sexta-feira, agosto 30, 2013
quinta-feira, agosto 29, 2013
Fórmula Júnior terá nova seletiva para 2014 neste final de semana no Autódromo de Tarumã
Grid da próxima temporada deverá crescer e chegará a pelo menos 20 competidores
Já encaminhando sua segunda temporada de sucesso, a Fórmula Júnior realiza neste final de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, mais uma seletiva visando habilitar novos pilotos para o grid de 2014. A nova seletiva será no tradicional Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre (RS).
Diversos pilotos já estão confirmados, dentre eles o paulista Lucas Villela, de Sorocaba, e o gaúcho Lucas Kohl, de Santa Cruz do Sul. Além destes, outros pilotos devem confirmar presença em Tarumã no final de semana, como o mineiro Lucca Abreu e o paranaense Flávio Lisboa.
"As seletivas que promovemos ao longo deste ano, bem como ao longo do ano passado, têm como objetivo primordial preparar o ingresso e ambientar os novos pilotos na Fórmula Júnior", explica Claudio Fontoura, promotor da categoria ao lado de Neco Fornari. "O piloto não apenas anda no carro, mas recebe todo um atendimento, que incluiu aulas teóricas e práticas em escola de pilotagem, além de uma total integração com as diversas equipes que compõem a Fórmula Júnior", completa.
Recentemente a Fórmula Júnior recebeu novos carros, que estão passando por rigorosa revisão, e totalizará 23 monopostos para a temporada 2014. "No próximo ano deveremos ter pelo menos 20 pilotos em nossos grids e já na próxima etapa, em setembro, nosso grid deverá ser composto por 17 competidores", finaliza.
Os interessados em participar da próxima seletiva, neste final de semana, dias 31 de agosto e 1º de setembro, no Autódromo de Tarumã, podem contatar com Claudio Fontoura pelo fone (51) 9178.6084.
Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Brasileiro de Turismo: Em Cascavel, Mauri Zaccarelli quer fazer as pazes com a pista Zilmar Beux
Piloto paulista retorna ao oeste paranaense confiante para buscar um bom resultado na 4ª etapa da divisão de acesso da Stock Car. A programação começa no sábado (31) com os treinos livres
Neste fim de semana (dias 31 de agosto e 1º de setembro) o Campeonato Brasileiro de Turismo retorna a Cascavel para a realização da 4ª etapa da temporada. Mauri Zaccarelli, piloto da Hot Car Racing, quer escrever uma nova história no circuito Zilmar Beux, localizado no oeste paranaense, apagando o resultado ruim da primeira passagem pela pista. O dono do carro #2 está otimista para a disputa da etapa, que marca a chegada da metade da temporada inaugural da competição. A programação começa no sábado (31) com a realização dos treinos livres e a classificação, marcada para as 15h10. No domingo (1º), a corrida será às 9h15. A Rede TV! transmite a prova às 13h.
Na primeira vez que esteve em Cascavel, Mauri Zaccarelli não teve tanta sorte, e sequer conseguiu largar. Mas, diferente do que aconteceu em meados de junho, quando a categoria passou por lá, o piloto de São Paulo espera por um bom resultado na prova deste fim de semana. Ele pretende repetir o bom desempenho apresentado durante a última etapa, em Ribeirão Preto (no dia 11 de agosto), quando ficou com o quinto lugar. Para Zaccarelli, este retorno é a sua chance de fazer as pazes com o traçado do oeste paranaense.
"Vou bem animado para Cascavel. Quero tirar a má impressão de lá. Estou confiante que vai ser uma etapa boa para mim. Venho de um resultado bem positivo em Ribeirão, onde conquistei um lugar no top-5. E isso me anima bastante. Pelo pouco que andei em Cascavel, deu para perceber que é uma pista rápida e bem legal. Acho que temos boas condições de pontuar e ficar novamente ali entre o quinto e o sexto lugar", considerou o piloto do carro #2, que está em sétimo na classificação, com 31 pontos.
Zaccarelli também relembrou seu objetivo para este ano. "Meu objetivo, nessa temporada, é terminar entre os cinco melhores na classificação e não estou longe dessa meta. Além disso, acho bem positivo o fato de que depois de três corridas, eu conquistei lugar no top-10 em duas oportunidades. Isso tudo me anima para buscar um bom resultado em Cascavel", encerrou.
Confira a programação completa da 4ª etapa:
Sábado, dia 31:
8h30 - 9h10: 1º Treino livre
11h40 - 12h20: 2º Treino livre
15h10 - 15h30: Classificação
Domingo, dia 1º:
9h15: Largada (35 min de prova + 1 volta)
Os melhores no campeonato após três etapas (top-10):
1º) Felipe Fraga, 72 pontos
2º) Gabriel Casagrande, 60
3º) Pedro Boesel, 52
4º) Norberto Gresse, 46
5º) Tito Morestoni, 39
6º) Luiz Ribeiro - 34
7º) Mauri Zaccarelli - 31
8º) Marco Cozzi, 28
9º) Raphael Abbate, 27
10º) Fernando Fortes, 25
Na temporada 2013, o piloto conta com o patrocínio das empresas Inbra, Fiat Geniali, IMM, FBM, All Presse, Tool Machine Development, DJ Fornos Industriais, Ace Laminados, Bardahl e Algather.
Texto: FGCom
Foto: Luca Bassani
Mega Kart teve final de semana de novas vitórias no kartismo do Rio de Janeiro
Fabricante de chassis comemorou triunfos em duas divisões da F4 e na Cadete
Habituada a comemorar vitórias desde sua chegada ao kartismo brasileiro, a Mega Kart voltou a vencer no último final de semana, desta vez no kartismo do Rio de Janeiro, que disputou mais uma etapa de seu Campeonato Estadual. A competição teve vez no Kartódromo de Volta Redonda.
Foram três vitórias em solo carioca, que mantiveram a longa série de triunfos iniciada no início da temporada. Desde que começaram a ser cumpridas as provas do calendário de 2013 a Mega Kart, fabricante de chassis e componentes para o esporte, está invicta, ou seja, venceu em todos os finais de semana de competições do kartismo brasileiro.
Na etapa do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, em Volta Redonda neste final de semana, os pilotos que competiram e venceram com o chassi Mega Kart foram Guilherme Oliva, na Cadete; Pedro Lucca, na F4 Light; e André Cupello, na F4 Graduados. Além das vitórias, a empresa comemorou também a pole de Pedro Lucca.
"A Mega Kart tem comemorado vitórias em ‘várias frentes’ e desta vez foi no Rio de Janeiro, onde o kartismo está se reerguendo de uma maneira muito organizada. Temos orgulho de poder participar deste momento", dizem Marcos Ferreira e Waldíbio Ferraz, diretores da Mega Kart. "E estamos também muito felizes com esta ótima temporada da Mega Kart e com a confiança de nossos clientes, que retribuímos oferecendo um equipamento confiável e competitivo", finalizam.
Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
quarta-feira, agosto 28, 2013
Centenário de Orleans recebe pilotos de todo o país
Falta pouco para a terceira etapa do Campeonato Catarinense de Motocross. Após 30 anos, o estadual da modalidade volta para o município de Orleans, no sul de Santa Catarina, nos dias 31 de agosto (treino) e 1º de setembro (corrida), com a promessa de grandes disputas.
A etapa do Catarinense será uma das principais atrações do Centenário do município, comemorado com uma grande festa e muita adrenalina na pista montada ao lado da Arena de shows da cidade.
Os trabalhos de construção da pista de Orleans iniciaram no fim do mês de julho e seguiram o cronograma programado. O local escolhido para montar o traçado que receberá as disputas do estadual é propício para a prática do esporte e proporciona uma visão privilegiada ao público. “O local escolhido para fazer a pista é muito bom. A topografia é mais elevada e a pista fica mais embaixo o público terá visão total”, destaca o construtor da pista, Alessandro ‘Baiano’ Reis.
A pista foi finalizada há uma semana. Tem 1.200 metros de extensão e largura padrão. “A pista está bem técnica. O diferencial é um salto natural, uma escada em descida e um duplo subindo, mas com duas opções”, diz.
Para o presidente da FCM, Kiko Cidade, trazer o campeonato de volta ao município em uma data tão especial é uma oportunidade de dar ainda mais destaque ao esporte. “O motocross como atração dos 100 anos de Orleans é uma ótima visibilidade para o nosso esporte, além do legado de mais uma pista oficial no nosso Estado. Será uma grande preparação para o brasileiro que se aproxima”, diz, se referindo a etapa catarinense do campeonato nacional que acontecerá no mês de setembro, em São José.
A prova de Orleans terá ainda uma novidade para os pilotos. A categoria Intermediária MX1 (motos de 450cc) pode fazer a sua estreia no Catarinense dependendo do número de participantes inscritos na categoria.
“Além do incentivo ao esporte, é um grande privilégio para Orleans receber pilotos consagrados de todo o país. A cidade está ansiosa para essa atividade que vai reunir amantes do motocross”, destacou um dos organizadores do evento, Erasmo Balbinot.
Fonte: Balbi Comunicação
Kart Mini teve final de semana extremamente positivo na 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro
Tradicional fábrica de chassis conquistou ótimos números em Florianópolis (SC)
A Kart Mini, mais tradicional fabricante de chassis do kartismo brasileiro, teve ótimo final de semana no Kartódromo dos Ingleses, em Florianópolis (SC), onde foi disputada a 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. O balanço final mostra que a fábrica venceu mais da metade das provas em disputa e, além disso, forneceu seu equipamento para mais de 50% dos pilotos participantes.
A força da Kart Mini ficou igualmente evidenciada quando analisada a etapa como um todo, no que diz respeito ao pódio: das 11 categorias em disputa, a empresa paulista foi a vencedora em cinco.
Noventa e sete pilotos estiveram presentes no kartódromo catarinense, dos quais 49 competidores correram com chassi Mini, equivalente a 50,5%. O percentual eleva-se a 54,5% quando analisadas as vitórias em baterias, 12 em 22 disputadas.
Os principais destaques desta jornada vitoriosa da Kart Mini ficaram para a vitória da pequenina Antonella Bassani na categoria Mirim e para a Super Sênior, onde a empresa equipou os quatro primeiros colocados na primeira bateria e os três primeiros na segunda.
Mas os motivos para comemorações não pararam por aí. Nas categorias Super Cadete, Júnior Menor, Sênior B, Super Sênior e Novatos os vencedores da primeira bateria competiram com chassi Mini, fato que se repetiu também na segunda bateria em todas estas classes, acrescidas da Mirim e Cadete.
E, para fechar a "conta" de um balanço extremamente positivo no final de semana, os pilotos com chassi Kart Mini subiram no degrau mais alto do pódio nas categorias Super Cadete, com Pedro Adami; Júnior Menor, com Arthur Vargas; Novatos, com Antonio Matiazi; Super Sênior, com Fernando Scotti; e Sênior B, com Eduardo Moratelli.
Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
sexta-feira, agosto 23, 2013
Sul-Brasileiro de Kart: João Vitor Barcelos quer melhor resultado em casa
Nesse final de semana, a cidade de Florianópolis (SC) vai receber a 2ª etapa da 16ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart 2013. Em casa, o piloto João Vitor Barcelos vai em busca de vitória, na nova categoria que disputa esse ano, a Cadete.
Os treinos estão intensos, e no último final de semana, João Vitor participou da 1ª Copa Santa Catarina. O segundo lugar no pódio foi garantido, mesmo debaixo de muita chuva e duas falhas no motor. “Tivemos alguns problemas no kart e o tempo não ajudava, mas mesmo assim, o João se saiu bem e estamos confiantes que os treinos vão garantir bons resultados nos próximos campeonatos”, diz o pai do piloto, Fabrício Barcelos.
A pontuação do João Vitor no Sul-Brasileiro também mostra que a disputa ainda pode melhorar. Em 5º lugar no ranking da categoria Cadete, apenas 8 pontos do primeiro colocado, os treinos estão cada vez mais intensos para que essa marca melhore e tudo conta com a preparação de Clóvis Calliari, da Calliari Competições.
Outros 20 pilotos estarão disputando essa categoria em Florianópolis. “Estar em casa dá uma garantia a mais para o piloto. Ele conhece a pista, sabe como pode aproveitar o máximo do seu potencial”, explica Fabrício.
Mas, se por um lado a expectativa é grande, por outro, a previsão do tempo indica um cenário de muita chuva no final de semana. “Os pilotos, além de darem o melhor de si, terão que apresentar muita técnica para garantir um bom lugar ao pódio com a chuva. Nesse trabalho, o melhor resultado é muito incerto”, avalia Clovis Calliari.
O Sul-Brasileiro é uma competição com destaque no cenário nacional. Além dos três estados da região Sul, participam das provas pilotos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e São Paulo. Os iniciaram na quinta-feira (22). No sábado, haverá tomada de tempo e uma bateria. A bateria final fica para o domingo.
Para mais informações sobre o piloto, acesse:
Texto: Inovação & Mercado Assessoria de Comunicação / Tatiana Fiuza
Marcadores:
João Vitor Barcelos,
Sul-Brasileiro de Kart
Copa Classic: Niltão Amaral/Cleiton Krause buscam repetir bom resultado na chuva
A dupla Niltão Amaral/Cleiton Krause, pilotos do Passat Canhão #8 do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, está preparada para buscar mais um bom resultado, em prova que será disputada novamente debaixo de muita chuva.
Vindos de um segundo lugar conquistado na etapa anterior, realizada no Velopark no último dia 08/07, em etapa que foi marcada pelo incessante temporal que caía sobre o estado, a dupla encontrará condições semelhantes na 4ª etapa do certame, que será realizada neste final de semana, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, com previsão de forte chuva, inclusive com alerta para possíveis alagamentos, devido à chegada de uma frente fria ao estado.
A Copa Classic, campeonato gaúcho de carros clássicos, retorna à região de colonização alemã após um lapso de quatro anos, o que tende a tornar ainda mais disputada a prova, visto que os pilotos não têm contato com a pista há muito tempo: "A condição de chuva tende a diminuir algumas diferenças entre os carros, fazendo com que andem mais próximos. O Passat Canhão está com bom acerto, realizado pela Mecânica Sabiá e Centro Automotivo MK, para piso molhado, conforme pudemos observar na etapa anterior, então estamos concentrados na busca do melhor traçado para disputar a ponta da prova", avaliu Niltão, que disputou a etapa realizada naquela cidade em 2009.
Já Cleiton Krause, que fez surpreendente estréia no Velopark, mantendo bom ritmo mesmo tendo sua primeira prova em condições adversas, espera ter novamente um bom desempenho: "O traçado já é conhecido, pois participei recentemente de um trackday naquele autódromo, e o comportamento do carro na chuva também, então a expectativa é de que possamos andar no pelotão dianteiro", disse Krause.
Niltão está em terceiro lugar no campeonato na categoria FL1, ainda com chances - embora remotas - de disputa pelo título. Em função de ter estreado apenas na terceira etapa, Cleiton Krause encontra-se mais abaixo na tabela de pontuação.
No sábado, acontecerão os treinos livres e classificatório, e a prova será realizada no domingo, dividida em duas baterias de 25 minutos, com as largadas ocorrendo às 10h50min, 12h45min, respectivamente. O ingresso custa R$ 10, na bilheteria do autódromo.
O patrocínio da equipe é de Pro Tune/Royal Pack/XP Investimentos/Cervejaria Abadessa/Posto Savar/Castelo Pack.
Mega Kart mantém série de vitórias e comemora conquistas em Guaratinguetá e Itu
Final de semana foi de quatro vitórias para a fabricante de chassis
Mais um final de semana de competições no kartismo paulista, mais vitórias para a fabricante de chassis Mega Kart. As conquistas desta vez chegaram em duas competições distintas, realizadas em Itu e em Guaratinguetá, interior de São Paulo. E foram quatro as vitórias da empresa comandada pelos empresários Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira.
Em Itu, pelo Campeonato Nova Schin, a Mega Kart venceu em três categorias que utilizam os motores Honda 4 Tempos, a F4. Na Graduados a vitória foi de Claudio Roda, feito repetido por Oscar Alves na Sênior. Por fim, Patrick Callman foi o vencedor na Iniciantes.
César Bastos, também na F4, foi o vencedor em Guaratinguetá, na divisão Sênior, com um chassi Mega MX.
"Estamos mais uma vez muito contentes com os resultados de mais um final de semana de competições", afirma Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira. "Estamos mantendo uma excelente regularidade este ano, vencendo em exatamente todos os finais de semana de competição pelo Brasil, confirmando assim a excelente escolha de nossos clientes, que buscam e efetivamente tem em suas mãos um equipamento vencedor", finalizam.
Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela
Rodrigo Bacher e Cícero Paiva estrearão com Volvo C30 em condições adversas
Dupla de pilotos de Sapiranga disputará a 4ª etapa do Gaúcho de Endurance em Santa Cruz do Sul
Uma desafiadora estreia. É a previsão da dupla de pilotos oriunda de cidade de Sapiranga, no Vale do Sinos, em relação à sua primeira prova oficial no automobilismo, neste final de semana, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul.
Os pilotos participarão da 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de Endurance, a bordo de um moderno - e rápido - Volvo C30 Duratec 2.0 16v #777 (preparado pela consagrada equipe MC Tubarão, de Campo Bom), que disputará a categoria V do certame, destinada a carros de turismo com cilindrada até 2100cc. O veículo possui câmbio em "H", e conta com com central de injeção e dash datalogger Pro Tune, equipamentos de última geração fabricados no Rio Grande do Sul.
A estreia é considerada um desafio pelos pilotos: "O fato de Santa Cruz do Sul ser o único autódromo gaúcho no qual não treinamos é um fator que torna as coisas um pouco mais complicadas, ainda mais com a previsão de muita chuva. O fato positivo é que já conhecemos o comportamento do carro em pista molhada, pois treinamos nesta condição nos autódromos de Tarumã e Guaporé", disse Bacher. A dupla treinou, também, no Autódromo Velopark, mas em condições de pista seca. A previsão do tempo informa que o final de semana será de fortes chuvas no estado, devido à chegada de uma massa de ar polar, podendo o volume de precipitação acumulado atingir o elevado patamar de 100 milímetros.
Nesta sexta-feira a dupla já irá para a pista, aproveitando o treino extra oferecido pela organização da etapa, o que foi liberado devido à categoria não correr no autódromo da região de colonização alemã desde 2009, para que os pilotos tenham uma melhor adaptação ao seletivo traçado de 3530 metros. Pelo regulamento normal, não pode haver treinos na praça de realização da etapa nos cinco dias que antecedem o início da programação oficial.
No sábado, acontecerão os treinos livres e classificatório, e a prova será realizada no domingo, dividida em três baterias de quarenta minutos, com as largadas ocorrendo às 9h45min, 11h40min e 13h35min, respectivamente. O ingresso custa R$ 10, na bilheteria do autódromo.
O patrocínio é de Paquetá Esportes/Senso/Mídia Mitsubishi/Spolier Transportes/MC Tubarão/Pro Tune/Yokohama.
Texto e foto: Niltão Amaral/Divulgação
Copa Classic volta à Santa Cruz do Sul após quatro anos
Categoria retorna mais forte e com estreias
A Copa Classic, campeonato gaúcho de velocidade de carros clássicos, chega à sua quarta etapa neste final de semana, marcando o retorno ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, onde não corria desde 2009.
A previsão é de que a chuva, mais uma vez, seja um fator adverso para as equipes e pilotos, visto que valores próximos a 40mm de precipitação são esperados para a região de colonização alemã, devido à chegada de uma frente fria ao estado, que também colocará as temperaturas em declínio, o que não deverá ser problema para os "Velhozes e Furiosos", já que a categoria fez impecável prova na etapa anterior, realizada sob muita chuva, no Autódromo Velopark, mês passado.
Com um grid de 20 carros previstos, a grande diferença após quatro anos é o crescimento de qualidade da categoria, com carros melhor preparados do que na época, virando tempos extremamente competitivos e semelhantes a muitos carros modernos.
Algumas estreias são esperadas, como o Passat "Relâmpago" #33 de Roberto Lacombe, piloto veterano (cuja carreira passou pela Speed 1600, 12 Horas de Tarumã, e outras competições) que escolheu a Copa Classic para o seu retorno às pistas. Leovaldo Petry retorna ao campeonato após algumas etapas ausente, e possivelmente com uma novidade: trocará seu tradicional Maverick #302 V8 por um novo carro recém desenvolvido, um Maverick com motor quatro cilindros.
A programação começa no sábado, com os treinos livres e classificatórios, e, no domingo, as duas baterias da Copa Classic terão início às 10h50min e às 12h45min, respectivamente, cada uma com duração de 25 minutos. O Gaúcho de Endurance (que traz protótipos, supercarros como Ferrari e Maserati e carros de turismo preparados) também realizará sua 4ª etapa, dividida em três baterias de 40 minutos, com largadas previstas para as 9h45min, 11h40min e às 13h35min. Os ingressos custam R$ 10 na bilheteria do autódromo.
Abaixo, lista de prováveis participantes da etapa:
Categoria A (até 1000cc ou fabricação até 1950):
#1 Carretera 1936 – Carlos Eugênio "Ratão"
#3 DKW – Rogério Franz
#88 DKW – Teodoro Janusz (Horst Dierks)
Categoria B (1001 a 1600cc):
#18 Chevette – Dagoberto Moraes (Cantu Pneus)
#38 Chevette – Henrique Goulart (Pizza do Pão/H Mídia/Multifreios)
#48 Passat – Sérgio Pause/Severino Oppelt (CiaLegbá/PZ Pneus)
#51 Passat – Emerson/Rodrigão (Servijatos/EPR/Sulcar/Blue Veículos)
#69 Mini Cooper – Fernando Brock (AirFix/Mecânica Eltz)
Categoria C (1601 a 1800cc):
#47 Passat – Jorge Krug (K&K Empreendimentos Imobiliários)
#99 Passat – Eduardo Neves (Lâmpadas Avant)
Categoria FL1 (até 2000cc e conforme preparação):
#08 Passat – Niltão Amaral/Cleiton Krause (ProTune/XP/RoyalPack/Abadessa/Posto Savar/Italian Car/Castelo Pack)
#36 Passat – Nereu Rebechi (Frigorífico Santo André)
#55 Fusca – Jorge Flores (Jornal Sexta)
#58 Passat – Diego Mariante (Hot Car Racing)
#73 Puma AP – Moisés Rosemberg
#77 Chevette 2.0 – Fábio Mincarone (Dyko)
Categoria FL2 (acima de 2000cc e conforme preparação):
#71 Opala 6cil. – Giuliano Giacomazzi
#97 Chevette 2.0 – Joel Schumann (Jomar Andaimes/WSR)
#128 Maverick 4cil. – Valnei Felten
Legenda Fotos: Grid de largada da Classic em Santa Cruz do Sul, 2009
Texto e fotos: Niltão Amaral
segunda-feira, agosto 19, 2013
5ª etapa da Fórmula Júnior revelou novo vice-líder e teve vitória de piloto estreante
Gabriel Robe e Bruno Bertoncello foram os vencedores da rodada em Santa Cruz do Sul
Depois de um descanso de cerca de 45 dias, a Fórmula Júnior voltou às pistas para a disputa de sua 5ª etapa, agora em um novo circuito, o de Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre. E a volta foi em grande estilo, com disputas acirradas, troca de vice-líder, manutenção de liderança e piloto estreando com vitória. A competição foi realizada no último final de semana, dias 17 e 18, e teve como principal destaque o gaúcho Bruno Bertoncello, que fazia sua estreia na categoria.
A tomada de tempos teve na primeira fila dois pilotos que já haviam marcado pole position em etapas anteriores, o gaúcho Gabriel Robe e a catarinense Bruna Tomaselli. E foi exatamente o pole quem venceu a primeira bateria, de ponta a ponta e praticamente sem ser incomodado. Robe largou bem, manteve a liderança e sofreu pequena pressão nas voltas iniciais e na relargada, depois da entrada do safety-car na pista. Mas, aos poucos e com consistência, foi abrindo vantagem e deixando a disputa por posições para seus concorrentes. Matzenbacker foi o 2º, seguido por Bertoncello.
Largando na pole outra vez, agora na segunda bateria, Robe foi superado por dois pilotos na frenagem da curva 1 e caiu para terceiro. Em poucas voltas ele já recuperava uma posição e passou a tentar o ataque ao líder da prova, Bruno Bertoncello, que já havia obtido excelente colocação na bateria anterior, 3º. As disputas, que aconteciam nas posições intermediárias, não chegaram a se repetir pela ponta, apesar do esforço de Gabriel Robe de buscar ataque ao líder. Bertoncello, assim, garantiu a vitória logo em sua estreia na categoria, com Robe em 2º e Matzenbacker em 3º.
"Não tem como descrever a sensação de ter obtido esta vitória logo na estreia, não tem preço", vibrava Bertoncello logo após a bandeirada. "Foi uma vitória da evolução, pois trabalhamos muito até chegarmos a um carro competitivo. No início dos treinos cheguei a ‘tomar’ três segundos, mas fomos acertando o carro aos poucos. Errei na tomada de tempos, quando fiquei em 5º, mas nas corridas tudo deu certo. Obrigado equipe", completou o piloto da Satti Racing.
Gabriel Robe, que fez um 1º e um 2º, assumiu a vice-liderança do campeonato depois de marcar 35 pontos e superar três concorrentes na tabela de classificação. E diminuiu também sua diferença para o líder, Victor Hugo Matzenbacker. "Foi um belo final de semana, graças também ao ótimo trabalho da minha equipe. Só não foi completo porque o Bruno estava muito rápido na segunda bateria e não consegui alcançá-lo", lembra Robe. "Na primeira bateria o Victor Hugo acompanhou e consegui administrar, mas na segunda o resultado foi mais suado. Estou contente porque subi bem na tabela de classificação, ganhei três posições, assumi a vice-liderança e me aproximei do líder", finaliza o piloto da Irineu Racing.
Victor Matzenbacker, extremamente regular e dono de quatro vitórias e quatro segundos lugares, manteve a liderança do campeonato. "Enfrentei alguns pequenos problemas nas duas provas, que não me permitiram brigar por vitórias. Pensei no campeonato e marquei pontos importantes nesta luta pelo título", avaliou o líder da Fórmula Júnior.
Para Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior, foi mais uma rodada perfeita. "Nossos pilotos tiveram mais oportunidade grandiosa para aprender, já que competiram em uma pista que estreou em nosso calendário. Mais uma vez atingimos nosso objetivo, além de podermos ver, mais uma vez, belas corridas", avaliam. "E foi legal ver a bela estreia do Bruno Bertoncello, piloto que agrega ainda mais talento à categoria", finalizam.
A 6ª etapa da Fórmula Júnior está marcada para Guaporé, de 20 a 22 de setembro, quando novos pilotos deverão estrear. A expectativa dos promotores é de que o grid desta rodada seja formado por 16 a 17 pilotos.
Confira os dez primeiros da 1ª bateria:
1 Gabriel Robe (RS) - 15 voltas - 26:01.070
2 Victor Matzenbacker (RS) - a .646
3 Bruno Bertoncello (RS) - a .671
4 Victor Miranda (SP) - a 3.193
5 Bruna Tomaselli (SC) - a 5.132
6 Lucas Alves (RS) - a 6.228
7 Rafael Smaniotto (PR) - a 7.360
8 Gustavo Bandeira (DF) - a 7.911
9 Franco Pasquale (RS) - a 10.662
10 Matheus Rouver (SE) - a seis voltas
Confira os dez primeiros da 2ª bateria:
1 Bruno Bertoncello (RS) - 16 voltas - 26:18.408
2 Gabriel Robe (RS) - a .195
3 Victor Matzenbacker (RS) - a 8.592
4 Matheus Rouver (SE) - a 11.692
5 Victor Miranda (SP) - a 15.897
6 Rodrigo Elger (PR) - a 17.506
7 Lucas Alves (RS) - a 17.809
8 Franco Pasquale (RS) - a 32.164
9 Bruna Tomaselli (SC) - a 33.111
10 Rafael Smaniotto (PR) - a 13 voltas
E a pontuação do campeonato:
1 Victor Matzenbacker - 158 pontos
2 Gabriel Robe - 94
3 Lucas Alves - 87
4 Mateus Rouver - 81
5 Bruna Tomaselli - 70
6 Victor Miranda - 69
7 Gustavo bandeira - 49
8 Rodrigo Elger - 42
9 Rafael Smaniotto - 36
10 Bruno Bertoncello - 32
11 Bruno Samara - 28
12 Lucas Balbuena - 18
13 Vitor Fernandes - 17
13 Franco Pasquale - 17
15 Lucas Fernandes - 10
Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Depois de um descanso de cerca de 45 dias, a Fórmula Júnior voltou às pistas para a disputa de sua 5ª etapa, agora em um novo circuito, o de Santa Cruz do Sul, a 150 quilômetros de Porto Alegre. E a volta foi em grande estilo, com disputas acirradas, troca de vice-líder, manutenção de liderança e piloto estreando com vitória. A competição foi realizada no último final de semana, dias 17 e 18, e teve como principal destaque o gaúcho Bruno Bertoncello, que fazia sua estreia na categoria.
A tomada de tempos teve na primeira fila dois pilotos que já haviam marcado pole position em etapas anteriores, o gaúcho Gabriel Robe e a catarinense Bruna Tomaselli. E foi exatamente o pole quem venceu a primeira bateria, de ponta a ponta e praticamente sem ser incomodado. Robe largou bem, manteve a liderança e sofreu pequena pressão nas voltas iniciais e na relargada, depois da entrada do safety-car na pista. Mas, aos poucos e com consistência, foi abrindo vantagem e deixando a disputa por posições para seus concorrentes. Matzenbacker foi o 2º, seguido por Bertoncello.
Largando na pole outra vez, agora na segunda bateria, Robe foi superado por dois pilotos na frenagem da curva 1 e caiu para terceiro. Em poucas voltas ele já recuperava uma posição e passou a tentar o ataque ao líder da prova, Bruno Bertoncello, que já havia obtido excelente colocação na bateria anterior, 3º. As disputas, que aconteciam nas posições intermediárias, não chegaram a se repetir pela ponta, apesar do esforço de Gabriel Robe de buscar ataque ao líder. Bertoncello, assim, garantiu a vitória logo em sua estreia na categoria, com Robe em 2º e Matzenbacker em 3º.
"Não tem como descrever a sensação de ter obtido esta vitória logo na estreia, não tem preço", vibrava Bertoncello logo após a bandeirada. "Foi uma vitória da evolução, pois trabalhamos muito até chegarmos a um carro competitivo. No início dos treinos cheguei a ‘tomar’ três segundos, mas fomos acertando o carro aos poucos. Errei na tomada de tempos, quando fiquei em 5º, mas nas corridas tudo deu certo. Obrigado equipe", completou o piloto da Satti Racing.
Gabriel Robe, que fez um 1º e um 2º, assumiu a vice-liderança do campeonato depois de marcar 35 pontos e superar três concorrentes na tabela de classificação. E diminuiu também sua diferença para o líder, Victor Hugo Matzenbacker. "Foi um belo final de semana, graças também ao ótimo trabalho da minha equipe. Só não foi completo porque o Bruno estava muito rápido na segunda bateria e não consegui alcançá-lo", lembra Robe. "Na primeira bateria o Victor Hugo acompanhou e consegui administrar, mas na segunda o resultado foi mais suado. Estou contente porque subi bem na tabela de classificação, ganhei três posições, assumi a vice-liderança e me aproximei do líder", finaliza o piloto da Irineu Racing.
Victor Matzenbacker, extremamente regular e dono de quatro vitórias e quatro segundos lugares, manteve a liderança do campeonato. "Enfrentei alguns pequenos problemas nas duas provas, que não me permitiram brigar por vitórias. Pensei no campeonato e marquei pontos importantes nesta luta pelo título", avaliou o líder da Fórmula Júnior.
Para Claudio Fontoura e Neco Fornari, promotores da Fórmula Júnior, foi mais uma rodada perfeita. "Nossos pilotos tiveram mais oportunidade grandiosa para aprender, já que competiram em uma pista que estreou em nosso calendário. Mais uma vez atingimos nosso objetivo, além de podermos ver, mais uma vez, belas corridas", avaliam. "E foi legal ver a bela estreia do Bruno Bertoncello, piloto que agrega ainda mais talento à categoria", finalizam.
A 6ª etapa da Fórmula Júnior está marcada para Guaporé, de 20 a 22 de setembro, quando novos pilotos deverão estrear. A expectativa dos promotores é de que o grid desta rodada seja formado por 16 a 17 pilotos.
Confira os dez primeiros da 1ª bateria:
1 Gabriel Robe (RS) - 15 voltas - 26:01.070
2 Victor Matzenbacker (RS) - a .646
3 Bruno Bertoncello (RS) - a .671
4 Victor Miranda (SP) - a 3.193
5 Bruna Tomaselli (SC) - a 5.132
6 Lucas Alves (RS) - a 6.228
7 Rafael Smaniotto (PR) - a 7.360
8 Gustavo Bandeira (DF) - a 7.911
9 Franco Pasquale (RS) - a 10.662
10 Matheus Rouver (SE) - a seis voltas
Confira os dez primeiros da 2ª bateria:
1 Bruno Bertoncello (RS) - 16 voltas - 26:18.408
2 Gabriel Robe (RS) - a .195
3 Victor Matzenbacker (RS) - a 8.592
4 Matheus Rouver (SE) - a 11.692
5 Victor Miranda (SP) - a 15.897
6 Rodrigo Elger (PR) - a 17.506
7 Lucas Alves (RS) - a 17.809
8 Franco Pasquale (RS) - a 32.164
9 Bruna Tomaselli (SC) - a 33.111
10 Rafael Smaniotto (PR) - a 13 voltas
E a pontuação do campeonato:
1 Victor Matzenbacker - 158 pontos
2 Gabriel Robe - 94
3 Lucas Alves - 87
4 Mateus Rouver - 81
5 Bruna Tomaselli - 70
6 Victor Miranda - 69
7 Gustavo bandeira - 49
8 Rodrigo Elger - 42
9 Rafael Smaniotto - 36
10 Bruno Bertoncello - 32
11 Bruno Samara - 28
12 Lucas Balbuena - 18
13 Vitor Fernandes - 17
13 Franco Pasquale - 17
15 Lucas Fernandes - 10
Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Mais de 5 mil pessoas vibram com show de automobilismo no "Cavalo de Aço" em Joaçaba
O Autódromo "Cavalo de Aço" em Joaçaba recebeu mais de 5 mil pessoas no último final de semana durante a 7ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Com muito sol, frio e belíssimos 'pegas' o público vibrou com as provas.
Para José Junqueira, Presidente do Auto Moto Clube de Joaçaba, o evento foi um grande sucesso. "Assumimos o clube cerca de 30 dias atrás e trabalhamos com muito empenho para realizar esta etapa, e o público e as equipes atenderam ao nosso chamado e a etapa foi coroada de sucesso, e só podemos agradecer a todos que compareceram", disse Junqueira.
Abaixo o resultado da 7ª etapa do Catarinense:
Mini Fórmula Tubular "B" (somatório das 2 baterias)
1º Lorenzo Santangelo (Blumenau) - MFT 4
2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha)- MFT 275
3º Elder Lang (Joinville) - MFT 88
Mini Fórmula Tubular "A" (somatório das 2 baterias)
1º Amaro Lenfers (Blumenau) - MFT 60
2º Celso França (Blumenau) - MFT 13
3º Sandro da Silva (Blumenau) - MFT 77
Estreantes
1º Thoni Leite (Itajaí) - Gol 37
2º Marco Aurélio Becher (Campos Novos) - Gol 8
3º Fábio Hess (Palhoça) - Gol 23
Marcas "N"
1º Bernardo Junqueira (Joaçaba) - Gol 15
2º Reginaldo D. Vieira (Joinville) - Gol 63
3º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Gol 55
Marcas "B"
1º Josias Esmério (Lages) - Gol 21
2º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Fiesta 55
3º Vilson Junior Polmann (Lages) - Gol 6
Marcas "A"
1º Sidnei de Borba (Joinville) - Gol 18
2º Juliano Dutra (Joaçaba) - Gol 19
3º Christiano Bornemann (Curitiba) - Gol 343
Stock Car Opala "B"
1º Aladir Amorim (Blumenau) - Opala 55
2º Clóvis Ewald (Blumenau) - Opala 8
3º Avelino Martins (Lages) - Opala 77
Stock Car Opala "A"
1º Mário Diego Broering (Palhoça) - Opala 1
2º Elton Sewald (Blumenau) - Opala 13
3º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul) - Opala 74
Stock Car Omega
1º José Osvaldo Oliveira (Joinville) - Omega 88
2º Tomás Paulino da Rocha (Blumenau) - Omega 1
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO CATARINENSE
Mini Fórmula Tubular "B"
1º Lorenzo Santangelo - MFT (Blumenau) - 4 - 237 pontos
2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha) - MFT 275 - 190 pontos
3º Carlos Sestrem (Blumenau) - MFT 33 - 159 pontos
4º Marlon da Silva (Blumenau) - MFT 76 - 119 pontos
5º Carlos Meneses (Jaraguá do Sul) - MFT 55 - 114 pontos
Mini Fórmula Tubular "A"
1º Sandro da Silva (Blumenau) - MFT 77 - 177 pontos
2º Amaro Lenfers (Blumenau) - MFT 60 - 177 pontos
3º Celso França (Blumenau) - MFT 13 - 159 pontos
4º Henrique Tischner (Pouso Redondo) - MFT 44 - 145 pontos
5º Edson Luiz Pedro (Blumenau) - MFT 46 - 119 pontos
Estreantes
1º Leone Marcolla (Jaraguá do Sul) - Gol 81 - 173 pontos
2º Thoni Leite (Itajaí) - Gol 37 - 119 pontos
3º Gustavo Machado (Campos Novos) - Gol 7 - 86 pontos
4º Marco Becher (Campos Novos) - Gol 8 - 86 pontos
5º Paulo Maba (Jaraguá do Sul) - Gol 5 - 84 pontos
Marcas "N"
1º Reginaldo Dziedzic Vieira (Joinville) - Gol 63 - 177 pontos
2º Bernardo Junqueira (Joaçaba) - Gol 15 - 174 pontos
3º Anderson Lobo (Joinville) - Gol 161 - 106 pontos
4º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Gol 55 - 98 pontos
5º Adelar da Rocha (Chapecó) - Gol 82 - 63 pontos
Marcas "B"
1º Josias Esmério (Lages) - Gol 21 - 160 pontos
2º Vilson Junior Pollmann (Lages) - Gol 6 - 100 pontos
3º Eduardo Zanon (Brusque) - Gol 96 - 87 pontos
4º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Fiesta 55 - 74 pontos
5º César Maba (Jaraguá do Sul) - Gol 5 - 49 pontos
Marcas "A"
1º Fausto De Lucca (Joaçaba) - Gol 51 - 184 pontos
2º Christiano Bornemann (Curitiba) - Gol 343 - 153 pontos
3º Lucas Bornemann (Curitiba) - Gol 42 - 121 pontos
4º Sidnei de Borba (Joinville) - Gol 18 - 121 pontos
5º Juliano Dutra (Joaçaba) - Gol 19 - 77 pontos
Stock Car Opala "B"
1º Christian Poffo (Ascurra) - Opala 2 - 143 pontos
2º Clóvis Ewald (Blumenau) - Opala 8 - 92 pontos
3º Aladir Amorim (Blumenau) - Opala 55 - 85 pontos
4º Michel Oliveira (Pouso Redondo) - Opala 69 - 68 pontos
5º Antônio "Canela" Pansolin (Curitiba) - Opala 22 - 46 pontos
Stock Car Opala "A"
1º Elton Sewald (Blumenau) - Opala 13 - 176 pontos
2º Mario Diego Broering (Palhoça) - Opala 1 - 153 pontos
3º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul) - Opala 74 - 141 pontos
4º Charles Oliveira (Pouso Redondo) - Opala 66 - 70 pontos
5º João Rodrigo Chemin (Fazenda Rio Grande) - Opala 11 - 6 pontos
Stock Car Omega
1º Roberto Pruner (Camboriu) - Omega 35 - 84 pontos
2º José Osvaldo Oliveira (Joinville) - Omega 88 - 78 pontos
3º Tomás Paulino da Rocha (Blumenau) - Omega 1 - 67 pontos
4º Genil Constâncio Filho (Blumenau) - Omega 33 - 48 pontos
5º Tito Morestoni (Blumenau) - Omega 3 - 48 pontos
3ª ETAPA - TCC
TCC "B" (somatório das 2 baterias)
1º Clemerson Cruz (Faz. Rio Grande) - Fusca 88
2º Marcelo Pacheco (Florianópolis) - Uno 49
3º Laércio Fröhlich Jr. (Joinville) - Fusca 71
TCC "A" (somatório das 2 baterias)
1º Társis Hildebrando (Erval Velho) - Gol 44
2º Francis H. Trennepohl (Florianópolis) - Passat 20
3º Alexandre Kath (Jaraguá do Sul) - Voyage 36
CLASSIFICAÇÃO - TURISMO CLÁSSICO CATARINENSE
TCC "B"
1º Marcelo Pacheco (Florianópolis) - Uno 49 - 142,5 pontos
2º Clemerson Cruz (Faz. Rio Grande) - Fusca 88 - 111 pontos
3º Alan Wormsbecker (São Bento do Sul) - Prêmio 0 - 97 pontos
4º Carlos Henrique Nodari (Florianópolis) - Uno 41 - 90 pontos
5º Laércio Fröhlich Jr. (Joinville) - Fusca 71 - 87 pontos
TCC "A"
1º Társis Hildebrando (Erval Velho) - Gol 44 - 139,5 pontos
2º Francis H. Trennepohl (Florianópolis) - Passat 20 - 138 pontos
3º Alexandre Kath (Jaraguá do Sul) - Voyage 36 - 85 pontos
4º Janser Fendrich (São Bento do Sul) - Voyage 4 - 68 pontos
5º Jeferson Plothow (São Bento do Sul) - Gol 33 - 65 pontos
2ª Etapa Copa Scherer Gaiolas
Gaiola Ar "B" (somatório das 2 baterias)
1º Raphael Souza - Gaiola 71
2º Wilson Parno - Gaiola 888
3º Waldemar Ronssen Jr. - Gaiola 77
Gaiola Ar "A" (somatório das 2 baterias)
1º Juliano Bittencourt - Gaiola 5
2º Adriano dos Anjos - Gaiola 87
3º Anderson Boing - Gaiola 3
Gaiola Água (somatório das 2 baterias)
1º Cristiano Possobon - Gaiola 72
2º Alter Torcatto - Gaiola 33
3º Vilson Polmann - Gaiola 16
A 8ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo será nos dias 14 e 15 de setembro no Autódromo Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, onde acontecerá também a 4ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e uma prova festiva de Gaiolas e Fusca Cross.
Texto: FAUESC
Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor (www.barulhodemotor.com)
Para José Junqueira, Presidente do Auto Moto Clube de Joaçaba, o evento foi um grande sucesso. "Assumimos o clube cerca de 30 dias atrás e trabalhamos com muito empenho para realizar esta etapa, e o público e as equipes atenderam ao nosso chamado e a etapa foi coroada de sucesso, e só podemos agradecer a todos que compareceram", disse Junqueira.
Abaixo o resultado da 7ª etapa do Catarinense:
Mini Fórmula Tubular "B" (somatório das 2 baterias)
1º Lorenzo Santangelo (Blumenau) - MFT 4
2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha)- MFT 275
3º Elder Lang (Joinville) - MFT 88
Mini Fórmula Tubular "A" (somatório das 2 baterias)
1º Amaro Lenfers (Blumenau) - MFT 60
2º Celso França (Blumenau) - MFT 13
3º Sandro da Silva (Blumenau) - MFT 77
Estreantes
1º Thoni Leite (Itajaí) - Gol 37
2º Marco Aurélio Becher (Campos Novos) - Gol 8
3º Fábio Hess (Palhoça) - Gol 23
Marcas "N"
1º Bernardo Junqueira (Joaçaba) - Gol 15
2º Reginaldo D. Vieira (Joinville) - Gol 63
3º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Gol 55
Marcas "B"
1º Josias Esmério (Lages) - Gol 21
2º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Fiesta 55
3º Vilson Junior Polmann (Lages) - Gol 6
Marcas "A"
1º Sidnei de Borba (Joinville) - Gol 18
2º Juliano Dutra (Joaçaba) - Gol 19
3º Christiano Bornemann (Curitiba) - Gol 343
Stock Car Opala "B"
1º Aladir Amorim (Blumenau) - Opala 55
2º Clóvis Ewald (Blumenau) - Opala 8
3º Avelino Martins (Lages) - Opala 77
Stock Car Opala "A"
1º Mário Diego Broering (Palhoça) - Opala 1
2º Elton Sewald (Blumenau) - Opala 13
3º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul) - Opala 74
Stock Car Omega
1º José Osvaldo Oliveira (Joinville) - Omega 88
2º Tomás Paulino da Rocha (Blumenau) - Omega 1
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO CATARINENSE
Mini Fórmula Tubular "B"
1º Lorenzo Santangelo - MFT (Blumenau) - 4 - 237 pontos
2º Sidemar Bonkoski (Barra Velha) - MFT 275 - 190 pontos
3º Carlos Sestrem (Blumenau) - MFT 33 - 159 pontos
4º Marlon da Silva (Blumenau) - MFT 76 - 119 pontos
5º Carlos Meneses (Jaraguá do Sul) - MFT 55 - 114 pontos
Mini Fórmula Tubular "A"
1º Sandro da Silva (Blumenau) - MFT 77 - 177 pontos
2º Amaro Lenfers (Blumenau) - MFT 60 - 177 pontos
3º Celso França (Blumenau) - MFT 13 - 159 pontos
4º Henrique Tischner (Pouso Redondo) - MFT 44 - 145 pontos
5º Edson Luiz Pedro (Blumenau) - MFT 46 - 119 pontos
Estreantes
1º Leone Marcolla (Jaraguá do Sul) - Gol 81 - 173 pontos
2º Thoni Leite (Itajaí) - Gol 37 - 119 pontos
3º Gustavo Machado (Campos Novos) - Gol 7 - 86 pontos
4º Marco Becher (Campos Novos) - Gol 8 - 86 pontos
5º Paulo Maba (Jaraguá do Sul) - Gol 5 - 84 pontos
Marcas "N"
1º Reginaldo Dziedzic Vieira (Joinville) - Gol 63 - 177 pontos
2º Bernardo Junqueira (Joaçaba) - Gol 15 - 174 pontos
3º Anderson Lobo (Joinville) - Gol 161 - 106 pontos
4º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Gol 55 - 98 pontos
5º Adelar da Rocha (Chapecó) - Gol 82 - 63 pontos
Marcas "B"
1º Josias Esmério (Lages) - Gol 21 - 160 pontos
2º Vilson Junior Pollmann (Lages) - Gol 6 - 100 pontos
3º Eduardo Zanon (Brusque) - Gol 96 - 87 pontos
4º Jairo Gevaerd (Ituporanga) - Fiesta 55 - 74 pontos
5º César Maba (Jaraguá do Sul) - Gol 5 - 49 pontos
Marcas "A"
1º Fausto De Lucca (Joaçaba) - Gol 51 - 184 pontos
2º Christiano Bornemann (Curitiba) - Gol 343 - 153 pontos
3º Lucas Bornemann (Curitiba) - Gol 42 - 121 pontos
4º Sidnei de Borba (Joinville) - Gol 18 - 121 pontos
5º Juliano Dutra (Joaçaba) - Gol 19 - 77 pontos
Stock Car Opala "B"
1º Christian Poffo (Ascurra) - Opala 2 - 143 pontos
2º Clóvis Ewald (Blumenau) - Opala 8 - 92 pontos
3º Aladir Amorim (Blumenau) - Opala 55 - 85 pontos
4º Michel Oliveira (Pouso Redondo) - Opala 69 - 68 pontos
5º Antônio "Canela" Pansolin (Curitiba) - Opala 22 - 46 pontos
Stock Car Opala "A"
1º Elton Sewald (Blumenau) - Opala 13 - 176 pontos
2º Mario Diego Broering (Palhoça) - Opala 1 - 153 pontos
3º Alessandro Coelho (Jaraguá do Sul) - Opala 74 - 141 pontos
4º Charles Oliveira (Pouso Redondo) - Opala 66 - 70 pontos
5º João Rodrigo Chemin (Fazenda Rio Grande) - Opala 11 - 6 pontos
Stock Car Omega
1º Roberto Pruner (Camboriu) - Omega 35 - 84 pontos
2º José Osvaldo Oliveira (Joinville) - Omega 88 - 78 pontos
3º Tomás Paulino da Rocha (Blumenau) - Omega 1 - 67 pontos
4º Genil Constâncio Filho (Blumenau) - Omega 33 - 48 pontos
5º Tito Morestoni (Blumenau) - Omega 3 - 48 pontos
3ª ETAPA - TCC
TCC "B" (somatório das 2 baterias)
1º Clemerson Cruz (Faz. Rio Grande) - Fusca 88
2º Marcelo Pacheco (Florianópolis) - Uno 49
3º Laércio Fröhlich Jr. (Joinville) - Fusca 71
TCC "A" (somatório das 2 baterias)
1º Társis Hildebrando (Erval Velho) - Gol 44
2º Francis H. Trennepohl (Florianópolis) - Passat 20
3º Alexandre Kath (Jaraguá do Sul) - Voyage 36
CLASSIFICAÇÃO - TURISMO CLÁSSICO CATARINENSE
TCC "B"
1º Marcelo Pacheco (Florianópolis) - Uno 49 - 142,5 pontos
2º Clemerson Cruz (Faz. Rio Grande) - Fusca 88 - 111 pontos
3º Alan Wormsbecker (São Bento do Sul) - Prêmio 0 - 97 pontos
4º Carlos Henrique Nodari (Florianópolis) - Uno 41 - 90 pontos
5º Laércio Fröhlich Jr. (Joinville) - Fusca 71 - 87 pontos
TCC "A"
1º Társis Hildebrando (Erval Velho) - Gol 44 - 139,5 pontos
2º Francis H. Trennepohl (Florianópolis) - Passat 20 - 138 pontos
3º Alexandre Kath (Jaraguá do Sul) - Voyage 36 - 85 pontos
4º Janser Fendrich (São Bento do Sul) - Voyage 4 - 68 pontos
5º Jeferson Plothow (São Bento do Sul) - Gol 33 - 65 pontos
2ª Etapa Copa Scherer Gaiolas
Gaiola Ar "B" (somatório das 2 baterias)
1º Raphael Souza - Gaiola 71
2º Wilson Parno - Gaiola 888
3º Waldemar Ronssen Jr. - Gaiola 77
Gaiola Ar "A" (somatório das 2 baterias)
1º Juliano Bittencourt - Gaiola 5
2º Adriano dos Anjos - Gaiola 87
3º Anderson Boing - Gaiola 3
Gaiola Água (somatório das 2 baterias)
1º Cristiano Possobon - Gaiola 72
2º Alter Torcatto - Gaiola 33
3º Vilson Polmann - Gaiola 16
A 8ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo será nos dias 14 e 15 de setembro no Autódromo Lourenço Schreiner, em São Bento do Sul, onde acontecerá também a 4ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) e uma prova festiva de Gaiolas e Fusca Cross.
Texto: FAUESC
Fotos: Jimmi Torres - Barulho de Motor (www.barulhodemotor.com)
Gaúcho Bruno Bertoncello surpreendeu e venceu em sua estreia na Fórmula Júnior
5ª etapa foi realizada em Santa Cruz do Sul no último final de semana
Foi uma estreia de luxo. Pensando apenas em aprender, terminar as provas e, quem sabe, obter dois bons resultados, o gaúcho Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) transformou-se no principal destaque da 5ª etapa da Fórmula Júnior, disputada no último final de semana no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).
Vindo de apenas uma participação em uma das seletivas da categoria, o objetivo principal de Bruno era adaptar-se o mais rápido possível, aprender muito e se declarava contente se tivesse oportunidade de subir no pódio em uma das baterias. Mas ele fez mais do que isso.
Depois de enfrentar pequenos problemas no início dos treinos, quando chegou a "tomar" três segundos dos pilotos mais rápidos, Bertoncello e sua equipe, a Satti Racing, partiram para a tomada de tempos, quando o piloto obteve o 5º lugar para a largada da primeira bateria. "Cometi um pequeno erro na tomada, que me impediu de largar um pouco mais à frente", confessou.
A primeira largada de Bruno Bertoncello na Fórmula Júnior foi conservadora. O representante de Passo Fundo manteve sua posição e depois de poucas voltas passou a atacar. Após um bonito duelo com Victor Miranda, ele firmou-se na 3ª posição e tratou de tentar o 2º lugar. Ao final da prova, por muito pouco, apenas 25 milésimos de segundo na bandeirada, Bertoncello não terminou em 2º, posição que foi ocupada por Victor Matzenbacker, o líder do campeonato.
A segunda largada de Bruno Bertoncello não foi conservadora. Partindo da 3ª posição, ele assumiu a ponta no final da reta principal em dupla ultrapassagem sobre Gabriel Robe - vencedor da primeira prova - e Matzenbacker. Daí em diante o piloto, dono de diversos títulos nacionais no kartismo, fez uma corrida extremamente consistente e sem erros, não permitindo que Robe, o segundo colocado, pudesse tentar atacá-lo. Na bandeirada, 195 milésimos de segundo garantiram a primeira vitória de Bertoncello na Fórmula Júnior. E muita vibração.
"Puxa, não tem como descrever o que estou sentindo. Eu nunca esperava vencer na estreia e o terceiro lugar na primeira bateria já tinha me deixado muito contente", relembra Bertoncello. "Tenho muito que agradecer a Satti Racing, minha equipe, pois o trabalho conjunto, de ir acertando o carro pouco a pouco, foi fundamental. No primeiro treino cheguei a ‘tomar’ três segundos, mas fomos encontrando o caminho. Essa sensação de ter evoluído bastante ao longo do evento também foi ótima", continuou o piloto, que marcou a volta mais rápida nas duas provas.
Sem ter participado das quatro primeiras etapas - oito corridas pontuadas no total - Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) é agora o 10º colocado na classificação do campeonato. "Não há como pensar em título, pelo atraso com que entrei na competição. Mas este final de semana me permite pensar em evoluir ainda mais na classificação do campeonato, bem como em meu aprendizado", finaliza.
O próximo compromisso de Bruno Bertoncello inicia-se na próxima quinta-feira, em Florianópolis (SC), no Kartódromo dos Ingleses, quando ele entrará na pista para o primeiro treino da 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, que será encerrada no domingo (25).
Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foi uma estreia de luxo. Pensando apenas em aprender, terminar as provas e, quem sabe, obter dois bons resultados, o gaúcho Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) transformou-se no principal destaque da 5ª etapa da Fórmula Júnior, disputada no último final de semana no Autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).
Vindo de apenas uma participação em uma das seletivas da categoria, o objetivo principal de Bruno era adaptar-se o mais rápido possível, aprender muito e se declarava contente se tivesse oportunidade de subir no pódio em uma das baterias. Mas ele fez mais do que isso.
Depois de enfrentar pequenos problemas no início dos treinos, quando chegou a "tomar" três segundos dos pilotos mais rápidos, Bertoncello e sua equipe, a Satti Racing, partiram para a tomada de tempos, quando o piloto obteve o 5º lugar para a largada da primeira bateria. "Cometi um pequeno erro na tomada, que me impediu de largar um pouco mais à frente", confessou.
A primeira largada de Bruno Bertoncello na Fórmula Júnior foi conservadora. O representante de Passo Fundo manteve sua posição e depois de poucas voltas passou a atacar. Após um bonito duelo com Victor Miranda, ele firmou-se na 3ª posição e tratou de tentar o 2º lugar. Ao final da prova, por muito pouco, apenas 25 milésimos de segundo na bandeirada, Bertoncello não terminou em 2º, posição que foi ocupada por Victor Matzenbacker, o líder do campeonato.
A segunda largada de Bruno Bertoncello não foi conservadora. Partindo da 3ª posição, ele assumiu a ponta no final da reta principal em dupla ultrapassagem sobre Gabriel Robe - vencedor da primeira prova - e Matzenbacker. Daí em diante o piloto, dono de diversos títulos nacionais no kartismo, fez uma corrida extremamente consistente e sem erros, não permitindo que Robe, o segundo colocado, pudesse tentar atacá-lo. Na bandeirada, 195 milésimos de segundo garantiram a primeira vitória de Bertoncello na Fórmula Júnior. E muita vibração.
"Puxa, não tem como descrever o que estou sentindo. Eu nunca esperava vencer na estreia e o terceiro lugar na primeira bateria já tinha me deixado muito contente", relembra Bertoncello. "Tenho muito que agradecer a Satti Racing, minha equipe, pois o trabalho conjunto, de ir acertando o carro pouco a pouco, foi fundamental. No primeiro treino cheguei a ‘tomar’ três segundos, mas fomos encontrando o caminho. Essa sensação de ter evoluído bastante ao longo do evento também foi ótima", continuou o piloto, que marcou a volta mais rápida nas duas provas.
Sem ter participado das quatro primeiras etapas - oito corridas pontuadas no total - Bruno Bertoncello (Techspeed | Iame | MG Pneus) é agora o 10º colocado na classificação do campeonato. "Não há como pensar em título, pelo atraso com que entrei na competição. Mas este final de semana me permite pensar em evoluir ainda mais na classificação do campeonato, bem como em meu aprendizado", finaliza.
O próximo compromisso de Bruno Bertoncello inicia-se na próxima quinta-feira, em Florianópolis (SC), no Kartódromo dos Ingleses, quando ele entrará na pista para o primeiro treino da 2ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, que será encerrada no domingo (25).
Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Marcas & Pilotos: Em casa, Fernando Jr./ Wermuth Jr. vencem
Dupla venceu na soma das baterias
O Marcas & Pilotos desembarcou em Santa Cruz do Sul com uma prova movimentada. A pole position da etapa ficou com a dupla, Luiz Moroni/ Ike Halmschleger (Celta #1), com o tempo de 1:41.381. Ike é local de Santa Cruz do Sul. Mas quem levou a melhor na primeira bateria foi a dupla santacruzense Fernando Jr./ Enio Wermuth Jr. (Celta #6), após Moroni se envolver em uma batida com Giovani Bianchessi (Gol #10) e cair para a segunda posição. Na classe B, vitória de Cristian Petroll (Celta #3) com o quinto posto. Na N, vitória de Paulo Flores (Celta #53).
Já na segunda bateria, Guga Gama (Celta #47), retornando ao Marcas, venceu a prova após largar do terceiro posto. Na classe B, vitória de Ricardo Boessio (Gol #73) e na Classe N Daniel Elias (Celta #77). Na soma das baterias, Fernando Jr./ Wermuth Jr. venceram na classe A. Na B, a vitória ficou com Cristian Petroll e na N com Paulo Flores.
O Marcas & Pilotos volta às pistas no próximo 22 de agosto em Guaporé. Abaixo o resultado completo da 5ª etapa em Santa Cruz do Sul:
Pos Nº Nome Classe
1 6 Fernando Jr / Enio Wermuth Jr Celta A
2 47 Guga Gama Celta A
3 1 Luiz Moroni / Luis Halmenschlager Celta A
4 197 Luiz Sergio Sena Jr Gol A
5 52 Christian Matuzalem Celta A
6 3 Christian Petroll Celta B
7 73 Ricardo Boessio Corsa B
8 8 Analino Sirtuli Corsa A
9 37 Bernardo Mello Corsa B
10 53 Paulo Flores Celta N
11 77 Daniel Elias Celta N
12 Carlos Eduardo Maciel Corsa B
13 98 Cassio Knak Celta A
14 177 Eduardo Luce Glitz / Mateus Schaumloffel Celta N
15 22 Reinaldo Halmenschlager Gol N
16 51 João Batista Rosa Celta N
17 117 Eduardo Barbosa Celta N
18 70 Bruno Razia / Sérgio Manzoni Gol N
19 85 Rodrigo Miguel Celta A
20 26 Marcelo Gonçalves JR/ Roger Candotta Corsa N
21 16 Eduardo Pinzetta Celta N
22 317 Luciano Heinz Corsa N
23 Fabiano Cardoso/ Roger Sandoval Corsa A
24 31 Celso Schuler / Juliano Salton Corsa B
25 2 Alex Reis Ribeiro Celta N
26 76 Alexander Ce / Leandro Scherer Corsa B
27 17 Marcos Silveira Corsa N
28 44 Luiz Carlos Ribeiro Uno A
29 10 Giovani Bianchessi / Rafael Biancini Gol A
Texto: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Niltão Amaral
O Marcas & Pilotos desembarcou em Santa Cruz do Sul com uma prova movimentada. A pole position da etapa ficou com a dupla, Luiz Moroni/ Ike Halmschleger (Celta #1), com o tempo de 1:41.381. Ike é local de Santa Cruz do Sul. Mas quem levou a melhor na primeira bateria foi a dupla santacruzense Fernando Jr./ Enio Wermuth Jr. (Celta #6), após Moroni se envolver em uma batida com Giovani Bianchessi (Gol #10) e cair para a segunda posição. Na classe B, vitória de Cristian Petroll (Celta #3) com o quinto posto. Na N, vitória de Paulo Flores (Celta #53).
Já na segunda bateria, Guga Gama (Celta #47), retornando ao Marcas, venceu a prova após largar do terceiro posto. Na classe B, vitória de Ricardo Boessio (Gol #73) e na Classe N Daniel Elias (Celta #77). Na soma das baterias, Fernando Jr./ Wermuth Jr. venceram na classe A. Na B, a vitória ficou com Cristian Petroll e na N com Paulo Flores.
O Marcas & Pilotos volta às pistas no próximo 22 de agosto em Guaporé. Abaixo o resultado completo da 5ª etapa em Santa Cruz do Sul:
Pos Nº Nome Classe
1 6 Fernando Jr / Enio Wermuth Jr Celta A
2 47 Guga Gama Celta A
3 1 Luiz Moroni / Luis Halmenschlager Celta A
4 197 Luiz Sergio Sena Jr Gol A
5 52 Christian Matuzalem Celta A
6 3 Christian Petroll Celta B
7 73 Ricardo Boessio Corsa B
8 8 Analino Sirtuli Corsa A
9 37 Bernardo Mello Corsa B
10 53 Paulo Flores Celta N
11 77 Daniel Elias Celta N
12 Carlos Eduardo Maciel Corsa B
13 98 Cassio Knak Celta A
14 177 Eduardo Luce Glitz / Mateus Schaumloffel Celta N
15 22 Reinaldo Halmenschlager Gol N
16 51 João Batista Rosa Celta N
17 117 Eduardo Barbosa Celta N
18 70 Bruno Razia / Sérgio Manzoni Gol N
19 85 Rodrigo Miguel Celta A
20 26 Marcelo Gonçalves JR/ Roger Candotta Corsa N
21 16 Eduardo Pinzetta Celta N
22 317 Luciano Heinz Corsa N
23 Fabiano Cardoso/ Roger Sandoval Corsa A
24 31 Celso Schuler / Juliano Salton Corsa B
25 2 Alex Reis Ribeiro Celta N
26 76 Alexander Ce / Leandro Scherer Corsa B
27 17 Marcos Silveira Corsa N
28 44 Luiz Carlos Ribeiro Uno A
29 10 Giovani Bianchessi / Rafael Biancini Gol A
Texto: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Niltão Amaral
Gaúcho de Fórmula 1.6: Após problema na largada, Vinicius Schüler fez corrida de recuperação
Largando na 7ª posição e 11ª geral na primeira bateria do Gaúcho de Fórmula 1.6, que se apresentou com bom grid no Autódromo de Santa Cruz do Sul, o hamburguense Vinicius Schüler (MC Tubarão/Noko Química/Hoff) teve problemas elétricos no seu monoposto #35 na hora da saída para a volta de apresentação, necessitando de auxílio para dar partida no seu carro, sendo determinado, assim, que largasse em último.
Numa corrida de recuperação na 1ª bateria, Schüler ganhou posições e travou um belo pega com Carlos Lazzari (F1.6A #5), finalizando em 7º na categoria e 10º geral, mesmo tendo ficado sem a indicação de conta-giros do motor no painel, devido à pane havida no carro.
Na segunda bateria, com a demora para engatar a segunda marcha na largada, Schüler perdeu posições, e fez brilhante corrida de recuperação, com direito a uma belíssima ultrapassagem na curva 1, finalizando em 6º na categoria A e 9° lugar geral.
"A expectativa é boa para Guaporé. No ano passado, finalizamos em 4o geral e fizemos melhor volta em treino", disse o piloto. A Fórmula 1.6 desembarcará no autódromo serrano no dia 22/09.
Resultado final primeira prova Fórmula 1.6/ 1.8
Pos. No. Nome Classe
1 9 Fernando Stédile A
2 7 Marcelo Giacomello A
3 0 Ismael Toresan A
4 3 Luiz Carlos Crestani A
5 6 Antonio Grasseli A
6 55 Gustavo Camilo 1.8
7 12 Leandro Guedes Light
8 10 Lucas Toresan Light
9 5 Carlos Lazzari A
10 35 Vinicius Schüller A
11 51 Gabriel Kenji A
12 8 Joacir Stédile A
13 61 Antonio Gallo 1.8
14 62 Tiago Muriel 1.8
15 40 Romulo Scouto Light
16 96 Alexandre Bragnanollo A
17 4 Edemar Stédile A
18 2 Michel Duarte 1.8
Resultado final segunda prova Fórmula 1.6/ 1.8
Pos. No. Nome Classe
1 0 Ismael Toresan A
2 7 Marcelo Giacomello A
3 3 Luiz Carlos Crestani A
4 9 Fernando Stédile A
5 8 Joacir Stédile A
6 12 Leandro Guedes Light
7 10 Lucas Toresan Light
8 55 Gustavo Camilo 1.8
9 35 Vinicius Schüller A
10 61 Antonio Gallo 1.8
11 96 Alexandre Bragnanollo A
12 62 Tiago Muriel 1.8
13 6 Antonio Grasseli A
14 5 Carlos Lazzari A
15 40 Romulo Scouto Light
16 4 Edemar Stédile A
17 51 Gabriel Kenji A
18 2 Michel Duarte 1.8
Texto e Fotos: Niltão Amaral/Divulgação
Numa corrida de recuperação na 1ª bateria, Schüler ganhou posições e travou um belo pega com Carlos Lazzari (F1.6A #5), finalizando em 7º na categoria e 10º geral, mesmo tendo ficado sem a indicação de conta-giros do motor no painel, devido à pane havida no carro.
Na segunda bateria, com a demora para engatar a segunda marcha na largada, Schüler perdeu posições, e fez brilhante corrida de recuperação, com direito a uma belíssima ultrapassagem na curva 1, finalizando em 6º na categoria A e 9° lugar geral.
"A expectativa é boa para Guaporé. No ano passado, finalizamos em 4o geral e fizemos melhor volta em treino", disse o piloto. A Fórmula 1.6 desembarcará no autódromo serrano no dia 22/09.
Resultado final primeira prova Fórmula 1.6/ 1.8
Pos. No. Nome Classe
1 9 Fernando Stédile A
2 7 Marcelo Giacomello A
3 0 Ismael Toresan A
4 3 Luiz Carlos Crestani A
5 6 Antonio Grasseli A
6 55 Gustavo Camilo 1.8
7 12 Leandro Guedes Light
8 10 Lucas Toresan Light
9 5 Carlos Lazzari A
10 35 Vinicius Schüller A
11 51 Gabriel Kenji A
12 8 Joacir Stédile A
13 61 Antonio Gallo 1.8
14 62 Tiago Muriel 1.8
15 40 Romulo Scouto Light
16 96 Alexandre Bragnanollo A
17 4 Edemar Stédile A
18 2 Michel Duarte 1.8
Resultado final segunda prova Fórmula 1.6/ 1.8
Pos. No. Nome Classe
1 0 Ismael Toresan A
2 7 Marcelo Giacomello A
3 3 Luiz Carlos Crestani A
4 9 Fernando Stédile A
5 8 Joacir Stédile A
6 12 Leandro Guedes Light
7 10 Lucas Toresan Light
8 55 Gustavo Camilo 1.8
9 35 Vinicius Schüller A
10 61 Antonio Gallo 1.8
11 96 Alexandre Bragnanollo A
12 62 Tiago Muriel 1.8
13 6 Antonio Grasseli A
14 5 Carlos Lazzari A
15 40 Romulo Scouto Light
16 4 Edemar Stédile A
17 51 Gabriel Kenji A
18 2 Michel Duarte 1.8
Texto e Fotos: Niltão Amaral/Divulgação
Assinar:
Postagens (Atom)