sexta-feira, abril 30, 2010

Fernande Valandro disputa a primeira etapa do Paranaense de Marcas e Pilotos


Antigo carro de Valandro, com o qual foi destaque no campeonato regional

Valandro foi destaque no ano passado no regional e este ano visa a disputa pelos títulos Paranaense e Brasileiro da categoria

O piloto curitibano Fernande Valandro disputará este fim de semana, dias 1 e 2 de maio, a primeira etapa do Campeonato Paranaense de Marcas e Pilotos, etapa que será disputada em Curitiba em conjunto com a segunda etapa da Copa Pinhais.

Valandro foi um dos destaques no campeonato regional do ano passado, andando sempre entre os cinco melhores e mostrando ótimo desempenho nas etapas que disputou. Ficando afastado das pistas no segundo semestre do ano passado, Valandro volta este ano com objetivo de disputar o Campeonato Paranaense e Brasileiro de Marcas.

Para enfrentar o desafio deste ano, Valandro preparou um novo carro, que foi desenvolvido pela Stumpf Preparações, experiênte equipe de Cascavel, com diversos títulos conquistados nas categorias que disputou.

Os treinos livres para a etapa iniciam na sexta-feira, com o treino classificatório sendo disputado no sábado pela manhã. Sabado à tarde acontece a primeira bateria da etapa. No domingo pela manhã será disputada a segunda bateria, as duas tendo a duração de 30 minutos mais duas voltas.

Fernande Valandro conta com o patrocínio de Atlanta Madeiras.

Texto e Foto: Angelo Gomes / Pontaracing.com.br

Roberto Gomes e Targh 400 buscam bom resultado para fechar 1º turno do Light bem posicionados


Terceiro colocado, apenas três pontos atrás do líder, o gaúcho Roberto Gomes, da equipe Targh 400 (GH Digital/ Ferramental Cotia/ MG Pneus/ Floricultura Verdes e Cores/ ULV/ Techspeed) disputa neste sábado, 1º de maio, a 4ª etapa da Copa São Paulo Light, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP).

Seu principal objetivo será obter o melhor resultado possível, para “trocar” pelo 9º lugar que obteve na segunda etapa. “A prova deste sábado encerra o 1º turno do Light e das quatro que o compõem devemos descartar o pior resultado, que no meu caso é este 9º lugar”, lembra Roberto Gomes, que compete na categoria Super Sênior.

Um bom resultado deixaria Gomes bem posicionado na tabela de pontos após o fechamento do turno e proporcionaria a ele uma excelente posição de largada para a próxima etapa, a ser disputada em rodada dupla. “O grid da primeira corrida desta rodada dupla é definido pelas posições da tabela ao fim deste primeiro turno. Então manter-me entre os três primeiros ou até mesmo melhorar minha condição seria ótimo”, diz Gomes.

Roberto Gomes, porém, não espera por muitas facilidades neste sábado. “A Super Sênior tem tido mais de 20 pilotos a cada etapa e a competitividade e o equilíbrio são marcantes. Então teremos que trabalhar muito para alcançar este objetivo”, avisa.

O piloto de Novo Hamburgo (RS) baseia suas expectativas de alcançar o resultado positivo no equipamento que vem utilizando. Gomes compete com chassis Techspeed, aos quais credita grande parte dos bons resultados que vem obtendo em sua primeira temporada no Light. “É um excelente equipamento, bastante confiável e rápido”, elogia Roberto Gomes, que utiliza-se de carburadores preparados pela também gaúcha Mittag Competições. “São ótimos”, finaliza o piloto GH Digital/ Ferramental Cotia/ MG Pneus/ Floricultura Verdes e Cores/ ULV/ Techspeed.

Na tarde desta quinta-feira (29) Roberto Gomes fez seu primeiro treino oficial para a 4ª etapa da Copa São Paulo Light.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Velopark terá a curva mais lenta do ano na Stock Car


Pedro Gomes, da equipe Ecopads-Vogel, comenta que curva fechada após longa reta será feita em primeira marcha, a 54 km/h, sendo mais lenta mesmo em comparação às de um circuito de rua

O mais novo autódromo do Brasil, que teve sua primeira atividade oficial realizada hoje, com a disputa dos treinos extras da terceira etapa da Stock Car, tem também a curva mais lenta da temporada. A análise é de Pedro Gomes, da equipe Ecopads-Vogel, após comparar os dados de telemetria do treino desta quinta-feira com os das outras pistas do calendário.

A curva um é bem fechada, praticamente um cotovelo depois de uma longa reta. É contornada a 54 km/h, o que faz dela a mais lenta de todos os autódromos, e também a única feita em primeira marcha. O Bico de Pato, em Interlagos, por exemplo, é feito a 68 km/h. Nem no circuito de rua, em Salvador, temos uma curva tão lenta”, explica Gomes, ressaltando outro desafio da chamada “Curva 1″, no Velopark. “Teremos uma freada de quase 200 km/h, já que a velocidade final na reta beira os 250 km/h”, completou.

Por todos estes desafios, a maioria dos pilotos da Stock Car elogiou o traçado do mais novo autódromo brasileiro. “Embora seja curto (com apenas 2.162 metros), ele tem curvas desafiantes. É um circuito manhoso, que exige técnica dos pilotos”, explica o piloto da equipe Ecopads-Vogel, que manteve a previsão de que o grid todo da Stock Car, composto por 34 carros, será definido em poucos décimos de segundo.

Entre o primeiro e o último colocado do grid, pode ser que haja menos que meio segundo, pelo que vimos no treino de hoje”, completou Pedro Gomes. Hoje, o piloto de Ribeirão Preto (SP) ficou na 15ª colocação do treino, fazendo a melhor volta em 53s354.

Minha melhor volta foi feita logo no início do treino, com pneu bastante usado. Depois, um problema mecânico me atrapalhou, acreditamos que seja na bomba de combustível”, explica o filho do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes.

Os carros da Stock Car voltam a pista amanhã para a disputa de dois treinos livres. No sábado, haverá a classificação do grid de largada da corrida de domingo, marcada para as 11h.

Fonte: RF1 Jornalismo

quinta-feira, abril 29, 2010

Lançado o Mineiro de Kart 2010


Sérgio Sette Câmara é o atual Campeão Mineiro da categoria Cadete

A Federação Mineira de Automobilismo - FMA, o Serra Verde Kart Clube e o Kart Clube Ipatinga lançaram nesta quinta-feira, dia 29 de abril, o Campeonato Mineiro de Kart 2010.

O tradicional campeonato estadual, no embalo do GP Brasil de Kart, terá a maioria de suas provas realizadas no Kartódromo RBC Racing, na Grande Belo Horizonte e, a terceira etapa, que também valerá pontos pela Copa Sudeste, será disputada no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Ipatinga, no Vale do Aço.

A exemplo do que já aconteceu nas temporadas 2008 e 2009, as provas serão sempre realizadas aos sábados, com os treinos livres acontecendo nas quintas e sextas-feiras antecedentes aos eventos, com exceção da corrida de Ipatinga, que terá baterias também na manhã do domingo.

Farão parte da programação as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior, Super Sênior e F-4. Todas elas competirão com motores sorteados pela RBC. As inscrições estarão abertas na sede da FMA à partir da próxima semana e, nos próximos dias, o regulamento completo estará disponibilizado nos portais da FMA (www.fma.com.br) e da RBC Preparações (www.rbcpreparacoes.com.br).

Confira abaixo o calendário completo da competição:

1ª Etapa: 29 de maio – Kartódromo RBC Racing
2ª Etapa: 19 de junho – Kartódromo RBC Racing
3ª Etapa: 21 e 22 de agosto (Com Copa Sudeste) – Kartódromo de Ipatinga
4ª Etapa: 25 de setembro - Kartódromo RBC Racing
5ª Etapa: 13 de novembro – Kartódromo RBC Racing

Esperamos realizar um grande Campeonato onde iremos retomar o trabalho de fomento do kartismo em Minas. Ano que vem teremos aqui no RBC Racing o Campeonato Brasileiro e precisamos criar novos pilotos com chances de disputar o título. Fora isso, precisamos também promover as competições aqui no estado. Assim, além do Mineiro, iremos ainda realizar uma competição regional com duas ou três corridas, completando assim o calendário com uma corrida por mês a partir de maio”, explicou Rafael Cançado, diretor do Kartódromo RBC Racing e da RBC Preparações.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Lucas Foresti está pronto para a segunda rodada do Inglês de F-3


Neste final de semana, dias primeiro e dois de maio, o circo do Campeonato Inglês de F-3 desembarcará no tradicional autódromo de Silverstone onde serão disputadas a terceira, quarta e quinta etapas da competição.

O brasileiro Lucas Foresti (Carlin Motorsport), que faz sua primeira temporada completa fora do país, terá neste final de semana o segundo compromisso de competição no Reino Unido. Após ter disputado a abertura do Campeonato em Oulton Park, no começo do mês, e ter participado de treinos coletivos da F-3 e da GP-3, o piloto de 17 anos está completamente focado para esta segundo rodada do “British F-3 International”.

Diferente das demais rodadas do ano, esta prova marcará a inauguração oficial do novo traçado Silverstone Arena GP. Na última semana todas as equipes participaram dos treinos coletivos da categoria por lá e puderam ter o seu primeiro contato com esta nova opção da tradicional pista britânica. Foresti, por sua vez, teve dois excelentes dias de treino naquela ocasião e esteve sempre entre os dez mais rápidos do circuito.

O traçado batizado por Silverstone Arena GP tem 5.905 metros. A principal mudança em relação ao tradicional desenho ocorre a partir da curva Abbey, que antes era à esquerda, e que agora leva à direita, seguida de uma curva de alta à esquerda. O novo trecho continua com uma freada forte seguida por três curvas antes do início da reta até a curva Brooklands, reencontrando a parte antiga do traçado.

Por se tratar de uma nova pista a organização do Campeonato liberou para as equipes, nesta sexta-feira, dia 30 de abril, duas sessões livres de 30 minutos onde todos poderão fazer os ajustes nos carros, assim como emborrachar um pouco mais as novas áreas da pista. Depois disso, no sábado, dia primeiro, os carros já entram no esquema normal da competição com a tomada de tempos e a primeira corrida no sábado e mais duas corridas no domingo.

Confira a programação para a segunda rodada do campeonato (Horário de Brasília):

Sexta-feira (30/04):

05h00 - 05h30: - 1º Treino Livre
14h00 - 14h30: - 2º Treino Livre

Sábado (01/05):

06h00 - 06h30: - Tomada de Tempos
09h15 - 09h45: - 4ª Etapa do Campeonato

Domingo (02/05):

06h30 - 06h50: - 5ª Etapa do Campeonato
12h45 - 13h25: - 6ª Etapa do Campeonato

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

João Archer volta ao Light neste sábado


O Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo, receberá no próximo sábado, dia 1º de maio, a quarta etapa da Copa São Paulo Light de Kart. A prova marcará a última corrida do primeiro turno da competição e pilotos de várias partes do país já estão se dirigindo para a cidade da região metropolitana paulista para darem início aos treinos, que começaram nesta quinta-feira.

Um dos grandes destaques da competição deste ano é piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport), da categoria Júnior. Archer atualmente lidera a tabela de pontuação de sua classe, mas pretende fazer uma corrida mais consistente neste sábado e, com isso, se distanciar dos demais adversários.

A categoria Júnior do Light está com um nível super elevado este ano. Eu hoje lidero o campeonato empatado com mais dois pilotos e, logo atrás, vem mais uns quatro pilotos com pontuação muito próxima. Preciso vencer esta corrida para encerrar o primeiro turno na primeira posição e, com isso, largar na pole na rodada dupla, mês que vem, quando não terá tomada de tempos. O regulamento deste Campeonato tem um sistema de pontos muito diferente e, depois desta corrida, nossos pontos são zerados e recalculados de forma que, se eu ficar em primeiro neste turno, minhas chances na briga pelo título aumentam consideravelmente”, explicou Archer.

O piloto mineiro desembarcou na capital paulista nesta quinta-feira, quando teve início os treinos oficiais. Foram duas sessões longas e, na sexta feira, o cronograma se repete. No sábado os karts entram na pista diretamente para a tomada de tempos e, em seguida, partem para a prova. A corrida da Júnior está com sua largada prevista para as 11:15 da manhã.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Dica de vídeo: Fabrício Barcelos no Catarinense de Automobilismo



Acompanhe a câmera onboard no carro do piloto Fabrício Barcelos (JK Comércio de Bebidas / Waf Racing), durante a etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo, realizada no Autódromo Alceu Feldmann, em Lontras (SC), no dia 18.04. O piloto de Florianópolis compete na categoria Marcas B, com o carro de número 79.

Este vídeo é uma produção de www.barulhodemotor.com. Para assistir todos os vídeos deste canal, clique aqui.

quarta-feira, abril 28, 2010

Copa Chevrolet Montana: Gaúcho aponta ganho de potência como trunfo


Piloto da CKR Racing anuncia solução para problemas que o impediram de compor o grid em Curitiba e prevê corrida equilibrada no Velopark

A ida da Copa Montana ao Rio Grande do Sul, para a segunda etapa da temporada de 2010, traz especial motivação a Carlos Kray, único gaúcho inscrito na corrida que abriu o campeonato no mês passado em Curitiba. Sem ter obtido a classificação para o grupo dos 34 pilotos que participaram daquela corrida, o piloto da CKR Racing aposta em um fim de semana mais produtivo no novo autódromo do Velopark, na cidade de Nova Santa Rita.

A equipe está em São Paulo desde a semana passada fazendo testes no dinamômetro de rolo, esses testes mostraram que estávamos com problemas de motor e de ajustes finos na caixa (de câmbio) e no diferencial”, explica o gaúcho. “Refizemos os carros de ponta a ponta, ganhamos uma potência importantíssima, que na verdade nós não tínhamos em Curitiba. Nossos carros tinham 20 cavalos a menos. Perdendo 8 km/h nas retas, fica difícil”, comenta.

Kray cita que o fim de semana da etapa curitibana foi um dos mais difíceis para a CKR Racing. “Nós recuperamos um carro durante a noite, esse desafio fez com que a equipe trabalhasse. E conseguimos classificar aquele carro”, pondera, sobre o acidente de Henrique Assunção, seu parceiro na equipe. “Eu tinha tempos razoáveis nos treinos e fui para a tomada de tempos desconcentrado. Perdi”, cita, sobre não ter ficado no grupo dos 34 que largaram.

O circuito do Velopark terá sua inauguração marcada pela terceira etapa da Copa Caixa Stock Car e pela segunda da Copa Chevrolet Montana, as duas na programação de domingo (2). “Conheço a pista, já fiz um treino lá, infraestrutura e organização são impecáveis, o público tem uma ótima visão de toda a pista. É um traçado rápido, creio que todos os carros fiquem dentro de um segundo, talvez um pouco mais, e isso mostra a grande corrida que teremos”, diz.

Texto: Luciano Monteiro - Grelak Comunicação
Foto: Vanderley Soares

Kart Attack terá pilotos e jornalistas no oval do Velopark


A Editora Melro e o Velopark, com o apoio do site kartgaucho.com.br, Black Flys e Ogio, realizarão na próxima sexta-feira, 30 de maio, a terceira edição do Kart Attack, prova de kart disputada com equipes formadas por pilotos da principal categoria do automobilismo brasileiro e jornalistas que cobrirão a etapa da Stock Car, que inaugurará oficialmente o mais novo autódromo do Brasil. O início das atividades está marcado para as 19 horas, no circuito oval de kart do Velopark.

As duas primeiras edições do Kart Attack foram realizadas no Raceland em Curitiba. Em 2010 a Editora Melro, Black Flys e a Ogio formaram uma parceria com o Velopark e com o site kartgaucho.com.br e decidiram realizar a edição 2010 no único circuito oval para karts do Brasil.

20 jornalistas convidados e 20 pilotos da Stock Car formarão duplas, de um jornalista e um piloto cada, para a disputa que chega a sua terceira edição em 2010. Como a prova será disputada em circuito oval e o número de karts está limitado a dez por bateria, este ano os organizadores do evento optaram em realizá-lo em duas baterias de dez duplas e uma prova final para cada classe, jornalistas e pilotos.

Primeiro entram na pista dez jornalistas para a realização da primeira bateria, após 10 pilotos para uma segunda corrida. De cada uma destas provas classificatórias, os cinco primeiros garantem vaga na final. O mesmo procedimento será adotado com outros10 pilotos da Stock Car e 10 jornalistas, que classificarão dez para sua final.

Isto feito as duplas vencedoras irão para a final, que somarão os pontos de cada um dos finalistas. As três melhores duplas serão premiadas.

Esta será a primeira vez que um site especializado em competições de kart cobrirá o Kart Attack. Para acompanhar todas as informações da terceira edição do Kart Attack basta acessar o site www.katgaucho.com.br.

Velopark é um marco no automobilismo no estado


Revolução no Rio Grande do Sul se iniciou com a inauguração do autódromo de Santa Cruz do Sul

A inauguração do moderníssimo autódromo do Velopark em Nova Santa Rita marca o ápice de uma revolução iniciada pela inauguração do Autódromo de Santa Cruz do Sul em 2005. Toda esta revolução marca a importância que o automobilismo tem para todos os gaúchos, povo apaixonado por corridas desde as provas que movimentavam as estradas de terra na década de 50. O Velopark é um marco por ser o primeiro empreendimento que contemplará praticamente todas as modalidades automobilísticas, do kart até a arrancada e passando pela velocidade na terra, tudo dentro de um mesmo parque que possui todas as facilidades e suporte para a realização do esporte a motor.

O fato do Rio Grande do Sul contar a partir deste momento com 4 autódromos em condições de receber provas a nível nacional (Tarumã, Guaporé, Santa Cruz do Sul e o Velopark) traz mais responsabilidades à Federação Gaúcha de Automobilismo, que tem que trabalhar para garantir o mesmo nível de excelência nos eventos realizados nos 4 autódromos.

O trabalho da Federação Gaúcha de Automobilismo está extremanente ligado com a grande inauguração que se aproxima, seus comissários estão escalados para trabalhar na 3ª etapa da Stock Car V8, que marca mais uma fase completada no complexo esportivo do Velopark que ainda terá mais pontos a serem desenvolvidos no futuro, como a pista de velocidade na terra que deve ser inaugurada ainda neste ano durante a última etapa do campeonato gaúcho da modalidade.

Texto: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaucha de Automobilismo

Neste domingo tem rodada dupla do Campeonato Nova Schin de Kart


A cidade de Itu receberá no próximo final de semana mais uma rodada de disputas do Campeonato Nova Schin de Kart. A competição será no belo Kartódromo Arena Schincariol no domingo, dia 02 de maio, e acontecerá em sistema de rodada dupla.

Após uma incompatibilidade de datas e adiamento da segunda etapa, os organizadores optaram por atender ao pedido das equipes em não alterar drasticamente as datas anteriormente divulgadas. Assim, a melhor opção encontrada foi a realização desta, que será a primeira rodada dupla da competição, com provas válidas pela segunda e terceira etapas do Certame.

Com tantos pontos em jogo vários pilotos já confirmaram presença, vindos de todo o estado e até mesmo de outras regiões do país. Com um campeonato bem organizado e uma excelente estrutura, as equipes contam também com reduzidos valores de inscrição. As categorias em disputa são Mirim, Cadete, F250 e Parilla Stock; e como já é tradição no certame os cinco primeiros de cada categoria levam para casa um belo troféu.

A pista estará aberta durante toda a semana para treinos livres. Como as provas do Nova Schin acontecem sempre no mesmo final de semana da Copa São Paulo Light as equipes podem aproveitar a pequena distância até Itu, apenas 90 km, e participar também das disputas deste regional.

A programação oficial começa no sábado com três sessões de treinos livres para cada categoria. No domingo a primeira corrida, válida pela segunda etapa, acontecerá às 10h30. com a categoria Mirim. Na parte da tarde os pilotos voltam à pista a partir das 13h30 para disputarem as provas válidas pela terceira etapa.

Todas as informações sobre o campeonato assim como resultados completos, galerias de imagens, classificações, regulamentos, horários oficiais e adendos poderão ser acessados diretamente na página do kartódromo na internet, através do endereço www.kartodromoschincariol.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, abril 27, 2010

Abertura da Copa Centro-Oeste viu Kart Mini contabilizar vitórias e ótimos resultados


Joaquim Junqueira, da categoria Júnior

As três provas da rodada tripla que abriu a 8ª edição da Copa Centro-Oeste no Kartódromo do Guará, em Brasília (DF), foram marcadas por muitas vitórias e grandes resultados para a Kart Mini, fábrica paulista de chassis e componentes para o kartismo brasileiro e internacional.

Dos 57 pilotos na pista, 27 – ou 49% do total – competiram com chassi da Kart Mini e a fábrica contabilizou 11 vitórias.

As categorias Júnior e Júnior Menor correram agrupadas e a vitória na geral nas três baterias ficou com o piloto Mini Joaquim Junqueira, da Júnior. João Vieira, Pedro Fortes e Marcos Vieira venceram uma bateria cada um na Júnior Menor e deram três vitórias à Kart Mini.

Na Júnior Menor o domínio da Mini foi muito grande e na primeira bateria, além da vitória de João Vieira, Augusto Pereira e Pedro Fortes completaram os três primeiros. Na segunda Pereira e Marcos Vieira completaram com Fortes o domínio da fábrica e na terceira Marcos Vieira, Pedro Fortes e João Vieira foram os três primeiros. Além disso, Junqueira e João Vieira garantiram a pole para a Kart Mini na Júnior e Júnior Menor, enquanto que o próprio Junqueira foi o dono da melhor volta em duas corridas, fato repetido por Marcos Vieira na Júnior Menor.

A categoria F400 teve duas das três provas vencidas por piloto com Kart Mini, Rodrigo Scap, que foi também o dono de uma melhor volta. Outro piloto com Mini, Iturival, foi segundo em duas corridas e dono de outra melhor volta.

Felipe Neira, a bordo de um Kart Mini, venceu duas corridas da Sênior. A outra vitória ficou com Sidney Lopes, também utilizando-se de um Kart Mini. Nas quatro primeiras posições da primeira corrida, quatro pilotos com Mini: Neira, Rodrigo Piquet, Carlos Rocha e Hiroji Okano. O mesmo fato se repetiu na segunda, com Neira, Piquet, Fábio Oliveira e Carlos Rocha. E na terceira corrida, dois pilotos Mini fizeram companhia ao vencedor, Lopes, entre os três primeiros: Rocha e Oliveira. Nas três corridas da Sênior, a melhor volta em cada uma delas foi de pilotos com Kart Mini, Piquet duas vezes e Fábio Oliveira a outra.

Na primeira corrida da Graduados, quatro pilotos com Kart Mini ficaram entre os cinco primeiros: Felipe Guimarães (2º), Rafael Ferreira (3º), Raphael Reis (4º) e Vinícius Perdigão (5º). Na segunda prova da categoria mais dois pilotos Mini entre os cinco primeiros: Matheus Vieira foi o 3º e Reis terminou em 5º. E na terceira outros três pilotos à bordo de um chassi Mini ficaram entre os cinco primeiros: Vieira (2º), Ítalo Leão (4º) e Perdigão (5º). A melhor volta desta bateria ficou com Vieira, da Mini.

E na Cadete dois pilotos competiram com chassi Mini. João Pedro Custódio
finalizou as provas em 6º, 10º e 7º, respectivamente, e João Victor Done foi 12º, 11º e 13º.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

Foto: Flavio Quick

Copa Caixa Stock Car: Equipes começam a chegar ao Autódromo do Velopark


A movimentação da terceira etapa da Copa Caixa Stock Car e da segunda corrida da Copa Chevrolet Montana começa nesta quarta-feira. As equipes, que disputam as duas divisões, iniciam a montagem dos boxes e dos carros que participarão da etapa histórica, que marcará a inauguração do Autódromo do Velopark, localizado na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. Já na quinta-feira, a partir das 14h, serão realizados os treinos extras, de acordo com o regulamento da competição para adaptação de todos ao mais novo circuito do calendário.

Em razão disto, o dia deve ser de muita agitação no Velopark. Afinal, são 17 equipes da Copa Caixa Stock Car e 21 da Copa Chevrolet Montana, ou seja, mais de 70 carros reunidos no final de semana. E como a programação prevê treinos já na quinta-feira, as equipes também trabalharão em ritmo acelerado para deixar tudo pronto para a etapa do domingo. Na sexta-feira estão marcados os treinos livres oficiais das duas divisões.

As sessões extras terão os pilotos divididos em dois grupos, seja para a Copa Caixa, seja para a Copa Chevrolet Montana. Cada grupo terá 45 minutos para reconhecimento do novo circuito, com total de 2162 metros de extensão, duas retas longas e oito curvas. Alguns pilotos das duas divisões que fizeram testes na semana passada, utilizando o protótipo local Veloce, deverão ter um pouco mais de facilidade para este reconhecimento da pista.

Os ingressos para o final de semana já estão à venda. Os interessados podem optar pelos canais da Tickets for Fun, www.ticketsforfun.com.br, ou nos postos de venda espalhados pelas cidades da região. A lista completa de endereços e os preços estão à disposição no site oficial, www.stockcar.com.br. No domingo, o Canal SporTV mostrará a terceira etapa ao vivo, enquanto a Rede Globo mostrará a largada e a chegada ao vivo, além de um compacto com o melhores momentos. Já a Copa Chevrolet Montana, em sua segunda etapa, terá transmissão ao vivo da RedeTV, Speed Channel e RaceTV (www.racetv.com.br).

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava. As montadoras são Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação
Foto: Duda Bairros / Vicar

Neste sábado Copa São Paulo Light de Kart chega ao final do primeiro turno


Felipe Neira é um dos pilotos do Distrito Federal que compete no Light pela categoria Master “A”

Após três rodadas de muita emoção e seguidos recordes no número de participantes a Copa São Paulo Light de Kart chega neste sábado, dia primeiro de maio, à sua quarta etapa do ano, rodada que marcará também o final do primeiro turno da competição.

As disputas, como sempre acontecem, terão vez no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, Grande São Paulo, onde estão sendo esperadas mais de 150 equipes de todo o país. Vale lembrar também que, a pedido dos pais dos pilotos das categorias Mirim e Cadete, os pneus passam, já a partir desta etapa, a serem utilizados por mais provas. Assim, os compostos novos que correram na etapa de abril (terceira) serão utilizados novamente neste final de semana e, ainda, na rodada dupla de junho.

A programação oficial começa nesta quinta-feira, dia 29, quando o traçado oficial da etapa será aberto para os treinos livres. Todas as classes terão duas sessões na quinta e duas na sexta para buscarem os seus melhores acertos em busca de uma boa posição para a competição de sábado. A programação de sábado começa cedo, com as categorias Mirim, Cadete, Júnior e Júnior Menor desenvolvendo suas atividades na parte da manhã. As demais classes competirão à tarde, com suas corridas sendo iniciadas as duas horas. A programação do dia será finalizada as quatro da tarde.

Hotel Quality Suites continua com tarifas promocionais

O Quality Suites Alphaville, hotel oficial da Copa São Paulo Light, continua com tarifas especiais para os participantes do Campeonato.

Para efetuar as reservas os participantes e suas equipes devem entrar em contato diretamente com a Sobratur, empresa de turismo responsável pela parte “turística” do Light. As reservas podem ser feitas diretamente com Nilson ou Adriana. Os contatos são Nilson@sobratur.com.br, Adriana@sobratur.com.br e (11) 3017-6755 / (11) 8579-7052.

RBC inova mais uma vez

No começo desta semana a RBC Preparações, empresa responsável pelos motores da Copa São Paulo Light e também promotora desta e outras competições lançou na Internet o seu novo portal.

Com layout mais limpo, moderno e utilizando-se de todas as novas tecnologias de interatividade com o internauta como Twitter, Flickr, Facebook, Youtube, etc... a RBC pretende que seu site seja ainda mais acessado consolidando-se como um dos maiores portais de notícias do kartismo brasileiro.

Nosso projeto de renovação do site estava sendo desenvolvido a mais de um ano e procuramos modernizar as ações assim como criarmos ferramentas de interação maior com os pilotos. A cada novidade sobre nossos campeonatos iremos “twittar”, além de publicarmos nossas galerias de fotos no flickr e manter atualizadas nossas comunidades no Orkut e Facebook. Além disso, em breve começaremos a produzir pequenos vídeos de nossas competições para trazer aos internautas as novidades das pistas”, explicou Flávio Quick, diretor da Quick Comunicação, empresa responsável pela imagem da RBC.

Resultados completos da etapa assim como classificação, galerias de fotos, regulamentos, adendos e informações oficiais da Copa São Paulo Light podem ser conseguidos diretamente no site da RBC Preparações através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

segunda-feira, abril 26, 2010

Vídeo: Programa Velocidade, edição de 24 de abril







Assista a edição do dia 24/04 do programa Velocidade, que trata da etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo, realizada nos dias 17 e 18 de abril, no Autódromo Alceu Feldmann, localizado na cidade de Lontras (SC).

Rapidinhas...

Em razão das fortes chuvas na região de Joaçaba, a Federação de Automobilismo de Santa Catarina (FAUESC) atendeu a solicitação da diretoria do Automóvel Clube de Joaçaba e transferiu a 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo. Marcada inicialmente para o próximo fim de semana, a etapa foi transferida para os dias 08 e 09 de maio.

O Autódromo Internacional de Tarumã, localizado em Viamão (RS), recebeu neste último domingo (25) a etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos. E a temporada 2010 iniciou da melhor forma possível, alinhando um total de 47 carros no grid da categoria, com modelos das marcas VW, Chevrolet, Ford e Fiat.

Além do Campeonato Gaúcho de Marcas e Pilotos, o domingo em Tarumã teve também o início da temporada 2010 da Copa Fusca, com um total de 11 carros no grid. A vitória foi de Everson Melo, na categoria A, e da dupla Herbert de Souza/ Rogério Baretta na classe B.

João Pedro Custódio fez estreia na Copa Centro-Oeste


Pai do piloto entende como desrespeito troféu recebido pelo título de 2009

Promovido a uma nova categoria em 2010, o goiano João Pedro Custódio (Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás - AGEL/ Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini) viveu no último final de semana, dias 24 e 25, mais um desafio, desta vez no Kartódromo do Guará, em Brasília (DF).

João Pedro disputou a etapa que abriu a Copa Centro-Oeste de Kart, que em 2010 entrou em sua 8ª edição. Agora piloto da Cadete, Custódio deu continuidade ao processo de adaptação à nova categoria competindo nas três corridas que fizeram parte da programação da etapa. “Foi um ótimo final de semana para nosso piloto”, avalia Miguel de Oliveira, preparador e treinador de João Pedro. “Ele vem demonstrando boa assimilação ao motor e ao grid, bem maior do que estava acostumado na Mirim. Focando o desenvolvimento técnico e emocional, foi um belo trabalho aqui no Guará”, emenda.

João Pedro mostrou nos treinos livres que está bastante focado em seu desenvolvimento e obteve bons resultados. Na tomada de tempos fez o sexto melhor tempo, mas trocou o motor, largando de 8º. Ao final das três corridas, João Pedro terminou em 6º, 10º e 7º, respectivamente.

Tristeza – A prova de abertura da Copa Centro-Oeste 2010 serviu também para que fosse feita a entrega dos troféus referentes à edição do ano passado, do qual o piloto Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação/ Governo de Goiás - AGEL/ Diário da Manhã/ DMTV/ Centro-Oeste Comunicação/ Kart Mini foi o campeão da Mirim.

O fato, no entanto, serviu apenas para entristecer o piloto e deixar seu pai, Geovane Gonçalves, bastante aborrecido. “Recebemos um troféu que em nada lembra o troféu dado pela CBA aos campeões de 2009 e, que por regulamento, deveria ter sido entregue aos campeões e vices do Centro-Oeste do ano passado. Um troféu do tamanho de uma mão e que tem o nome do campeão colado em papel não é um troféu que deva ser entregue a ninguém, considero isto uma falta de respeito”, reclama Geovane. “O troféu que recebemos também não teve nada a ver com o troféu do Sul-Brasileiro, campeonato que passou por situação semelhante no que diz respeito a demora na entrega da premiação, mas que ofertou uma linda peça aos pilotos”, completa.

Geovane Gonçalves reclama também da omissão na entrega dos troféus do Campeonato Goiano e do Distrito Federal, disputados paralelamente ao Centro-Oeste, dos quais João Pedro foi o vice-campeão de 2009. “Era a melhor oportunidade que os dirigentes destas federações tinham para entregar estes troféus. Mas, infelizmente, a oportunidade não foi aproveitada”, lamenta. “É o único prêmio que um campeão ganha no kartismo brasileiro, o troféu, e os dirigentes deveriam ter mais respeito quanto a isto”, completa.

Outro motivo para descontentamento – João Pedro Custódio encaminhou sua Cédula Desportiva 2010 no mês de janeiro em sua federação de automobilismo de origem, a Goiana.

Até agora não recebemos a Cédula, temos em mãos apenas o recibo, que já venceu há muito tempo, em fevereiro”, conta Geovane. “Isto nos preocupa muito, pois não desejamos ser constrangidos no momento de inscrevermos nosso piloto em uma corrida por não termos nossa licença para competir”, finaliza.

No próximo final de semana João Pedro Custódio estará em Florianópolis (SC) para treinar em sua 19ª pista, o Kartódromo Arena Sapiens, onde ele disputará na metade de maio a 2ª etapa do Sul-Brasileiro.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Troféu do Sul-Brasileiro e do Centro-Oeste 2009

Final de semana difícil para Le Lac Rally Team em Brasília


Uma prova exigente e veloz marcou a segunda etapa da Copa Peugeot em Brasília neste final de semana, 24 e 25 de abril. Subindo no pódio com três dos quatro carros que competiram, a Le Lac Rally Team não conseguiu vencer dessa vez.

Na 207 Super, Luiz Stedile e Armando Miranda finalizaram em segundo depois de ter problemas com o trambulador, deixando o câmbio em segunda marcha por cerca de 10 quilômetros. “Perdemos muito tempo na segunda especial quando o trambulador escapou nos deixando em segunda marcha”, explicou Stedile.

A outra dupla da 207 Super, Marcos Tokarski e Laércio Reginatto, teve problemas logo no início da prova no sábado quando escapou em uma curva e ficou preso em um barranco por cerca de 14 minutos. “Logo no início da prova uma marcha escapou e passamos reto numa curva, ficando preso no barranco. Perdemos muito tempo para retornar o que nos deixou fora da disputa pela vitória”, disse Tokarski que ainda conseguiu finalizar a prova na quarta colocação, garantindo lugar no pódio.

Na categoria 206, Luciano Fleck e Kana Ribeiro travaram um intenso duelo com os irmãos Clécio e Sandro Maestrelli. A constante troca de posições na liderança foi marcante e no final a vitória ficou com os irmãos Maestrelli, com Fleck e Kana em segundo lugar. “Foi um final de semana difícil mas ainda conseguimos um importante segundo lugar, que nos deixa bem no campeonato”, finalizou Fleck. As outra duplas na categoria 206, Mirtillo Trombini /Gil Maia e Fernando Carvalho/João Ramos ficaram em sétimo e nono respectivamente.

A Le Lac Rally Team agora quer resolver todos os problemas que aconteceram em Brasília para buscar mais uma vitória na terceira etapa da Copa Peugeot, entre os dias 22 e 23 de maio, em São Paulo, nas cidades de São José dos Campos e Taubaté.

A Le Lac Rally Team tem patrocínio de Grupo Le Lac e Total Lubrificantes.

RESULTADO GERAL P1+P2 (extra-oficial – 10 primeiros)
Pos.Cat Dupla Tempo Total
1-S- Bertholdo/Soneca - 1h37m20,40
2-S- Stedile/Miranda -1h38m42,50
3-M- Zamith/G.Rocha - 1h38m48,30
4-M- Frantz/KZ -1h39m14,70
5-206- C.Maestrelli/S.Maestrelli-1h39m51,80
6-M- F.Altomar/J.Bastos - 1h39m58,40
7-206- L.Fleck/Kana - 1h40m00,61
8-M- R.Theodoro/Nani W. -1h40m03,90
9-206-M. Goulin/A.Paulin -1h41m13,60
10-206- Josef K/T.Osternack- 1h41m14,80
S=207 Super
M= 207 Master
206=206

Texto: CronoSpeed Assessoria de Imprensa Le Lac Rally Team
Fotos: Fábio Davini e José Mário Dias /Peugeot Sport

Disputas apertadas e muita emoção na primeira rodada do Centro-Oeste


As largadas da categoria Graduados foram as mais esperadas

No clima de comemoração dos 50 anos de Brasília a Copa Centro-Oeste teve o seu sinal verde neste final de semana, dias 25 e 26, no Kartódromo Ayrton Senna, no Guará, exatamente no Distrito Federal.

Pegando uma carona no clima de confraternização e festejos que envolveram todas as cidades do DF pilotos e equipes da região central do país aceleraram fundo nesta rodada tripla que marcou o início da competição interestadual.

Valorizando ainda mais a competição a categoria Graduados teve nas duas provas finais, realizadas neste domingo, a concessão de duas vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras. Os dois vencedores das corridas conquistaram o direito a este benefício e, com isso, a oportunidade de concorrer ao prêmio superior a R$ 100 mil oferecido pela estatal petrolífera.

A primeira rodada de provas foi disputada na tarde de sábado, dia 24 e, a segunda e terceira etapas neste domingo, dia 25. Na disputa estiveram as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Graduados, Sênior e F-4.

A Mirim reuniu seis pilotos e teve como ponto alto de suas três corridas a briga pela liderança. Samuel Gontijo e Gustavo Araújo fizeram um show à parte e, em todas as baterias, lutaram pelo primeiro lugar até a bandeirada. Samuel venceu a primeira e Gustavo, as outras duas.

Na Cadete, assim como acontece na maioria das competições do país, o destaque ficou por conta do grande número de pilotos no grid, 14 no total. As surpresas nesta classe já começaram na tomada de tempos que teve Artur Prata, de Itumbiara, marcando a sua primeira pole-position no Centro-Oeste. Nesta mesma sessão classificatória a competitividade foi tamanha que apenas 50 milésimos separavam os sete primeiros colocados do grid de largada. Com esta premissa as provas foram realmente de arrepiar. O primeiro pelotão teve sempre mais de cinco pilotos e os vencedores somente foram conhecidos nas bandeiradas finais. Pedro Cardoso ganhou as duas primeiras provas e Luiz Felipe Branquinho, a terceira.

As provas seguintes reuniram as categorias Júnior e Júnior Menor. Na Júnior apenas o piloto Joaquim Junqueira esteve na disputa, mas na Júnior Menor, os pegas foram bastante intensos. Gustavo Borges, Pedro Fortes, os irmãos Vieira e Augusto Pereira se revezaram na liderança das três corridas. Após muitas ultrapassagens e belos pegas as vitórias ficaram com Gustavo Borges, Pedro Fortes e Marcos Vieira.

Na sequência das competições a F-4 tomou o traçado. Apesar do número de pilotos ter sido abaixo da expectativa as brigas foram muito marcantes e as corridas repletas de ultrapassagens. Flávio Mota venceu a primeira corrida e Rodrigo Scap, as outras duas.

As provas da categoria Sênior, assim como da Cadete, tiveram uma excelente participação com 14 concorrentes ao todo. Muita briga na pista, que teve direito à toques, capotamento, falta de peso e até bandeira preta. Os mais experientes pilotos do Centro-Oeste provaram que estão em plena forma e batalharam muito pelas três vitórias. Felipe Neira venceu as duas primeiras corridas e vinha em primeiro na terceira quando, atingido por Rodrigo Piquet, teve de abandonar a corrida. Piquet, por sua vez, foi desclassificado pela manobra e teve de abandonar a bateria. Melhor para Sidney Lopes que, mesmo sob muita pressão, conseguiu levar seu kart até a bandeirada final e garantir sua primeira vitória.

Finalizando as atividades das três rodadas de corridas do final de semana os pilotos da categoria Graduados tomaram a pista, em busca também das duas vagas da Seletiva Petrobras. Felipe Fraga começou na frente marcando a pole-position, mas a diferença entre os sete primeiros do grid ficou em impressionantes 77 milésimos. Com este prognóstico as provas tinham indícios de ser muito disputadas. Porém, o que se viu foi o domínio completo de Fraga nas duas primeiras corridas e, com isso, já assegurou a sua vaga. Na terceira e última prova João Sérgio Câmara assumiu a liderança logo no começo da corrida e, de certa forma escoltado por Fraga, já classificado, conseguiu abrir bastante. Matheus Vieira conseguiu superar Fraga a apenas três voltas para o final e, com isso, não teve chances de brigar com Câmara pela vaga. Câmara venceu.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Imagens do dia: Ingo, no Catarinense de Automobilismo




Ingo Hofmann, o autor do excelente fotolog Barulho de Motor, fazendo a cobertura da 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo, em Lontras (SC). Numa das pausas das atividades em pista, o fotógrafo esteve presente no box da Waf Racing. Grande Ingo!

Velocidade na Terra: VM Racing conquista dois excelentes resultados na segunda etapa do Paranaense


Andrew Kruger venceu na Novatos Injetado e Gedson Gonçalves terminou em segunda na Marcas A.

Um fim de semana de muita comemoração para a equipe VM Racing na 2º etapa do Paranaense de Velocidade na Terra, disputada no último dia 18 de abril em São José dos Pinhais - PR. Os dois pilotos da equipe, Andrew Kruger e Gedson Gonçalves tiveram excelentes atuações e conquistaram importantes resultados para o campeonato.

Na bateria da Novatos Injetado, Andrew Kruger largou da segunda posição, posição que manteve até se beneficiar do abandono do primeiro colocado. Já com uma grande vantagem, Andrew administrou a corrida e levou o seu Gol com o número 370 à primeira vitória no ano. Além do lugar mais alto no pódio, Andrew assume a liderança do campeonato.

Na Marcas A, Gedson Gonçalves buscava há tempos um bom resultado, mas sempre alguma circunstância de corrida o tirava das melhores colocações. Nesta segunda etapa, Gedson mostrou um desempenho excelente. Largando da quarta colocação, conquistou uma posição e se beneficiou da quebra de outro adversário, e mesmo enfrentando problemas de super aquecimento no seu Gol 371, administrou a prova e recebeu a bandeirada na segunda colocação. Com esse resultado, Gedson se aproximou dos líderes na tabela de pontuação e se destaca como candidato ao título de 2010.

A próxima etapa está marcada para os dias 22 e 23 de maio, na cidade de Telêmaco Borba - PR.

A VM Racing conta com o patrocínio de Engepeças / JCB, DKT Auto Center, Maringá Soldas, HS-Hidrausistem, MV Gasket, Gedex Corretora de Seguros, Posto Consul, Willtec, Comercial Dex e JR Transportes.

Para mais informações, fotos e videos, acesse o site da equipe www.vmracing.com.br.

Texto e Foto: Angelo Gomes / Pontaracing.com.br

sábado, abril 24, 2010

Le Lac Rally Team busca a liderança na Copa Peugeot em Brasília


Na semana em que Brasília comemora 50 anos, a segunda etapa da Copa Peugeot de Rali será uma das atrações neste final de semana, 24 e 25 de abril

Com cinco duplas em duas categorias, a equipe paranaense Le Lac Rally Team quer assumir a liderança na competição nacional. Na 207 Super as duplas da Le Lac estão em segundo e terceiro lugar com Marcos Tokarski com Laércio Reginatto e Luiz Stedile com Lucas Generosi terão uma forte briga com o líder da categoria, Ulysses Bertholdo com Eduardo Silva. A diferença pela liderança é de apenas dois pontos.“Estamos preparados e o carro também. Será a primeira prova em Brasília e o reconhecimento será fundamental”, explicou Tokarski.

Na categoria 206 a dupla da Le Lac ,Luciano Fleck e Kana Ribeiro, lidera com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Tony Kranzegger e Thiago Osternack. Fleck e Kana venceram as duas provas da primeira etapa e querem repetir o resultado em Brasília. "Moro em Goiânia e o tipo de terreno me é muito familiar, o que deve ajudar na busca por mais uma vitória”, disse Fleck. A outra dupla da equipe paranaense, Mirtilo Trombini e Rafael Malucelli, ocupa a sétima posição.

A prova de Brasília terá 158 quilômetros de trechos cronometrados mais 205 de deslocamentos num total de 10 trechos cronometrados (SS) entre sábado e domingo. Um das novidades será a especial noturna de sábado na pista do Autódromo Internacional Nelson Piquet. O Parque de Assistência da prova também está localizado no autódromo.

A Le Lac Rally Team tem patrocínio de Grupo Le Lac e Total Lubrificantes.

Texto:CronoSpeed Assessoria de Imprensa Le Lac Rally Team
Fotos:Fábio Davini/Peugeot Sport

Marco Túlio direciona carreira para o exterior e disputa WSK e Europeu da categoria KF2


Destaque das últimas temporadas – principalmente em 2009, quando foi pole do Pan-Americano na Sudam Júnior – o tocantinense Marco Tulio (Marco Banky/ Economic Logistica) deu novos rumos à sua carreira. Em 2010 o jovem piloto, de apenas 14 anos, passou a competir na Europa, inicialmente disputando a WSK Euro Series na categoria KF2.

A competição tem em seu calendário cinco etapas, disputadas na Itália, Espanha e Bélgica, das quais três já foram realizadas. Em seu primeiro ano no kartismo europeu, Marco Túlio vive uma fase de adaptação à alta competitividade que encontrou.

O kartismo na Europa é muito diferente do Brasil, quem já correu lá sabe do que estou falando”, explica Marco Tulio. “Estou ainda em adaptação, mas aprendendo muito a cada corrida”, alegra-se o piloto.

A categoria KF2 reúne a cada etapa mais de 90 pilotos, vindos de diversas partes do mundo e, destes, apenas 34 conquistam o direito de disputar as provas finais, compostas de Pré-Final e Final. Os 34 finalistas são conhecidos após a disputa de quatro provas classificatórias.

Marco Tulio é piloto da equipe italiana Energy Corse e compete com motores TM e pneus Vega. “Meu principal problema nas primeiras corridas foi adaptar-me aos freios dianteiros. Eu só tinha visto um kart com este dispositivo no Pan-Americano do ano passado”, relembra Marco Tulio. “As ultrapassagens são mais intensas devido aos freios e agora penso que já estou mais bem ambientado aos freios e tenho melhorado minhas atuações”, emenda.

Em Lonato, na Itália, por exemplo, quando foi disputada a 2ª etapa da WSK, Marco Tulio (Marco Banky/ Economic Logistica) largou em 5º lugar em todas as classificatórias que disputou. Cada uma destas provas classificatórias teve um grid de 34 competidores. “Acabei ficando fora das finais nas três etapas em razão das muitas batidas que recebi. Os pilotos lá batem muito, forçam muito, e nós, que estamos acostumados a um kartismo mais ‘calmo’, por assim dizer, acabamos prejudicados. Ir bem na tomada de tempos é essencial, pois assim se escapa de ficar no pelotão intermediário nas corridas”, revela Marco Tulio.

Dia 27 de Abril Marco Túlio embarca para a Dinamarca, para disputar a classificatória Norte do Campeonato Europeu de KF2. E no final de semana seguinte irá até a Bélgica, onde será realizada a 4ª etapa da WSK. “É uma agenda cheia, mas sei que assim aprenderei muito. E desta forma terei chances de chegar o mais longe possível no automobilismo mundial. O kart é a base de todo piloto e quero ter uma base muito forte”, finaliza Marco Túlio.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Divulgação

sexta-feira, abril 23, 2010

Leandro Gomez estreia com pódio no Campeonato Catarinense de Automobilismo 2010


Longe das competições em pistas de terra há algum tempo, o piloto Leandro Gomez (JC Passos/ Agapes - Buffet & Eventos) retornou nesta temporada 2010 à categoria Marcas N do Campeonato Catarinense de Automobilismo. E o retorno foi comemorado ao melhor estilo, com a presença do piloto no pódio da categoria.

A etapa de abertura da temporada 2010 do Campeonato Catarinense de Automobilismo aconteceu no último fim de semana, dias 17 e 18 de abril, no Autódromo Alceu Feldmann, localizado na cidade de Lontras (SC), e reuniu cerca de 60 pilotos, divididos nas categorias Stock Car Omega, Stock Car Opala, além das categorias Marcas A, B e N.

A categoria Marcas N, na qual compete Leandro Gomez, reuniu 22 competidores nesta 1ª etapa do regional catarinense. Durante os treinos livres, o piloto andou sempre entre os 12 melhores da categoria, buscando o acerto ideal para o exigente traçado localizado às margens da SC470. Na Treino Classificatório, realizado na tarde de sábado (17), o piloto de Florianópolis obteve a 11ª colocação, com o tempo de 1min28s523.

"A performance de sábado foi aquém do esperado, pois tivemos um problema elétrico no carro, que só foi resolvido no final do dia. Graças ao empenho da BRUNO Racing, conseguimos solucionar o defeito e obtivemos um bom desempenho no domingo", comentou o piloto. Consciente da diferença mínima para os pilotos logo a sua frente, Leandro Gomez iniciou a corrida, realizada na manhã de domingo (18), muito decidido e concentrado para fugir dos constantes enroscos, comuns nessa categoria.

Antes mesmo da metade dos 30min de prova, o piloto já ocupava a oitava colocação. Na 13ª volta um forte acidente, bem a sua frente, tirou 4 pilotos da prova, o que obrigou a interrupção da prova com bandeira vermelha. Leandro, que passou a ocupar a 5ª colocação, fez uma boa relargada, após a saída do do Safety Car e assumiu mais duas posições, recebendo a bandeira quadriculada na 3ª colocação.

Com o resultado, Leandro Gomez somou 8 pontos, assumindo o 3º lugar no Campeonato Catarinense de Automobilismo 2010, como também na Copa UFSC 50 Anos, certame que será disputado em paralelo ao Catarinense, durante as cinco primeiras etapas.

A próxima etapa do Campeonato Catarinense de Automobilismo acontece nos dias 1 e 2 de maio, no Autódromo Cavalo de Aço, em Joaçaba (SC).

O piloto Leandro Gomez conta com o apoio da JC Passos - Empresa de Topografia, e da Agapes - Buffet & Eventos, além da Bruno Racing na assistência de pista e preparação.

Crédito da Foto: Viviane Gomez

Imagens do dia: Nino e Mayko, os autores da obra!


Aproveitamos uma pausa nas atividades da etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo, realizada no último fim de semana em Lontras, para registrar as imagens dos responsáveis pela montagem e pintura do VW Gol 68 da Waf Racing. Nino e Mayko, pai e filho, são os criadores desse belo carro!


Rogério Castilhos, o piloto da equipe, ao lado da dupla da Nino Racing

Campeonato Catarinense de Automobilismo: largada das categorias Marcas A e B


Largada da bateria das categorias Marcas A e B, etapa de abertura do Campeonato Catarinense de Automobilismo 2010 - prova realizada no último domingo (18) no Autódromo Alceu Feldmann, em Lontras (SC).

Luiz Felipe Branquinho confirma participação no Centro-Oeste


Branquinho e seu chefe de equipe, Secreta, tem uma excelente relação nas pistas

Neste final de semana o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Petroball Combustíveis / Medcomerce / SR Competições), da Cadete, dará início à sua participação em uma das mais importantes competições do país, a Copa Centro-Oeste de Kart. A rodada inaugural terá vez neste final de semana, dias 24 e 25 de abril, no Kartódromo Ayrton Senna, no Guará – DF.

Natural e radicado na cidade de Goiânia – GO, Luiz Felipe tem na Copa Centro-Oeste a sua competição regional e, como tal, pretende se dedicar bastante em busca deste título que é considerado um dos mais importantes do kartismo atual.

Após ter tido uma participação de destaque no GP Brasil de Kart, disputado em Belo Horizonte, no mês passado e ocupar a vice-liderança da Copa São Paulo Light, Branquinho está focado na conquista do título da Copa Centro-Oeste que, no ano passado, escapou por pouco.

Muito determinado o piloto de dez anos esteve neste feriado de 21 de abril treinando no Kartódromo do Guará. Surpreso com os quase 20 pilotos da Cadete que estavam treinando o piloto se dedicou basicamente à “passar” os componentes como coroas, cubos, eixos, etc. Além de pegar novamente a mão do traçado que desde a final do Centro-Oeste de 2008 ele não andava.

Estou muito animado para mais uma Copa Centro-Oeste. Este ano somente teremos três finais de semana com rodada tripla e eu acho que vai ser mais fácil ser campeão. Treinei muito ontem e acho que nosso kart está bem legal para as corridas”, comentou o representante da Petroball Combustíveis e Medcomerce.

A programação oficial desta rodada para a categoria Cadete começa as sete da manhã deste sábado, dia 24, com o sorteio dos motores. Em seguida os pilotos partem para um treino de aquecimento. As 10:15 acontece a tomada de tempos e, ao meio dia, a primeira corrida. As outras duas provas acontecem no domingo sendo a primeira às dez da manhã e a segunda à uma e quarenta da tarde.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Entrevista: Guilherme Silva - Um brasileiro acelerando na Europa


Ele é mineiro de Belo Horizonte e como a maioria dos adolescentes da capital das gerais bastante tímido. Porém, depois de um pouco de conversa e algumas risadas o piloto Guilherme Silva se mostra uma excelente pessoa e, mais do que isso, um divertido e entusiasmado piloto.

Porém, quando ele coloca o capacete e entra na pista seus adversários tem tremido bastante. Competindo na Europa desde a temporada 2009 Guilherme é a atual esperança de vitória brasileira nas principais competições do kart internacional como o WSK, Mundial, Copa do Mundo, etc.

Neste ano, pela categoria KF2, já chegou ao pódio na primeira etapa do WSK, contra 90 concorrentes, e figura após três etapas na quarta posição do concorrido campeonato.

Conheça um pouco deste jovem piloto de 15 anos e sua história nas competições do Brasil e exterior.

1) Quando e porque você começou a correr?
Guilherme Silva: Comecei em 2004 por influência de alguns amigos que já andavam.

2) Qual era a sua equipe e quem eram seus adversários naquela época?
G.S.: Minha primeira equipe foi a do Túlio, que tinha a oficina no Kartódromo Serra Verde, em Belo Horizonte. Naquela época meus principais adversários eram os irmãos Mesquita, que competiam pela Cimini Racing.

3) Quando você começou a disputar corridas fora de Minas Gerais?
G.S.: Minha primeira corrida fora de Minas foi em 2005, em São Paulo.

4) Naquela ocasião, quais foram as principais dificuldades que você achou?
G.S.: A minha maior dificuldade foi me adaptar com o número de pilotos. Em BH estava costumada a correr contra seis, no máximo oito pilotos. Lá na Aldeia me deparei com 20 pilotos no grid, chegando a 26, aí foi meio complicado.

5) Quando foi a sua primeira conquista de um campeonato nacional?
G.S.: Em 2007, o Campeonato Sul-Brasileiro, pela categoria Júnior Menor.

6) Depois deste, quais outros títulos importantes você venceu?
G.S.: Neste mesmo ano consegui vencer o Brasileiro, em Farroupilha, num frio dos diabos! (Risos). Depois, em 2008, ganhei também a Copa Brasil, já pela categoria Júnior, em Itumbiara – GO.

7) Como surgiu a possibilidade de competir fora do Brasil?
G.S.: Quando ganhei a Copa Brasil, no mês de outubro de 2008, surgiu a possibilidade de competir no SKUSA – Super Nationals, em Las Vegas, nos Estados Unidos, na categoria TAG Júnior. Naquela ocasião eu e o Felipe Fraga andamos muito bem. Daí, o Robasi, dono da Tony Kart, foi conversar com o meu pai e me convidou/ofereceu uma proposta pra correr na Europa, na equipe dele, pela Tony Kart Junior Team.

8) Depois dos Estados Unidos, no SKUSA, como foi seu cronograma de competições em 2009?
G.S.: Bom, depois deste convite da Tony Kart tive que mudar completamente meu esquema aqui no Brasil, até mesmo de escola. Treinei bastante no inverno deles lá, já com o kart da categoria KF3, o mesmo que eu iria competir. Depois segui direto para o WSK, Europeu, Copa do Mundo, SKUSA e, por fim, o campeonato inglês já que a Tony Junior é baseada na Inglaterra.

9) Você acha que competir uma temporada na categoria KF3 foi importante no seu desenvolvimento ou entrar direto na KF2 não faria diferença?
G.S.: Com certeza fez toda a diferença. Andar de KF3 me ajudou muito porque nela eu aprendi a trabalhar todo o equipamento lá de fora, pilotar com as condições de pista da Europa, conhecer os pneus, o sistema de trabalho da equipe, os mecânicos, motores, etc.

10) Em 2010, competindo pela KF2, penúltimo degrau de um piloto no kartismo mundial, você é uma das apostas da Tony Kart Júnior Team, um dos principais times da Europa. Como é sua relação com a equipe e os mecânicos?
G.S.: Como estou em meu segundo ano na equipe a minha relação com todos é muito boa. Desde o Paul, dono da equipe, até os mecânicos. Todos me respeitam e me ajudam bastante, mas, no começo, como em toda relação, é mais complicado. Eles são muito desconfiados e, no meu sentimento, tem medo do piloto sair depois de duas ou três corridas e perderem todo o trabalho.

11) Sempre no Brasil falaram que na Europa existe muito aquela coisa de diferença de equipamento dentro da equipe. Tem mesmo? Existe primeiro e segundo piloto? Como funciona esta relação de competitividade?
G.S.: É verdade sim. O equipamento da Europa é muito superior ao do Brasil . Eles trabalham sério em todos os karts, mas sempre tem aquele piloto que tem “as novidades” e, mais do que isso, é nítida a atenção maior de uns em detrimento dos outros por parte de todos do time.

12) Depois de três corridas do WSK e duas grandes apresentações do Guilherme Silva, como está sua agenda daqui para o final do ano e quais os planos para a temporada 2011?
G.S.: Minha agenda até o final do ano está bastante cheia, pois, tenho muitas corridas e muitos testes para fazer. Com relação ao futuro, estamos estudando ainda as várias possibilidades que existem hoje no mercado. Gostaria de partir para os carros, tem muitas categorias-escola aqui na Europa e seria muito bom para mim, pois, ainda nem fiz 16 anos. Mas, por outro lado, se surgir uma boa oportunidade de continuar no kart por mais um ano, na Super KF, pode ser que eu fique mais um ano por aqui. Nada de concreto ainda...

Ping-Pong

Nome completo: Guilherme Tavares Silva
Idade: 15 anos
Cor Preferida: Verde - de esperança
Time do coração: Atlético Mineiro - Galooooooo
Ídolo: Ayrton Senna
Prato Preferido: Churrasco
Passa-tempo: Computador
Fora automobilismo, qual esporte favorito: Qualquer uma que tenha emoção
Um filme: Anjos do mar
Cantor ou banda preferida: David Guetta

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Alexis Pilau marca pole e mantém liderança na Velopark Cup


Pole-position, dois bons resultados e a liderança da Velopark Cup. Este foi o saldo – mais do que positivo – do piloto gaúcho Alexis Pilau (Pilau) na 2ª etapa da Velopark Cup, disputada no último sábado (17) no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

Pilau, que compete na categoria Fireball Sprinter, chegou ao Velopark bastante animado, já que realizara bons treinos durante a semana, fato repetido no dia anterior à prova. Seu objetivo era repetir a boa performance da etapa de abertura da Velopark Cup, quando obtivera a pole e vencera as duas baterias que compunham a programação.

A primeira parte do objetivo foi cumprida e Alexis garantiu a pole position, com 63 milésimos de diferença sobre o segundo colocado, Saul Leite, piloto da divisão Master da Fireball. Sobre o segundo colocado da Sprinter, Pedro Castro, Pilau foi pouco mais de dois décimos mais rápido.

Na largada da primeira bateria Alexis Pilau cometeu um erro que o jogou para a penúltima posição. Com garra e uma pilotagem segura e consistente, Alexis Pilau fez linda prova de recuperação para receber a bandeirada em 4º lugar na geral e em 3º em sua categoria.

Partindo da 4ª posição na segunda bateria, Alexis travou belos duelos com seus concorrentes, para terminar em segundo lugar na geral e em sua categoria. Os resultados mantiveram Pilau na liderança da competição, com 42 pontos conquistados.

Eu esperava vencer e trabalhamos para isto”, disse Pilau ao final da cerimônia de pódio. “Cometi um pequeno erro na largada da primeira bateria e trabalhei muito para me recuperar. Mantive-me na liderança do campeonato e isso é muito importante. Posso dizer que o balanço é bastante positivo, já que a categoria tem muitos pilotos do mesmo nível e o equilíbrio tem sido a tônica”, avaliou.

Alexis Pilau divide o bom momento na competição com sua equipe, composta pelos preparadores Altivo e Fábio Cutia. “Grande parte dos resultados que tenho tido se devem ao ótimo acerto que temos encontrado para meu kart nos treinos que temos feito. Divido o momento com minha equipe”, finaliza.

A terceira e última rodada dupla da Velopark Cup será disputada no próximo dia 8 de maio. No segundo semestre uma nova fase da competição será disputada, utilizando o mesmo formato de três rodadas duplas.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Erno Drehmer

quinta-feira, abril 22, 2010

No novo traçado Silverstone Arena GP Lucas Foresti fica no Top 5


Nesta quarta-feira, dia 21 de abri, o piloto brasileiro Lucas Foresti (Carlin Motorsport) esteve no autódromo de Silverstone, Inglaterra, para mais uma sessão de treinos coletivos do Campeonato Inglês de F-3.

Foresti, que faz sua temporada de estreia no automobilismo europeu, participou de três sessões ao longo do dia onde, ao lado de outros 22 competidores, pode trabalhar vários ajustes em seu Dallara F-308 – Volkswagen além de se adaptar melhor ao carro e suas reações.

O novo traçado do Autódromo, batizado por Silverstone Arena GP, tem ao todo 5.900 metros de extensão, separados em três intermediárias. Devido à característica de uma pista rápida a média horária é bastante elevada e ultrapassou os 186 km/h.

Lucas, com um grande trabalho durante todo o dia, mostrou que tem melhorado bastante seu conhecimento do carro, trocas de informações com a equipe e, consequentemente, seus tempos obtidos na pista. Durante todo o dia ele esteve entre os oito mais rápidos do circuito e, na última sessão, foi o quinto mais rápido, melhorando em mais de um segundo e meio a marca estabelecido na treino inicial.

Estou muito feliz com o meu desempenho e a atenção que a equipe está tendo comigo. Estamos melhorando o carro treino após treino e eu também, com isso, vou me adaptando melhor ao traçado e aos equipamentos. Saio daqui com a sensação de dever cumprido e, até o final de semana da próxima etapa, estarei intensificando meus treinos físicos e nos simuladores”, finalizou o brasileiro de 17 anos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Copa Centro-Oeste começa neste final de semana

No clima de comemoração dos 50 anos de Brasília, que aconteceram dia 21.04, a Copa Centro-Oeste de Kart 2010 terá neste final de semana, dias 24 e 25 de abril, exatamente no Distrito Federal, a sua rodada de abertura.

O Kartódromo Ayrton Senna, na cidade satélite do Guará, está recebendo os treinos oficiais da prova que marca o início do oitavo ano da competição que, nesta temporada, terá apenas três rodadas sendo esta primeira no DF, a segunda em Tocantins e a terceira e última, em Goiás.

As categorias em disputa são Mirim, Cadete, Júnior Menor, Júnior, Novatos, Graduados, Sênior, Super Sênior e F-4. Segundo o cronograma divulgado pela organização, cada categoria participará de duas sessões livres de uma hora cada uma.

Os horários oficiais terão início no sábado, com o sorteio de motores seguidos por uma sessão de aquecimento para cada classe. Na sequência os karts voltam ao traçado para a tomada de tempos e, depois, as primeiras corridas da rodada tripla.

No domingo então, finalizando as atividades, os karts retornam para as duas últimas baterias do final de semana.

Teremos com certeza uma grande prova neste final de semana. Aproveitando o feriado, mais de 30 karts estiveram treinando. Estamos preparando uma grande competição que, certamente, marcará de forma muito positiva o início desta nova fase da Copa Centro-Oeste”, comentou Rafael Cançado, promotor do Campeonato.

Expectativa é grande entre os Graduados

Conforme divulgado anteriormente esta primeira rodada da Copa Centro-Oeste classificará mais dois pilotos para a final da Seletiva de Kart Petrobras. A competição, promovida anualmente pela estatal petrolífera, premia anualmente o seu vencedor com uma significativa quantia em dinheiro. Vale lembrar que somente participam da Seletiva pilotos Graduados com idades entre 14 e 21 anos.

Nesta temporada a primeira competição classificatória aconteceu no final do mês de fevereiro e já garantiu na prova final os piloto Jonathan Louis (atual campeão), Victor Franzoni e Guilherme Salas.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

Copa Caixa Stock Car: Losacco é o primeiro a andar no Velopark


Bicampeão inaugura a pista e diz que instalações são de “primeiro mundo”

Giuliano Losacco foi o primeiro piloto a andar no Velopark, o mais novo circuito do calendário da Stock Car. O autódromo está localizado em Nova Santa Rita, município localizado a 30 km de Porto Alegre, e será oficialmente inaugurado dia 2 de maio na terceira etapa do calendário. O piloto da Equipe Flash Power treinou nesta segunda-feira no circuito de 2.086 metros com um protótipo da categoria-escola Veloce. O bicampeão de 2004 e 2005 ficou impressionado com o que viu. “A pista é muito legal, com duas retas longas e oito curvas. Está novinha e só ficou pronta domingo. As coisas parecem de primeiro mundo, tudo bem feito. As instalações vão deixar muita gente surpresa”, antecipou.

Sobre os pontos de ultrapassagem, como treinou com um carro equipado com um motor quatro vezes menos potente que os V8 da Stock Car, Losacco identificou as retas como os locais apropriados para ganhar posições. O botão ‘push to pass’, que eleva os motores à potência máxima de 545 cavalos, será fundamental. “Deu para perceber que há curvas lentas, mas a maioria das ultrapassagens acontecerá nos dois retões. Quem souber usar melhor o ‘push to pass’ terá mais chances de andar bem aqui no Velopark”, explicou o piloto. “Legal também saber que a área é grande e a intenção dos organizadores é aumentar o traçado para o próximo ano.”

O Velopark é considerado o maior parque automobilístico da América Latina e, além do circuito que receberá a Stock Car, conta ainda com três pistas de kart, sendo uma delas aprovada pela FIA para a disputa do Mundial. As arquibancadas têm capacidade para 30 mil pessoas e o estacionamento comporta cinco mil veículos. “É quase uma minicidade. Tem muita coisa, o restaurante é bem agradável, tem os retões para a disputa de arrancada. O lugar é mesmo muito bacana”, resumiu.

Como prevê o regulamento em pistas novas, uma sessão de ensaios extras foi marcada para a quinta-feira (29 de abril). Os treinos livres serão realizados no dia seguinte. No sábado, os pilotos disputam as tomadas classificatórias. O líder do campeonato é Max Wilson (RC), com 39 pontos, seguido de Nono Figueiredo (Boettger), com 32, e Átila Abreu (AMG), com 29.

Texto: Fabrício Lima