quarta-feira, março 31, 2010

Parilla MY foi o escolhido pelos vencedores da Novatos, Graduados e Sênior A na abertura do Sul-Brasileiro de Kart


Na abertura do 13º Campeonato Sul-Brasileiro na semana passada em Farroupilha (RS), os pilotos de três categorias tiveram liberdade de escolha do motor que utilizariam na competição.

A escolha foi dada aos pilotos das categorias Novatos, Graduados e Sênior A, baseados no Regulamento Nacional de Kart que, por sua vez, permite que marcas diferentes forneçam motores refrigerados à água em 2010.

E, nas três categorias, os vencedores utilizaram-se do Parilla 125 MY 10, fabricado pela italiana Iame, empresa com 50 anos de história e vitórias e dona de 25 títulos mundiais. “A Iame mais uma vez fez um belo motor, durável e com ótima performance. A escolha dos pilotos comprova isto, dentre as várias opções disponíveis no mercado”, ressalta Marcello Ventre, da Iame Brasil, importadora dos motores Parilla para o Brasil.

O piloto paranaense Alessandro Xavier, vencedor da segunda bateria da Sênior A e segundo colocado na etapa, utilizou o Parilla MY e se declara bastante satisfeito com o desempenho e a qualidade do motor. “O Parilla é renomado, sinônimo de confiança e velocidade e nesta etapa do Sul-Brasileiro ele foi perfeito”, elogia Xavier. “Tenho um para treino desde o ano passado e até o momento não me deu nenhum problema, fiz apenas as revisões normais”, emenda.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Iame Parilla

Pela Carlin Motorsport Lucas Foresti fará sua estreia na F-3 Inglesa


Campeonato Inglês começa neste final de semana, em Outlon Park

O piloto brasileiro Lucas Foresti (Carlin Motorsport) vive nesta semana a expectativa de dar início a sua primeira temporada completa fora do país. Neste final de semana, nos dias três e cinco de abril, ele disputará a rodada de abertura do Campeonato Inglês de F-3.

Após participar no início do ano do Toyota Racing Series, na Nova Zelândia, o piloto de 17 anos foi para a Inglaterra onde participou de vários testes e chegou a anunciar que disputaria o Campeonato com a equipe Hi-Tech. Porém, após testes realizados com o carro da GP3 e, principalmente, o desempenho apresentado por Lucas com a equipe Carlin, este time o convidou para integrar seu “esquadrão” de seis carros nesta temporada do inglês de F-3.

Foresti, que no ano de 2009 foi o piloto revelação da F-3 Sul-Americana, tendo conquistado o terceiro lugar na temporada, terá pela frente o desafio de competir contra os mais experientes pilotos de F-3 do mundo.

Todo mundo que quer chegar à F-1 tem um caminho natural a seguir que, normalmente, começa no kart, passa por uma fórmula 1.6, depois uma F-3 e aí sim chega na F-3 inglesa. Eu consegui pular a primeira temporada nos carros mais lentos e cheguei direto na F-3. Porém, agora, preciso me dedicar muito para conseguir andar contra pilotos que já tem vários anos de experiência neste tipo de carro e, principalmente, conhecem todos os circuitos. Outro problema grande aqui é o frio. Estou tendo que aprender a guiar um carro extremamente rápido com pneus que não chegam aos 30º, fato que vivenciamos nos treinos em Silverstone, por exemplo”, explicou Foresti.

Para tentar minimizar o problema do conhecimento das pistas, Lucas tem buscado algumas alternativas como simuladores e até mesmo treinos com carros de outras categorias. Estes treinos ajudam bastante, principalmente porque o cronograma das competições do Campeonato Inglês não tem treinos livres. O piloto chega direto para a tomada de tempos e, em seguida, três corridas. Assim, qualquer tipo de experiência que Lucas possa vir a conseguir com os traçados serão de extrema importância para o seu desempenho nos finais de semana das competições.

Nesta quinta-feira Lucas e seus outros cinco companheiros na equipe Carlin estarão na pista de Pembrey, norte da Inglaterra. Lá eles farão um check-out geral dos carros para a primeira corrida do ano e, depois, seguem direto para Outlon Park que terá sua programação realizada no sábado e na segunda.

No sábado, dia dois, a tomada de tempos será realizada às 11h55min e terá a duração de meia hora. Ainda no sábado, as quatro da tarde, acontece a primeira corrida. No domingo, em virtude do feriado de Páscoa, a pista estará fechada. Na segunda-feira, então, serão realizadas as outras duas corridas. A primeira delas será as dez da manhã e, a segunda, as três da tarde.
Através do site da empresa TSL Sports Timing será possível acompanhar o live-timing de tempos de todas as atividades. O link é: http://www.tsl-timing.com/?loc=major&season=2010&series=BF3GT&event=races&source=bf3gt2006&eventid=101305

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

terça-feira, março 30, 2010

Copa Caixa Stock Car: AMG Motorsport lidera campeonato de equipes


Segundo lugar de Átila Abreu e décimo do estreante Gustavo Sondermann colocaram time comandado por Ingo Hoffmann na ponta da tabela

A festa do pódio da prova de abertura da Copa Caixa Stock Car, onde no último domingo (28/3) Max Wilson (Eurofarma RC/C), Átila Abreu (AMG Motorsport/3M/Poliron) e Nonô Figueiredo (Boettger) comemoraram respectivamente os três primeiros postos, teve continuidade nos boxes do Autódromo de Interlagos (São Paulo). Afinal, além do título de campeão entre os 34 pilotos, está em jogo também o campeonato entre as 17 equipes inscritas.

Começar o ano liderando é muito bom. Este campeonato será difícil, bem equilibrado, vai ser uma briga feia”, aposta Maurício Matos, Diretor Técnico da equipe AMG Motorsport/3M/Poliron.

Com o segundo lugar de Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Baterias Líder/Santa Carolina) e o décimo do estreante Gustavo Sondermann (Aon/Icec/Cyrela), a AMG Motorsport começa liderando o campeonato com 26 pontos, um de vantagem sobre a Eurofarma RC, segundo colocada após a vitória de Max Wilson. Em terceiro está a RCM/Peugeot, com 19 pontos, após a quinta colocação de Lico Kaesemodel e o nono de Alceu Feldmann.

Será muito importante terminar com os dois carros sempre pontuando. E se ambos chegarem entre os dez primeiros, será uma situação ótima tanto para brigar pelo título de pilotos como o de equipes”, comenta Edevaldo ‘Alemão’ Zaghetti, chefe dos mecânicos da AMG. Das 17 escuderias, apenas quatro pontuaram com seus dois carros.

O campeonato de equipes serve para determinar depois das oito primeiras etapas, qual time perderá o direito de participar da próxima temporada da Copa Caixa Stock Car. Os dois pilotos de cada time que terminarem entre os quinze primeiros em cada prova somam pontos para a sua equipe. Neste torneio, não há descartes. “É um campeonato curtinho. Então, o importante é começar bem, pois uma recuperação no final poderá ser tarde”, pondera Ingo Hoffmann, Diretor Esportivo da equipe de Átila Abreu e Gustavo Sondermann.

A segunda etapa da Copa Nextel Stock Car será dia 11 de abril, em Curitiba (PR).

Confira a pontuação das equipes na Stock Car:
1º) AMG Motorsport/3M/Poliron/Chevrolet, 26 pontos;
2º) Eurofarma RC/Chevrolet, 25;
3º) RCM/Peugeot, 19;
4º) Red Bull/Peugeot e Boettger/Chevrolet, 16;
6º) RC3 Bassani/Peugeot, 14;
7º) Officer ProGP/Chevrolet, 9;
8º) JF Racing/Peugeot, 8;
9º) Mico’s/Peugeot, 5;
10º) Vogel/Chevrolet, 3;
11º) A.Mattheis/Chevrolet, 1 ponto.

A equipe AMG Motorsport tem patrocínio de 3M e Poliron, com apoio de Beta Ferramentas.

Fonte: MasterMidia Marketing Ltda

AMIL Kart Show chega a 80 pilotos inscritos e realiza a etapa de abertura da temporada 2010



O AMIL Kart Show, o campeonato para pilotos amadores idealizado por Leandro Argenta e Mauro Rodeghiero, chegou ao total de 80 pilotos inscritos para a disputa de sua primeira temporada.

A estreia do AMILKS foi um sucesso, com as corridas realizadas nos dias 23 e 25 de março, no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). “As baterias iniciais foram repletas de intensas disputas, o que mostra que o kartista amador também sabe pilotar!”, comenta Mauro.

Devido a procura pelo AMIL Kart Show às vésperas da abertura do campeonato, os organizadores optaram por utilizar um “plano B”, criando um terceiro grupo para melhor acomodar os pilotos inscritos até então em duas categorias. Com isso, o grid das três novas categorias – Graduados VK80, VK90 e VK105 - foi um pouco menor nessa primeira etapa, o que não impediu belas disputas, com várias mudanças de posição.

O evento ainda espera pela bateria do DESAFIO AMILKS, com diversos kartistas experientes do RS, que gostaram e apoiaram a ideia do desafio. A prova de abertura desta categoria está marcada para o dia 08/04, às 22hs.

“A previsão é que todas as baterias estejam lotadas na 2ª etapa, gerando disputas ainda mais acirradas!”, comenta o campeão VK400 do Rei das Pistas em 2009, Leandro Argenta. O piloto Cássio Roberto Reis sintetizou em uma única frase, publicada no mural de recados do site
www.amilkartshow.com.br, o espírito do AMILKS: “o campeonato amador mais profissional que existe”.

“Fiquei emocionado, pois é exatamente isso que idealizamos; é por isso que trabalhamos; e é isso que vamos perseguir! A temporada 2010 será repleta de novidades”, declara Mauro Rodeghiero. E completa: “Agradeço aos apoiadores, aos patrocinadores, e aos quase 60 pilotos que competiram nessas provas iniciais. O começo do AMILKS foi muito bom. Quero deixar um convite aos novos pilotos, pois a próxima etapa já está definida, acontecerá nos dias 13 e 15 de abril: venham acelerar num campeonato de verdade”.

Na parceria fechada para a 1ª etapa, todas as fotos do evento AMILKS estão no site
www.abkfotos.com.br, de André B. Kotoman.

O campeonato conta com o patrocínio da ULV e da PROPEK, além do apoio da Locawebvídeos, Mecânica do Eder, Sucatão do Edio e Wild Kart Brasil.

As inscrições ainda podem ser feitas no
www.amilkartshow.com.br. Para mais informações ou quaisquer dúvidas, ligue para (51) 9843.7733,com Mauro ou (51) 9393.3632,com Leandro.
Resultados do pódio das baterias:

NOVATOS 9Hp
1. Cristian Schwartz
2. Armandinho Junior
3. Diego Borges "Berno"
4. Diego Ramos Gelatti
5. Eduardo Guimarães "Edu"

MASTERS 9Hp
1. Juliano da Silveira
2. Diego Santos Nogueira
3. Jorge Katczinski
4. Vinicius Dachery
5. Leandro dos Santos

GRADUADOS VK 90 T
1. Felipe Faviero
2. Tobias Goldschmidt
3. Marco Aurélio Batschke
4. Fernando Grandi "Beramar"
5. Rogério Bortoncello

GRADUADOS VK 80
1. José Francisco Tortelli
2. Mauricio Pereira
3. Valdori da Rosa
4. Rafael S. Santos
5. Marcelo Soares

GRADUADOS VK 90
1. Clóvis Cachapuz
2. Henrique R. de Conto
3. Luiz Fernando - "Nando"
4. Luiz Alberto Filho " Beto"
5. Léo Lopes

GRADUADOS VK 105
1. Jorge Luis Sander
2. Eduardo Tomedi
3. Gilson Toigo
4. Paulo Cesar Euzébio
5. Mauricio Otoni

segunda-feira, março 29, 2010

Irmãos Leist começam Sul-Brasileiro de Kart com ótimos resultados e Arthur comemora vitória


A 1ª etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, disputada no último final de semana (27 e 28/3) em Farroupilha (RS), terminou de forma bastante satisfatória para os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições), que correm na categoria Mirim e Júnior Menor, respectivamente.

Arthur, depois de realizar bons treinos, foi o melhor na tomada de tempos e garantiu a pole-position para a primeira corrida, que seria realizada no sábado (27). O piloto de Novo Hamburgo terminou a corrida na terceira posição.

No dia seguinte, largando em terceiro, Arthur teve uma atuação ainda melhor e superou dois concorrentes para terminar a corrida comemorando a vitória. Na soma dos pontos, Arthur Leist subiu ao pódio na segunda posição.

Já Matheus Leist, que compete na Júnior Menor, começou a competição da mesma forma que seu irmão, ou seja, treinando bem e garantindo a pole position para a primeira corrida. Matheus liderou boa parte da prova, mas acabou superado por Giuliano Raucci, que venceu a bateria com ínfima diferença sobre o piloto TMA Competições. Matheus terminou em segundo, mesma posição de largada da segunda bateria, que seria realizada no domingo (28).

A segunda bateria não foi tão boa assim para Matheus, que se posicionara bem logo após a largada. Participando de fortes disputas, o piloto estava em terceiro quando, ao final da prova, acabou envolvido em um incidente que o jogou para o 5º lugar.

O resultado da bateria fez com que, somados os pontos, Matheus terminasse a etapa em 4º e, a exemplo de seu irmão, subisse ao pódio.

Posso dizer que o balanço final foi muito bom. Tanto o Arthur quanto o Matheus andaram muito bem e mostraram que estão na briga pelas vitórias e pelo título”, avalia José Carlos Spier, da Velopark Racing, equipe que cuida da logística dos irmãos. “Agora eles terão algumas provas em São Paulo até que cheguemos à segunda etapa do Sul-Brasileiro, em maio. Vamos nos preparar para que eles sejam competitivos novamente”, encerra.

Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) são pilotos da conceituada By Chico, equipe responsável pelo acerto dos chassis dos meninos.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: J. Barone

Carlos Heinen Filho começa Sul-Brasileiro de Kart com dupla vitória e liderança na Novatos


Pole position e duas vitórias de ponta a ponta. Mais do que positivo, o saldo da participação de Carlos Heinen Filho (Vidroforte/ Templex/ Mittag) na etapa de abertura do 13º Campeonato Sul-Brasileiro de Kart serviu para aumentar ainda mais o otimismo com que o piloto encarava a competição.

Heinen vinha de uma bela atuação na 2ª etapa da Copa São Paulo Light, quando largou em 9º lugar e chegou em 2º na prova da Sprinter, sua categoria naquele evento, e estava bastante seguro de que poderia começar bem o Sul-Brasileiro, que tinha sua abertura sendo disputada em Farroupilha (RS), de 25 a 28 de março.

O piloto, residente em Caxias do Sul, corria “em casa”, já que o Kartódromo de Farroupilha é a sede da Mittag Competições, sua equipe. Nos três treinos oficiais de que participou – compromissos escolares impediram-no de disputar o quarto – Heinen foi o mais rápido sempre e este domínio se traduziu na pole position para a primeira corrida, realizada no sábado (27).

Com uma boa largada, Heinen teve bom desempenho nas primeiras voltas e conseguiu abrir vantagem na liderança, que sustentou até o final. Na segunda bateria a história se repetiu e Heinen venceu novamente de ponta a ponta, sem sofrer pressão de seus adversários.

Começar a luta pelo título desta forma era o melhor que podia acontecer”, avalia o piloto Vidroforte/ Templex/ Mittag. “Nosso desempenho nesta semana foi ótimo e espero poder repetir isso nas outras duas etapas do Sul-Brasileiro”, emenda.

A dupla vitória na abertura do Sul-Brasileiro é dividida com muitas pessoas, segundo Carlos Heinen Filho. “Quero agradecer a todos os que estiveram comigo na pista, me dando apoio, em especial a minha equipe e a meus patrocinadores. Sem eles a vitória não teria acontecido”, finaliza.

O próximo compromisso de Carlos Heinen Filho será a disputa da 3ª etapa do Light, no dia 10 de abril, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: J. Barone

Quebra de palheta tira vitória de Guilherme Silva no WSK


Neste domingo, dia 28, foi encerrado no South Garda Karting, em Lonato – Itália, a segunda etapa do WSK – Winning Series Kart - 2010. Ontem foram disputadas as pré-finais e as finais de todas as categorias.

Guilherme Silva (Tony Kart / Vortex), piloto brasileiro da categoria KF2, já tinha feito suas quatro classificatórias no sábado e surgia como um dos favoritos à pole-position, com seis pontos conquistados. Porém, quando os outros competidores finalizaram seus confrontos desta fase da competição, o mineiro ficou com a terceira posição do grid da Pré-Final, atrás de Ignazio D’Agosto (Itália – Tony Kart / Vortex) e Madsen Muller (Dinamrca – Energy - TM).

Com os nervos à flor da pele, os 34 melhores pilotos se alinharam para a Pré-Final. D’Agosto, Silva, Madsen, a garota Michelle Gatting (Dinamarca) e Yu Kanamaru (Japão) foram os protagonistas da prova mais emocionante da KF2. A cada volta um deles liderava a corrida e realmente era muito difícil determinar quem seria o vencedor. Com o auxílio dos freios dianteiros, presentes nos karts desta classe, as ultrapassagens são muito favorecidas. Os pilotos, literalmente, se jogam por dentro das curvas freando “lá dentro” e, em seguida, contornam na frente dos adversários. Madsen venceu, com Kanamaru em segundo e Guilherme na terceira posição.

No meio da tarde foi chegada a hora decisiva da segunda rodada do WSK. Guilherme Silva fez uma excelente largada e pulou para a segunda posição, no vácuo de Madsen. Porém o primeiro pelotão da corrida contava com 10 pilotos onde todos tinham possibilidades de vencer. Da volta cinco até a 10ª, Silva e Madsen travaram um verdadeiro duelo. Ambos se ultrapassaram, defenderam e andaram muito rápido. Mas, com isso, o restante do pelotão que tinha ficado um pouco para trás chegou nos dois. Em uma das ultrapassagens Madsen acabou escorando um pouco o kart de Silva, que caiu para a terceira posição, atrás de Kanamaru. Porém, na volta seguinte, subitamente Guilherme levanta o braço e todo o pelotão passa por ele. O brasileiro encosta o kart e abandona a corrida. Sob muita pressão Madsen Muller venceu, com Jacob Nortoft (Dinamarca – FA - Vortex) em segundo e, completando o trio dinamarquês, Silver Klinkby (Tony Kart – Vortex).

Eu não tive o que fazer. Meu kart vinha muito bem e, na medida do possível, estava tentando economizar um pouco dos pneus para as cinco últimas voltas, onde eu tentaria buscar a ultrapassagem definitiva no Madsen e assegurar a vitória. Mas meu kart perdeu muito rendimento na entrada da reta e não tive o que fazer senão enconstar. Constatamos que o problema foi a quebra da palheta que, assim como no Brasil, já nos deixou na mão algumas vezes. Infelizmente é um resultado frustrante para um final de semana em que eu tinha completas condições de vencer. Faz parte”, encerrou muito desapontado o piloto de 15 anos.
A terceira etapa do WSK será realizada daqui a três semanas, entre os dias 15 e 18 de abril, em Zuera, na Espanha.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

domingo, março 28, 2010

Max Wilson vence a etapa de abertura da Copa Caixa Stock Car


Neste domingo (28), o piloto Max Wilson, da equipe Eurofarma RC, aproveitou-se do problema de Cacá Bueno, o pole-position, e venceu a etapa de abertura da Copa Caixa Stock Car, disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Átila Abreu, da equipe AMG Motorsport, foi o segundo colocado. O piloto Nonô Figueiredo, da Cosan Mobil Super Racing, completou o pódio.

A primeira etapa da Copa Caixa Stock Car 2010 terminou assim:

1) Max Wilson (Chevrolet), 48min01s347
2) Átila Abreu (Chevrolet), 48min08s448
3) Nonô Figueiredo (Chevrolet), 48min13s761
4) Daniel Serra (Peugeot), 48min28s136
5) Lico Kaesemodel (Peugeot), 48min31s593
6) Rodrigo Sperafico(Peugeot), 48min36s332
7) Felipe Maluhy (Chevrolet), 48min40s572
8) Julio Campos (Peugeot), 48min41s715
9) Alceu Feldman (Peugeot), 48min43s123
10) Gustavo Sondermann (Chevrolet), 48min47s033
11) Thiago Marques (Peugeot), 48min54s255
12) Diego Nunes (Peugeot), 48min54s869
13) Pedro Gomes (Chevrolet), 48min57s152
14) Cacá Bueno (Peugeot), 49min03s059
15) Xandinho Negrão (Chevrolet), 49min04s726
16) Antonio Pizzonia (Chevrolet), 49min12s649
17) Betinho Gresse (Chevrolet), 49min15s845
18) Thiago Camilo (Chevrolet), 49min20s484
19) Christian Fittipaldi (Chevrolet), 49min40s815
20) Ricardo Mauricio (Chevrolet), a uma volta
21) Constantino Júnior (Peugeot), a uma volta
22) Claudio Ricci (Peugeot), a uma volta
23) Allam Khodair (Peugeot), a duas voltas
24) Ricardo Zonta (Chevrolet), a 14 voltas
25) Valdeno Brito (Chevrolet), a 15 voltas

A próxima etapa da Copa Caixa Stock Car será realizada no dia 11/04, em Curitiba (PR).

Foto: Fernanda Freixosa

Button vence o GP da Austrália de F1


Em uma prova movimentadíssima, devido a chuva que caiu sobre o circuito de Albert Park momentos antes do início da corrida, o que ocasionou alguns acidentes, toques, saídas de pista e muitas ultrapassagens, o piloto Jenson Button (McLaren Mercedes) venceu o GP da Austrália de F1, após optar por uma estratégia ousada e parar duas voltas antes de todos para a troca por pneus de pista seca e, claro, beneficiado com o abandono do pole-position da prova, Sebastien Vettel, com problemas de freio.

O polonês Robert Kubica, da Renault, ficou com a segunda colocação. O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, completou o pódio - seu segundo pódio consecutivo na temporada.

O GP da Austrália de F1 terminou assim:

1. Jenson Button (McLaren) 1h33min36s531
2. Robert Kubica (Renault) + 12s034
3. Felipe Massa (Ferrari) + 14s488
4. Fernando Alonso (Ferrari) + 16s304
5. Nico Rosberg (Mercedes GP) + 16s683
6. Lewis Hamilton (McLaren) + 29s898
7. Vitantono Liuzzi (Force India) + 59s847
8. Rubens Barrichello (Williams) + 1min0s536
9. Mark Webber (Red Bull) + 1min7s319
10. Michael Schumacher (Mercedes GP) + 1min9s391
11. Jaime Alguersuari (Toro Rosso) + 1min11s301
12. Pedro de la Rosa (Sauber) + 1min14s084
13. Heikki Kövalainen (Lotus) + 2 voltas
14. Karun Chandhok (Hispania) + 4 voltas

Abandonos:

Timo Glock (Virgin)
Sebastian Vettel (Red Bull)
Lucas Di Grassi (Virgin)
Adrian Sutil (Force India)
Vitaly Petrov (Renault)
Bruno Senna (Hispania)
Sébastien Buemi (Toro Rosso)
Nico Hülkenberg (Williams)
Kamui Kobayashi (Sauber)
Jarno Trulli (Lotus)

A próxima etapa, o GP da Malásia de F1, em Kuala Lumpur, acontece no próximo domingo, 4 de abril.

Foto: xpb.cc / Motorsport.com

Imagem do dia: estreia do Mini Challenge


O fim de semana de abertura da Copa Caixa Stock Car em São Paulo marcou também a estreia da nova categoria, a Mini Challenge, que protagonizou provas cheias de disputas e toques.
Foto: Duda Bairros

sábado, março 27, 2010

F1: Vettel fatura segunda pole consecutiva e quebra recorde no Albert Park


O piloto alemão Sebastian Vettel, da equipe Red Bull Racing, foi o mais rápido no treino classificatório para o GP da Austrália de F1, realizado neste sábado no circuito de Albert Park, em Melbourne.

Além de conquistar a segunda pole-position consecutiva do ano nestas duas primeiras etapas da temporada 2010, Vettel, ao marcar o tempo de 1min23s919, ainda quebrou o recorde da pista na Austrália, que pertencia a Michael Schumacher desde 2004.

Ao seu lado, completando a primeira fila com uma dobradinha da Red Bull Racing, larga o australiano Mark Webber. A largada para o GP da Austrália de F1 acontece às 3h da madrugada deste domingo.

Confira o grid de largada:
1. Sebastian Vettel (Red Bull), 1:23.919
2. Mark Webber (Red Bull), 1:24.035
3. Fernando Alonso (Ferrari), 1:24.111
4. Jenson Button (McLaren), 1:24.675
5. Felipe Massa (Ferrari), 1:24.837
6. Nico Rosberg (Mercedes GP), 1:24.884
7. Michael Schumacher (Mercedes GP), 1:24.927
8. Rubens Barrichello (Williams), 1:25.217
9. Robert Kubica (Renault), 1:25.372
10. Adrian Sutil (Force India), 1:26.036

11. Lewis Hamilton (McLaren), 1:25.184
12. Sebastien Buemi (Toro Rosso), 1:25.638
13. Vitantonio Liuzzi (Force India), 1:25.743
14. Pedro de la Rosa (Sauber), 1:25.747
15. Nico Hulkenberg (Williams), 1:25.748
16. Kamui Kobayashi (Sauber), 1:25.777
17. Jaime Alguersuari (Toro Rosso), 1:26.089
18. Vitaly Petrov (Renault), 1:26.471
19. Heikki Kovalainen (Lotus), 1:28.797
20. Jarno Trulli (Lotus), 1:29.111
21. Timo Glock (Virgin), 1:29.592
22. Lucas di Grassi (Virgin), 1:30.185
23. Bruno Senna (Hispania), 1:30.526
24. Karun Chandhok (Hispania), 1:30.613

Foto: Motorsport.com

Copa Caixa Stock Car: Cacá Bueno domina treinos e garante a pole da primeira etapa de 2010


Cacá Bueno, da Red Bull Racing (Peugeot) mais uma vez, mostrou todo seu talento na pista de Interlagos e conquistou neste sábado a pole position, com o tempo de 1min39seg078 da etapa da abertura da Copa Caixa Stock Car. O carioca manteve o ritmo, que impôs durante os treinos livres, e dominou todas as três partes do classificatório. Com isso, novamente, o piloto da Red Bull Racing largará na frente de seus oponentes na primeira etapa da Copa Caixa, que ocorrerá neste domingo às 11h.

Ao seu lado, na primeira fila do grid, estará Max Wilson, da Eurofarma RC (Chevrolet), que marcou o tempo de 1min39seg185, enquanto Átila Abreu, da AMG Motorsport (Chevrolet), sairá na terceira posição, com o tempo de 1min39seg518. A etapa terá transmissão pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular.

Cacá Bueno não tem do que reclamar até aqui. Depois de ser o melhor do dia na sexta-feira, ele acelerou forte neste sábado. Na verdade, ele só não esteve na ponta na terceira série livre, que teve Allam Khodair, da Blau Full Time (Peugeot), como o mais rápido. Depois disso, Cacá foi superior aos adversários, fechando o classificatório com o lugar de honra no grid.

O piloto carioca analisou que com as novas regras, a importância de ser constante é ainda maior. “Foi, de fato, o primeiro contato que tive com o carro e usamos os treinos para fazer os ajustes. No novo sistema de classificação, a consistência é muito importante, não só na temporada, mas também em cada etapa. A equipe fez acertos para manter o desempenho do carro até o terceiro classificatório”, declarou o pole.

Grid para a primeira etapa da Copa Caixa Stock Car:

1 0 Cacá Bueno (Peugeot), 1:39.717
2 65 Max Wilson (Chevrolet), 1:39.185
3 51 Átila Abreu (Chevrolet), 1:39.518
4 74 Popó Bueno (Chevrolet), 1:39.604
5 29 Daniel Serra (Peugeot), 1:39.624
6 18 Allam Khodair (Peugeot), 1:39.689
7 33 Felipe Maluhy (Chevrolet),1:39.197
8 23 Duda Pamplona (Chevrolet), 1:39.269
9 19 Rodrigo Sperafico (Peugeot), 1:39.294
10 63 Lico Kaesemodel (Peugeot)1:39.380
11 4 Gustavo Sondermann (Chevrolet), 1:39.417
12 90 Ricardo Mauricio (Chevrolet), 1:39.512
13 16 Diego Nunes (Peugeot), 1:39.633
14 25 Julio Campos (Peugeot), 1:39.648
15 2 Alan Hellmeister (Peugeot), 1:39.949
16 80 Marcos Gomes (Peugeot), 1:58.772
17 77 Valdeno Brito (Chevrolet),1:39.255
18 44 Betinho Gresse (Chevrolet), 1:39.292
19 15 Antonio Jorge Neto (Peugeot), 1:39.308
20 99 Xandinho Negrão (Chevrolet), 1:39.333
21 11 Nonô Figueiredo (Chevrolet), 1:39.335
22 14 Luciano Burti (Peugeot), 1:39.371
23 6 Alceu Feldman (Peugeot), 1:39.536
24 9 Giuliano Losacco (Peugeot), 1:39.594
25 35 David Muffato (Peugeot), 1:39.700
26 21 Thiago Camilo (Chevrolet), 1:39.758
27 7 Thiago Marques (Peugeot), 1:39.823
28 5 Constantino Jr (Peugeot), 1:39.891
29 1 Antonio Pizzonia (Chevrolet), 1:39.988
30 100 Ricardo Zonta (Peugeot), 1:40.205
31 8 Pedro Gomes (Chevrolet), 1:40.218
32 55 Christian Fittipaldi (Chevrolet), 1:40.246
33 31 Wilian Starostik (Chevrolet), 1:40.339
34 3 Cláudio Ricci (Peugeot), 1:40.617

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga
Foto: Duda Bairros / Vicar

Guilherme Silva é esperança de vitória brasileira no kart europeu


O mineiro Guilherme Silva é um dos mais premiados pilotos de kart da atualidade no Brasil já tendo conquistado os principais títulos da modalidade no país tais como Campeonato Brasileiro, Copa Brasil dentre outros.

Desde a temporada passada o piloto decidiu dar prosseguimento à sua carreira disputando as competições no velho continente. Defendo as cores da multi-campeã equipe Tony Kart Júnior Team, da Inglaterra, o piloto passou a competir pela categoria KF3, semelhante à Júnior, no Brasil.

Fazendo parte de grandes eventos como o WSK – Winnig Series Karting, Campeonato Europeu, Campeonato Mundial, Copa do Mundo e até mesmo o SKUSA, nos Estados Unidos, o piloto foi conquistando seu espaço e a confiança do time no decorrer do ano de 2009.

Com resultados expressivos como a segunda posição na etapa belga do WSK, o sétimo lugar no Campeonato Europeu além de vitórias em provas classificatórias do WSK Silva, um genuíno brasileiro, conseguiu se firmar como uma das grandes promessas para o ano de 2010 na categoria KF2, classe que se assemelha à antiga Graduados “B”, no Brasil.

Assim, pela mesma Tony Kart Junior Team, o piloto estreou no princípio do mês na temporada europeia na primeira etapa do WSK, realizada em La Conca, na Itália. Nesta ocasião, contra 90 concorrentes, o piloto brasileiro mostrou porque é a atual aposta da Tony Kart na classe KF2 e conquistou a segunda posição.

Lonato, o segundo desafio

A segunda corrida da temporada europeia do kartismo será realizada exatamente neste final de semana, no circuito South Garda Karting, na região de Lonato, ao norte da Itália.

Guilherme está na pista desde quarta-feira quando deu início aos treinos livres e a preparação do equipamento para a prova. Bastante rápido desde o primeiro treino o piloto brasileiro ocupou em todos os treinos livres as posições de destaque e se despontou como um dos francos favoritos da etapa.

Nesta sexta-feira tiveram início as atividades oficiais com os treinos de aquecimento e as tomadas de tempo. Como são vários pilotos a categoria KF2 foi dividida em três grupos para esta sessão classificatória e Guilherme foi sorteado para o primeiro grupo. Com a ameaça de chuva o piloto rapidamente entrou na pista, mas envolto a um grande tráfego o piloto apenas conseguiu a sua melhor volta no último minuto e, com o tempo de 43s207 ele foi o segundo de seu grupo.

Ao final dos três grupos e a combinação dos tempos o mineiro, de Belo Horizonte, ficou com a quinta melhor marca. Diferente das provas no Brasil o sistema de competição do WSK se assemelha às disputas do Campeonato Mundial e, assim, todos os pilotos, de acordo com seus tempos, foram separados em cinco grupos que se enfrentarão entre si, a partir deste sábado. Guilherme ficou com a pole do grupo E.

As provas classificatórias deste sábado tem a duração de 12 voltas cada uma. Ao final, com uma soma de pontos, os 34 melhores seguem para as corridas Pré-Final e Final, que serão disputadas no domingo, dia 28. O vencedor da corrida final é o ganhador da etapa.

Estou muito confiante para esta etapa aqui de Lonato. Eu já conhecia a pista, corria aqui no ano passado, treinei aqui e conheço bem o traçado. Apesar do frio e da possibilidade de chuva acredito muito em meu equipamento e sei que tenho reais condições de brigar pela vitória. Meu primeiro objetivo é terminar bem as classificatórias para garantir uma boa posição de largada na pré-final. Daí por diante é acelerar muito e buscar a vitórias nas duas corridas decisivas”, explicou o mineiro.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sexta-feira, março 26, 2010

Abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo é novamente adiada


Detalhe do VW Gol 68 da Waf Racing, sob a chuva de São Bento do Sul

Depois da chuva em São Bento do Sul (SC), que impediu a abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo nos dias 6 e 7 de março, agora foi a vez da etapa programada para acontecer neste fim de semana em Lontras (SC) sofrer o adiamento devido a previsão de tempo chuvoso para a região.

Com isso, a etapa de abertura do campeonato deverá acontecer nos dias 17 e 18 de abril, em Lontras.

Copa Caixa Stock Car: Chuva atrapalha testes em Interlagos. Pizzonia é o quarto


Asfalto escorregadio e perigoso prejudicou os treinos desta quinta-feira para a abertura do campeonato

A forte chuva que atingiu a região do autódromo de Interlagos, em São Paulo, nesta quinta-feira (dia 25), prejudicou o trabalho das equipes da Copa Caixa Stock Car, que no final tiveram apenas 30 minutos de atividades na pista. Com o asfalto muito escorregadio, a sessão ainda contou com duas bandeiras vermelhas e vários carros rodando em plena reta.

Na equipe Hot Car Competições (Agecom/Bardahl), o amazonense Antonio Pizzonia conquistou um bom resultado, terminando em quarto lugar. Betinho Gresse preferiu não arriscar muito, já que os pneus que ele tinha para chuva estavam muito desgastados, e completou apenas uma volta cronometrada, encerrando a sessão com o 16º tempo. O mais veloz do dia foi o paulista Marcos Gomes.

Nesta sexta-feira (26), os 34 pilotos da categoria voltam para a pista e terão mais duas sessões de treinos livres de 40 minutos cada. As equipes esperam encontrar melhores condições para trabalhar o acerto de seus carros com as novidades deste ano: motor mais potente, novos pneus, injeção eletrônica e o uso do etanol.

Foi uma pena ter chovido desta maneira, tão forte. Em termos de reconhecimento, o treino foi importante para ver que está tudo funcionando no carro, mas a gente planejava já testar algumas coisas do acerto e não deu. A pista estava muito escorregadia e não dava para arriscar muito, era difícil manter o carro em linha reta”, comentou Pizzonia.

Mas foi válido, porque na chuva você pode avaliar outros detalhes, por exemplo: se está entrando muita água no carro, se o vidro está embassando, como está funcionando a ventilação, porque se algumas dessas partes não funcionam é impossível andar na chuva”, lembrou o piloto.

Com pneus de chuva bem antigos, Gresse preferiu não arriscar e completou apenas uma volta cronometrada. “Não queria arriscar demais desnecessariamente. Alguns carros estavam rodando na reta. Não conseguimos avaliar muita coisa, mas pelo menos deu para ver que está tudo funcionando”, declarou.

Para Amadeu Rodrigues, chefe da equipe, a avalição geral foi boa. “Acabamos fazendo mais um shakedown. Mudamos o carro para as condições de chuva, mas não 100%, então eu acho que poderia ter sido ainda melhor. Se chover amanhã, vamos ter de mudar bastante o acerto do carro”, finalizou o chefe da equipe, que pela manhã visitou ao lado dos pilotos o escritório da Agecom, patrocinadora do time, em Diadema (SP).

Os treinos desta sexta-feira terão início às 12h30. No domingo (28), a largada da primeira etapa do ano está prevista para as 11 horas (ao vivo na TV Globo).

Os 20 melhores nos testes coletivos desta quinta-feira:

1 80 Marcos Gomes Peugeot 1min51s125
2 0 Cacá Bueno Peugeot 1min51s512
3 15 Antonio Jorge Neto Peugeot 1min53s779
4 1 Antonio Pizzonia Chevrolet 1min54s101
5 11 Nonô Figueiredo Chevrolet 1min54s529
6 99 Xandinho Negrão Chevrolet 1min55s004
7 29 Daniel Serra Peugeot 1min55s205
8 6 Alceu Feldman Peugeot 1min56s211
9 23 Duda Pamplona Chevrolet 1min56s663
10 14 Luciano Burti Peugeot 1min57s189
11 3 Cláudio Ricci Peugeot 1min57s390
12 2 Alan Hellmeister Peugeot 1min58s245
13 33 Felipe Maluhy Chevrolet 1min58s879
14 25 Julio Campos Peugeot 1min59s161
15 77 Valdeno Brito Chevrolet 2min00s801
16 44 Betinho Gresse Chevrolet 2min01s098
17 18 Allam Khodair Peugeot 2min05s446
18 9 Giuliano Losacco Peugeot 2min06s842
19 90 Ricardo Mauricio Chevrolet 2min06s943
20 19 Rodrigo Sperafico Peugeot 2min08s163

Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves

AMIL Kart Show movimentou a noite de quinta-feira no Velopark










Na noite desta quinta-feira (25) o kartódromo do Velopark foi o palco para mais uma série de baterias do AMIL Kart Show, o mais novo campeonato de kart amador do RS, organizado por Mauro Rodeghiero e Leandro Argenta. Foram realizadas as provas de abertura do certame de três grupos: Graduados VK 80, Graduados VK 90 Q e Graduados VK 105.

Os resultados das baterias, bem como fotos e demais informações, estão disponíveis no site http://amilkartshow.com.br. Acesse e confira!

O AMIL Kart Show prossegue no dia 06/04, com a realização da bateria do grupo Desafio AMILKS. O campeonato já conta com oito grupos formados, dentre eles o grupo Feminino, cuja estreia está prevista para o mês de junho. Vale lembrar que as inscrições continuam abertas. Participe do campeonato e concorra ao sorteio de prêmios oferecidos pelos organizadores.

quinta-feira, março 25, 2010

GP da Austrália de F1: horário dos treinos e corrida


Neste domingo (28) acontece a segunda etapa do Mundial de F1, com a realização do Grande Prêmio da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne. Em função da diferença de fuso, os treinos livres acontecem já nesta quinta-feira (25) aqui para nós.

A programação é esta (horários de Brasília):

Quinta-feira (25)
22h30 - 1º Treino Livre

Sexta-feira (26)
2h30 - 2º Treino Livre

Sábado (27)
0h - 3º Treino Livre
3h - Treino Classificatório

Domingo (28)
3h, GP da Austrália de F1 (no total de 58 voltas)

Foto: xpb.cc - motorsport.com

Sérgio Sette Câmara teve problemas na 2ª do Light


Após um começo de temporada com bons resultados o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Tear Têxtil/Auto Korea-Hyundai/Otobai/Camargo Racing) não teve nem uma semana de descanso. Com apenas quatro dias de diferença entre uma competição e outra, ele desembarcou novamente em São Paulo para a segunda etapa da Copa São Paulo Light, que aconteceu no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, no último sábado dia 20.

Após grande atuação no GP Brasil, onde foi o vice-campeão em sua categoria, a Cadete, o piloto estava determinado em repetir o feito em mais uma etapa do Light. Porém, com fortes dores no pescoço em virtude das seguidas competições, chegou a ir ao médico para consultar a real situação do problema.

Aconselhado a usar um colar cervical o piloto utilizou a peça em seu pescoço durante todo o final de semana, mas não conseguiu reduzir as dores, que o incomodavam bastante. Mesmo assim, foi rápido durante os treinos livres da sexta-feira e, na manhã de sábado, já na tomada de tempos, garantiu a sétima posição no grid de largada com o tempo de 47s911, menos de dois décimos mais lento que o pole-position.

Na corrida Serginho fez uma boa largada e já havia pulado para a terceira posição, porém, após um toque, seu kart teve o filtro de ar danificado e o eixo traseiro um pouco empenado, comprometendo em muito o rendimento do equipamento. Assim, com o passar das voltas, ele não conseguia manter-se na disputa, além das dores, que aumentavam a cada instante. Assim, com uma série de pontos contra, o piloto mostrou-se verdadeiramente comprometido com sua escolha por correr e seguiu até o final da prova. Contudo, ele finalizou na 28ª posição. Gabriel Sereia, venceu.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Gaúcho de Velocidade em Pista de Terra: Noli Ferreira, na MFT, e Ciro Rosa, na Turismo 1600, foram os destaques da 1ª etapa


O belo autódromo da cidade de Caçapava do Sul recebeu a abertura do Campeonato Gaúcho

A prova de abertura da temporada 2010 das categorias Kart Cross (MFT) e Turismo 1600 aconteceu no último domingo, 21 de março, na cidade de Caçapava do Sul (RS), distante cerca de 250 km de Porto Alegre. A prova foi realizada sob sol forte e muito calor, o que dificultou em muito o trabalho das equipes e pilotos.

Após análise dos comissários desportivos da Federação Gaúcha de Automobilismo, o resultado final das categorias Kart Cross e Turismo 1600 puderam ser homologados e divulgados.


Abaixo, os cinco primeiros em cada categoria disputada.

Kart Cross (MFT):
(pos/ nº/ nome/ classe/ cidade)
1º 52 - Noli Ferreira – (2T) – Gravataí
2º 04 – Sérgio Rocha – (2T) – Porto Alegre
3º 06 – Rodrigo Medina – (4T) – Porto Alegre
4º 70 – Adenor Andrade – (4T) – Gravataí
5º 09 – Clóvis Schoereder – (2T) – Tramandaí

Turismo 1600:
(pos/ nº/ nome/ carro/ cidade)
1º 38 – Ciro Rosa – Gol - Caçapava do Sul
2º 11 – João Dotto/ Luiz Sérgio Sena Jr. - Gol – Caxias do Sul
3º 77 - Daniel Elias – Gol - Nova Prata
4º 16 – João Schuk – Gol - Taquara
5º 36 – Antonio Foscarini – Gol – Taquara

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo
Foto: Automóvel Clube de Caçapava do Sul

Em corrida de recuperação Yurik Carvalho terminou em 10º no Light


Não foi exatamente a corrida que ele esperava, mas o piloto paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Techspeed / AMF Kart Parts / Camargo Racing), da categoria Júnior Menor, teve um desempenho extraordinário no último sábado, dia 20, quando ao lado de outros 25 competidores de sua classe disputou a segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

Vindo de três finais de semana seguidos de competição o piloto tem aproveitado bastante o seu período de aprendizagem na categoria Júnior Menor, classe em que iniciou há exatamente um mês, na primeira etapa do Light. Desde então ele correu a primeira etapa da Copa São Paulo Granja Viana, o GP Brasil de Kart e, neste final de semana, também tinha na agenda, além do Light, a disputa da primeira etapa do Campeonato Nova Schin.

Com a corrida prevista para sábado as atividades tiveram início ainda na quinta-feira, dia 18, com duas sessões de treinos livres. Na sexta, o mesmo cronograma foi repetido e com isso o jovem piloto conseguiu finalizar o “setup” de seu kart para a tomada de tempos e a corrida, que efetivamente aconteceriam no sábado.

Na manhã de sábado, então, Carvalho chegou na pista e partiu direto para a tomada de tempos. Após algumas voltas para aquecimento dos pneus o representante da equipe Camargo Racing conseguiu registrar o tempo de 41s945 e, com isso, garantiu um lugar na sétima posição do grid.

Animado para a corrida o piloto alinhou seu kart para a largada. Porém, após algumas voltas de apresentação, o carburador de seu kart encharcou-se de combustível e, no momento em que a largada da corrida foi autorizada, o kart de Yurik engasgou fazendo com que todo o pelotão o superasse. De cabeça erguida, ciente de que tais problemas são inerentes às competições, Carvalho partiu para a corrida de recuperação. Partindo da 25ª posição o piloto foi, volta a volta, superando cada um de seus adversários. Com muita garra e arrojo ele ultrapassou em quase todos os pontos do circuito e mostrou que tanto ele como o chassi Techspeed 125cc estão formando um conjunto ideal. Ao final das voltas, com 15 ultrapassagens de crédito, Carvalho terminou a corrida na 10ª posição.

Estou muito feliz. Não pelo resultado em si, mas pelo que esta corrida me proporcionou. Meu equipamento estava muito bom e o problema da largada mexeu comigo e me fez levantar a cabeça e buscar o resultado em cada pedacinho da pista”, explicou o piloto de 11 anos.

No domingo, Yurik esteve em Itu disposto a participar de mais uma corrida. Porém, em virtude de não ter tido o número mínimo de pilotos para a prova, a etapa foi cancelada para a categoria Júnior. Segundo os organizadores muitos esforços estão sendo feitos para que, já na segunda rodada, prevista para abril, outros pilotos estejam presentes e, com isso, a corrida aconteça normalmente.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Sábado com vitórias, poles e melhores voltas para a Kart Mini no Light


Dando continuidade a mais uma temporada de vitórias, a Kart Mini participou da 2ª etapa da Copa São Paulo Light, disputada no último sábado (20) no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP). A competição reuniu 150 pilotos, sendo que 66 deles – ou 44% do total - disputaram a etapa com chassi Kart Mini.

O saldo da participação da fábrica paulista, novamente positivo, contabiliza duas vitórias – uma delas em dobradinha –, três poles e três melhores voltas.

Uma das vitórias ficou com Olin Galli, que na categoria Júnior foi também o dono da pole position e da melhor volta. Entre os cinco primeiros terminaram mais dois pilotos com Kart Mini, Kevin Gotze (4º) e Gabriel Robe (5º).

A segunda vitória da Kart Mini na etapa foi do veterano Fernando Croce, vencedor na Master A, categoria que correu agrupada com a divisão B e que, por isso, teve uma corrida com 22 pilotos. Croce venceu na geral e fez dobradinha com seu filho Daniel, que também correu com chassi Mini. Na Master B, destaque para o segundo lugar de Michael Meneghel, também com Kart Mini. Para completar Fernando Croce foi o dono da pole.

Na Cadete dois pilotos com Kart Mini terminaram entre os dez primeiros e Lucas Lima foi o 8º, enquanto que Eugen Gotze foi o 10º e dono da melhor volta da corrida. Já na Mirim três pilotos representaram a Kart Mini e Gabriel Lopes terminou em 4º, Juan Andreu Neto em 6º e Pedro Pinheiro em 9º.

Outra melhor volta para a Kart Mini foi conquistada na Sprinter, com Carlos Heinen Filho, que terminou sua corrida em segundo lugar. Atrás dele, em terceiro, Ricardo Landucci, vencedor da etapa anterior, também com Mini.

A Graduados também teve pole da Kart Mini, desta vez com Felipe Donato. E dos cinco primeiros colocados, três competiram com chassi da fábrica: Bruno Bonifácio foi o 3º, Donato o 4º e Fabiano Machado o 5º.

A Super Sênior também teve pilotos com Kart Mini bem colocados ao final da prova. Jaime Drummond recebeu a bandeirada na segunda posição, com Manoel Queiroz em 4º e José Luiz Santos em 5º.

E na Júnior Menor a participação da Kart Mini teve, entre outros pilotos, um 6º lugar para Mauro Auricchio, o 7º lugar de Gustavo Lima e a 8ª posição de Vinícius Papareli.

No próximo final de semana será disputada em Farroupilha (RS) a abertura do Campeonato Sul-Brasileiro, competição onde a Kart Mini estará em busca de mais poles, melhores voltas, vitórias e títulos.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

quarta-feira, março 24, 2010

AMIL Kart Show teve início nesta terça-feira










Na noite da última terça-feira (23) o kartódromo do Velopark recebeu a etapa de abertura do AMIL Kart Show, o mais novo campeonato de kart amador do RS. Foram realizadas as baterias de três dos oito grupos já confirmados para a temporada 2010 - Novatos 9HP, Master 9HP e Graduados VK 90.

Os resultados, bem como fotos e demais informações, estão disponíveis no site http://amilkartshow.com.br. Acesse e confira!

O AMIL Kart Show prossegue nesta quinta-feira (25), a partir das 21h30, com a realização das baterias de outros três grupos. Vale lembrar que as inscrições continuam abertas. Venha participar!

Sul-Brasileiro de Kart inicia 13ª edição nesta quinta-feira em Farroupilha (RS)


Sul-Brasileiro de 2008, categoria Júnior: Felipe Fraga, Johilton Filho, Jonathan Louis,
Guilherme Silva e André Pedralli, grandes nomes do kartismo brasileiro

Será nesta quinta-feira, dia 25, o início de um dos mais importantes e tradicionais campeonatos do kartismo nacional, o Sul-Brasileiro. Criado em 1998 pelas federações de automobilismo dos três Estados do sul do Brasil, a competição entra neste ano em sua 13ª edição e se mostra cada vez mais forte.

Para a prova de abertura, que irá de 25 a 28 de março na cidade gaúcha de Farroupilha, cerca de 60 pilotos já estão inscritos, vindos de Goiás, Tocantins, São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, e, é claro, do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além destes, um piloto brasileiro, Bruno Carneiro, que reside desde os três anos nos Estados Unidos, estará presente.

A expectativa dos organizadores é que o número de inscritos chegue a 80 pilotos, distribuídos entre as categorias Mirim, Cadete, Super Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior A, Sênior B, Fórmula 4 e Fireball.

Felipe Fraga, cinco vezes campeão brasileiro de forma consecutiva, será um dos destaques desta edição do Sul-Brasileiro. Campeão por quatro vezes, Fraga quer o quinto título para se tornar o maior vencedor absoluto do Sul-Brasileiro.

A sede da prova de abertura é o Kartódromo Municipal César Francischini, que já recebeu dois Campeonatos Brasileiros e uma Copa Brasil e é uma praça de eventos completa, com toda a estrutura necessária e homologada pela Confederação Brasileira de Automobilismo.

A programação para a etapa de abertura prevê dois treinos oficiais na quinta e na sexta-feira, para cada categoria. No sábado, após um breve aquecimento, os pilotos disputarão a tomada de tempos e a primeira bateria.

Depois de Farroupilha, o Sul-Brasileiro irá para Florianópolis (SC) e Pato Branco (PR), onde a 13ª edição conhecerá seus campeões.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Erno Drehmer

Hot Car Competições inicia nova fase na Stock Car


Chegada de Antonio Pizzonia, patrocínios da Agecom e Bardahl e permanência de Noberto Gresse motivam o time de Amadeu Rodrigues, que completa 30 anos no automobilismo em 2010

Comemorando os 30 anos de sua fundação, a Hot Car Competições (Agecom/Bardahl) inicia nesta temporada uma nova fase na Copa Caixa Stock Car, que terá sua etapa de abertura neste domingo (dia 28) no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Amadeu Rodrigues, chefe e fundador da equipe, contará com novidades e reforços importantes para brigar pelo título de 2010. Entre os pilotos, o amazonense Antonio Pizzonia chega para formar dupla com Norberto Gresse. Em seus carros, o patrocínio de duas grandes empresas, que há anos investem no automobilismo: Bardahl (fabricante de lubrificantes e aditivos automotivos e industriais) e Grupo Agecom (distribuidor de químicos e petroquímicos).

Nossa empresa já investia na Stock Car. Acreditamos que a Hot Car tem um perfil de garra e fibra e que irá nos representar muito bem”, afirma Marcos Guerra, CEO do Grupo Agecom.

Nesta temporada, a Bardahl, junto com a Agecom e a Hot Car, resolveu investir em uma superequipe, que contará com o imprescindível apoio técnico de Vinícius Losacco, um dos mais experientes preparadores de motores do país”, destaca o diretor presidente da Bardahl, Roberto Galvão.

A nova fase também se inicia alinhada à direção da categoria, em busca da sustentabilidade. A equipe exibirá na carenagem de seus carros mensagens de cunho ecológico, alertando para a necessidade de preservação da floresta amazônica.

Estamos todos felizes e otimistas para o início deste campeonato. A Hot Car vem evoluindo a cada ano e, com todas essas novidades, teremos a chance de brigar por uma vaga no Playoff”, acredita Amadeu Rodrigues, cuja equipe está na Stock há nove anos e é a única na categoria com sede na capital paulista.

O Betinho é um piloto jovem, mas bastante rápido, campeão da categoria de acesso e já fazia parte da nossa família. Agora recebemos o Pizzonia e temos certeza de que com toda a sua experiência e títulos internacionais, vai trazer muitos benefícios para nós. Desta forma, queremos retribuir todo o apoio que estamos recebendo dos nossos patrocinadores. Esperamos comemorar esses 30 anos com grandes resultados”, completa Amadeu.

No início do mês, nos dias 1 e 2, a equipe realizou os primeiros testes com o novo carro, que passa a ter um motor mais potente (520 cv), utilizando etanol, combustível menos poluente.

A expectativa para a estreia, principalmente com uma nova equipe, é sempre muito grande. Estamos começando o trabalho, há toda uma fase de adaptação, e o quanto antes conseguirmos estreitar tudo isso será melhor para já colher frutos logo no início da temporada”, ressalta Pizzonia, que no ano passado conquistou um pódio na abertura do campeonato, justamente em Interlagos.

Com passagens pela Fórmula 1 e títulos nas principais categorias de base do automobilismo internacional, o piloto de 29 anos gostou das mudanças técnicas para a temporada. “O desejo de todo piloto é ter um carro cada vez mais rápido, então apesar da pilotagem não mudar em muita coisa, eu gostei bastante deste aumento da potência do motor e os novos pneus também deixaram o carro mais veloz. Outra novidade interessante é o novo sistema ‘push to pass’, que tem uma consistência bem maior que o nitro. Ele age exatamente igual da primeira à última vez que você utiliza. O nitro já ia perdendo, ia ficando mais fraco, conforme o uso. Com certeza, vai deixar as corridas ainda mais interessantes”, conclui Pizzonia, referindo-se ao sistema que os pilotos utilizam nas ultrapassagens.

Campeão da Stock Car Light em 2008, Gresse dá início ao seu segundo ano com o time e também está contente com a chegada do novo companheiro. “Estou muito confiante e acredito que poderemos dar sequência ao trabalho iniciado no ano passado. O entrosamento com a equipe, o investimento da Bardahl e da Agecom em ambos os carros, a vinda do Pizzonia, são diversos os fatores que contribuem para essa temporada ser muito boa”, afirma.

Para mim, é uma honra poder compartilhar informações com alguém com um currículo tão importante quanto o Pizzonia, com passagem pela Fórmula 1. Só vejo o lado positivo nisso tudo e, tenho certeza, que a vinda dele vai somar muito”, finaliza o piloto, de 26 anos.

Os treinos para a 1ª etapa da temporada terão início na quinta-feira, dia 25. No domingo, 28, a largada da prova está prevista para as 11 horas, com a exibição no Esporte Espetacular, da Rede Globo.

Confira a programação para a 1ª etapa da Copa Caixa Stock Car:

Quinta-feira, dia 25
15h00 às 16h15 - Treino Coletivo (Grupo 1 - máximo 17 voltas)
16h20 às 17h35 - Treino Coletivo (Grupo 2 - máximo 17 voltas)

Sexta-feira, dia 26
12h30 às 13h10 - 1º Treino Livre (Grupo 1)
13h20 às 14h00 - 1º Treino Livre (Grupo 2)
15h20 às 16h00 - 2º Treino Livre (Grupo 1)
16h10 às 16h50 - 2º Treino Livre (Grupo 2)

Sábado, dia 27
8h15 às 8h55 - 3º Treino Livre (Grupo 1)
9h00 às 9h40 - 3º Treino Livre (Grupo 2)
11h20 às 12h50 - Treino Classificatório

Domingo, dia 28
11 horas - 1ª Etapa

Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves

Luiz Felipe Branquinho entre os cinco primeiros no Light


A maratona de competições fora de seu estado, fez com que o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Petroball / Medcomerce / SR Competições) pudesse ficar apenas quatro dias em casa. Recém chegado do GP Brasil de Kart, realizado em Belo Horizonte, ele cumpriu suas tarefas escolares e partiu para mais um compromisso nas pistas.

Sua missão foi no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, onde disputou a segunda etapa da Copa SP Light. Conforme o cronograma da competição, Luiz Felipe chegou ao kartódromo somente na sexta-feira, quando fez dois treinos livres para adaptação ao traçado e ajuste dos equipamentos.

Com a indispensável ajuda do “coach” André Nicastro, o piloto conseguiu assimilar bem cada detalhe do circuito determinado para a etapa e, desta forma, partiu confiante para a tomada de tempos. Nesta sessão classificatória, em virtude da alta competitividade dos motores sorteados, Luiz Felipe ficou com a quinta posição no grid de largada, porém a apenas um décimo do tempo feito pelo pole-position.

Com 30 competidores no grid de sua categoria, a Cadete, foi a classe com o maior número de participantes do regional nesta etapa. Gabriel Sereia largou da pole e junto a outros cinco pilotos formou um grande pelotão que durante toda a prova brigou pela liderança. A corrida foi extremamente disputada e com muitos toques. De alguns deles Branquinho conseguiu escapar, de outros nem tanto. Em uma volta ele aparecia entre os cinco primeiros e na volta seguinte já estava em décimo. Assim foram se passando as voltas, até que na segunda metade da prova seu kart apresentou um rendimento um pouco melhor e ele, então, conseguiu voltar a escalar o pelotão. Ao final das 18 voltas da corrida, Sereia venceu e o piloto goiano recebeu a bandeirada na quinta posição.

Ainda no sábado Branquinho voltou para Goiânia e, agora, poderá descansar e continuar seus treinos. Com um intervalo de três semanas sem competições ele aproveitará para colocar os estudos em dia e aproveitar a Páscoa em família.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Em outra bela atuação, João Archer chega em segundo na Copa São Paulo Light de Kart


A boa fase do piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport) parece se consolidar a cada desafio. Seu desempenho na categoria Júnior tem sido bastante proveitoso e ele demonstrou mais uma vez seu talento. No último sábado, dia 20, ele participou da segunda etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo.

Ainda comemorando a conquista do título do GP Brasil, na semana anterior, e a vitória na primeira etapa do Light, Archer chegou em SP neste final de semana com 100% de aproveitamento em sua temporada. Assim, muito confiante, o piloto partiu para os treinos livres em busca dos melhores ajustes para seu kart na tomada de tempos e corrida, que estavam por vir.

Na sessão classificatória ele conseguiu a quarta marca, mesmo carregando o lastro regulamentar em virtude de ter vencido a etapa anterior. Com isso, o piloto alinhou seu kart na segunda fila do grid e partiu para a prova.

Mesmo com o peso extra, o kart de João Pedro tinha um bom rendimento e o piloto partiu para o ataque aos adversários. Com bons adversários à sua frente ele teve que usar toda a sua experiência para conseguir administrar a pressão dos que vinham atrás e atacar os que estavam à sua frente. Assim, Archer impôs um forte ritmo e conseguiu conquistar duas posições na metade das voltas previstas para a corrida. Contudo, mesmo alcançando o segundo posto, o tempo perdido na briga pela posição o deixou sem condições de tentar buscar o líder, Olin Galli, que desta forma venceu. Archer cruzou na segunda posição.

Foi uma corrida difícil, mas gostosa. Sabia que com o lastro que estava carregando seria muito complicado me desprender dos adversários e ainda alcançar o líder. Mas graças à minha equipe o kart estava muito bom e eu pude andar bem. O campeonato está só começando e ainda temos muita coisa pela frente”, frisou o piloto.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, março 23, 2010

402 Racing do Velopark teve 343 Arrancadas e oito recordes


O Festival 402 Racing de Arrancada, realizado neste final de semana no Velopark, reuniu 66 competidores em oito categorias que, durante dois dias, realizaram mais de 340 “puxadas” na reta de 402 metros.

Cerca de 4 mil pessoas visitaram o parque automobilístico de Nova Santa Rita (RS) e assistiram um espetáculo de velocidade, além da quebra de oito recordes. A 3ª Edição do 402 Racing foi válida pela I Etapa do Campeonato Velopark de Arrancada, que terá mais três etapas em 2010.

O regulamento deste ano sofreu uma série de modificações , tais como a redução do número de categorias e a exigência mínima de seis competidores em cada uma delas para validar as etapas. Outra modificação importante foi a passagem de competidores das categorias extintas para as novas modalidades, fato que proporciona maior número de participantes nas disputas.

Em função das mudanças, os recordes de anos anteriores foram zerados pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), organizadoras do campeonato juntamente com o Velopark. Os recordes apontados foram os melhores tempos dos pilotos nesta etapa e que passam a servir de base para as seguintes.

As baterias finais foram disputadas no final da tarde de domingo sob intenso calor, quando foram conhecidos os vencedores da etapa.

Confira os vencedores por Categoria:

STANDART - MARCIO SOUZA DA SILVA - GOL - VERMELHO 333

DIANTEIRA ORIGINAL - CLOVIS WAETCHER - GOL - BRANCO 98

DIANTEIRA TURBO C - CARLOS ROGERIO BENTO - GOL - AZUL 285

DIANTEIRA TURBO B - RONI HENRIQUE MENDONCA - GOL - VERMELHO 285

DIANTEIRA TURBO A - FABIO AZEVEDO DA COSTA - GOL - VERMELHO 471

TRASEIRA SUPER - ALDOIR SETTE - FUSCA - VERDE 7

EXTREME 10.5 - CRISTIANO MACHADO ZAWAISCKI - GOL - DOURADO 22

DRAG LIGHT – JORGE RAIMUNDO FLECK - DRAGSTER 12

Novos Recordistas

Standart - Márcio Souza da Silva – 12s900

Dianteira Original – Clóvis Waetcher - 12s215

Dianteira Turbo C – Carlos Rogério Bento – 11s799

Dianteira Turbo B – Roni Henrique Mendonça - 11s319

Dianteira Turbo A – Thiago Sangali Augusto - 9s943

Traseira Super – Aldoir Sette - 10s843

Extreme 10.5 – Sandro José Bruno - 9s125

Drag Light – Jorge Raimundo Fleck 7s908

Texto: Paulo Torino
Foto: Dudu Leal

Eduardo Souto começa temporada com vitória em Indaial (SC)


A intensa preparação do início do ano já começou a render frutos ao catarinense Eduardo Souto (JS Prime/ Cotton Baby Higie-Plus/ Inovadora Sistemas). No último final de semana, participando da abertura do Regional de Indaial, em Santa Catarina, Souto teve ótima atuação e saiu do kartódromo comemorando a primeira vitória do ano.

Piloto da categoria Cadete, Souto disputou a competição em duas baterias e teve como adversários pilotos com mais experiência, como Heitor Murara e Gustavo Zimmermann, ambos igualmente de bela atuação. No grid, além dele, outros sete competidores disputavam a vitória.

Na primeira das duas corridas da categoria, Souto terminou em segundo. Depois, na segunda prova do dia, quando novamente as disputas limpas imperaram, Eduardo Souto assumiu a ponta na penúltima volta, deixando Heitor Murara em segundo e Zimmermann em terceiro.

Foi uma recompensa ao trabalho que começamos no início da temporada”, resume Carlos Souto, pai de Dudu. “Tivemos um motor quebrado na sexta e na tomada de tempos e corridas nosso motor tinha algo em torno de 600 giros a menos do que deveria ter. Superamos os problemas e o Dudu venceu. Estamos muito felizes”, finaliza Carlos Souto.

O próximo compromisso de Eduardo Souto (JS Prime/ Cotton Baby Higie-Plus/ Inovadora Sistemas) deverá ser a abertura do Campeonato Sul-Brasileiro, que será disputada em Farroupilha (RS) a partir da próxima quinta-feira (25).

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

segunda-feira, março 22, 2010

Trofeo Linea anuncia prêmio em dinheiro e calendário oficial


Racing Festival começará em maio no Rio de Janeiro e terá "grande atração" no encerramento

Os organizadores do Racing Festival anunciaram nesta segunda-feira a ampliação do pacote de premiação e a oficialização do calendário do primeiro ano do evento, que reúne o Trofeo Linea, a Fórmula Future Fiat e a 600 Super Sport (motos). Além do título, os 22 pilotos do Trofeo Linea brigarão por R$ 120.000,00 que serão divididos ao longo das seis rodadas duplas, a primeira marcada para os dias 29 e 30 de maio, no Rio de Janeiro.

O Trofeo Linea pagará R$ 20.000,00 por final de semana. "Os três melhores em número de pontos das duas corridas dividirão o dinheiro", explicou Titonio Massa, da organização do Racing Festival. A premiação da categoria de turismo se soma à da Fórmula Future Fiat, na qual o campeão ganhará temporada paga na Fórmula Abarth na Itália em 2011 e uma vaga no Ferrari Driver Academy, programa de formação de pilotos mantido pelo time italiano, além de teste na Fórmula 3 europeia pela equipe Signature ao segundo, terceiro e quarto colocados.

O calendário também está definido. A intenção dos promotores era abrir o calendário no final de abril, mas a possibilidade de atraso na entrega de componentes dos carros da Fórmula Future Fiat provocou a mudança de planos. "Uma coisa acabou levando a outra. Achamos melhor começar um pouco mais tarde do que o esboço inicial de calendário do que divulgar uma data que poderia ser alterada. Além disso, confirmamos uma grande atração para a última etapa, que só poderia estar presente em dezembro", justificou Titonio, sem ainda revelar os pormenores.

As datas do Racing Festival são estas:
29-30/05 - Rio de Janeiro
24-25/07 - Londrina
21-22/08 - São Paulo
25-26/09 - Curitiba
16-17/10 - Brasília
11-12/12 - Porto Alegre

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e realização da RM Racing Events.

Texto: MF2 Serviços Jornalísticos - Márcio Fonseca
Foto: Luiz Pires

Final de semana muito difícil para os irmãos Cesário na Copa SP Light de Kart


Yago Cesário

No último sábado (20), os irmãos Yago e Yuri Cesário (Vizzon Jeans/ Gráfica Conceito / MZ Racing) disputaram no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, a segunda etapa da Copa SP Light de kart.

Os gêmeos, que participaram no domingo anterior das disputas do GP Brasil de Kart – RBC, em Belo Horizonte – MG, tiveram pouco tempo para descansar em Goiânia, onde residem. Para se prepararem para mais uma etapa do certame paulista eles desembarcaram em São Paulo na sexta-feira quando então deram início aos seus treinamentos realizando duas sessões. Mesmo desenvolvendo um bom trabalho de ajuste e configuração dos karts, porém, ainda não parecia o suficiente para tentarem buscar os pilotos mais velozes da pista.

Com 19 competidores na categoria dos gêmeos, a Júnior, a disputa já era grande na tomada de tempos onde Yago registrou a quinta marca e Yuri, apenas a nona. Sem desanimar, ambos partiram confiantes em boas corridas de recuperação. Porém, a bruxa parecia estar solta para o lado dos meninos de Goiânia. Primeiro Yuri recebeu um toque no início da segunda volta, rodou e caiu para a última posição. Yago, por sua vez, ao tentar defender sua posição do ataque de um concorrente acabou sendo “escorado” e, por pouco, conseguiu controlar seu kart e não bater, voltando assim para a prova, porém várias posições atrás. Com muita garra ele passou a imprimir um forte ritmo e, volta após volta, conseguia recuperar algumas posições. Ao final da disputa recebeu a bandeirada no sexto lugar. Yuri não completou a prova.

Infelizmente ainda não tivemos um resultado à altura do potencial dos garotos. Eles são rápidos, têm muita técnica e desenvoltura na pista, mas estamos tendo falta de sorte. Isso é uma fase e vai passar. Eles são campeões e vamos trabalhar duro para trazer os bons resultados”, avaliou Nilzimar Oliveira, o Mazinho, chefe da equipe dos garotos.


Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick