segunda-feira, janeiro 31, 2011

Bruno Senna será terceiro piloto da Lotus Renault GP


O time completo da Lotus Renault GP

"Espero provar à equipe que posso merecer uma oportunidade no futuro"

Depois da problemática estreia em 2010 pela HRT F1 Team, Bruno Senna está de casa nova. Nesta segunda-feira, além de apresentar no autódromo de Valência (Espanha) o modelo R31 que o polonês Robert Kubica e o russo Vitaly Petrov utilizarão no próximo campeonato da Fórmula 1, a Lotus Renault GP anunciou a chegada de Bruno Senna como terceiro piloto juntamente com o francês Romain Grosjean.

O acerto com a Lotus Renault GP encerrou o período de indefinição que vinha cercando a carreira de Bruno. "Estou contente com essa chance. Serei o piloto reserva em todas as corridas e vou fazer um programa de testes com o carro antigo", informou. As negociações foram iniciadas e finalizadas em apenas 10 dias. Pouco depois da cerimônia de lançamento do carro, que pôde ser acompanhada em tempo real em todo o mundo pela Internet, a equipe distribuiu comunicado oficial com declarações do piloto brasileiro.

Pergunta - Como você se sente fazendo parte da equipe?

Bruno Senna - É um grande momento para mim. Há algum tempo eu vinha tentando uma oportunidade num bom programa de Fórmula 1. É muito legal que eu esteja entrando numa equipe tão bem estabelecida. Estou orgulhoso dessa conquista e agradecido pela chance que estou recebendo.

P - O que você acha da nova decoração do carro? Será especial usar essas cores tão emblemáticas?

BS - É provavelmente a decoração mais atraente da história da Fórmula 1. Preto e dourado eram muito bonitos nos anos 80, quando meu tio estava correndo, e parecem igualmente impressionantes no carro atual. Da mesma forma, usar as cores que meu tio usou por alguns anos na sua carreira é algo especial.

P - Você visitou Enstone recentemente. O que achou das instalações?

BS - Fiquei impressionado. Quando você anda pela fábrica, vê o muito que acontece nos bastidores e como as pessoas estão trabalhando duro para levar a equipe adiante. Todos estão otimistas que a equipe dará um grande salto à frente em termos de performance nesta temporada.

P - O que você espera aprender como terceiro piloto?

BS - Este ano será de integração à equipe e de extrair o que eu puder dentro de um ambiente tão competitivo. Ser parte deste projeto me dará uma experiência valiosa, e agora será comigo aproveitá-la ao máximo. Espero que eu possa me desenvolver e provar à equipe que devo receber uma oportunidade no futuro.

Texto: Márcio Fonseca / MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.
Foto: Andrew Ferraro / LAT Photographic

RBC Preparações conquista dois títulos no Super Kart Brasil


Nelsinho Piquet comemorou o seu título na categoria Graduados

Empresa mineira de preparações de motores chegou ao título da Graduados, com Nelsinho Piquet, e da Sênior, com Alessandro Xavier

Mais uma vez a empresa mineira RBC Preparações mostrou ao país a sua força e tecnologia na preparação de motores. Neste final de semana, no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, a empresa comandada pelo experiente profissional Rafael Cançado esteve com seus equipamentos na disputa da segunda edição do Super Kart Brasil.

Na categoria Graduados a RBC forneceu os motores para Nelsinho Piquet e Tuka Rocha. Ambos com inúmeros títulos no kartismo e demais categorias do automobilismo mundial dispensam qualquer tipo de apresentação. Porém, afastados das disputas de kart há muitos anos, os dois pilotos foram se readaptando ao estilo de pilotagem e aos segredos de Interlagos no decorrer das atividades. No último dia da competição, domingo, Nelsinho foi insuperável. Ele venceu as duas corridas do dia e, assim, ficou com o título da Graduados. Com 11 pontos conquistados, Tuka Rocha chegou na 11ª posioção.

Pela classe Sênior a RBC esteve na pista com Alessandro Xavier, Daniel e Fernando Croce. O título da Sênior veio com três vitórias e uma terceira posição. O paranaense Alessandro Xavier esteve muito rápido durante todas as atividades e, em um trabalho que vem desde a temporada passada com a RBC, o piloto, sua equipe e seu equipamento foram melhorando ao logo das atividades. Com muita garra e grande desempenho dos motores da RBC o piloto conseguiu superar experientes concorrentes e ficar com o título da categoria.

Estamos muito felizes por mais uma vez mostrarmos ao Brasil a nossa qualidade e poder de desenvolvimento de todos os tipos de motores. Fornecemos o equipamento e prestamos todo o auxílio de pista aos pilotos que optaram por correrem conosco. As vitórias são a consequência de um trabalho que começa em nossa oficina, passa pela dedicação da equipe, de nosso pessoal de pista e, principalmente, do talento dos pilotos. Quero parabenizar ao Nelsinho e ao Alessandro pelo excelente trabalho no final de semana, assim como dos demais pilotos que optaram por nossos propulsores na Graduados, Sênior e Super Cadete”, encerrou Rafael Cançado, diretor da RBC.

Campeonato Paulista de Kart - RBC também nos sorteados

Assim como já se tornou uma tradição nas principais competições do país a RBC também forneceu os motores em sistema de aluguel e sorteio para a primeira etapa do Campeonato Paulista de Kart.

Com 28 pilotos no grid a competição aconteceu junto às disputas do Super Kart Brasil, também no Kartódromo de Interlagos, neste sábado. Marca registrada dos motores sorteados da RBC a competitividade foi o ponto alto da disputa e, na tomada de tempos, 16 pilotos estiveram no mesmo segundo do pole-position. As duas corridas também foram bastante emocionantes e os vencedores foram conhecidos apenas nas voltas finais. Gregory Diegues venceu a primeira prova e Raikkonen Sakzenian, estreando na classe, venceu a segunda.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Dica de vídeo: programa Competição, a primeira edição de 2011





Fittipaldi sobe ao pódio e é o melhor brasileiro nas 24 Horas de Daytona


Equipe Action Express foi a terceira colocada na prova norte-americana, que teve dobradinha da Chip Ganassi

A temporada 2011 começou muito bem para o brasileiro Christian Fittipaldi. O piloto subiu ao pódio neste domingo (dia 30) na disputa da 49ª edição das 24 Horas de Daytona, tradicional prova de endurance que abre o calendário do campeonato Grand-Am nos Estados Unidos. Ao lado do italiano Max Papis, do português João Barbosa e dos norte-americanos Terry Borcheller e JC France, Fittipaldi integrou a equipe Action Express e pilotou o Porsche/Riley de número 9, que cruzou a linha de chegada na terceira posição.

Após 720 voltas, a vitória ficou com o carro de número 1 da Chip Ganassi, um Ford/Riley, pilotado por Scott Pruett, Memo Rojas, Joey Hand e Graham Rahal. O quarteto venceu com dois segundos de vantagem para o segundo carro da equipe, guiado por Scott Dixon, Juan Pablo Montoya, Dario Frachitti e Jamie McMurray. Foi a quarta vitória em seis anos para a equipe Chip Ganassi nas 24 Horas.

Campeã em 2010, a Action Express disputou as voltas finais com Barbosa no comando do carro de número 9. O português foi pra cima do segundo colocado na última volta da corrida, depois que uma bandeira amarela no final da prova permitiu apenas uma volta verde para a decisão. O piloto cruzou a linha de chegada menos de três décimos de segundo atrás do carro vice-campeão.

Campeão da prova em 2004, Fittipaldi foi o melhor brasileiro na edição de 2011. Ricardo Zonta terminou a prova em sexto lugar, Oswaldo Negri Jr. foi o 10º colocado e Raphael Mattos, o 11º.

Após ter ficado de fora da Grand-Am desde 2008, Fittipaldi estava feliz com o seu retorno à Daytona. "É como andar de bicicleta. Depois que você aprende, nunca mais esquece", brincou, antes de analisar a participação na prova. "Foi tudo ótimo, um pouco de acordo com o que já imaginávamos. Tivemos alguns probleminhas durante a corrida, mas que não teria mudado o resultado final. Faltou um pouco de velocidade para o nosso carro. Como eu já havia dito após os treinos, nós não éramos os mais rápidos na pista", lembrou o piloto, que pretende voltar à Daytona em 2012.

"Estou muito feliz por fazer parte da equipe. É como uma família, conheço muitas pessoas deste grupo há muito tempo, são pessoas extremamente competentes e espero estar de volta no ano que vem para brigarmos pela vitória", finalizou Fittipaldi, que pilotou por cerca de seis horas. O piloto foi três vezes para a pista e pilotou aproximadamente duas horas em cada uma delas.

Nas 720 voltas disputadas, a corrida teve 125 voltas sob bandeira amarela. Um dos fatos marcantes foi a forte neblina que tomou conta da pista, após 2/3 da disputa, e manteve a prova "neutralizada" por quase três horas.

Os 10 primeiros colocados na 49ª edição das 24 Horas de Daytona:

1. Hand/Pruett/Rahal/Rojas Ganassi R/B 720 laps
2. Dixon/Franchitti/McMurray/Montoya Ganassi R/B + 2s070s
3. Barbosa/Borcheller/Fittipaldi/France/Papis Action Express. R/P + 2s326
4. Blundell/Brown/Brundle/Patterson United R/F + 3s135
5. Angelelli/Briscoe/Taylor/Taylor SunTrust D/C + 1 volta
6. Jonsson/Krohn/Minassian/Zonta Krohn L/F + 1 volta
7. Allmendinger/McDowell/Wilson MSR D/F + 2 volta
8. Bouchut/Diaz/Tucker/Wilkins Level 5 R/B + 3 voltas
9. Donohue/Frisselle/Law/Rice Action Exp. R/P + 4 voltas
10. Goossens/Negri/Pew/Valiante MSR R/F + 15 voltas

R - Riley, D - Dallara, L - Lola
B - BMW, P - Porsche, F - Ford, C - Chevy


Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves
Crédito da Foto: Chris Jessup

Yurik Carvalho começou temporada 2011 no Super Kart Brasil


Começou neste final de semana a temporada 2011 do kartismo para o piloto paulista Yurik Carvalho (Splash Bar / Techspeed / AMF Kart Parts), da classe Júnior Menor. Carvalho, que no final do ano foi um dos destaques brasileiros no SKUSA, disputado em Las Vegas, retornou das férias esta semana.

No Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, o piloto disputou o Super Kart Brasil - SKB, ao lado de outros 150 pilotos de cinco categorias. Como a categoria de Yurik, a Júnior Menor, não fazia parte da programação do torneio o piloto optou por participar das disputas na classe Júnior. Esta divisão tem karts mais potentes e pilotos mais experientes, mas, mesmo assim, Carvalho aceitou o desafio e foi animado para as corridas.

Após três dias de treinos livres e muito trabalho o piloto de 12 anos não se intimidou, mas infelizmente seu kart não tinha um rendimento satisfatório. Assim, na tomada de tempos, disputada na manhã de sábado, o piloto registrou apenas a 12ª posição com o tempo de 53s132.

O evento foi disputado em quatro corridas sendo duas no sábado e, mais duas, no domingo. Na primeira prova Yurik fez uma boa largada e, como ele mesmo costuma dizer, veio “daquele jeito”. Com garra e determinação fez belas ultrapassagens e finalizou a corrida no quinto lugar. Na segunda prova, após um toque na largada, ele caiu para a 21ª e última posição. Sem desanimar o piloto voltou para a pista, mas, sem qualquer chance de tentar uma boa posição. Mesmo assim, Yurik conseguiu fazer algumas ultrapassagens e terminou a prova no 15º lugar.

No domingo, mais uma vez, Carvalho não teve sorte. Ainda na primeira volta seu kart foi atingido em cheio na traseira e, com isso, o pára-choques começou a raspar a roda. Menos de uma volta depois o piloto foi obrigado a abandonar com este pneu estourado. Na última corrida do final de semana, porém, Yurik conseguiu uma corrida sem problemas. Após uma grande largada ele relembrou seus tempos de cadete e deu um verdadeiro show. Belas ultrapassagens, voltas bastante rápidas e, principalmente, muita concentração o trouxeram da última fila de um grid com 23 concorrentes para receber a bandeirada na quinta posição.

Não posso dizer que estou completamente satisfeito, mas, a última corrida valeu tudo de ruim que aconteceu na segunda e terceira corridas. Meu kart estava com algum problema que, quanto mais quente a temperatura, menos aderência ele tinha. Mexemos em libra, acertos e vários testes, mas, o problema não era resolvido. Estou animado para esta temporada e, pretendo, sinceramente, conseguir bons resultados ao longo do ano”, finalizou.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

sábado, janeiro 29, 2011

Gregory Diegues disputa Super Kart Brasil e abertura do Paulista em Interlagos


Ansioso pelo início de mais uma temporada, o paulista Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento) já está no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul de São Paulo, onde no próximo final de semana (29 e 30) será disputada a segunda edição do Super Kart Brasil e também a etapa inaugural do Campeonato Paulista 2011.

Gregory, campeão brasileiro da Mirim em 2009, disputará sua segunda temporada na Cadete e igualmente dará andamento em seu desenvolvimento na Super Cadete, categoria que utiliza chassis da Cadete e motores de 125cc, com redutor. Neste final de semana as provas da Cadete valerão pelo Paulista, enquanto que as da Super Cadete serão disputadas pelo Super Kart Brasil, evento organizado por sete dos maiores nomes da história do kartismo brasileiro.

Os treinos de Gregory Diegues, em ambas as categorias, foram iniciados na última segunda-feira e desde então o piloto tem mostrado sucessivo crescimento. Junto com sua equipe, a Camargo Racing, Diegues tem buscado a melhor preparação para sua estreia na temporada 2011, tanto em seu equipamento quanto em seu próprio condicionamento e pilotagem.

Estamos iniciando uma nova temporada e esta fase sempre carrega junto uma preparação mais forte, para compensar o tempo parado”, avalia Maurício Diegues, pai de Gregory. “Tivemos um bom ano na Cadete em 2010 e, ao mesmo tempo, iniciamos o Gregory na Super Cadete, com motores mais potentes. Acredito que em 2011 será possível ao Gregory lutar por mais vitórias e títulos, agora que ele está ainda mais ambientado e preparado”, completa.

E lutar por vitórias é algo que Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento) buscará já em seu primeiro compromisso do ano. Em ambas as categorias e competições deste final de semana em Interlagos o principal objetivo do piloto será vencer, sempre respeitando seus adversários. “Conheço a maioria dos meninos já há algum tempo, pois competimos durante todo o ano uns contra os outros. Terei adversários fortes novamente”, constata Gregory Diegues. “Mas, estou ansioso pela primeira corrida do ano e quero buscar as vitórias”, finaliza.

Em 2011 Gregory Diegues terá novamente o apoio de seus patrocinadores – Bad Boy, Hinkel e Banco Rendimento – e, feliz pela confiança e apoio novamente depositados, certamente retribuirá com muitos pódios.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Mauricio Villela

sexta-feira, janeiro 28, 2011

Beto Cavaleiro disputa Copa Montana pela equipe Hanier-Vogel


Piloto está nas categorias de base da Stock Car desde 2006 e fará sua estreia na categoria das picapes em 2011

O piloto Beto Cavaleiro disputará a temporada deste ano da Copa Montana pela equipe Hanier-Vogel. Depois de disputar as categorias de base da Stock Car desde 2006, como Stock Junior, Copa Vicar, Light e Mini Challenge, o paulista encara agora o desafio das picapes da nova divisão de acesso à Copa Caixa, criada no ano passado com a fusão da Pick Up Racing e Stock Light.

"Estou muito contente com este importante passo em minha carreira. A equipe Vogel é uma das mais estruturadas da Copa Montana e tenho certeza de que vou evoluir bastante neste ano trabalhando com um preparador tão experiente como o Mauro (Vogel)", diz Cavaleiro.

No ano passado, o piloto fez a temporada completa do Mini Challenge e agora pretende iniciar uma sequência de bons anos que o levem para a categoria principal.

"Depois de algumas vivências que tive no início de minha carreira, hoje sei que a experiência da equipe é fundamental para ajudar na evolução do piloto. Tenho que agradecer a Deus por esta chance em uma equipe de ponta, sem ele não estaria em um evento tão importante quanto a Stock Car. Meu objetivo é me estabelecer como piloto de ponta e estar na Copa Caixa dentro de um prazo de três anos", avalia o piloto.

A parceria com a Hanier também foi destacada por Cavaleiro - no final do ano passado, ele, Eduardo Leite e Lucas Finger integraram o time das 500 Milhas de Kart Granja Viana. O kart da Hanier foi um dos destaques da prova, chegando na quarta colocação entre 60 inscritos. "Estamos iniciando um projeto de longo prazo, estamos bastante otimistas para este primeiro ano", avalia Beto.

A chegada de Cavaleiro na Copa Montana foi destacada pelo seu novo chefe de equipe, Mauro Vogel. "Estamos muito satisfeitos em contar com ele em nosso time e tenho certeza de que poderemos ser bastante competitivos nesta temporada, mesmo sabendo que será o primeiro ano dele e que a Copa Montana é extremamente competitiva", avalia Mauro.

A temporada 2011 da Stock Car começa no dia 20 de março.

Fonte: RF1 Jornalismo

Bruna Tomaselli estreia na categoria Júnior no Super Kart Brasil


Catarinense já se mostrou competitiva nos treinos

A catarinense Bruna Tomaselli (Mormaii / Bruna Malhas / JZ Racing / KartPress) terá um final de semana agitado. A piloto disputará sua primeira corrida na categoria Júnior. O palco escolhido foi o lendário kartódromo de Interlagos, em São Paulo, que recebe a segunda edição do Super Kart Brasil.

Tomaselli se mostrou competitiva já nos treinos. O chefe de equipe da JZ Racing, José Nascimento, acredita que a piloto terá condições de lutar por um bom resultado. "Ela se mostrou muito rápida desde os treinos que fizemos na última semana. Nesta semana, ela voltou a ter um bom desempenho. Acredito que temos chances de conquistar um bom resultado", disse Nascimento.

A estreia na categoria Júnior será em grande estilo. A corrida será disputada no Kartódromo de Interlagos, considerado um dos mais importantes circuitos do kart nacional e até mesmo mundial. "Correr em Interlagos empolga. Estou muito contente em disputar uma corrida aqui", disse a catarinense, que irá outras vezes ao circuito, já que o Campeonato Brasileiro da modalidade será disputado na pista paulista em 2011. "Até julho, mês do Campeonato Brasileiro, disputaremos mais provas aqui", disse Nascimento.

Em 2010, Tomaselli foi um dos grandes destaques no Campeonato Sul-Americano de Kart, conquistando a quinta posição. "Poderíamos ter vencido lá. Tivemos um toque, que me tirou as chances de conquistar o título. Estou motivada para estrear na categoria Júnior", disse a catarinense, que está no penúltimo degrau do kart brasileiro. "O próximo passo é a categoria Graduados, que é a principal. Vamos nos concentrar este ano, para fazer uma boa temporada na categoria Júnior", disse Nascimento.

O Super Kart Brasil terá quatro corridas, sendo duas no sábado e duas no domingo. "Será uma maratona", finalizou Tomaselli.

Fonte: KartPress Assessoria Esportiva - José Barone
Foto: Mario Ferreira

Imagem do dia: Ferrari apresenta o modelo F150 para a temporada 2011 do Mundial de F1


A Ferrari foi a primeira equipe a apresentar seu carro para a temporada 2011 da Fórmula 1. O modelo F150 foi exibido em Maranello, na manhã desta sexta-feira.

Foto: Ferrari

quinta-feira, janeiro 27, 2011

Felipe Drugovich começa ano disputando duas categorias no Super Kart Brasil


A temporada do kartismo brasileiro começa mais cedo em 2011 e no próximo final de semana (29 e 30), no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo, o Super Kart Brasil dá a largada para uma temporada repleta de corridas e de campeonatos. Fruto do trabalho de sete dos maiores nomes do kartismo brasileiro, a competição terá quatro baterias entre o sábado e o domingo e o piloto que somar mais pontos será o campeão.

Felipe Drugovich (Drugovich/ Diesel Technic) será um dos pilotos presentes, competindo em duas categorias, a Cadete e a Super Cadete. Dono de grandes resultados e atuações em 2010, que lhe renderam, por exemplo, o vice-campeonato da Cadete no Sul-Brasileiro – mesmo tendo corrido apenas quatro das seis corridas realizadas – Felipe chegará confiante a Interlagos, onde correrá pela primeira vez em sua carreira.

O piloto paranaense – que reside em Maringá – treinou em Interlagos e já teve seus primeiros contatos com a lendária pista, que revelou os grandes nomes brasileiros no automobilismo mundial. “O Felipe se familiarizou bem com o traçado, que todos sabemos ser bastante seletivo, e estamos bastante otimistas quanto ao início da temporada”, aponta Claudio Drugovich, tio de Felipe e irmão de Júnior Drugovich, bicampeão brasileiro da Fórmula Truck.

O piloto apoiado pela Drugovich e Diesel Technic teve, da mesma forma, belas atuações no Campeonato Sul-Americano de 2010, realizado no Kartódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul. Competindo pela categoria Cadete,Felipe Drugovich esteve sempre entre os primeiros nos treinos oficiais e finalizou a competição na 6ª posição dentre 28 competidores. “Ele esteve sempre em evolução durante todo o ano passado, seja na Cadete ou na Super Cadete, e podemos dizer que as perspectivas para 2011 são as melhores possíveis”, finaliza Claudio Drugovich.

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Mega Kart inicia temporada 2011 com vitória em Guaratinguetá


O início da temporada 2011 para a Mega Kart, fabricante de chassis e componentes para o kartismo brasileiro, começou da mesma forma que terminou o ano passado, ou seja, com vitória no Kartódromo de Guaratinguetá, interior de São Paulo.

E se o final de 2010 viu a segunda vitória da Mega Kart nas 3 Horas de Guaratinguetá, desta vez a comemoração se deu em uma prova que marcou o recorde de participantes em uma única corrida no kartódromo paulista. Oscar Alves Neto, a bordo do chassi Mega X, venceu as duas baterias da Copa Verão, que reuniu o excelente grid de 35 competidores.

Com preparação da Cuca Racing, Oscar Alves Neto destacou-se também pela vitória na segunda bateria, quando os oito primeiros colocados da bateria anterior largaram de forma invertida. Desta forma, Alves partiu da 8ª posição para a vitória.

A Copa Verão permitiu também que a Mega Kart iniciasse a utilização do novo motor Honda GX390 T2, propulsor que lhe proporcionou ótimo desempenho na luta pelas vitórias.

Começamos a temporada da mesma forma que vivemos o ano passado, ou seja, com vitórias, que consagraram mais uma vez o nosso equipamento e o Oscar e a Cuca Racing”, apontam Waldíbio Ferraz e Marcos Ferreira, diretores da Mega Kart. “É uma ótima forma de começar o ano e certamente repetiremos durante todo 2011 o sucesso desta abertura e o do ano passado”, finalizam.

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Kartódromo de Farroupilha será o palco do Festival AMILKS


O AMIL Kart Show, evento idealizado por Leandro Argenta e Mauro Rodeghiero, apresenta a lista de inscritos no Festival AMILKS, que acontecerá neste domingo (30), em Farroupilha (RS). A programação do Festival terá início às 13hs, estendo-se pelo decorrer da tarde, com a realização de um total de dez baterias, que definirão os campeões das cinco categorias em disputa.

A equipe Mittag Kart - responsável pelo fornecimento dos equipamentos - promete um serviço de excelência e tudo já está preparado para o evento”, comenta Mauro.

O Festival AMILKS contará com filmagem profissional, feita pela In Line Produtora, com apresentação no programa Curva do S, do Speed Channel. Essa novidade só foi possível graças aos patrocinadores que apoiaram a ideia: Speed Pneus, Segurança Vêneto, EVC Escola de Vigilantes Caxias, LIXO ZEN, Hilpa Plásticos e Propek Produtos Químicos.

Neste Festival AMILKS vamos implementar, ainda, a cobertura on line via Twitter, pela tag #AMILKS, nos perfis @amilkartshow e @wafracing”, encerra Leandro Argenta.

Visite o site www.amilkartshow.com.br e confira todas as notícias sobre o campeonato no Velopark em 2011, dicas gerais e eventos extras. Para quaisquer dúvidas, liguem para (51) 9843.7733 com Mauro, ou (51) 9393.3632 com Leandro.

Festival AMILKS - Farroupilha - Lista de inscritos

Categoria DESAFIO
Felipe Betti
Luciano Gomes
Fernando Wortmann
Rafael Mohr
Luiz Sérgio Vargas
Maurobala Rodeghiero
Luiz Fernando Vargas
Rômulo Magalhães
Márcio Ramos
Guto Germano
Adriano Carboni
Edil Paes

Categoria MASTER
Gilson Azevedo
Alan Pecchio
Rogério Rocha
Dorian Borges
Vinícius Souza
Rogério Bortoncello
Henrique de Conto
Tiago Boz
Luciano Vargas
Fabrício Pasinatto
Alex Dias
Luiz Sena

Categoria TRUCK
Jeferson Prigol
Jorge Sander
Luciano (Gringo)
Maurício Otoni
Tales Heredia
Cristiano Bandeira
Isaias da Costa Vargas
Maurício David
Paulo C. Euzébio
Gilson Azevedo
Luis H. Baginski
Ayrton Jesse

Categoria NOVATOS
Leandro Argenta
Felipe Cervo
Vinícius Mezzari
Ciro Sartório
Diego Treviso
Filipe Macedo
Cássio Reis
Eduardo Guimarães
Felipe Faviero
Rodrigo Roos
Luciano Tavares da Silva

Categoria SPRINTER
Nívio Trevisol
Pedro Trevisol
Luis Castilhos
Yuri Piacentini
Luciano Zambeledetti
Bruno Fraga
Valdori da Rosa
Joelson de Sena
Flávio Martins
Cristian Schwartz
Leonardo Paludo

Fonte: AMIL Kart Show

Fittipaldi busca o bicampeonato das 24 Horas de Daytona neste final de semana


Brasileiro vai disputar a prova pela equipe Action Express, atual campeã. Grid será definido nesta quinta-feira

O brasileiro Christian Fittipaldi, vencedor das 24 Horas de Daytona em 2004, inicia nesta quinta-feira (dia 27) a briga por seu segundo título na tradicional prova de endurance, que abre o calendário da categoria Grand-Am nos Estados Unidos. Ao lado dos companheiros Max Papis, João Barbosa, Terry Borcheller e JC France, Fittipaldi participa dos treinos oficiais e do classificatório para a prova, que terá sua largada no sábado (29) às 18h30 (de Brasília).

Os pilotos defenderão a equipe Action Express, atual campeã, com o Porsche/Riley de número 9 na categoria DP (Daytona Prototype). No início do mês, Fittipaldi participou dos testes coletivos para a 49ª edição da corrida e ficou muito satisfeito com a performance do carro, especialmente em condições de corrida.

"De todas as vezes que corri em Daytona, acho que esta é a vez que terei a equipe mais sólida. Todos já venceram ao menos uma vez a prova, a equipe ganhou em 2010 em sua estreia e temos bastante experiência", declarou o piloto, que embarcou na última segunda-feira (24) para os Estados Unidos.

"Não temos o carro mais rápido, porém acredito que temos chances de largar entre os seis ou oito primeiros. Mas, em uma corrida tão longa como esta, não estamos tão preocupados com isso. O importante é que nos testes o carro demonstrou uma boa constância e ritmo rápido, principalmente com pneus velhos, o que é essencial para a corrida", continuou Fittipaldi.

"Vai ser uma prova muito disputada e acredito que teremos ao menos uns dez carros muito competitivos", completou o piloto, que na vitória de 2004 também correu ao lado de Borcheller. O norte-americano também participou da conquista da equipe Action Express no ano passado, assim como o português João Barbosa. Já o italiano Max Papis venceu Daytona em 2002.

Quarenta e nove carros (17 da categoria DP e 32 da GT) estão inscritos para a prova. O Canal Speed (28 SKY / 97 NET) transmitirá o evento para o Brasil a partir das 18 horas de sábado.

Único brasileiro a competir nas três principais categorias do mundo (F-1, F-Indy e NASCAR), Fittipaldi já disputou as 24 Horas de Daytona em cinco oportunidades no circuito misto de Daytona Beach (com extensão de 3,56 milhas - cerca de 5,7 km - e 12 curvas).

Confira a programação para a 49ª edição das 24 Horas de Daytona (Horário de Brasília - 3 horas a mais que o horário local):

Quinta, dia 27
13 às 14h30 - Treino Livre
16h30 às 17h30 - Treino Livre
18h45 às 19h00 - Classificatório Categoria DP
21h30 às 23h30 - Treino Livre

Sexta, dia 28
12 às 12h45 - Treino Livre
14 às 15h00 - Treino Livre

Sábado, dia 29
18h30 - Largada

Fonte: FGCom - Fernanda Gonçalves
Crédito da Foto: Chris Jessup

Super Kart Brasil será estreia de João Archer na Graduados


Com alguns anos de experiência no kartismo, onde já passou pelas categorias Cadete, Júnior Menor e, mais recentemente, Júnior, o piloto mineiro João Pedro Archer (SF Engrenagens / Tokyo Tratores / Alan Motorsport) dará início no próximo final de semana a mais um passo em sua carreira.

Pela categoria Graduados o competidor da cidade de Belo Horizonte terá o seu primeiro desafio do ano. A competição escolhida foi o Super Kart Brasil, que terá vez no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, zona sul da cidade de São Paulo. Naquela pista, que já presenciou todos os ídolos do automobilismo brasileiro em ação, Archer espera começar com o pé direito mais uma temporada de vitórias.

Na temporada de 2010 o piloto iniciou o ano com a vitória no GP Brasil de Kart, disputado no mês de março, e encerrou o ano no mesmo lugar mais alto do pódio, com a vitória nas 6 Horas de Kart da Aldeia. Durante toda a temporada ele venceu várias provas e esteve disputando o título de todos os campeonatos em que participou.

Para 2011, entretanto, o desafio será diferente. O piloto terá pela frente a categoria Graduados, a principal e mais veloz do kartismo no país. Para conseguir ser competitivo Archer pretende treinar muito e cumprir um rigoroso programa de treinamento físico, capaz de lhe deixar com condições musculares similares a de seus concorrentes, em sua maioria mais velhos.

A programação deste final de semana começou para João Pedro na manhã desta quarta-feira, com os treinos livres em Interlagos, mesmo cronograma que será seguido na quinta e sexta-feira. No sábado acontecem a primeira tomada de tempos e as duas corridas iniciais e, no domingo, serão realizadas mais uma tomada de tempos e a terceira e quarta corridas do final de semana.

Sou competidor de kart há alguns anos e chegar na categoria Graduados significa estar no top da modalidade. Vencer corridas nesta classe significa ser o melhor da pista com os karts mais velozes da competição. Quero muito me destacar e vou treinar muito para isso. O Super Kart Brasil é uma competição nova, mas que traz em seu DNA a experiência de sete dos maiores nomes do kartismo atual. Espero fazer uma boa competição e, quem sabe, lutar pelas primeiras posições já nesta corrida inaugural”, encerrou o piloto que completará 15 anos no sábado.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Ferrari marca data para chegada do novo brasileiro da equipe


Campeão da Fórmula Future Fiat viaja no fim de fevereiro; organização divulga calendário

O piloto Nicolas Costa, primeiro campeão da Fórmula Future Fiat, se apresentará à Ferrari Drivers Academy no final de fevereiro. Responsável pelo programa de desenvolvimento de jovens promessas mantido pela equipe italiana, Luca Baldisserri informou aos representantes da modalidade de base idealizada por Felipe Massa que o carioca de 19 anos inicialmente passará por avaliação de suas condições médicas e físicas, antes de ser submetido a testes nos simuladores da Fórmula Abarth e da Fórmula 3.

Nicolas conquistou o título em dezembro último pela diferença mínima de um ponto sobre o gaúcho Francisco Alfaya. Possivelmente em princípios de março, Nicolas fará o primeiro teste na Fórmula Abarth, categoria em que correrá nesta temporada também como parte da premiação oferecida pelo Racing Festival. Ele defenderá a CRAM Competition, equipe por onde Massa se sagrou campeão europeu e italiano de Fórmula Renault em 2000.

Nesta semana, a RM Events - empresa organizadora do Racing Festival - fechou o calendário de seu segundo ano. A Fórmula Future Fiat e o Trofeo Linea continuarão com 12 corridas dividas em seis rodadas duplas. A primeira está marcada para o período de 25 a 27 de março em Londrina e os campeonatos serão encerrados em 30 de outubro no Velopark, em Nova Santa Rosa (Rio Grande do Sul).

A prova de rua na área do sambódromo de Florianópolis, que seria uma das novidades da temporada, deverá ficar para 2012. "Nossa intenção era realizá-la em junho, mas, em conjunto com a prefeitura da cidade e o governo do Estado de Santa Catarina, concluímos que não haveria tempo hábil para montar a infra-estrutura necessária. Por isso, achamos melhor adiá-la para o ano que vem", justificou Titonio Massa, executivo da RM Events.

Titonio adiantou ainda uma alteração no formato das rodadas duplas. Uma das provas da Fórmula Future Fiat será antecipada para os sábados, enquanto o Trofeo Linea - que novamente atrairá os nomes mais importantes das séries de turismo nacionais - manterá as duas corridas no domingo. "A ideia é concentrar a programação num espaço menor de tempo e permitir que as famílias ainda possam almoçar em casa depois de sair dos autódromos", explicou.

O dirigente está otimista quanto ao incremento do grid da Fórmula Future Fiat, que apresentou a média em torno de 10 carros em 2010. "Temos recebido diversas consultas neste início de ano. Acredito que poderemos reunir algo perto de 15 pilotos", disse Titonio. O Trofeo Linea vai ampliar a quantidade de participantes de 22 para 26 carros em virtude do interesse que o sucesso do primeiro campeonato despertou.

O calendário 2011 do Racing Festival:

25/26/27-03 - Londrina
06/07/08-05 - São Paulo
10/11/12-06 - Brasília
12/13/14-08 - São Paulo
23/24/25-09 - Curitiba
28/29/30-10 - Velopark (RS)

Fonte: MF2 Serviços Jornalísticos Ltda - Márcio Fonseca
Foto: Carsten Horst/MF2

Divulgado o regulamento da Copa São Paulo Light 2011


A categoria Mirim é a classe de entrada da Copa São Paulo Light

Um dos grandes atrativos da competição será a premiação de R$ 50 mil para as equipes

Na última sexta-feira, dia 21, a Federação de Automobilismo de São Paulo - FASP, juntamente com os clubes que compõe o departamento de kart da entidade divulgaram os regulamentos desportivo e técnico da Copa São Paulo Light de Kart 2011.

A competição, que tornou-se tradicional no calendário do kartismo em São Paulo, terá em 2011 a sua nona temporada e trará algumas novidades que prometem agitar o kartismo da maior região metropolitana brasileira. Em 2010 o campeonato contou com a participação de 324 pilotos separados em nove categorias.

As inovações para 2011 começam com uma considerável premiação para as equipes. Serão distribuídos R$ 50 mil para os times, além da criação da categoria Super Cadete e duas corridas no Kartódromo de Interlagos.

Os clubes organizadores da competição junto à RBC e o Kartódromo Aldeia da Serra premiarão os times com uma quantia total de R$ 50 mil. Este valor será dividido em dois prêmios de R$ 25 mil sendo o primeiro destinado ao primeiro semestre e, o segundo, para o segundo semestre. Todos os times inscritos no campeonato terão chances de participar sendo que, quanto mais pilotos uma equipe tiver, mais chances terá de ganhar.

Outra novidade importante é a chegada da categoria Super Cadete. Nos mesmos moldes de motores sorteados a RBC traz para o Light esta nova classe que foi homologada em 2010 pela CBA e está reunindo pilotos que anteriormente só poderiam competir na Cadete ou Júnior Menor.

A terceira e última novidade será, na verdade, o atendimento a um pedido de vários pais, pilotos e chefes de equipe. As etapas de abril e setembro do Campeonato serão disputadas no tradicional Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, Zona Sul da capital paulista.

Os pilotos terão ainda os diferenciais que já faziam parte do Light nos últimos anos e que sempre atraíram competidores de várias partes do país como a grande competitividade dos motores sorteados, os atrativos preços de participação e as vagas para a disputa do Grande Prêmio RBC de Kart que, novamente, deverá distribuir quase R$ 200 mil em prêmios na corrida marcada para o dia 04 de dezembro.

Confira abaixo o calendário oficial do Light 2011:

1ª Etapa – 12 de fevereiro – Aldeia da Serra
2ª Etapa – 26 de março – Aldeia da Serra
3ª Etapa – 16 de abril – Interlagos
4ª Etapa – 14 de maio – Aldeia da Serra
5ª Etapa – 11 de junho – Aldeia da Serra
6ª Etapa – 20 de agosto – Aldeia da Serra
7ª Etapa – 10 de setembro – Interlagos
8ª Etapa – 1º de outubro – Aldeia da Serra
9ª Etapa – 5 de novembro – Aldeia da Serra
10ª Etapa – 3 de dezembro – Aldeia da Serra

Grande Prêmio RBC – 04 de dezembro – Aldeia da Serra

Os regulamentos desportivo e técnico da competição já estão disponíveis para consulta e download no site da RBC Preparações, através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br, na sessão específica da Copa São Paulo Light.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

terça-feira, janeiro 25, 2011

Bruno Bertoncello estreia na 125cc competindo no Super Kart Brasil


Campeão Sul-Americano e dono de muitas vitórias e boas atuações em 2010, o gaúcho Bruno Bertoncello (Targh 400/ MG Pneus/ Floricultura Verdes Cores/ GH Digital/ Techspeed) começará a atual temporada em grande estilo. No próximo final de semana (29 e 30) o piloto de Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul, competirá no famoso Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na segunda edição do Super Kart Brasil.

Bruno, que até 2010 competia na categoria Cadete, dará um grande salto e disputará o Super Kart Brasil – evento organizado pelos sete principais nomes do kartismo brasileiro em atividade – na categoria Júnior. Esta será a primeira corrida de Bertoncello com um kart que utiliza motor de 125cc, mas o piloto já se mostra bastante confiante em enfrentar este novo desafio. “Estive treinando na semana passada, fui bem e estou tranqüilo para minha estreia com motores de 125cc”, avisa o piloto.

Em 2011 Bruno Bertoncello deverá competir na categoria Júnior Menor, mas especialmente no Super Kart Brasil – por força de regulamento – terá que disputar as corridas na Júnior, quando enfrentará pilotos mais experientes e que normalmente competem em uma categoria acima da sua. “Estou muito contente por poder andar com motores de 125cc. É muito bom. Me adaptei bem e espero terminar esta edição do SKB entre os cinco primeiros”, aposta o jovem piloto. “Sei que será muito difícil, pois a maioria de meus adversários tem mais experiência. Mas ainda assim estou confiante”, emenda o piloto Targh 400/ MG Pneus/ Floricultura Verdes Cores/ GH Digital/ Techspeed.

Bruno Bertoncello já está no Kartódromo de Interlagos, onde hoje iniciou os treinos para a disputa do Super Kart Brasil indo à pista utilizando-se de uma configuração semelhante à de um piloto da categoria Graduados no que diz respeito a motor e peso.

Em 2011 Bruno Bertoncello espera repetir o sucesso que teve na temporada passada. “Mesmo na Júnior Menor, minha categoria normalmente, sei que terei muitos desafios em 2011. Mas estou me preparando bem para enfrentar as dificuldades e espero terminar a temporada com resultados muito positivos”, finaliza o piloto.

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer

F-Minas e Campeonato Mineiro serão preparatórios para o Brasileiro de Kart


RBC Racing atrairá as atenções do kartismo nacional em 2011

Depois da divulgação do GP Nacional de Kart, que será disputado na cidade de Vespasiano, na última semana de fevereiro, a Federação Mineira de Automobilismo - FMA, soltou nesta terça-feira (25) mais dois eventos que irão movimentar o kartismo no estado de Minas Gerais.

A pista do Kartódromo RBC Racing, que sediará no mês de julho o Brasileiro das categorias “maiores”, será a sede do Campeonato Mineiro e da Fórmula Minas de Kart 2011. Até o Brasileiro serão disputadas seis provas na pista da região metropolitana de Belo Horizonte. Os concorrentes de todo o país poderão se preparar amplamente para a disputa da principal competição de kart no Brasil.

F-Minas - Motores Próprios e Regulamento do Brasileiro

Nos meses de fevereiro, abril e junho o Kartódromo RBC Racing sediará as três etapas do evento denominado Fórmula Minas de Kart. A competição terá como principal objetivo auxiliar os pilotos e equipes na preparação para o Campeonato Brasileiro.

A inscrição para cada etapa será de R$ 250,00 para as classes Mirim e Cadete e, R$ 400,00 para as demais. Vale ressaltar que os pilotos que optarem por adquirir o pacote completo do Campeonato Mineiro de Kart terão a isenção total da taxa de inscrição para a F-Minas.

Estarão em disputa na F-Minas 2011 as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Sprinter (Júnior, Novatos e Graduados), Super Master (Sênior “B” e Super Sênior), Sênior “A” e Super 400. Os campeões serão os pilotos que somarem mais pontos nas três etapas, sem descarte.

As categorias Mirim e Cadete participarão do evento com motores sorteados, enquanto que as demais seguirão na íntegra o regulamento nacional de kart, de forma a permitir que todos se preparem com um equipamento semelhante ao que será usado no Brasileiro.

Campeonato Mineiro de Kart - Motores Sorteados e Pacote de Incentivos

Assim como tem feito nos últimos anos, a FMA e a RBC Preparações de Motores realizarão o Mineiro de Kart 2011. O evento será composto por sete rodadas duplas que contemplarão 14 corridas ao longo da temporada.

Estarão na disputa do Mineiro as categorias Mirim, Cadete, Júnior Menor, Sprinter (Júnior, Novatos e Graduados), Super Master (Sênior “B” e Super Sênior), Sênior “A” e F-400. Todas as categorias competirão com motores sorteados.

Com vistas a oferecer uma forma de participação mais barata para todos os pilotos, a FMA e a RBC criaram um pacote onde, o piloto fazendo a inscrição para todas as etapas da temporada, terá desconto de até 30%. Fora isso, fazendo sua adesão a este pacote, o competidor poderá fazer o pagamento em até 10 parcelas mensais e terá, ainda, a inscrição gratuita nas etapas da F-Minas de Kart.

Kart Social

Com o objetivo de proporcionar uma relação entre o esportivo e o social, os pilotos da F-Minas e do Campeonato Mineiro deverão fazer doações de alimentos no ato de suas inscrições. Será arrecadado de cada competidor um kit composto por uma lata de leite em pó, um pacote de feijão e um pacote de arroz que, a cada rodada, serão entregues a instituições filantrópicas das cidades de Vespasiano e região.

A FMA criou um calendário em 2011 que terá 10 eventos de kart estaduais além do GP Nacional e do Campeonato Brasileiro. Teremos uma temporada bastante intensa, onde esperamos contar com a presença de equipes dos quatro cantos do país. Criamos uma forma de participação atrativa e barata para os pilotos participarem de todos os eventos e, principalmente, praticarem o automobilismo durante todo o ano. Nosso Estado está de portões abertos para todos e, certamente, teremos um ano de grandes competições”, comentou Pedro Sereno, presidente da FMA.

Calendário Geral

Fevereiro
05 – Fórmula Minas (RBC Racing)
23 a 26 – GP Nacional (RBC Racing)

Março
19 – Mineiro (RBC Racing)

Abril
09 – Fórmula Minas (RBC Racing)

Maio
07 – Mineiro (RBC Racing)

Junho
18 – Fórmula Minas (RBC Racing)

Julho
30 – Brasileiro [Graduados|Sênior “A” e “B”|S. Sênior|Sudam Jr.|F-4] (RBC Racing)

Agosto
27 – Mineiro (RBC Racing)

Setembro
24 – Mineiro (RBC Racing)

Outubro
22 – Mineiro (Ipatinga - Kartódromo Emerson Fittipaldi)

Novembro
19 – Mineiro (RBC Racing)

Dezembro
10 – Mineiro (RBC Racing)

O regulamento geral de ambas as competições já estão disponíveis para consulta e download no site da RBC Preparações através do endereço www.rbcpreparacoes.com.br, ou no próprio site da FMA - www.fma.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Luiz Felipe Branquinho disputará o Super Kart Brasil em Interlagos


No próximo final de semana todos os holofotes do kartismo nacional estarão voltados para o Kartódromo de Interlagos, em São Paulo, onde será disputada a primeira competição oficial do kartismo brasileiro em 2011.

Nos dias 28, 29 e 30 de janeiro a pista paulistana receberá a segunda edição do Super Kart Brasil. O evento, idealizado por sete dos mais premiados kartistas da atualidade, chega com programação diferenciada e terá suas provas agrupadas à abertura do Campeonato Paulista de Kart 2011.

Um dos competidores que fará a sua estreia no tradicional Kartódromo Ayrton Senna será o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Petroball Combustíveis / Medcomerce / SR Racing). Com 11 anos ele já disputou as principais competições do kartismo nos últimos anos, mas ainda não teve a oportunidade de competir naquele traçado. Branquinho participará do evento na categoria Super Cadete, classe que utiliza chassis da Cadete e motores de 125cc.

A pista, indicada por muitos como uma das mais técnicas do Brasil, estava ultimamente recebendo apenas baterias de kart amador. Mas com a marcação do Super Kart Brasil para o espaço, desde os primeiros dias do ano pilotos e equipes de várias partes do país já se preparam para as disputas.

A programação oficial do Super Kart Brasil tem em seu cronograma treinos livres na quinta e na sexta-feira, tomada de tempos e as duas primeiras corridas no sábado e, no domingo, mais uma sessão classificatória e a terceira e quarta corridas.

Flórida Winter Tour - Experiência para o currículo

Na noite desta terça-feira Luiz Felipe e sua família retornam ao país após a participação do piloto na primeira etapa do Florida Winter Tour, nos Estados Unidos. O torneio de inverno, realizado em 2011 pelo 13º ano, teve as disputas da primeira e segunda etapas no último final de semana e Branquinho defendeu as cores do Brasil a bordo de um chassis Tony Kart com motores Rotax. A corrida foi disputada no circuito Orlando Kart Center, na cidade de mesmo nome.

Competindo na categoria Mini Max, Branquinho se desenvolveu muito desde o início do evento. A cada entrada na pista seus tempos eram menores e, com isso, sua perspectiva de conseguir melhores posições cada vez aumentava mais.

Na primeira etapa, disputada no sábado, dia 22, o piloto conseguiu finalizar a Pré-Final na 11ª posição e, após belas disputas de posição, encerrou a prova Final no sétimo lugar. No domingo, após o 23º tempo na classificação, Branquinho largou bem na Pré-Final e já figurava na 12ª posição quando, em um toque, acabou rodando e caindo para a última posição. Desapontado o piloto ainda terminou a corrida, porém, no 33º lugar, posição que ele ocupou na largada da Final. Nesta decisiva prova, após uma boa largada, o piloto foi escalando o pelotão com muita garra e, ao final das 14 voltas ele terminou no 19º lugar.

A participação do Luiz Felipe nesta primeira etapa do FWT foi muito boa. Ele adquiriu grande maturidade e estar em um evento com quase 400 pilotos mexe com a cabeça de qualquer um. Acho que nosso kartismo aqui no país tem coisas melhores e coisas a aprender com os americanos, mas em linhas gerais, fiquei satisfeito com o desempenho do Luiz Felipe”, contou Luiz Eduardo, pai do piloto.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

domingo, janeiro 23, 2011

Invicto, Lucas Foresti conquista o F-3 Brazil Open


Após quatro corridas e o domínio absoluto em todas as provas e tomada de tempos o piloto brasiliense Lucas Foresti (RADIEX) conquistou na manhã deste domingo (23), no autódromo de Interlagos, São Paulo, o título do F-3 Brazil Open 2011.

A competição, criada no ano passado, reuniu neste ano três concorrentes que disputarão o Campeonato Britânico de F-3, um que disputará o Campeonato Italiano da modalidade e os demais que pretendem disputar o Campeonato Sul-Americano.

Foresti, em um dos carros da equipe Cesário Fórmula, foi superior durante todo o final de semana. Após fazer a pole-position o piloto venceu as três primeiras corridas, realizadas na tarde de sexta e, as outras duas ontem, conquistando inclusive a melhor volta da prova em todas as ocasiões.

Hoje, na última e decisiva bateria, o representante da RADIEX mais uma vez mostrou o excelente momento em que atravessa na sua carreira. Após largar da pole-position o piloto não tomou conhecimento de seus concorrentes e, volta a volta, abriu uma confortável vantagem que o levou, com segurança, até a conquista do título. Yann Cunha, também de Brasília, ficou com o vice-campeonato e Victor Guerin, com a terceira posição.

Não tenho palavras para descrever a minha alegria. A corrida de hoje foi tranquila. O carro estava bom e, após a largada, consegui me aproveitar que meus concorrentes brigavam pelo segundo lugar e abri bastante. Porém, a quatro voltas para o final, a embreagem de meu carro começou a patinar me forçando a diminuir o ritmo. Ainda bem que estava bastante à frente e consegui administrar. Estou muito feliz porque comecei 2011 conquistando meu primeiro título com a vitória em quatro corridas. Espero que, na Inglaterra, eu consiga um ano também muito bom e, assim, possamos comemorar mais vezes, também na terra da rainha”, finalizou o piloto de 18 anos.

As informações sobre competições, resultados, agenda, notícias e galerias de fotos da carreira de Lucas Foresti podem ser acessadas através da página do piloto na internet. Lá também é possível fazer contato com Foresti por meio de seu mural de recados, acesse: www.lucasforesti.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Flávio Quick

Fortunato fala das expectativas para a temporada na Mini Challenge


Piloto de Joinville dividirá o cockpit com Kreis Jr., de Jaraguá do Sul, na categoria que integra o maior evento de Automobilismo do Brasil

Uma dupla de futuro. Talvez esta seja a melhor descrição para a dupla Catarinense que disputará em 2011 um dos mais empolgantes eventos do automobilismo nacional. Kreis Jr., de Jaraguá do Sul, e Leonardo Fortunado, de Joinville, formarão dupla na pilotagem do Mini Cooper número 71 no Campeonato Brasileiro denominado Mini Challenge Brasil, evento disputado juntamente com a Copa Caixa Stock Car e que arrasta multidões para os autódromos do Brasil.

Kreis já é “velho conhecido” da categoria onde já competiu na extinta Pick Up Racing, atual Copa Montana, além de já ter acelerado por várias temporadas na também extinta Copa Renault Clio. Já Leonardo Fortunato começa agora suas participações em eventos nacionais de automobilismo. “Ao contrário do Kreis, eu sou praticamente novato em Automobilismo, visto que em 2010 fiz meu primeiro campeonato completo, que foi a Copa Pinhais, Campeonato de Marcas e Pilotos disputado no Autódromo de Curitiba, pela categoria B, um campeonato regional”, afirma o joinvilense que estreou com vitória em sua primeira corrida e terminou o campeonato como vice-campeão.

Antes de estrear nas categorias de turismo do automobilismo, Fortunato já praticava outro esporte de velocidade que também exige muito reflexo e perícia do piloto, o kart. Correu de 96 a 98, sendo campeão joinvilense em 96 e 98 e campeão do Serra/Ilha em 97. Em 98 veio o convite para fazer testes na Fórmula Opel Europeia. O teste lhe valeu o convite para disputar uma temporada completa. “Era uma época em que eu concluía meus estudos e acabei optando pela formação, assim deixei a carreira no automobilismo para depois”, relembra o piloto, que é Engenheiro Civil, e desde então não havia mais pisado em um autódromo.

Sobre suas expectativas na sua estreia na Mini Challenge, Fortunato mostra-se empolgado. “Estou com uma expectativa bem grande para correr numa competição nacional. Imagino que fazer em dupla vai ser positivo porque o Kreis será uma boa referência. Espero aprender com ele, para evoluir rápido e chegar num nível competitivo o quanto antes possível”, afirma.

A tarefa, no entanto, não será fácil. Grande parte do grid será formado pelos pilotos que disputaram o campeonato ano passado, inclusive o campeão, o baiano Patrick Gonçalves, que permanecerá na categoria.

O Campeonato da Mini Challenge Brasil coloca na pista os belos carros Mini John Cooper Works Challenge, carros desenvolvidos para competição que rodam com pneus slick, suspensões recalibradas e motores de 211cv, preparados para competição. Estes carros são desenvolvidos a partir do compacto de alto padrão Mini Cooper, da montadora inglesa Mini, marca do Grupo alemão BMW. A categoria, sucesso na Europa, estreou no Brasil em 2010 e terá em 2011 a transmissão pelos canais Rede TV!, Speed Channel e pela internet pelo Race TV. Caso queira acompanhar o piloto Leonardo Fortunato no Twitter, o endereço é @lsfortunato.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Claudio Hreczuck
Foto: Fernanda Freixosa/Vicar/Stock Car

sábado, janeiro 22, 2011

Lucas Foresti faz a pole e vence a primeira prova do F-3 Brazil Open


Começou muito bem a edição 2011 do F-3 Brazil Open para o piloto brasiliense Lucas Foresti (RADIEX). A programação da competição, que está sendo realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, teve início na quinta-feira, com duas sessões de treinos livres. Nesta sexta-feira (22) foi disputada a tomada de tempos e a primeira das quatro corridas programadas.

Com o carro #3 da equipe Cesário Fórmula, Lucas colocou em prática tudo o quem vem aprendendo nos dois últimos anos de competição. Pela manhã, com o tempo de 1m31s039, ele conseguiu registrar a pole-position para a corrida inicial.

Momentos antes da largada, porém, o tempo em Interlagos começou a fechar e a indefinição sobre a chuva pairava sobre todos. A pista permaneceu seca e todos largaram com pneus do tipo slick. Foresti, em uma partida conservadora, chegou a ser ultrapassado na primeira perna do “S” do Senna, mas recuperou a ponta logo na segunda perna. Daí por diante ele seguiu abrindo vantagem até a metade da prova. Neste momento começou a chover e a preocupação passou a ser ficar na pista, em um traçado extremamente escorregadio. Com um tipo de condição em que vivenciou muito na última temporada europeia, Foresti conseguiu se manter na pista com os pneus slick, mesmo com uma considerável quantidade de água no traçado e, com mais de 16 segundos de vantagem, recebeu a bandeirada da vitória.

Foi uma corrida muito difícil, principalmente quando começou a chover. Meu carro estava ótimo no seco, mas com o piso molhado, escapava muito. Mesmo assim, conversei com a equipe pelo rádio e optamos por não trocar os pneus. Continuamos na pista e consegui vencer. Esta foi apenas a primeira de quatro provas onde efetivamente o campeão será o vencedor da última prova. Espero continuar andando rápido e melhorar ainda mais o carro para a corrida de domingo”, encerrou o representante da RADIEX.

Todas as atividades oficiais de pista estarão disponíveis, em tempo real, no site de Lucas - www.lucasforesti.com.br. Para conferir acesse a sessão Live-Timing, através do link específico ao lado direito da página.

Programação oficial do F-3 Brazil Open:

Sábado, 22 de janeiro 2011

2ª Prova F-3 BRASIL OPEN - 11:00
3ª Prova F-3 BRASIL OPEN - 14:30

Domingo, 23 de janeiro 2011

Prova Final - F-3 BRASIL OPEN - 10:30

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Flávio Quick e Luca Bassani

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Kartódromo de Pelotas recebe melhorias em sua pista












Desde a última segunda-feira (17), o kartódromo da cidade de Pelotas (RS), localizado na APA (Associação Pelotense de Automobilismo), está passando por uma reforma em sua pista. Visando a recuperação do asfalto do kartódromo, será aplicado em seu traçado uma camada do produto RL1C.

Segundo Rogério Paiva, o responsável pelo kartódromo, as obras de recuperação e reforma da pista devem durar até o mês de fevereiro, quando então o kartódromo retoma suas atividades, em um primeiro momento com o kart de locação - o traçado mais curto -, e em seguida com a abertura para os primeiros treinos da temporada pelo traçado completo.

O Kartódromo de Pelotas recebe, no decorrer do ano, as provas do Campeonato Pelotense de F4, certame que tem reunido ao longo dos anos pilotos que se destacam nas competições estaduais de kart. Além do campeonato citadino, a pista da APA recebe a já tradicional prova de encerramento da temporada do kartismo na cidade, a "3 Horas de Kart de Pelotas". O público que aprecia o esporte motor tem, ainda, a sua disposição, a locação de kart para a disputa de baterias com os amigos.

Campeonato citadino terá novidades em 2011

Ainda sem calendário definido, a edição de 2011 do Campeonato Pelotense de F4, cujo início deverá acontecer entre março e abril, chega com algumas novidades. Apuramos que o certame passa a ser disputado em seis etapas, uma etapa a mais do que no ano anterio. Cada uma das etapas terá 3 baterias.

Equipe APS-Racing volta aos treinos esta semana


A equipe APS-Racing volta aos treinos esta semana visando a preparação para o inicio da temporada 2011 do rali de velocidade. O primeiro desafio da equipe está marcado para o mês de março, em Brasilia (DF), com a disputa da Copa Peugeot de Rali de Velocidade.

A equipe APS-Racing também trabalha na preparação de um carro para a estreia no Marcas e Pilotos paulista em fevereiro, dia 13, no Autódromo de Interlagos (SP), templo do automobilismo nacional e internacional. Alexandre Silva, chefe da equipe e piloto, campeão em 2006 no Marcas paulista, define o campeonato como uma nova opção para quem quer iniciar nas categorias de Turismo, devido ao grande número de carros no grid e disputas bem acirradas durante as provas.

A equipe ainda não definiu o piloto, porém já esta negociando com pretendentes em guiar o carro na temporada 2011. Já no rali de velocidade, o nome do futuro piloto está quase acertado, enquanto que os navegadores serão Leonardo Telles, de Piracicaba (SP) e Alessander Soares, de Caxias do Sul (RS). A equipe que vai atuar na Copa Peugeot também pretende disputar o Paulista de Rali de Velocidade, dependendo do calendário ainda a ser divulgado.

Texto: APS-Racing
Foto: Junior Almeida

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Mineiro Guilherme Silva disputará o F-3 Brazil Open


Neste final de semana, entre os dias 20 e 23 de janeiro, o Autódromo de Interlagos, em São Paulo, receberá o primeiro evento automobilístico da temporada 2011, o F-3 Brazil Open. A competição reunirá os principais pilotos da modalidade no país assim como os novos talentos que irão disputar a temporada 2011 da F-3 Sul-Americana.

Após fazer a sua estreia na categoria no mês de novembro, na preliminar do GP Brasil de F-1, o piloto mineiro Guilherme Silva (Memory One) está mais uma vez de malas prontas para São Paulo. Treinando desde setembro do ano passado, o atleta de 16 anos já acumula uma grande quilometragem de testes com a equipe Hi-Tech Racing e, agora, pretende colocar em prática tudo o que desenvolveu nos últimos meses.

Guilherme teve uma carreira vitoriosa no kart onde conquistou os principais títulos daquela modalidade como o Campeonato Brasileiro, a Copa Brasil, o Campeonato Sul-Brasileiro dentre tantos outros. Após o sucesso por aqui o piloto fez duas temporadas na Europa onde de destacou em competições como o WSK, Campeonato Europeu e o Mundial. Na corrida do GP Brasil, em um grid marcado por concorrentes muito mais experientes, Guilherme largou da quinta posição, chegou a andar em terceiro, mas um pneu furado lhe tirou o pódio naquela oportunidade.

Na última semana Silva esteve novamente em Interlagos. Em dois dias de testes o piloto e sua equipe fizeram vários ajustes e mudanças no “setup” do carro em busca de um ajuste ideal. Sem se preocupar muito com o cronômetro o time comandado pelo engenheiro paranaense Rodrigo Contin preparou o carro para condições de tomada de tempos e corrida, já que ao todo serão quatro provas de 30 minutos.

Estou muito animado para esta competição. Esta será efetivamente a minha primeira temporada em monopostos e me preparei muito para isso. O nosso time venceu o Open no ano passado com o norte-irlandes Willian Buller e, agora, espero conseguir realizar um bom trabalho. Terei na pista concorrentes com grande experiência tanto no Brasil como no exterior, mas acredito que com determinação poderemos crescer muito durante a competição. O título do F-3 Brazil Open sairá somente para o vencedor da corrida de domingo e, assim, teremos a possibilidade de a cada entrada na pista melhorar o desempenho até a prova que determinará o campeão”, explicou o representante da Memory One.

Confira abaixo a programação oficial do F-3 Brazil Open:

Quinta-feira, 20 de janeiro 2011

1º Treino Livre - 10:00 às 10:45
2º Treino Livre - 13:30 às 14:15

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Classificação - 10:30 às 11:05
1ª Prova - 14:45 às 15:15

Sábado, 22 de janeiro 2011

2ª Prova - 11:00 às 11:30
3ª Prova - 14:30 às 15:00

Domingo, 23 de janeiro 2011

Prova Final - 10:30 às 11:00

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

quarta-feira, janeiro 19, 2011

Fast Racing e AGB Preparações presentes no Marcas e Pilotos de SP


A equipe gaúcha Fast Racing esteve em São Paulo, no Autódromo de Interlagos, para participar dos treinos livres do Marcas e Pilotos SP, com seu Chevrolet Celta que sagrou-se campeão no Marcas e Pilotos RS, em 2010.

Com motores fornecidos pela equipe catarinense AGB Preparações, a Fast Racing participará da temporada 2011 do Paulista de Marcas e Pilotos, com a dupla Alexandre Souza e Basilios Eleutheriou.

Confira mais detalhes nessa matéria publicada no site da categoria paulista.

Sinal verde para a temporada 2011 de Lucas Foresti


Após uma temporada com mais de 50 corridas, que teve direito a pódios, vitórias e muita experiência na F-3, GP-3 e Toyota Racing Series, o piloto brasiliense Lucas Foresti (RADIEX) terá neste final de semana o seu primeiro compromisso oficial na temporada 2011.

No tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o piloto disputará a segunda edição do F-3 Brazil Open à bordo do carro #3 da equipe Cesário Fórmula. A competição, que teve em 2010 a sua estreia, foi idealizada pelo ex-manager de Lucas, o experiente piloto Roberto Mourão. Com o ideal de uma competição de verão e com a expectativa de atrair competidores que sofrem com o rigoroso inverno europeu, Mourão uniu sua ideia à realização da prova dos 1.000 km de Interlagos, competição que faz parte das comemorações de aniversário da cidade de São Paulo. No ano passado o título ficou com o norte-irlandes Willian Buller, piloto que também competiu ao lado de Foresti na F-3 Britânica.

Lucas, que disputou sua última competição oficial na segunda quinzena de novembro, no GP de Macau (China), aproveitou o final da temporada para fazer alguns treinos aqui no país. Com o carro da Cesário Fórmula ele andou nos autódromos de Londrina (PR), Campo Grande (MS) e Brasília (DF). Utilizando os mesmos pneus e setup usados na F-3 Britânica o piloto da RADIEX trouxe também o engenheiro inglês Mick Kouros, que o auxiliou nos mais de 3.000 km de testes do final do ano.

Após merecidas férias, desde a semana do natal, Foresti voltou ao cockpit de um F-3 na última semana. No autódromo de Interlagos o piloto participou dos treinos coletivos para o F-3 Brazil Open e, junto às demais equipes da competição, fez dois dias de intensos testes e preparação para a corrida.

Estou muito feliz por voltar a competir. Adoro o meu trabalho e encaro as competições com muita seriedade e determinação. Teremos neste final de semana um excelente evento para abrir a temporada. Serão quatro corridas em uma competição de curta duração, mas, de grande competitividade. Espero conseguir o título e abrir a temporada com o pé direito. Terei vários compromissos nas próximas semanas quando estarei de volta à Inglaterra para finalizar a minha preparação para a temporada 2011 do British F-3 International”, explicou o representante da RADIEX.

Todas as atividades oficiais de pista estarão disponíveis, em tempo real, no site de Lucas - www.lucasforesti.com.br. Para conferir acesse a sessão Live-Timing, através do link específico ao lado direito da página.

Programação oficial do F-3 Brazil Open:

Quinta-feira, 20 de janeiro 2011

1o Treino Livre - 10:00 às 10:45
2o Treino Livre - 13:30 às 14:15

Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Classificação - 10:30 às 11:05
1a Prova - 14:45 às 15:15

Sábado, 22 de janeiro 2011

2a Prova - 11:00 às 11:30
3a Prova - 14:30 às 15:00

Domingo, 23 de janeiro 2011

Prova Final - 10:30 às 11:00

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Luca Bassani

Começo de ano intenso para Miguel Paludo na Nascar


Piloto gaúcho, que fará a temporada completa da Nascar Truck Series em 2011 pela Red Horse Racing, já acelera neste mês nos testes coletivos em Orlando e na corrida "All Star" da Nascar K&N Pro Series na Califórnia

Enquanto o mês de janeiro costuma ser bem tranquilo no automobilismo em geral, os próximos dias serão bastante intensos na agenda de Miguel Paludo (Stemco-Duroline), que neste ano fará a temporada completa da Nascar Truck Series competindo pela experiente equipe Red Horse Racing.

Nos próximos dias 24 e 25, o brasileiro participa da sessão de testes coletivos da Toyota em Orlando, visando os preparativos para a temporada que começa no dia 18 de fevereiro no tradicional circuito de Daytona. Depois, nos dias 28 e 29, o gaúcho volta a acelerar ao participar, em Irwindale Speedway (Califórnia), da corrida "All Star Showdown" da Nascar K&N Pro Series, categoria na qual competiu em sua primeira temporada completa nos Estados Unidos, no ano passado.

"Este começo de ano será da maneira que todo piloto gosta: bastante intenso e com muita atividade em pista. Não vejo a hora de voltar a acelerar o meu Toyota Tundra da Truck Series. Estou ansioso para poder trabalhar estes dois dias com o time em Orlando. No ano passado, também participei dos testes coletivos, mas era o meu primeiro contato com a Nascar. Muita coisa evoluiu desde então, fico contente com o progresso atingido até aqui e espero me entrosar ainda mais com o time depois destes treinos", diz Paludo.

O chefe da equipe Red Horse Racing, Tom De Loach, demonstra confiança no trabalho do brasileiro em 2011. "Miguel é um novato na Truck Series, mas está longe de ser um iniciante em carros de corrida. Nós vimos isso em Homestead, onde ele mostrou ser um piloto competente, calmo e bastante habilidoso", afirma Tom.

O brasileiro, que a partir de 2011 usará o número 7, aproveitará os testes para conhecer melhor seu time - com o qual estreou nas últimas etapas da Truck Series no ano passado, conquistando um top-10 na corrida de Homestead.

"Além do contato com o pessoal técnico, vou aproveitar para testar novos ajustes que já configuramos na oficina durante estes dias: conseguimos aliviar peso em áreas importantes do carro e isso pode nos dar um bom ganho de performance. Além disso, vou testar o novo banco que a Nascar exigirá a partir da temporada 2011", diz Paludo, citando uma das novidades em termos de segurança para este ano.

Em relação à corrida "All Star Showdown" da Nascar, o brasileiro explica que ficou bastante honrado com o convite. "Foi muito bacana ser convocado para esta prova, porque é uma corrida especial, de abertura do campeonato, em que participam também pilotos de outras categorias, inclusive da Sprint Cup. Vou aproveitar para matar a saudade do Toyota Camry com o qual estreei na Nascar e, claro, me divertir bastante com a primeira corrida do ano", diz Paludo.

O Speed Channel mostra a corrida ao vivo, a partir das 1h da manhã (horário de Brasília, na madrugada de sábado, 29/01, para domingo, 30/01). O site www.miguelpaludo.com.br traz mais informações, fotos e vídeos das corridas de Paludo. Para acompanhar notícias em tempo real, siga no twitter @MPaludolive e @miguelpaludo (o oficial do piloto).

Fonte: RF1 Jornalismo
Foto: Patrícia Souza/RF1

terça-feira, janeiro 18, 2011

Luiz Felipe Branquinho representará o Brasil no Florida Winter Tour


Após dois anos de disputas na categoria Cadete, quando conquistou em 2010 o título da Copa Centro-Oeste, o vice-campeonato da Copa Brasil, a terceira colocação no GP Brasil além de importantes participações de outras competições, o piloto goiano Luiz Felipe Branquinho (Petroball Combustíveis / Medcomerce / SR Racing) parte nesta semana para um dos mais importantes compromissos de sua carreira.

A cidade de Orlando, no estado da Flórida (Estados Unidos), famosa por seus parques de diversão, receberá kartistas de praticamente todo o mundo para a primeira de três etapas da competição Florida Winter Tour. O torneio de inverno, realizado em 2011 pela 13ª vez, tem contado a cada ano com mais pilotos brasileiros que enxergam, naquela competição, uma possibilidade de desenvolverem suas carreiras no cenário internacional.

Branquinho irá representar as cores do Brasil na categoria Mini Max. A classe, destinada aos competidores com idades entre nove e 12 anos, compete com motores Rotax. Para auxiliá-lo em sua preparação, assim como emprestar sua experiência em provas internacionais, o piloto André Nicastro está com Luiz Felipe nos Estados Unidos. O principal objetivo do multicampeão será, assim como fez pessoalmente no SKUSA, disputado no último mês de novembro, em Las Vegas, levar o jovem piloto goiano ao título.

Na última semana, ainda em Goiânia, cidade em que reside com sua família. Branquinho treinou durante quatro dias com a equipe SR Racing, comandada pelo experiente preparador “Secreta”. No Kartódromo Ricardo Santos o piloto deu mais de 300 voltas com um equipamento muito próximo ao que ele irá competir em Orlando. Secreta e seu time procuraram reproduzir na pista de Goiás um traçado que simulava condições semelhantes às que Branquinho irá encontrar nesta sua primeira corrida na Florida o que, certamente, o ajudará bastante para se adaptar ao traçado.

Estou muito feliz por correr aqui nos Estados Unidos. Eu queria ter ido para SKUSA, no ano passado, mas as coisas não deram certo. Agora, meu pai e meus patrocinadores conseguiram se acertar e quero muito vencer esta corrida. O Nicastro é muito experiente em corridas aqui e ele vai me ajudar bastante. Acho que podemos andar bem e, porque não, brigar mesmo para ganhar”, comentou o piloto de 11 anos.

As outras duas etapas do Florida Winter Tour serão disputadas entre os dias 25 e 27 de fevereiro em Palm Beach e, entre 25 e 27 de março em Ocala.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick