a saída do Camilo, soube que precisaria apenas administrar o Khodair para chegar ao titulo. Por isso, acabei abrindo para o Popó, que merecia um lugar no pódio”, admitiu.

Cacá revelou ainda que tem propostas para correr uma segunda categoria no pais. “Hoje, corro aqui e na Argentina. Mas há a possibilidade de uma segunda categoria no pais, o que seria muito bom. Mas ainda é cedo para falarmos qualquer coisa”, encerrou o piloto, que esteve no pódio por oito vezes na temporada.

Burti, pela primeira vez

No dia de festa para Cacá Bueno, mais um grande nome do automobilismo nacional conseguiu vencer. Luciano Burti foi o primeiro colocado em uma prova na qual mostrou toda a qualidade e experiência de um grande piloto. Com um bom pit stop, ele assegurou a ponta e soube contar com a sorte e competência para aproveitar a entrada do carro de segurança e vencer a primeira na Stock Car.

Venci pela primeira vez e isso é sempre especial. A expectativa era grande pois bati na trave algumas vezes e cheguei a pensar que não venceria este ano. Isso nunca tinha acontecido antes em toda a minha carreira, exceto a época da F1. Agradeço à equipe que sempre trabalhou duro para que isso acontecesse”, destacou Burti.

Resultado da 11a etapa da Copa Nextel Stock Car (após as punições):
1º) 14 - Luciano Burti (CV, SP), 38 voltas em 50:39.564 (média de 135.73 km/h)
2º) 74 - Popó Bueno (CV , RJ), a 2.078
3º) 0 - Cacá Bueno (P3 , RJ), a 3.185
4º) 80 - Marcos Gomes (CV , SP), a 5.424
5º) 18 - Allam Khodair (P3 , SP), a 5.645
6º) 6 - Alceu Feldmann (CV , PR), a 5.906
7º) 51 - Atila Abreu (CV , SP), a 6.814
8º) 63 - Lico Kaesemodel (CV , PR), a 7.154
9º) 20 - Ricardo Sperafico (P3 , PR), a 7.938
10º) 65 - Max Wilson (CV , SP), a 8.130
11º) 11 - Nonô Figueiredo (CV , SP), a 8.174
12º) 35 - David Muffato (P3 , PR), a 11.041
13º) 31 - William Starostik (CV , PR), a 11.531
14º) 29 - Daniel Serra (P3 , SP), a 20.250
15º) 99 - Xandinho Negrão (CV , SP), a 30.271
16º) 8 - Pedro Gomes (CV , SP), a 31.035
17º) 33 - Felipe Maluhy (P3 , SP), a 5 voltas
18º) 21 - Thiago Camilo (CV , SP), a 10 voltas
19º) 9 - Giuliano Losacco (P3 , SP), a 11 voltas
20º) 3 - Chico Serra (P3 , SP), a 11 voltas
21º) 7 - Thiago Marques (P3 , PR), a 11 voltas
22º) 27 - Guto Negrão (P3 , SP), a 15 voltas
23º) 44 - Norberto Gresse (CV , SP), a 15 voltas
24º) 15 - Antonio Jorge Neto (P3 , SP), a 20 voltas
25º) 23 - Duda Pamplona (CV , RJ), a 21 voltas
26º) 90 - Ricardo Mauricio (CV , SP), a 30 voltas
27º) 10 - Ricardo Zonta (P3 , PR), a 30 voltas
28º) 4 - Claudio Ricci (P3 , RS), a 32 voltas
Melhor volta: Marcos Gomes, 1:06.239 (163.91 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Com patrocínio oficial da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Duda Bairros/ Agência WE

Super Final do Arrancadão Gaúcho de Caminhões reuniu 70 pilotos no Velopark


A pista de arrancada do complexo Velopark, localizado em Nova Santa Rita (RS), recebeu neste domingo (22) um belo número de competidores. Ao todo, 70 pilotos disputaram o encerramento da temporada 2009 da categoria, que passou por todos os autódromos do Estado, antes do desfecho em Nova Santa Rita.

É um sonho esse local e fechamos com chave de ouro a temporada. Deus nos abençoou com essa grande festa. Quero agradecer a todos os caminhoneiros e todos que compareceram. Foi uma mega festa", afirmou o diretor da Aspekto Comunicação, José Pereira, um dos organizadores da competição.

Confira os resultados da etapa final:

Força Livre
1. Charles da Silva
2. Anthony Marcon
3. Daniel Zeni

Cavalo Injeção Mecânica
1. Anthony Marcon
2. João Garcel
3. Claudinei Amorim

Cavalo Injeção Eletrônica
1. Danilo Alamini
2. Charles Ferri
3. Tiago de O. Thompson

Toco – Truck
1. Marcio Franzói
2. Ismael da Silveira
3. Lucinéia Amorim

Leve
1. César Tolfo
2. Geovane Benvenutti
3. Luiz Fernando Dorini

A notícia completa está aqui.

Fonte: Velopark - Marcelo Matusiak

Riberi ganha a sétima etapa da Pick Up Racing


Resultado deixou o piloto mais perto do vice. Decisão será em São Paulo

O local mais alto do pódio na sétima etapa da Pick Up Racing ficou com o paulista Thiago Riberi. O piloto da equipe Gramacho Racing (Chevrolet venceu a disputa realizada na tarde deste domingo, no Autódromo Internacional de Tarumã. Ele completou as 29 voltas no circuito gaúcho com o tempo de 41min02seg467, com média de 127,86 km/h.

O segundo lugar ficou com o gaúcho Rafael Iserhard, da M4T Motorsport (Chevrolet), a 2seg170, enquanto o campeão da temporada, o paranaense Júlio Campos, da AMD Racing (Mitsubishi), terminou em terceiro, a 3seg963. Com isso, a definição do vice-campeão será em São Paulo, no dia 6 de dezembro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos.

Riberi festejou a vitória em Tarumã. “Hoje fiz uma corrida tranquila largando na terceira colocação. Logo nas primeiras voltas percebi que o Serafim estava com problemas no ajuste do carro, o que favoreceu minha ultrapassagem e consequentemente minha vitória”, explicou o piloto, que conseguiu sua segunda vitória no ano.

O campeão antecipado, Julio Campos, disse que não acertou no ajuste do carro para a corrida. “Mexemos errado, eu e engenheiro, e o carro não tinha tração. Esta foi a única prova do ano que não tínhamos chances de ganha.”, declarou o piloto da AMD Racing.

Resultado da sétima etapa da Pick Up Racing
1º) 90 - Thiago Riberi (Chevrolet, SP), 29 voltas em 41:02.467 (média de 127,86 km/h)
2º) 3 - Rafael Iserhard (Chevrolet , RS), a 2.170
3º) 4 - Julio Campos (Mitsubishi , PR), a 3.963
4º) 46 - Vitor Genz (Mitsubishi, RS), a 5.559
5º) 56 - João Pretto (Mitsubishi, MT), a 6.371
6º) 18 - Rodrigo Navarro (Chevrolet , SP), a 6.756
7º) 16 - Carlos Kray (Mitsubishi , RS), a 10.468
8º) 75 - Henrique Assunção (Mitsubishi , SP), a 11.288
9º) 88 - Marcos Ramalho (Chevrolet , MS), a 14.234
10º) 63 - Marlon Watanabe (Chevrolet , PR), a 16.720
11º) 70 - Rodrigo Stefanini (Chevrolet, SP), a 16.799
12º) 8 - Douglas Soares (Chevrolet , SP), a 27.643
13º) 13 - Sebastião Malucelli (Mitsubishi, SP), a 43.940
14º) 54 - Fabrício Lançoni (Mitsubishi , SP), a 50.334
15º) 14 - Hybernon Cysne (Mitsubishi , CE), a 3 voltas
16º) 17 - Serafim Junior (Chevrolet , RJ), a 8 voltas
17º) 10 - Aluizio Coelho (Mitsubishi , SP), a 17 voltas
18º) 45 - Daniel Pflaumer (Chevrolet , SP), a 17 voltas
Melhor Volta: Thiago Riberi , 1:09.744 (155,67 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Com patrocínio oficial da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Fernanda Freixosa - Agência wE

sábado, novembro 21, 2009

F3 Sul-Americana: Leonardo Cordeiro confirma favoritismo e vence a 17ª etapa


Após largar na pole position, o campeão antecipado da temporada 2009 da F3 Sul-Americana venceu de ponta a ponta a 17ª etapa da categoria, disputada neste sábado (21) no Autódromo Internacional de Curitiba (PR). Na F3 Light, a vitória ficou com o piloto Henrique Martins, da equipe Cesário Fórmula Junior.

No domingo (22) acontece a 18ª e última etapa da temporada 2009 do Campeonato Sul-Americano de F3, cuja largada está prevista para às 12h30. O campeão Leonardo Cordeiro é o pole position novamente.

Confira o resultado da 17ª etapa:

1º) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula), 25 voltas a 31:15:075
2º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula), a 26s883
3º) Henrique Martins (Cesário Fórmula Junior), a 31s911- F3 Light
4º) Lu Boesel (Dragão Motorsport), a 33s528
5º) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Junior), a 42s885 - F3 Light
6º) Igor Veras (PropCar Racing), a 43s491
7º) Henrique Lambert (Razia Sports), a 45s935
8º) Claudio Cantelli (Bassan Motorsport), a 1m11s494
9º) Yann Cunha (Razia Sports), a 1 volta

Não concluíram a prova:
Leonardo de Souza (Kemba Racing), a 9 voltas
Nilton Molina (PropCar Racing), a 11 voltas
Bruno Andrade (MX Sports), a 16 voltas - F3 Light

Foto: Flavio Quick

Pick Up Racing: Júlio Campos larga na pole em Tarumã


Já campeão da temporada, o paranaense busca mais uma vitória

Pela quarta vez na temporada Júlio Campos largará na frente na Pick Up Racing. Neste sábado, o piloto da equipe AMD Racing (Mitsubishi), que já garantiu o titulo por antecipação, fez a quarta pole position e sairá no lugar de honra do grid para a sétima e penúltima etapa da competição, marcada para este domingo, às 13h, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).

Júlio fez o tempo de 1min09seg155, com média horária de 151,95 km/h. Ele terá como companheiro na primeira fila o carioca Serafim Júnior, da W2 Racing (Chevrolet), que fez a volta em 1min09seg249, enquanto o paulista Thiago Riberi, da Gramacho Racing (Chevrolet), sairá na terceira posição do grid, 1min09seg361.

A etapa da Pick Up Racing fechará a programação no Autódromo de Tarumã, que antes terá a décima corrida da Stock Jr. e a 11a prova da Copa Nextel Stock Car. A disputa terá transmissão ao vivo pela Rede Vida e Speed Channel.

Mesmo sem a necessidade de acelerar forte, Júlio Campo segue em busca das vitórias na Pick Up Racing. Ele, que já venceu quatro das seis etapas, mostrou que está pronto para aumentar a lista, ratificando sua condição de grande campeão de 2009.

Ontem tivemos alguns problemas de vazamento de óleo nos pneus traseiros, o que acabou prejudicando o nosso desempenho nos treinos. Hoje conseguimos acertar o carro e o resultado foi melhor do que o esperado”, explicou o piloto, que também disputa a Copa Vicar.

Classificatório da 7a etapa da Pick Up Racing:
1º) 4 - Julio Campos (Mitsubishi, PR), 1:09.155, média de 151,95 Km/h
2º) 17 - Serafim Junior (Chevrolet, RJ), 1:09.249
3º) 90 - Thiago Riberi (Chevrolet, SP), 1:09.361
4º) 10 - Aluizio Coelho (Mitsubishi, SP), 1:09.362
5º) 3 - Rafael Iserhard (Chevrolet, RS), 1:09.429
6º) 45 - Daniel Pflaumer (Chevrolet, SP), 1:09.452
7º) 1 - Cadú Pasetti (Chevrolet, SP), 1:09.510
8º) 16 - Carlos Kray (Mitsubishi, RS), 1:09.519
9º) 56 - João Pretto (Mitsubishi, MT), 1:09.691
10º) 18 - Rodrigo Navarro (Chevrolet, SP), 1:09.967
11º) 14 - Hybernon Cysne (Mitsubishi, CE), 1:10.069
12º) 75 - Henrique Assunção (Mitsubishi, SP), 1:10.616
13º) 46 - Vitor Genz (Mitsubishi, RS), 1:10.691
14º) 88 - Marcos Ramalho (Chevrolet, MS), 1:10.945
15º) 54 - Fabricio Lançoni (Mitsubishi, SP), 1:11.028
16º) 70 - Rodrigo Stefanini (Chevrolet, SP), 1:11.980
17º) 63 - Marlon Watanabe (Chevrolet, PR), 1:12.322
18º) 13 - Sebastião Malucelli (Mitsubishi SP), 1:13.841
Melhor volta: Julio Campos , 1:09.155 (151,95 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Com patrocínio oficial da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Duda Bairros/ Agência WE

Copa Nextel Stock Car: Cacá Bueno conquista a pole em Tarumã e se aproxima do titulo


Com a marca, o piloto da Red Bull Racing (Peugeot) somou mais três pontos e abriu uma vantagem de 26 pontos para Ricardo Mauricio, da Eurofarma RC (Chevrolet), que largará da terceira posição amanhã. Ao lado de Cacá Bueno está Daniel Serra, completando a dobradinha da equipe.

O piloto Valdeno Brito, da RCM Motorsport (Peugeot), é dúvida para amanhã, devido ao incêndio ocorrido em seu carro, durante o treino classificatório. Ausência já confirmada é a de Paulo Salustiano, que sente dores após a capotagem nos treinos livres da sexta-feira.

O grid completo ficou assim:

1) 0 - Cacá Bueno (Peugeot, RJ), 1:04.996 , média de 167,05 Km/h
2) 29 - Daniel Serra ((Peugeot, SP), 1:05.008
3) 90 - Ricardo Mauricio (Chevrolet, SP), 1:05.223
4) 99 - Xandinho Negrão (Chevrolet, SP), 1:05.387
5) 70 - Tarso Marques (Chevrolet, SP), 1:05.739
6) 14 - Luciano Burti (Chevrolet, SP), s.tempo
7) 63 - Lico Kaesemodel (Chevrolet, PR), 1:05.033
8) 65 - Max Wilson (Chevrolet, SP), 1:05.069
9) 80 - Marcos Gomes (Chevrolet, SP), 1:05.082
10) 51 - Atila Abreu (Chevrolet, SP), 1:05.094
11) 23 - Duda Pamplona (Chevrolet, RJ), 1:05.146
12) 21 - Thiago Camilo (Chevrolet, SP), 1:05.164
13) 77 - Valdeno Brito (Peugeot, PB), 1:05.180
14) 15 - Antonio Jorge Neto (Peugeot, SP), 1:05.314
15) 18 - Allam Khodair (Peugeot, SP), 1:05.448
16) 74 - Popó Bueno (Chevrolet, RJ), 1:05.545
17) 6 - Alceu Feldmann (Chevrolet, PR), 1:05.247
18) 11 - Nonô Figueiredo (Chevrolet, SP), 1:05.309
19) 4 - Claudio Ricci (Peugeot, RS), 1:05.427
20) 20 - Ricardo Sperafico (Peugeot, PR), 1:05.430
21) 8 - Pedro Gomes (Chevrolet, SP), 1:05.544
22) 9 - Giuliano Losacco (Peugeot, SP), 1:05.570
23) 35 - David Muffato (Peugeot, PR), 1:05.695
24) 7 - Thiago Marques (Peugeot, PR), 1:05.743
25) 44 - Norberto Gresse (Chevrolet, SP), 1:05.792
26) 33 - Felipe Maluhy (Peugeot, SP), 1:05.929
27) 27 - Guto Negrão (Peugeot, SP), 1:06.049
28) 3 - Chico Serra (Peugeot, SP), 1:06.240
29) 10 - Ricardo Zonta (Peugeot, PR), 1:08.974

Foto: Duda Bairros/ Agência WE

Fábio Fogaça sai em primeiro no grid da Stock Jr.


O piloto manteve o bom desempenho de sexta-feira

O paulista Fábio Fogaça fez a pole position para a décima etapa da Stock Jr., marcada para este domingo, a partir das 8h, no Autódromo Internacional de Tarumã. Fogaça, líder da competição e que havia sido o mais rápido da sexta-feira, repetiu o bom desempenho no treino classificatório deste sábado, com o tempo de 1min18seg527. A segunda melhor volta foi do paranaense Pedro Boesel, com 1min19seg132, enquanto Rodrigo Barone ficou em terceiro, 1min19seg412.

Na Stock Jr. a situação é de equilíbrio. O paulista Fábio Fogaça é o primeiro na classificação geral com 187 pontos, mas tem na sua cola o paranaense Pedro Boesel, com 178, e que vem de vitória em Brasília. João Marcelo aparece na terceira posição, com 145 pontos, além de liderar a classe Máster. Mais uma vez, a expectativa é de uma corrida acirrada e repleta de lances emocionante em Viamão.

Classificatório da décima etapa da Stock Jr.:

1º) 72 - Fabio Fogaça (SP), 1:18.527, média de 133,81 Km/h
2º) 11 - Pedro Boesel ( , PR), 1:19.132
3º) 7 - Rodrigo Barone (*, SP), 1:19.412
4º) 19 - Adriano Griecco (*, SP), 1:19.735
5º) 77 - Beto Cavaleiro (*, SP), 1:19.813
6º) 6 - Eduardo Furlanetto ( , SP), 1:20.100
7º) 21 - João Marcelo (*, SP), 1:20.114
8º) 5 - Fabio Viscardi (*, SP), 1:20.169
9º) 31 - Carlos Pimentel Jr (*, PB), 1:20.439
10º) 12 - Gustavo Maricato (*, SP), 1:21.035
Melhor Volta: Fabio Fogaça, 1:18.527 (133,81 km/h)

A Copa Nextel Stock Car 2009 tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Com patrocínio oficial da Nextel, que dá nome à principal categoria do automobilismo nacional, a divisão conta ainda com o patrocínio de Goodyear e Caixa, além de co-patrocínio de Bosch e Esso. As montadoras presentes são Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Fernanda Freixosa/ Agência WE

500 Milhas Granja Viana: Nitro 500 terá apoio da maior atacadista de produtos químicos do Paraná


Carenagem da Nitro 500 para a 500 Milhas 2009

Com três karts confirmados para a edição 2009 da 500 Milhas Granja Viana, a equipe paranaense Nitro 500 terá o patrocínio oficial da maior atacadista de produtos químicos do Paraná, a Nitrogenius Produtos Químicos.

Dois motivos levaram a Nitrogenius a apoiar a equipe no maior evento do kartismo brasileiro, que reúne a cada ano pilotos do porte de Rubens Barrichello, Felipe Massa e Tony Kanaan. "Além do incentivo ao esporte, queremos aproveitar a visibilidade nacional que o evento dá para divulgarmos nossa marca e firmá-la, assim como a própria empresa, em nível nacional”, diz o presidente da Nitrogenius.

Maior empresa do ramo no Estado do Paraná, a Nitrogenius estabeleceu semelhança com a equipe Nitro 500. “Somos a maior empresa na área em nosso Estado e nos sentimos na obrigação de apoiar a maior equipe do kartismo paranaense na 500 Milhas. O evento dá um retorno de mídia muito grande e queremos aproveitar esta situação. Temos certeza de que a equipe trará um grande resultado de São Paulo, já que é muita dedicada e profissional”, aposta o presidente da Nitrogenius. “Nossa meta para 2010 é continuar nosso crescimento sustentável, com foco nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul”, completa.

Por sua vez, Jandre Nunes, fundador da equipe Nitro 500 – que em 2008 terminou a 500 Milhas Granja Viana em 6º - se mostra bastante satisfeito com o apoio da Nitrogenius. “Certamente faremos o máximo possível nesta prova. Queremos dar o maior retorno para nosso patrocinador e desde já quero agradecer pelo apoio, pois é de empresas assim que o kartismo precisa”, finalizou Jandre Nunes.

Este ano integrarão a equipe os paranaenses Jandre Nunes, seu irmão Peterson Nunes, Diego Fernandes, Ulisses Ribeiro, Thiago Santos, Thiago Duarte, os cariocas Rodrigo Faulhauber, Francisco Jansley e Maxwell Jansley, e os catarinenses Lucas Gohr e Roberto Junior. O chefe da equipe será o organizador da Copa Curitiba de Kart, Gian Honório, e a equipe de mecânicos será capitaneada por Roberto Carlos, o "Feio".

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

F3 Su-Americana: Lucas Foresti largará da primeira fila em Curitiba


Neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de novembro, o Campeonato Sul-Americano de F3 está encerrando sua temporada 2009 no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais – PR. As atividades da rodada dupla, válida pelas 17ª e 18ª etapas, tiveram início na sexta-feira (20), com duas sessões de treinos livres na parte da manhã. Nelas os pilotos puderam relembrar o traçado que competiram na segunda rodada do ano e, principalmente, ajustar seus carros para a primeira tomada de tempos, que foi realizada no princípio da tarde.

O brasiliense Lucas Foresti (Cesário Fórmula) foi um dos pilotos que estiveram na pista e, junto com sua equipe, trabalhou muito no acerto do carro para as duas tomadas de tempos e as duas corridas que estavam por vir. Durante as duas sessões de treinos Lucas teve participações distintas onde, na primeira, ele ajustou todos os detalhes para a tomada de tempos e, na segunda, optou por fazer alguns testes em busca de melhorar ainda mais o rendimento que lhe deu a segunda melhor marca no primeiro treino.

Sem ter conseguido nenhuma melhora significativa os responsáveis pela carro 02 da equipe Cesário Fórmula voltaram os ajustes para o que estava na primeira sessão e, com tudo pronto, alinharam o piloto na saída do box para a tomada de tempos.

Apesar da temperatura estar elevada o sol foi encoberto por espessas nuvens antes da tomada e, assim, todas as equipes optaram por rapidamente colocarem os pilotos na pista em busca das voltas ideais. Após aquecer os pneus Foresti seguiu à risca as orientações recebidas nos boxes e registrou a melhor passagem. Ele e seu companheiro de equipe, Leonardo Cordeiro, se distanciaram dos demais na briga pela melhor volta. Com o primeiro jogo de pneus Lucas conseguiu voltas mais ‘limpas’ e não perdeu a liderança em nenhum momento. No segundo jogo, porém, com a temperatura um pouco mais baixa, Cordeiro acabou batendo o tempo de Lucas e ficando com a pole. Mesmo assim, Foresti continuou muito rápido e assegurou a segunda melhor marca com 1m14s570, tempo que lhe garantiu um lugar na primeira fila da prova deste sábado.

Meu carro está bom e tempos um acerto que acredito esteja ideal para as corridas. Não consegui a pole-position por pouco, mas hoje teremos a tomada de tempos para a corrida de domingo e farei de tudo para largar na frente na última prova do ano. Fora isso, quero me concentrar em fazer uma ótima prova e lutar pela vitória será a consequência de uma estratégia bem planejada”, finalizou o jovem de 17 anos.

Confira a programação do final de semana:

Sábado (21/11)
Treino Classificatório – 18ª etapa
Corrida 17ª etapa F3 Sul-americana e F3 Light

Domingo (22/11)
Corrida 18ª etapa F3 Sul-americana e F3 Light

-> Atividades transmitidas via live-timing através do site www.caradec.com.br.

Confira o resultado da tomada de tempos da 17ª etapa:
1º) Leonardo Cordeiro (Cesário Fórmula) – 1:14:110
2º) Lucas Foresti (Cesário Fórmula) – 1:14:570
3º) Claudio Cantelli (Bassan Motorsport) – 1:14:770
4º) Henrique Martins (Cesário Fórmula Junior) – 1:14:945 - F3 Light
5º) Yann Cunha (Razia Sports) – 1:14:977
6º) Raphael Abbate (Cesário Fórmula Junior) – 1:15:159 - F3 Light
7º) Nilton Molina (PropCar Racing) – 1:15:351
8º) Igor Veras (PropCar Racing) – 1:15:491
9º) Leonardo de Souza (Kemba Racing) – 1:15:494
10º) Lu Boesel (Dragão Motorsport) – 1:15:511
11º) Henrique Lambert (Razia Sports) – 1:15:660
12º) Bruno Andrade (MX Sports) – 1:15:864 - F3 Light

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sexta-feira, novembro 20, 2009

Rodada tripla da Copa Centro-Oeste teve domínio da Kart Mini


Foi mais um final de semana (14 e 15/11) de alegrias e vitórias para a Kart Mini, fabricante de chassis e peças para o kartismo brasileiro e internacional. Na disputa da penúltima rodada tripla da Copa Centro-Oeste, em Goiânia (GO), a empresa paulista, voltou a comemorar muitas vitórias, quadro que vem se apresentando há muitos anos, em especial na atual temporada.

Na pista, que recebeu 43 pilotos, 22 deles (ou 51%) competiam com Kart Mini, divididos em oito categorias. Rodrigo Piquet, na Sênior, e Rafael Ferreira, na Novatos, foram os maiores destaques, vencendo as três provas disputadas em suas categorias.

Duas das três vitórias na Mirim ficaram com pilotos com Kart Mini e João Pedro Custódio venceu a primeira, enquanto que João Vitor Coqueiro ganhou a segunda. Custódio ainda faria dois segundos lugares, enquanto que Coqueiro obtinha um 4º e um 3º. Vinícius Rosati, também com Mini, terminou em 8º, 5º e 4º.

João Vieira, único piloto com Kart Mini na Cadete, venceu a segunda prova, obtendo um 9º e um 2º nas outras duas corridas de sua categoria.

Na Júnior, que correu agrupada com a Júnior Menor, Joaquim Junqueira foi o único piloto com Mini e obteve um 1º e um 2º, mas não correu a última prova. Na Júnior Menor Marcos Vieira foi vencedor de uma das provas, enquanto que obteve um 4º lugar em outra e não disputou a primeira. Pedro Fortes, outro representante Mini, obteve dois terceiros e um 2º. Breno César (4º, 4º e 3º) e Gustavo Lima (5º, 5º e 4º) também correram com Kart Mini.

A Sênior viu o domínio total dos pilotos com Kart Mini e Rodrigo Piquet venceu as três provas, com Fábio Oliveira em segundo em todas as corridas. O mesmo domínio também foi percebido na Novatos, com Rafael Ferreira vitorioso e Guilherme de Souza em 2º nas três corridas da etapa. Matheus Vieira, representante Mini na Graduados, obteve uma vitória e dois segundos lugares.

Oito pilotos competiram com Kart Mini na F400, que teve um grid total de 10 concorrentes. Veberley Carneiro venceu duas e chegou em segundo na terceira corrida, enquanto que a outra vitória ficou com Jerry Alexandre (2º e 3º nas duas primeiras). Pablo Alves (7º, 2º e 3º), Olímpio Abrão (3º, 4º e 4º), Marco Alves (11º e 5º), Weldey Neves (4º, 7º e 6º), William Araújo (5º, 8º e 7º) e Henrique Ribeiro (10º, 9º e 9º) também competiram com Kart Mini.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick