sábado, setembro 29, 2012

Em casa, Gabriel Gomez disputa segunda etapa da Copa Sul de Kart

Neste sábado (29), o Kartódromo dos Ingleses, localizado em Florianópolis (SC), recebe a segunda etapa da Copa Sul de Kart, certame que reúne pilotos das categorias Mirim, Cadete, Super Cadete, F4 e MY.

Piloto da categoria Mirim, o catarinense Gabriel Gomez aproveita a competição em sua casa para dar sequência em sua preparação visando a Copa Brasil, que acontecerá em outubro, em Farroupilha (RS).

"A sexta-feira foi bem proveitosa para ajustes no equipamento, o Gabriel obteve seus melhores tempos na pista", comentou Leandro Gomez, pai do piloto. 

As atividades da categoria Mirim no sábado iniciam às 8h25, com a realização do 1º treino livre. Às 9h45 acontece o 2º treino livre. A tomada de tempos está prevista para às 13hs. A 1ª e 2ª baterias serão realizadas, respectivamente, às 13h45 e 15h30.

sexta-feira, setembro 28, 2012

Christian Castro volta à Copa Montana em Tarumã. Matheus quer diminuir diferença no Mini Challenge

Pilotos de família tradicional no automobilismo gaúcho, irmãos buscam ótimos resultados "em casa"

No próximo final de semana, dias 29 e 30, o "circo" da Stock Car volta ao tradicional Autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), um dos mais antigos do automobilismo brasileiro. E, em seu retorno, terá provas das três categorias que o integram: a própria Stock Car, além da Copa Montana e Mini Challenge. E será nas duas últimas que o Rio Grande do Sul terá representantes de uma das mais tradicionais famílias do automobilismo gaúcho, a família Castro.

Com sua história iniciada pelos irmãos Luis Alberto e Vitor Hugo, os Castro terão na lendária pista de Tarumã a presença de Matheus e Christian, que competirão respectivamente no Mini Challenge e na Copa Montana. Quarto colocado e dono de ótimos resultados no ano - dentre eles algumas vitórias -, Matheus terá como objetivo vencer as três provas da programação e se aproximar dos líderes.

"Assim como na etapa anterior, em Cascavel, vou correr sozinho", explica Matheus, que este ano disputou algumas etapas em dupla. "Será muito importante largar na frente, pois em Tarumã é muito difícil ultrapassar. E teremos corridas que exigirão um nível alto de concentração, já que correremos em uma das pistas mais rápidas do Brasil", avisa.

A última vez que a Stock Car esteve em Tarumã foi em 2009. Três anos depois, sua volta é saudada pelos automobilistas gaúchos e pelo próprio Matheus Castro. "Eu fico muito feliz com a volta do ‘circo’ ao Autódromo de Tarumã. Foi lá onde cresci, vendo meu pai correr, e onde fiz as minhas primeiras corridas de carro. É lá onde realmente me sinto em casa. Tarumã tem história e alma", revela Matheus. "Conto com a torcida e energia de todos os gaúchos para torcer e ‘empurrar’ os carros da Castro Racing", convida.

Christian Castro, por sua vez, volta à Copa Montana depois de duas etapas sem competir na categoria. Ele correrá pela Nascar Motorsport, equipe chefiada pelo ex-piloto Aloysio Andrade. "Terei que passar por uma readaptação no primeiro treino, mas acredito que estarei competitivo", afirma o piloto, que terá como objetivo lutar pela vitória ou pelas primeiras posições na prova.

O piloto prevê uma corrida extremamente disputada e equilibrada na Copa Montana neste domingo. "Tarumã é um circuito muito rápido e de difícil ultrapassagem. É preciso muita calma e estratégia no decorrer dos treinos, para que possamos achar o acerto ideal do carro para a classificação e corrida", ressalta.

No último final de semana Christian Castro disputou duas provas de Fórmula 3 no Autódromo do Velopark, quando obteve um 2º e um 3º lugar, subindo duas vezes no pódio. "Foi uma experiência incrível e que me ajudou muito em minha preparação física e mental e em meu aprendizado como piloto", finalizou.

A programação deste final de semana em Tarumã prevê treinos livres para todas as categorias na sexta-feira. A Mini Challenge terá sua tomada de tempos na sexta-feira e as duas primeiras baterias disputadas no sábado, encerrando sua participação com a disputa da terceira bateria no domingo. A Copa Montana, por sua vez, definirá seu grid de largada no sábado, enquanto que sua corrida será realizada no domingo.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Kreis Jr busca vitória em Tarumã


Após a conquista de três pódios na última etapa disputada em Cascavel, Kreis Jr. espera evoluir ainda mais em desempenho e conquistar vitórias na próxima rodada tripla

A Mini CHallenge Cup, categoria integrante da Stock Car Brasil, volta a Tarumã neste final de semana, após três anos, para disputa de sua sexta etapa da temporada. Serão realizadas a décima oitava, décima nona e vigésima corrida da categoria no ano, já que cada etapa realiza três provas. E o catarinense Kreis Jr., piloto do Mini de número 71, quer manter a boa fase e tentar converter os três pódios conquistados na última etapa disputada em Cascavel, em vitórias.

Andei em Tarumã na época da Copa Clio entre 2004 e 2007 e, tal como Cascavel, é uma pista muito desafiadora, afinal as curvas um e dois contorna-se praticamente em flat e o tempo de volta é muito rápido. É uma pista que não permite erros e por ser um autódromo mais antigo, tem poucas áreas de escape. É emocionante correr em Tarumã”, relatou o piloto que é patrocinado pela Raumak Máquinas, SMC, Sistema Mormix e Max Mohr Grupo, com o apoio da Cosmos Turismo, General Belt e Studio FM.

Embalado pelas conquistas da última etapa onde esteve no pódio nas três corridas disputadas, Kreis Jr. espera, no mínimo repetir o feito e tentar brigar pelas vitórias: “Ainda estou empolgado pelos três pódios de Cascavel há duas semanas e espero repetir bons resultados novamente, na verdade quero brigar pela primeira vitória na temporada”, finalizou o catarinense de Jaraguá do Sul.

As corridas realizadas no sábado e domingo, serão transmitidas pela Band Sports.

Fonte: Ponto de Fuga Editora Ltda ME. / Claudio Hreczuck 
Foto: Fernanda Freixosa/Vicar

Matheus Iorio troca de kart e busca vitória em Interlagos

Piloto participa da quinta etapa do Paulista na categoria Novatos

Matheus Iorio disputará a quinta etapa do Campeonato Paulista de Kart, neste final de semana, no kartódromo de Interlagos, com novidades. O piloto de 15 anos participará das atividades com um novo kart devido à nova configuração técnica desenvolvida pela Birel. Com problemas no anterior, Iorio acredita que o novo chassi pode garantir um bom resultado neste final de semana.

O piloto participou na manhã desta quinta-feira do primeiro treino livre e registrou o terceiro tempo na categoria Novatos. Mesmo sem disputar todas as provas do Paulista, Matheus acredita que tem condições de brigar pela vitória. A pista de Interlagos, segundo o piloto, é desafiadora e muito técnica.  O clima instável, no entanto, pode garantir mais igualdade entre os competidores.

A programação da quinta etapa do Paulista de Kart tem sequência nesta sexta e sábado, com mais sessões livres, além da classificação e corridas.

Paulista de Kart

"Estou bem animado para disputar mais uma etapa do Paulista. Vamos correr com um kart novo e acredito que temos condições de brigar pelas primeiras posições. Hoje pela manhã já registramos o terceiro tempo e podemos melhorar ainda mais. A única dúvida fica por conta do clima instável, que pode bagunçar o grid. Por outro lado, pode trazer mais competitividade para as corridas".

Texto: Eversports Press
Foto: Jackson de Souza

Indy Lights: Victor Carbone encerrou segunda temporada com 6º lugar no campeonato

Piloto mais novo no grid, paulista fez pódios e liderou mais da metade da prova de Indianápolis

Brasileiro radicado há alguns anos no automobilismo americano, Victor Carbone (MAV TV | Vitalz | Nevoni) acaba de encerrar sua segunda temporada na Indy Lights. Piloto da Sam Schmidt Motorsports - uma das equipes mais importantes do automobilismo dos Estados Unidos - também pelo segundo ano, o paulista encerrou o ano com a 6ª posição.

A campanha de Victor Carbone, destaque no kartismo brasileiro e campeão da F2000 americana em 2010, teve dois pódios, uma pole na chuva em Toronto, no Canadá, e sete provas finalizadas entre os cinco primeiros. Além disso, Carbone liderou mais da metade da prova disputada no lendário circuito de Indianápolis.

"No ano passado eu também terminei a temporada em sexto, mas tenho certeza de que este ano evoluí muito como piloto, desde minha forma física até extrair o máximo possível do carro", avalia Victor Carbone. "Eu esperava mais desta segunda temporada, ela foi cheia de altos e baixos", continua o paulista.

Aos 20 anos de idade, Victor Carbone foi o piloto mais novo da categoria em 2012, o que não o impediu de conquistar resultados positivos e de superar diversos pilotos mais experientes. "A Indy Lights parece ficar mais competitiva e equilibrada a cada ano que passa e em 2012 não foi diferente. Tivemos um nível de pilotagem muito alto este ano", elogia o piloto MAV TV | Vitalz | Nevoni. "Espero poder continuar na categoria no próximo ano, para continuar melhorando", emendou.

A temporada da Indy Lights 2012 foi encerrada no último dia 15 de setembro, em Fontana, na Califórnia. "Agora que o campeonato acabou vou analisar todas as oportunidades que surgirem para a próxima temporada. Não descarto competir em outras categorias, pois eu sempre deixo as portas abertas para qualquer forma de automobilismo", finaliza o piloto.

Acompanhe a carreira de Victor Carbone através do Twitter @victorcarbone13.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer 
Foto: IMS Photos

Programa Competição apresentou o teste coletivo da Fórmula Júnior

Vitória na 9ª etapa colocou Eduardo Souto na vice-liderança da Júnior Menor na Granja Viana

Catarinense projeta luta pelo título na última etapa, em outubro

Vitória e vice-liderança no campeonato. Este foi o saldo - extremamente positivo - obtido pelo catarinense Eduardo Souto (Kart Mini | JS Prime | Sicoob | Samplac | Marquinhos Competições | Passoca Motorsport) no último sábado (24), quando disputou a 9ª e penúltima etapa da Copa São Paulo no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), pela categoria Júnior Menor.

O ótimo resultado final começou a se desenhar nos treinos preparatórios, todos dominados pelo piloto da Marquinhos Competições. A tomada de tempos, em razão de um problema em um dos pneus, não foi tão boa, mas, depois de largar em 4º, Eduardo Souto voltou a ter o mesmo rendimento dos treinos.

Souto fez boa largada e algumas voltas depois já assumia a ponta, superando os três concorrentes que iam à sua frente. O catarinense, em forte disputa com seus adversários, perdeu a ponta, mas na última curva da última volta deu o troco e partiu para a vitória, a primeira da fábrica Kart Mini na categoria este ano na Granja Viana.

O resultado permitiu a Eduardo Souto (Kart Mini | JS Prime | Sicoob | Samplac | Marquinhos Competições | Passoca Motorsport) assumir a vice-liderança do campeonato e projetar a luta pelo título na última etapa da competição, marcada para o dia 27 de outubro. "Foi uma vitória suada e merecida", aponta Souto. "Trabalhamos muito no acerto do conjunto kart / motor e agora é esperar a última etapa para lutar pelo título", finaliza.

Foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer 
Foto: Rodrigo Maitan

terça-feira, setembro 25, 2012

AIC recebe etapa da Copa Bana Pneus

Definido o traçado da 5ª etapa do Pelotense de Kart

A quinta etapa do Pelotense de Kart F4, que acontece no próximo fim de semana, já tem seu traçado definido, como mostra a imagem. O certame reúne pilotos das categorias F4 Super, F4 Sênior, F4 Light e F4 Novatos.

O Campeonato Pelotense de Kart tem o patrocínio da Uvel Veículos, é promovido pela APA e conta com a supervisão da Federação Gaúcha de Automobilismo. As provas são realizadas no Kartódromo da APA (Associação Pelotense de Automobilismo), localizado na Av. Leopoldo Brod, 4901, em Pelotas (RS). A entrada é gratuita.

Fonte: www.kartpel.com

sábado, setembro 22, 2012

Mega Kart dominou 6ª etapa do Campeonato Nova Schin e venceu nas sete categorias em disputa

Fábrica paulista também fez dobradinhas em duas divisões da F4

Dona de diversas vitórias e títulos ao longo dos anos no kartismo brasileiro, a Mega Kart fechou o último domingo (16) "invicta" em sua participação na 6ª etapa do Campeonato Nova Schin, disputada regularmente em Itu (SP).

"Invicta" significa dizer que a fábrica de chassis e componentes para o kartismo, comandada pelos empresários Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, venceu em todas as categorias que disputaram a etapa no interior paulista. Diego Ramos, da Torres Competições, garantiu a vitória da Mega Kart na Cadete, enquanto que Fábio Matheus, da Roda Motors, foi o vencedor na Júnior.

Bruno Lima, integrante da Roda Motors e atual campeão brasileiro da Super F4 - com o chassi MX da Mega Kart - venceu na Graduados . Na Sênior, também competindo pela Roda Motors, o vencedor foi o piloto Vinícius Serafim.

O maior domínio da Mega Kart, no entanto, deu-se na F4, categoria que tem três divisões internas, Graduados, Sênior e Novatos. Fábio Pascoalino, da Roda Motors, venceu na Novatos, enquanto que Nelsinho Stanisci e André Salmoria, ambos da Vágner Santos, fizeram a dobradinha do chassi MX na Graduados. Oscar Alves, da Vágner Santos, e Estevan Alemão, da Bruno Lima Motorsport, repetiram a dobradinha da Mega Kart na F4 Sênior.

"Foram sete vitórias, e duas dobradinhas, que não deixam dúvidas", vibram Marcos Ferreira e Waldíbio Ferraz. "Vencemos em todas as categorias que competiram na etapa e, mais do que isso, em todas as motorizações possíveis, ou seja, nos motores Honda de 4 Tempos e nos de 125cc", festejam os empresários.

Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer 

sexta-feira, setembro 21, 2012

Agenda da Velocidade: Semana Farroupilha com arrancada e atração nacional

Campeonato Brasileiro de Marcas desembarca no Velopark

O final de semana de feriadão extendido devido a semana Farroupilha será de velocidade para os gaúchos. O autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, recebe a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e a 5ª etapa do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3. O Campeonato Brasileiro de Marcas é a nova categoria que traz para as pistas os carros de rua, como o Ford Focus, Honda Civic, Chevrolet Cruze, Toyota Corolla e Mitsubishi Lancer com preparação padronizada e desempenho equalizado, garantindo o equilíbrio das disputas. Já a Fórmula 3 é a mais rápida categoria da América latina e o primeiro passo dos jovens pilotos que sonham com a Fórmula 1. A tecnologia dos carros é o principal destaque que proporciona tempos de volta e velocidade altíssimas. A programação se inicia no sábado a partir das 8:45, com a realização dos treinos livres e a 5ª etapa da Fórmula 3. NO domingo acontecem as duas provas do Brasileiro de Marcas e etapa do Veloce Cup, categoria própria do Velopark. Ingressos custam R$ 15,00 e o Estacionamento custa R$ 15,00 com acesso pelo portão 2 do autódromo. Maiores informações no www.velopark.com.br e www.brasileirodemarcas.com.br

Já o Autódromo Internacional de Guaporé recebe em sua reta no domingo a 6ª etapa do Campeonato Gaúcho de Arrancada e a 3ª etapa do Campeonato Serrano. A programação acontece toda no domingo, 23, com início a partir das 9 horas com os primeiros treinos livres, seguido das provas.  Maiores informações no www.arranca.com.br

Texto: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Matheus Leist divulga nota oficial a respeito de sua desclassificação na 7ª etapa do Light

Família também se pronunciou a respeito

A 7ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado (15) no Kartódromo Aldeia da Serra (SP), terminou, na verdade, apenas nesta sexta-feira (21), quando a Racing Crono, cronometragem oficial do evento, divulgou um novo resultado para a categoria Júnior. Nele consta a desclassificação do gaúcho Matheus Leist por irregularidade técnica.

A referida irregularidade técnica reside no fato de que o escapamento de seu kart não atendeu as especificações determinadas no regulamento da categoria. "Foi feita uma vistoria no equipamento ao final da prova e o Matheus soube apenas na última quarta-feira que havia sido desclassificado da etapa por causa de uma alteração na peça", diz José Carlos Spier, responsável pela logística de Matheus Leist.

No entanto, causou estranheza o fato de a peça ter sofrido alteração e estar fora do regulamento, alteração que em nada melhorou o rendimento de Leist na pista. Na tomada de tempos o piloto obteve o 4º lugar e terminou a primeira corrida em 5º. Na segunda prova Leist recebeu a bandeirada em segundo e em nenhuma das provas foi o autor da melhor volta.

"Se foi constatada a irregularidade na peça, acredito que a punição foi uma atitude correta, pois pregamos sempre que o regulamento foi feito para ser cumprido", abona Spier. "Mas, além de nos isentar da culpa pela irregularidade, nós queremos deixar claro que temos do nosso lado uma equipe extremamente séria, a MZ Racing, comandada pelo Mazinho, e um fornecedor do conjunto propulsor, onde se inclui o escapamento, que zela por seu nome e por sua história no kartismo, a RBC Racing. O Matheus acabou desclassificado por algo que ele nem sabia que usava. Temos nosso nome a zelar e não acreditamos em momento algum que a MZ Racing e RBC tenham alterado o escapamento. Confiamos plenamente neste grupo, piloto, preparador e fornecedor do conjunto propulsor", finaliza Spier.

Tobias e Vanda Leist, pais de Matheus, e Hanna, sua irmã, também se pronunciaram. "Nós estamos extremamente decepcionados com os fatos ocorridos nesta última etapa do Light e que envolveram nosso filho Matheus, pois sabemos do seu comprometimento, dedicação e amor pelo esporte, mas principalmente da sua integridade", desabafam.

"Sempre ensinamos os verdadeiros valores aos nossos três filhos, assim como lutar por nossos sonhos, mas sempre dentro dos nossos limites e, acima de tudo, da verdade, para que sejam dignos dos resultados positivos obtidos nesta trajetória de cinco anos no esporte. Infelizmente, nessa caminhada encontramos todos os tipos de obstáculos. Estamos todos abalados, mas continuamos acreditando nas bases familiares que nos foram ensinadas. Matheus e Arthur Leist, nossos filhos e pilotos queridos, temos respeito, admiração e o orgulho imenso da trajetória de vida que vocês estão construindo e continuaremos caminhando juntos. Amamos vocês", finalizam.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Equipe Tuper segue em busca de mais um título na Mitsubishi Cup

O piloto Henry Grosskopf e o navegador Gunnar Dums aceleram em Londrina, penúltima etapa da temporada 2012

Após 60 dias de “férias”, a Mitsubishi Cup retorna as atividades para a realização da etapa de Londrina, que acontecerá neste sábado na Fazenda Nova Maragogipe, em Jaguapitã (PR). Serão 93 quilômetros percorridos dentro de área destinada ao plantio de cana de açúcar, com muitos trechos sinuosos e diversas subidas e descidas que proporcionarão uma pilotagem técnica e prazerosa. O piso se alternará entre arenoso e terra batida, mudando bastante o grip ao longo das provas.

“A pista de Londrina é a melhor do campeonato, muito rápida, possui uma das maiores retas da competição, que é utilizada regularmente como pista de pouso para pequenas aeronaves. Fiquei feliz quando a organização confirmou a pista da Fazenda Nova Maragogipe como palco da sexta etapa. É uma pista sensacional”, diz o piloto Henry Grosskopf.

O piloto campeão da temporada 2010 na categoria Pajero TR4 Light, Henry Grosskopf e seu atual navegador/sobrinho Gunnar Dums, estão confiantes e focados na busca do segundo título da Mitsubishi Cup para a equipe Tuper. Os catarinenses tiveram uma arrancada fantástica nas últimas três etapas, sendo a dupla que mais pontos conquistou na categoria Pajero TR4ER Master.

Ocupamos a quarta posição na tabela geral dos pontos corridos, se utilizarmos o nosso descarte nos cálculos, estamos apenas dois pontos atrás do líder, o que nos deixa em total condição de brigarmos pelo campeonato”, afirma o navegador mais jovem da Mitsubishi Cup, Gunnar Dums. 

Em seu segundo ano competindo no maior campeonato monomarcas de Rally Cross Country do país, Gunnar já saboreou a primeira vitória em uma etapa e agora visualiza a possibilidade de conquista de seu primeiro título. “Fizemos um treino na semana passada e meu entrosamento com o Gunnar continua muito bem lapidado. O garoto tem me surpreendido prova a prova e comparo o trabalho dele aos dos mais experientes navegadores do rally, estou muito feliz por estarmos em família nesta disputa. Gunnar está pronto para ser campeão!”, finaliza o piloto. 

A dupla conta com o patrocínio da Tuper, uma das maiores processadoras de aço independente do país, a 6ª maior pelo ranking do INDA-2011, e líder em diversos segmentos de mercado. A empresa detém 38% do mercado de reposição de escapamentos automotivos, o que a consagra como líder neste segmento, sendo a maior fabricante da América Latina. A Tuper também atua de forma expressiva no fornecimento de sistemas de exaustão para as maiores montadoras do mundo através da Tuper Exhaust Systems. O grupo Tuper é formado por oito unidades de negócios, que juntas processaram mais de 274 mil toneladas de aço no ano de 2011.

Programação da 6ª Etapa da Mitsubishi Cup - Londrina/PR

Dia 21 de setembro - Sexta-feira
Vistoria: Hotel Comfort, Rua Edwy Taques de Araújo, 250 - Londrina/PR 
Briefing: - Hotel Blue Tree - Av Juscelino Kubitschek, Nº 1356 - Centro 
09h00 às 15h00 - Vistoria (Pajero TR4 ER Master, Pajero TR4 ER e Pajero TR4 R) 
19h00 - Briefing para pilotos e navegadores

Dia 22 de setembro - Sábado
Local: Fazenda Nova Maragogipe - Rodovia PR 170, Km 54 - Jaguapitã - PR 
08h00 - 1ª Largada 
10h30 - 2ª Largada 
13h00 - 3ª Largada 
16h45 - Início da Premiação

Texto: GP News Assessoria e Comunicação
Foto: Tom Papp

Artur Fortunato disputa Copa do Mundo na Espanha em categoria com cerca de 100 concorrentes

Paulista terá a companhia de outros cinco brasileiros, quatro deles na mesma categoria

Começou nesta quinta-feira, dia 20, a disputa do mais importante campeonato do kartismo mundial, que está sendo realizado no Circuito de Zuera, na Espanha, próximo a Zaragoza e cerca de 300 quilômetros distante da capital, Madri. Seis pilotos brasileiros estão na disputa da Copa do Mundo de Kart, entre eles o paulista Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia).

Artur competirá na categoria KF3, para pilotos com idade entre 13 e 15 anos, e integrará a equipe oficial da fabricante de chassis Energy. E, ao lado de Gabriel Sereia, Giuliano Raucci, Sérgio Sette Câmara e Vitor Baptista, buscará representar da melhor maneira possível o kartismo brasileiro. Além destes, Thiago Vivacqua também competirá, mas em outra categoria, a KF2.

"A Copa do Mundo é um evento fantástico e é encarado como o Campeonato Mundial", conta Fortunato. "Como diz o nome, reúne pilotos do mundo todo e em minha categoria serão quase 100 concorrentes. Será um grande desafio e um grande aprendizado e espero que nós brasileiros possamos levar bons resultados de volta para casa", resume o piloto de Americana, interior de São Paulo.

Há cerca de um mês Fortunato esteve em Zuera para a disputa da última etapa do WSK Euroseries, um dos mais importantes campeonatos da Europa. O objetivo foi exatamente conhecer a pista e se ambientar às exigências de uma prova deste porte. "Fui bem, fiquei entre os dez primeiros nas três classificatórias e garanti vaga às finais, superando um número muito grande de adversários", lembra Artur. "Na final cheguei a estar entre os dez primeiros e finalizei em 13º", emendou o piloto, que está há uma semana na Espanha e fez três dias de treinos com a equipe oficial da Energy no Circuito de Zuera.

Artur Fortunato (Dahruj | Brasilinvest | Jornal Todo Dia) prevê uma disputa difícil, mas tem expectativas muito boas, baseado principalmente em suas passagens positivas pelo kartismo europeu nesta temporada. "A KF3, pela quantidade e qualidade dos pilotos, é extremamente difícil e competitiva, mas estou muito animado e com boas possibilidades de brigar por um grande resultado. Terei o apoio da equipe oficial de fábrica e também de meu ‘coach’ Dennis Dirani, estamos empolgados", finaliza.

A Copa do Mundo de Kart segue os padrões CIK/FIA em sua formatação de disputa pelo título e, por isso, os pilotos terão que, inicialmente, garantir vaga às finais passando pelas classificatórias. Apenas 34 competidores terão direito de disputar a Pré-Final e a Final, e o vencedor desta última será o campeão.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

quinta-feira, setembro 20, 2012

Programa Velocidade e a Copa Bana Pneus

Líder da Copa SP de Kart, Pedro Cardoso busca título em duas categorias

Na Granja Viana, brasiliense tem chances de conquistar os títulos das categorias Rotax Júnior e Júnior Menor

Pedro Cardoso participará neste final de semana da nona etapa da Copa São Paulo de Kart da Granja Viana, a segunda do playoff, com boas possibilidades de conquistar os títulos das categorias Rotax Júnior e Júnior Menor. Líder do campeonato, o brasiliense precisa apenas vencer na primeira categoria e torcer por uma combinação de resultados na segunda, respectivamente.

Nesta quinta, o piloto iniciou sua preparação com o início dos primeiros treinos livres. Na Rotax Júnior, o piloto deu apenas 10 voltas em função do clima instável na região de Cotia. Na Júnior Menor, Cardoso manteve a liderança da sessão até os minutos finais, mas terminou na quarta colocação. 

O brasiliense retorna à pista nesta sexta-feira com a participação em mais dois treinos livres, além das baterias classificatórias. As corridas das duas categorias acontecerão no sábado.

Expectativa

"Não dá para negar que a expectativa é grande, mas ao mesmo tempo tenho que manter a concentração para fazer uma boa corrida. Os treinos de hoje mostram que estamos no caminho certo. O kart está bem acertado e os primeiros colocados estão andando muito próximos. Amanhã teremos uma visão mais concreta de quem brigará pela vitória".

Texto: Eversports Press
Foto: Maurício Villela

Marcas & Pilotos: Miguel e Trennepohl vencem no dilúvio do Velopark

Chuva foi exagerada no final de semana da velocidade no Rio Grande do Sul

O Autódromo do Velopark recebeu a 7ª etapa do Campeonato Gaúcho de Marcas & Pilotos com um verdadeiro dilúvio que se abateu sobre toda a região metropolitana de Porto Alegre. Mesmo assim, foram realizadas as duas baterias da categoria, que tiveram inclusive sua largada dada com a presença do safety car, devido as más condições da pista.

A primeira bateria teve a vitória de Rodrigo Miguel, piloto do Celta 85, que largou da 7ª posição do grid. A segunda bateria, com o grid invertido entre os oito primeiros, teve vitória de Fernando Trennepohl (Corsa 12), que havia largado da 4ª posição.

Agora o Gaúcho de Marcas tem uma pausa de praticamente 45 dias até a grande decisão no Autódromo de Tarumã, no dia 11 de novembro.

Abaixo o resultado das duas baterias disputadas no domingo do Velopark:

1ª bateria
POS / Nº / NOME / Carro / Classe
1. 85 Rodrigo MIGUEL - Celta  A
2. 44 Luiz Carlos RIBEIRO - Uno A
3. 3  Rafael COHEN - Ka A
4. 10 Rafael BIANCINI - Celta A
5. 12 Fernando TRENNENPOHL - Corsa B
6. 197 Luiz Sérgio Sena Jr - Gol A
7. 6 Luiz Clemente MORONI / FERNANDO Jr - Celta A
8. 73 Ricardo BOÉSSIO - Corsa B
9. 83 Dirceu ADAM - Celta B
10. 52 Christian MATUZALÉM - Celta B
11. 54 Leandro da SILVA - Gol B
12. 77 Daniel ELIAS - Celta N
13. 9 Paulo ROTTA / João TAVARES - Corsa B
14. 38 Dalmo CARNEIRO - Uno A
15. 53 Paulo R FLORES - Corsa N
16. 8 CHOKA Sirtuli - Corsa A
17. 333 Fernando DOVAL Jr - Corsa N
18. 177 Eduardo GLITZ - Corsa N
19. 64 Alexsandre SCHONS - Palio A
20. 71 Francisco MÖLLER/ C. PETROLL - Celta B
21. 20 Carlos PRADO - Corsa N
22. 51 João Batista ROSA - Celta N
23. 100 Marcelo GONÇALVES Jr - Celta N
24. 4 Cadu MACIEL - Celta N
25. 87 Cristiano JACOVENKO - Uno N
26. 46 Ricardo SARGO / Fabiano CARDOSO - Celta A
27. 317 Luciano HEINZ - Celta N
28. 311 C SCHÜLER / J SALTON - Corsa N
29. 21 Thiago SILVA - Celta N
30. 47 GUGA Gama - Celta A

2ª Bateria
POS / Nº / NOME / Carro / Classe
1. 12 Fernando TRENNENPOHL - Corsa B
2. 44 Luiz Carlos RIBEIRO - Uno A
3. 85 Rodrigo MIGUEL - Celta A
4. 197 Luiz Sergio Sena VARGAS Jr - Gol A
5. 6 Luiz Clemente MORONI/ FERNANDO Jr - Celta A
6. 3 Rafael COHEN - Ka A
7. 4 Cadu MACIEL - Celta N
8. 8 CHOKA Sirtuli - Corsa A
9. 47 GUGA Gama - Celta A
10. 10 Rafael BIANCINI - Celta A
11. 73 Ricardo BOÉSSIO - Corsa B
12. 53 Paulo R FLORES - Corsa N
13. 54 Leandro da SILVA - Gol B
14. 71 Francisco MÖLLER / C. PETROLL - Celta B
15. 77 Daniel ELIAS - Celta N
16. 177 Eduardo GLITZ - Celta N
17. 83 Dirceu ADAM - Celta B
18. 333 Fernando DOVAL Jr - Celta N
19. 20 L Carlos PRADO - Celta N
20. 64 Alexsandre SCHONS - Palio A
21. 87 Cristiano JACOVENKO - Uno N
22. 100 Marcelo GONÇALVES Jr - Celta N
23. 51 João Batista da ROSA - Celta N
24. 52 Christian MATUZALÉM - Celta B
25. 311 Celso SCHÜLER / Juliano SALTON - Celta N
26. 9 Paulo ROTTA / João TAVARES - Corsa B
27. 46 Ricardo SARGO - Fiesta A
28. 38 Dalmo CARNEIRO - UNo A

Texto: Erlon Radl - Automobilismo Online
Fotos: Fernando Silva

Após quatro títulos no Sul-Brasileiro, Kart Mini dominou a 7ª rodada do Light

Fábrica venceu 11 das dezoito corridas disputadas em Aldeia da Serra

Depois dos excelentes resultados obtidos no Sul-Brasileiro, quando quatro de seus representantes conquistaram título nesta competição em nível nacional, a Kart Mini voltou a comemorar vitórias, agora na 7ª rodada da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado (15) em Barueri (SP).

Divididas em dois grupos - manhã e tarde - cada categoria disputou duas baterias e na primeira parte do evento a Kart Mini venceu oito das dez provas disputadas. E em algumas das categorias a fábrica conquistou vitória dupla, com Gabriel Crepaldi (Mirim), Murilo Della Coletta (Júnior Menor), Mauro Auricchio (Júnior), além das vitórias simples de Paulo Coelho (Cadete) e Eduardo Rangel (Sprinter).

"O Rangel ainda foi segundo na primeira prova, mesmo tendo que carregar o peso extra de cinco quilos determinado pelo regulamento", lembra Rennê Carvalho, da Kart Mini. "A manhã foi ótima para a Kart Mini, pois não vencemos apenas duas provas, uma da Sprinter e uma da Cadete", ressalta.

Na parte da tarde foram disputadas mais oito corridas e três delas foram vencidas por pilotos com chassi Kart Mini. Fernando Oizumi venceu as duas da Sênior, enquanto que Marcos Peli foi o vencedor de uma bateria da Super Sênior, categoria em que a fábrica garantiu a primeira fila do grid de largada. "Tivemos um belo dia, de resultados extremamente positivos. Vencemos 11 das dezoito provas disputadas, além de termos marcado a pole em seis categorias", aponta Rennê de Carvalho, referindo-se às categorias Mirim, Júnior Menor, Júnior, Sênior, Super Sênior e Super Cadete.

O staff da Kart Mini volta às pistas já neste sábado, quando será disputada a 9ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana, a segunda prova da fase decisiva, denominada playoff. "Vamos em busca de novas vitórias", encerra Carvalho.

Os títulos da Kart Mini no Sul-Brasileiro foram conquistados por Paulo Coelho (Cadete), Felipe Drugovich (Júnior Menor), Felipe Guimarães (Graduados) e Flávio Lisboa Neto (Novatos).

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flavio Quick

quarta-feira, setembro 19, 2012

Renato Júnior, a bordo de um Techspeed, conquistou dupla vitória na Copa São Paulo Light

Domínio foi na categoria Graduados e teve validade pela 7ª rodada da competição 

Uma tomada de tempos com um resultado razoável e duas vitórias impactantes - principalmente a primeira - marcaram o sábado do carioca Renato Júnior (Assim Saúde) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Piloto que compete com chassi Techspeed, Renato Júnior foi o principal destaque da categoria Graduados na 7ª etapa da Copa São Paulo Light.

A tomada de tempos não teve o resultado desejado - 5º, a três décimos da pole -, mas a ‘virada’ viria logo em seguida, quando Renato Júnior venceu a primeira bateria com a larga vantagem de quase seis segundos sobre o segundo colocado. O domínio do piloto carioca - duas vezes campeão brasileiro, em 2009 e 2010 - se repetiria na segunda bateria, quando venceu outra vez, agora com dois segundos de vantagem.

A soma dos pontos obtidos com as duas vitórias garantiu a Renato Júnior o lugar mais alto do pódio na 7ª etapa do campeonato. "Foram vitórias que vieram em boa hora, para me recuperar da etapa anterior, quando finalizei em 7º, mas poderia ter terminado pelo menos entre os três primeiros", lembra o piloto Assim Saúde, referindo-se a um abandono na primeira bateria da 6ª etapa em razão de um acidente.

Importantes em todos os momentos, mas principalmente nos positivos, os apoiadores mereceram os agradecimentos de Renato Júnior. "Quero agradecer o apoio de meu patrocinador, Assim Saúde, e também da minha equipe, a Nikima Racing", diz Renato Júnior. "E também à nossa querida companheira Techspeed, capitaneada por nossos amigos e empreendedores Rogério e Renato Naspolini, e claro, a Deus", finaliza o piloto.


Texto e foto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer

Campeonato Catarinense de Automobilismo entra na reta final com novidades na 7ª etapa em Ascurra neste próximo final de semana

O Autódromo Max Mohr volta a receber o Catarinense de Automobilismo neste próximo final de semana, dias 22 e 23, com a 7ª etapa do campeonato, e a FAUESC (Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina) anunciou novidades a partir desta prova com o subsídio de combustível para os pilotos.

"Prometemos aos pilotos auxiliar com o combustível a partir desta etapa como forma de incentivarmos o aumento dos grids. Para isso, garantiremos 50% do etanol se tivermos pelo menos 40 carros inscritos nas categorias Estreantes, Marcas e Stock Car, e se este número chegar a 50 ou mais pilotos pagaremos 100% do combustível, e para a Mini Fórmula Tubular daremos um prêmio de largada de R$ 50,00 para cada piloto se o grid for igual ou superior a 15 inscritos", declarou Almir Petris, Presidente da FAUESC.

A prova também começa a definir os pilotos que lutarão pelo título 2012 e os líderes buscam manter a vantagem em suas respectivas categorias.

No total são esperados mais de 65 pilotos para a etapa, que inicia no sábado pela manhã com a realização dos primeiros treinos livres, enquanto no domingo serão realizados os treinos de aquecimento e as baterias válidas pela 7ª etapa.

Vá ao Autódromo Max Mohr e prestigie mais este show de velocidade!


Texto: FAUESC

No Pernambucano de Kart, Rafael Câmara defende liderança do campeonato

Piloto disputará sexta etapa da temporada com mais experiência devido à participação na Copa SP de Kart 

De olho na manutenção da liderança do campeonato na categoria Mirim, Rafael Câmara disputará neste final de semana a sexta etapa do Campeonato Pernambucano de Kart no kartódromo Tamboril, em Paulista, região metropolitana do Recife. Câmara, de apenas sete anos, tem 56 pontos e pretende ampliar sua vantagem na classificação. O piloto inicia sua preparação nesta quinta-feira nos primeiros treinos livres de sua categoria.

Câmara aproveitou o intervalo de mais de um mês entre a quinta e sexta etapas do Pernambucano para se desenvolver como piloto. Neste período, o piloto participou da oitava etapa da Copa SP de Kart na Granja Viana e acumulou experiência em um dos campeonatos mais competitivos do país. Nos treinos, o piloto foi um dos mais rápidos, mas enfrentou alguns problemas técnicos na corrida e terminou na sexta colocação.

Liderança

"O objetivo para esta etapa é ampliar a liderança, já que estamos na reta final do campeonato. Acho que seguimos no caminho certo, fizemos a etapa da Copa SP de Kart e acredito que estou 100% preparado do ponto de vista técnico e físico".

Texto: Eversports Press
Foto: Maurício Villela

Mini Challenge: Três corridas, três pódios

Piloto jaraguaense Kreis Jr. conquista um segundo e dois terceiros lugares nas corridas da MINI Challenge em Cascavel e marca a volta mais rápida da pista na primeira corrida

O último final de semana dias 15 e 16 de setembro foi um dos melhores da temporada para o piloto Kreis Jr. Na pista mais veloz do Automobilismo Brasileiro o jaraguaense fez bonito, mostrou todo seu talento e esteve no pódio nas três corridas disputadas pela MINI Challenge Cup em Cascavel, no Paraná. Kreis Jr., que pilota o carro de número 71 e é patrocinado pela Raumak Máquinas, SMC, Sistema Mormix e Max Mohr Grupo, com o apoio da Cosmos Turismo, General Belt e Studio FM, mostrou força e competitividade durante todo o final de semana:

"Gostei muito do traçado da pista de Cascavel, uma pista muito desafiadora e como a MINI ainda não tinha andado neste circuito foi novidade para todos o que nivelou mais as disputas. Tive um final de semana excepcional com três pódios, um segundo e dois terceiros lugares além de uma volta mais rápida e ainda meu grande amigo Cristian Mohr completou o pódio comigo na primeira corrida", lembrou o jaraguaense, satisfeito com as conquistas e também com o desempenho do carro.

Quero agradecer a JL que me entregou um carro perfeito. Este foi meu primeiro final de semana desta temporada que realmente tive um carro competitivo, e o resultado apareceu”, reforçou o piloto, que finalizou: “Daqui duas semanas tem mais em Tarumã, outra pista onde o carro deverá andar muito bem, já estou ansioso para voltar às disputas”, finalizou o piloto.

Em cascavel as três vitórias na Mini Challenge ficaram com o piloto Gabriel Corrêa. Pela Copa Chevrolet Montana, Marco Cozzi foi o vencedor e na Copa Caixa Stock Car a vitória ficou com Valdeno Brito. A próxima etapa da MINI Challenge acontece nos dias 29 e 30 no autódromo de Tarumã, RS.


Fonte: Ponto de Fuga Editora Ltda ME. / Claudio Hreczuck
Foto: Fernanda Freixosa / Vicar

Sábado de Guilherme Peixoto teve vitória no Light e vaga garantida no Grande Prêmio RBC

Atual campeão brasileiro competiu em duas categorias em Aldeia da Serra
 
O último sábado (15) foi de muitas alegrias para o jovem Guilherme Peixoto (GRP | Enigma), que competiu em duas categorias na 7ª rodada dupla da Copa São Paulo Light. A competição foi disputada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Guilherme Peixoto, atual campeão brasileiro da Cadete, teve seu melhor resultado justamente nesta categoria, onde conquistou a 4ª posição no grid de largada. O primeiro grande  resultado do dia veio quando Guilherme, após cair para o 6º lugar na largada, integrou um comboio de cinco pilotos que disputaram a vitória até o último momento. Ele entrou na última volta em 4º e, quando faltavam três curvas, aproveitou-se da forte disputa para superar os adversários e vencer a bateria.

"Apareceu um ‘buraco’ e aproveitei. Coloquei por cima da zebra e assumi a liderança", contou o jovem piloto. Na segunda corrida, sob um calor ainda mais forte, Guilherme enfrentou a perda de rendimento em seu motor e terminou em 5º. A soma dos pontos, no entanto, garantiu ao piloto da Enigma Racing a vitória e o degrau mais alto do pódio.

Competindo também pela Super Cadete, Guilherme Peixoto (GRP | Enigma) foi igualmente destaque e iniciou a etapa marcando a pole position na categoria. Enfrentando o forte calor - ainda maior para quem já havia disputado duas corridas -, Peixoto fez boa primeira bateria e terminou em 2º.

Na bateria seguinte, largando em 2º, ele acabou indo para a grama ainda na primeira curva e voltou à pista em último. Com boa recuperação, o piloto da equipe comandada pelo preparador Wesley Silva ainda terminaria a prova em 5º, resultado que somado ao 2º lugar da primeira bateria colocou Peixoto em 4º no pódio.

"Gostei muito do sábado, pois agora sou o vice-líder na Cadete. Além disso, meu segundo lugar na primeira bateria da Super Cadete garantiu uma vaga no Grande Prêmio RBC", finalizou o jovem piloto, já classificado anteriormente na Cadete, referindo-se ao evento que será realizado no final do ano em Interlagos e que oferece uma das maiores premiações do kartismo brasileiro.


Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Maurício Villela

segunda-feira, setembro 17, 2012

Mauro Auricchio venceu as duas provas da 7ª etapa do Light e assume liderança na Júnior

Ótimo sábado teve ainda a conquista de lugar na primeira fila do grid de largada

O piloto ítalo-brasileiro Mauro Auricchio (La Bufalina) viveu uma jornada esportiva das mais especiais e positivas em sua carreira no último sábado (15), quando disputou a 7ª rodada dupla da Copa São Paulo Light, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). Ao fim das duas provas ele subia no pódio em 1º lugar e, de quebra, assumia a liderança da competição.

O sábado do atual campeão brasileiro da categoria Júnior começou muito bem, já que na tomada de tempos ele garantia um lugar na primeira fila do grid de largada, em 2º lugar. Largando em 2º, Auricchio fez bela corrida e venceu a primeira bateria, resultado que repetiu na segunda prova do dia, quando largou em primeiro e liderou a corrida de ponta a ponta.

"Foi uma semana muito boa, que teve bons treinos e depois se traduziu em domínio nas duas baterias", lembra Auricchio. "Estou muito contente com os resultados, principalmente porque cheguei em Aldeia da Serra como vice-líder, dois pontos atrás, e assumi a ponta na tabela de classificação", comemora.

A ótima jornada, mais uma vez, rendeu agradecimentos de Mauro Auricchio (La Bufalina) aos integrantes de sua equipe, a Nelsinho Racing. "Quero agradecer ao meu chefe de equipe, o Nelsinho, e também ao meu mecânico, o Ferrugem, e ao meu ‘coach’ Alain Sisdeli", agradece Auricchio. "E elogiar meu chassi Mini, que a corrida que passa evolui ainda mais", finaliza.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flavio Quick

Copa Fusca: Show de Baretta e Takagi no rio do Velopark

Pista se transformou em um rio

As fortes chuvas do domingo acabaram por transformar o autódromo do Velopark em praticamente um local para corridas de jetski. Mesmo assim a Copa Fusca deu show, com 16 besouros na pista, e disputas que foram, usando um termo atual, épicas.

E quem se deu melhor na 1ª bateria foi Rogério Baretta Xavier, que “navegou” na liderança até a bandeirada final. Na 2ª bateria quem deu show foi o piloto revelação da temporada 2012, Tiago Takagi. Largando do terceiro posto, ele logo deixou Moacir Fighera para trás e passou a duelar como gente grande com Baretta, até conseguir a ultrapassagem na reta oposta e passar a comandar a prova, sua primeira vitória na geral da Copa Fusca.

Abaixo, o resultado das duas baterias da Copa Fusca no Velopark:

1ª bateria:
POS / Nº / NOME / Classe
1 2 Rogério XAVIER A
2 8 Moacir FIGHERA A
3 54 Tiago TAKAGI B
4 44 Fabricio FRAGA B
5 79 Norberto CORREA A
6 26 Everson MELO A
7 98 Rodrigo DIMARE B
8 72 Betinho MARTINS B
9 42 Daniel OLIVEIRA A
10 22 Noli FERREIRA B
11 14 Paulo FONTES B
12 12 Carlos GUIZZO A
13 11 Sérgio ROCHA B
14 65 Henry DIAS B
15 20 Vanderlei PIRES B
16 9 Norberto MARTINS B

2ª bateria:
POS / Nº / NOME / Classe
1 54 Tiago TAKAGI B
2 2 Rogério XAVIER A
3 8 Moacir FIGHERA A
4 26 Everson MELO A
5 22 Noli FERREIRA B
6 79 Norberto CORREA A
7 98 Rodrigo DIMARE B
8 72 Betinho MARTINS B
9 42 Daniel OLIVEIRA A
10 44 Fabricio FRAGA B
11 11 Sérgio ROCHA B
12 12 Carlos GUIZZO A
13 20 Vanderlei PIRES B
14 14 Paulo FONTES B
15 65 Henry DIAS B
16 9 Norberto MARTINS B

Texto: Erlon Radl - Automobilismo Online
Foto: Fernando Silva

sábado, setembro 15, 2012

Arthur Leist quer vitória e liderança no Light. Matheus vai em busca da vaga no GP RBC

Gaúchos vêm de ótimos resultados na última edição do Super Kart Brasil

Donos de dois belos resultados na última edição do Super Kart Brasil, os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) voltam à pista neste sábado (15) em Barueri (SP), no Kartódromo Aldeia da Serra, onde disputam a 7ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart. E cada um terá um objetivo diferente.

Arthur Leist, vice-líder na Super Cadete, tentará mais uma vitória na rodada dupla e seu objetivo final será assumir a liderança, hoje distante apenas seis pontos. Matheus, por sua vez, buscará uma vaga no Grande Prêmio RBC, competição criada pelo promotor do campeonato e que oferece larga premiação no final do ano.

"O Arthur já tem a vaga garantida e quer vencer para assumir a ponta ou pelo menos diminuir a distância, não muito grande, que o separa do líder. E, mais tarde, lutar pelo título", diz José Carlos Spier, o Nico, que trata de todas as questões referentes à logística dos irmãos. "O Matheus, por sua vez, não disputou todas as etapas e está mais distante da briga pelo título. E como ele ainda não tem a vaga, este é seu objetivo principal", emenda.

Segundo Spier, os treinos desta quinta e sexta-feira em Aldeia da Serra foram positivos e satisfatórios, o que deixa os pilotos e sua equipe, a MZ Racing, comandada pelo preparador Mazinho, muito otimistas quanto a concretizar seus objetivos. "Os meninos treinaram muito bem, tudo correu de forma muito positiva e acreditamos que as chances de eles alcançarem as metas traçadas são muito boas. Sabemos, porém, que em automobilismo não se pode apostar em nada antes da bandeirada final", finaliza Nico Spier.

A sexta-feira foi dedicada aos treinos e neste sábado Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) irão à pista por três vezes cada um, uma para a tomada de tempos e duas para a disputa de suas baterias.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Flavio Quick

sexta-feira, setembro 14, 2012

Velopark recebe festival de velocidade com Marcas, Fórmula 1.6 e Copa Fusca

O mais moderno autódromo do Brasil recebe três categorias no final de semana da velocidade

O final de semana será de velocidade no Autódormo do Velopark, em Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, com a 7ª etapa dos campeonatos gaúchos de Marcas & Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6. As três categorias encaminham seu fim de campeonato, que acontece com a 8ª etapa a ser disputada no próximo dia 11 de novembro em Tarumã.

E quem chega em vantagem ao Velopark no Marcas é a dupla Fernando Jr./ Luiz Clemente Moroni (Celta 06), com 231 pontos. A vice-liderança é de Guga Gama (Celta 47) com 173 pontos. Luiz Sérgio Sena Jr. (Gol 197) aparece no terceiro posto com 167 pontos. Na classe B, a briga é mais apertada, com a liderança de Ricardo Boessio (Celta 73), que contabiliza 219 pontos contra 192 do vice-líder, Christian Matuzalem (Celta 52). No terceiro posto, aparece Fernando Trennenphol (Corsa 12) com 183 pontos, apenas um a mais que o quarto colocado, Magno Adam (Celta 83). Na classe N, Juliano Salton (Corsa 131) lidera com 236 pontos, apenas 3 de vantagem sobre o segundo colocado, Carlos Maciel (Corsa 4). Na terceira posição da tabela, Celso Schüller aparece, com 192 pontos, apenas um de vantagem sobre o quarto, Thiago Silva (Celta 21).

Já na Copa Fusca, a liderança é de Moacir Fighera (Fusca 8) com 205 pontos, seguido de Everson Melo (Fusca 26) com 191 e Daniel Oliveira (Fusca 42) com 183. Na classe B, Tiago Takagi (Fusca 54) assumiu a liderança, com 206 pontos, seguido de Noli Ferreira (Fusca 11) com 192 pontos e Fabrício Fraga (Fusca 44) com 172.

Na Fórmula 1.6 a briga é grande pela liderança. Rodrigo Gonzales (Formula 28) lidera com 132 pontos, apenas um de vantagem sobre o vice-líder, Marcelo Giacomelo (Formula 7). No terceiro posto, Cali Crestani (Formula 03) e Carlos Grasseli (Formula 06) aparecem empatados com 112 pontos e no quarto posto, Fernando Stédile com 105. Na classe Light, Vinicius Schüller lidera com 214 pontos, boa folga sobre o vice, Gabriel Kenji, que computa 135 pontos. O terceiro posto é de Rômulo Escouto com 110 pontos.

Ingressos custam R$ 20,00 por carro, não importando o número de passageiros com acesso ao box liberado, a entrada se dá pelo portão 1.

Texto: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Dono de dois títulos no Sul-Brasileiro, Bruno Bertoncello quer assumir liderança do Light

Gaúcho, também atual campeão brasileiro da Sudam Júnior, está a quatro pontos do líder

Depois da excelente performance na final do 15º Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, quando conquistou o título de campeão em duas categorias, o gaúcho Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus | Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV) está no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). O objetivo desta vez é vencer a 7ª rodada dupla da Copa São Paulo Light.

Bertoncello, que venceu o Sul-Brasileiro na Júnior e Sudam Júnior, está quatro pontos atrás do líder, em terceiro lugar, e este ano já comemorou também a conquista do Campeonato Brasileiro. "Não há muito que pensar. Vamos para cima, em busca da vitória, que seria o resultado ideal para assumir a liderança ou pelo menos me aproximar ainda mais dela", diz Bertoncello, campeão brasileiro da Sudam Júnior.

Os treinos em São Paulo estão sendo positivos e, junto com a equipe Quake2, Bruno Bertoncello (Targh 400 | Floricultura Verdes e Cores | MG Pneus | Iame | GH Digital | Techspeed | Sport Wear by ULV) mostra-se otimista, mantendo, é claro, o respeito que seus adversários merecem. "Nossa, a Júnior é hoje uma das categorias mais equilibradas do kartismo brasileiro e pelo menos seis ou sete pilotos podem vencer. Estamos trabalhando forte, como sempre, minha equipe é muito competente e acredito que mais uma vitória pode vir neste sábado", finaliza o piloto, referindo-se à sua equipe Quake2 e elogiando também seu preparador de motores, Renato Tibola.

A tomada de tempos e as duas baterias para cada categoria do Light serão disputadas durante todo o sábado no Kartódromo Aldeia da Serra.

Texto: KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer
Foto: Mario Ferreira

Programa Competição mostra Motocross, Marcas e Pilotos, além do Desafio das Estrelas

Em Interlagos, Fernando Croce estreia na Porsche Cup


Piloto que já compete em categorias de turismo há dois anos teve bom desempenho nos treinos livres da etapa

Fernando Croce é um piloto experiente, corre de kart há mais de 30 anos e há duas temporadas disputa também categorias do tipo turismo, como a GT Brasil e a Top Series. Neste fim de semana (15 e 16), o piloto de Jaú fará sua estreia na sexta etapa da Porsche Cup, no autódromo de Interlagos (SP). A rodada dupla acontece no mesmo evento que as 6 Horas de Interlagos, prova do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (Federação Internacional do Automóvel).

Croce aproveitou o intervalo no calendário das competições que participa para conhecer uma nova categoria e manter-se em atividade. Ele já pilotou um Dodge Viper e neste ano corre com um Corvette Z06, e, apesar das diferenças desses carros para o Porsche, o paulista conseguiu terminar os treinos livres entre os dez primeiros. 

Essa também será a primeira vez que Croce correrá sozinho, já que sempre divide o cockpit com seus filhos Daniel e Fernando Gomes. Para o piloto, o formato das corridas, de 25 minutos mais uma volta - mais curto do que nas outras categorias que disputa - será favorável ao seu estilo de pilotagem, também por ser mais parecido com as corridas de kart.

Nesta sexta-feira, serão disputadas a tomada de tempos e a primeira prova da etapa. A corrida complementar acontece no sábado e terá seu grid definido a partir da inversão dos oito primeiros colocados na primeira bateria.

Porsche Cup

"O carro é bem diferente do que estou acostumado, sem freios ABS e controle de tração, mas é muito gostoso de pilotar e me acostumei rápido. As corridas são mais curtas do que as da GT e Top Series e acho que posso tirar vantagem disso, pois são mais parecidas com as de kart, em que temos que acelerar o tempo todo"

Expectativa

"Está sendo uma boa oportunidade de conhecer uma nova categoria e também de me manter em atividade. A expectativa para essa estreia é muito boa. Os treinos livres foram proveitosos e conseguimos melhorar a cada sessão. Ainda estamos achando o acerto ideal, mas acredito que estamos com um bom ritmo para a corrida"

Texto: Eversports Press

quinta-feira, setembro 13, 2012

Stock Car: dia de reconhecimento de pista em Cascavel


Circuito do oeste paranaense inicia regresso à categoria depois de 20 anos

Na prática, a Stock Car inicia nesta sexta-feira o reconhecimento do circuito de Cascavel, que está de volta à categoria depois de 20 anos de ausência. Mas o traçado de 3.058 metros do oeste paranaense não será totalmente estranho para grande parte dos 32 pilotos do grid. Além daqueles que já andaram por aqui em outras séries, de monopostos ou turismo, praticamente todos usaram a tarde quente desta quinta-feira, com temperatura ambiente acima dos 30 graus, para checar as condições do asfalto e conferir se a negociação das curvas será feira com base nos estudos teóricos ou de simuladores. "Fiquei surpreso. A curva 1 tem uma inclinação que eu desconhecia", disse Felipe Maluhy, que levou José Avalone, engenheiro da Medley/Full Time, no passeio pela pista. 

Xandinho Negrão, companheiro de Maluhy na equipe dirigida por Maurício Ferreira, correu nas duas temporadas de Fórmula 3 que disputou no meio da década passada. Mas nem por isso deixou de engrossar a romaria de pilotos pelo traçado, a pé ou de moto. Em meio às atividades habituais da véspera dos treinos, os pilotos começaram a sentir na pele os efeitos da seca que castiga a região há cerca de 60 dias e que tem elevado os termômetros a níveis inimagináveis para o inverno na Região Sul.

Como ocorre em circuitos novos ou naqueles que passaram por transformações no desenho, os pilotos ganharam um treino extra de 40 minutos. Terão também um jogo a mais de pneus usados, mas os novos permanecerão os dois regulamentares. Além disso, todos terão de passar pelo teste de saída do carro com o novo banco de fibra de carbono que substituirá o de alumínio que vinha sendo utilizado. "É uma modificação que visa a aumentar a segurança", explicou Avalone. O banco poderá estrear facultativamente na etapa de Curitiba, em outubro, mas a partir de Brasília, em novembro, será obrigatório.

As atividades da sexta-feira serão abertas às 8h50, quando o primeiro dos dois grupos de 16 carros participará dos ensaios extras, e serão encerradas às 16h50. A prova de Cascavel será a 8ª etapa de uma temporada que vinha sendo dominada pelos carros da equipe dirigida por Andreas Mattheis, que ainda tem o tetracampeão Cacá Bueno na liderança do campeonato com 110 pontos contra 110 de Ricardo Maurício, campeão de 2008 pela Medley e atualmente na RC. No entanto, nas últimas corridas, no Rio de Janeiro e Salvador, Allam Khodair deu as cartas e confirmou a fase de crescimento da Vogel/Blau. As duas vitórias o elevaram à 11ª colocação e o devolveram à luta pelo título.

A Equipe Medley/Full Time apoia a doação de sangue. Doe sangue. Salve uma vida.

Texto: MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda. / Márcio Fonseca 
Foto: Miguel Costa Jr./MF2