sexta-feira, outubro 29, 2010

Atual campeão brasileiro disputa Super Kart Brasil no Velopark


Victor Franzoni está entre os 34 pilotos que farão a corrida de estreia da categoria

Atual campeão brasileiro de kart e representante do Brasil no novo Campeonato Mundial da modalidade, o paulista Victor Franzoni (ONS / Birel / MegStar / Equal / KartPress) disputa, neste final de semana, o Super Kart Brasil, no Kartódromo Internacional Velopark, em Nova Santa Rita (RS). A competição reúne grandes nomes do kartismo nacional.

Em uma temporada inspirada, Franzoni já comemorou em 2010 o título brasileiro e do GP Brasil de Kart. Além disso, o paulista foi o representante do Brasil no Trofeo Academia de Kart, que reuniu pilotos de 36 países diferentes em três etapas disputadas na Europa. "Tem sido um ano muito bom para nós. Evoluímos muito", disse Franzoni. "O Super Kart Brasil é um novo campeonato, com um novo conceito. Acredito que será muito competitivo", completou o piloto.

Franzoni estará a bordo de um chassi Birel com motor TM de seis marchas. "Esta é a categoria Shifter. Os motores são muito rápidos e o chassi tem que ser um pouco diferente dos tradicionais, sendo equipados com freios dianteiros", explica Franzoni, que conhece bem a categoria. "Ano passado, fui campeão da Shifter Júnior na Copa São Paulo Granja Viana", conta.

Franzoni dividirá a pista com grandes nomes do kartismo nacional, como o campeão mundial Ruben Carrapatoso. "São pilotos de alto nível. Não será uma competição fácil", acredita Franzoni. "Será muito legal participar dessa competição", completou o piloto.

O Super Kart Brasil nasce com um novo conceito de competição. Seu objetivo, de acordo com os próprios pilotos participantes e organizadores, é profissionalizar o kartismo nacional. Nesta primeira etapa serão 34 concorrentes, com pilotos da nova geração e lendas, como Carrapatoso, André Nicastro, Renato Russo, Paulo Carcasci. Outra presença importante é do campeão da Fórmula 3 Italiana, César Ramos, que fará um teste pela Ferrari na Fórmula 1.

Texto: KartPress Assessoria Esportiva - José Barone
Foto: Rafael Munhoz

Em clima de eleições Campeonato Nova Schin terá seu encerramento


Raikkonen será um dos destaques desta etapa

Neste sábado, dia 30, o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu, interior de São Paulo, receberá pilotos e equipes de todo o estado para as disputas da última etapa do Campeonato Nova Schin de Kart 2010. A prova, anteriormente prevista para o domingo, foi antecipada em um dia devido às eleições presidenciais.

Após corridas emocionantes e seis rodadas de provas a competição, mais representativa do interior de São Paulo, receberá os competidores e seus respectivos times para a definição de seus campeões.

Nas duas últimas semanas o movimento de treinos tem sido muito expressivo em praticamente todas as categorias. Todos querem se preparar da melhor forma possível para que estejam prontos no dia da definição dos títulos. Fora isso, nos dias nove e dez de novembro, o Arena Schincariol receberá as atividades da final da Seletiva de Kart Petrobras. Este evento está levando ao kartódromo os melhores pilotos do país que estão se preparando para a busca do prêmio de R$ 110 mil que será oferecido ao seu vencedor.

A programação deste final de semana começou hoje com os treinos livres para todas as classes. Amanhã as atividades começam cedo com os treinos de aquecimento seguidos pelas tomadas de tempos. As corridas, que serão disputadas em sistema de rodada dupla, começam efetivamente às 10:45 da manhã e o pódio para todas as classes será as duas e meia da tarde. A entrada para o público será franca.

Revelação do kartismo competirá na Mirim

Um dos pilotos que mais se destacou nesta temporada foi Raikkonen Sakzenian. Com nome de campeão o piloto tem apenas oito anos e, em todas as provas que participou neste ano ele se destacou.

Raikkonen compete atualmente na categoria Mirim e, neste sábado, será um dos fortes nomes desta classe que estará na pista em busca das duas vitórias.

Demais informações e todas as notícias do Kartódromo Arena Schincariol podem ser acompanhadas no site da pista. Lá também é possível acessar os regulamentos, adendos, calendários, resultados, classificação e todas as informações do Campeonato Nova Schin. Acesse: www.kartodromoschincariol.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

quinta-feira, outubro 28, 2010

A Waf Racing na Copa Pinhais de Marcas e Pilotos...










No último fim de semana, entre os dias 22 e 24 de outubro, a equipe Waf Racing viajou até Curitiba (PR), onde fez sua estreia na temporada 2010 da Copa Pinhais. Além da sétima etapa da Copa Pinhais, as baterias disputadas no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, foram válidas pela 2ª e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.

Ao todo, 43 carros alinharam para a disputa dos dois certames, divididos nas categorias Marcas A, B, Sênior, e pilotos que disputaram exclusivamente o Campeonato Brasileiro. O fim de semana de velocidade contou, ainda, com a disputa das baterias da Stock 5000 e da Copa APSBK MERCOSUL de Superbikes.

A Waf Racing levou para a pista o piloto Rogério Castilhos, a bordo do VW Gol de número 168, inscrito na categoria Marcas B da Copa Pinhais, com o objetivo principal de acertar o carro - originalmente montado para a disputa do Campeonato Catarinense de velocidade em pista de terra - para o novo desafio da equipe: o retorno ao asfalto.

A sexta-feira de treinos livres foi praticamente perdida, devido aos inúmeros problemas. Alguns graves, como a perda de rendimento do motor, problemas com a 5ª marcha, erros de ajustes na suspensão, etc. As dificuldades com o Gol azul e amarelo da Waf foram tantas, que a solução foi encostá-lo no canto do box e disputar a etapa com um carro reserva, fornecido pelo amigo Jorge "Thiri" Lorentz, o preparador da equipe no Paraná.

Embarcado no Gol branco da "Thiri Personal Motors" e sem os treinos livres para um melhor ajuste do carro, o piloto Rogério Castilhos aproveitou o treino classificatório e as duas baterias do fim de semana para sua readaptação ao asfalto, pois suas últimas provas disputadas haviam sido em pista de terra.

A experiência nessa etapa da Copa Pinhais/ Brasileiro de Marcas e Pilotos foi uma ótima bagagem para piloto e equipe, não pelos resultados finais obtidos, mas sobretudo por conseguir finalizar todas as provas, andando em um grid tão qualificado. O Gol 168 da Waf Racing recebeu a quadriculada em ambas as baterias na 11ª colocação da Marcas B. Nessa categoria, a dupla Amauri Lisboa Jr/ Lorenzo Finardi venceu a etapa.

Gregory Diegues enfrentou duplo compromisso na Granja e fez estreia na Super Cadete


O último sábado (23) foi de duplo compromisso e de estreia para o paulista Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento). Gregory participou da 9ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana, em Cotia (SP), e além de disputar em sua categoria usual, a Cadete, competiu pela primeira vez na Super Cadete.

Na Cadete, onde corre desde o início da atual temporada, Gregory largou da 4ª posição. No entanto, largando pelo lado sujo da pista, ele perdeu algumas posições e caiu para 7º. Com um kart “na mão”, Gregory rapidamente recuperou as posições perdidas e já estava em terceiro quando um acidente interrompeu a corrida.

Como o regulamento prevê que nestes casos a relargada seja dada com o grid formado pela volta anterior à paralisação, Gregory partiu em 7º. Determinado e com bom rendimento de seu equipamento, Gregory voltou a fazer grandes ultrapassagens e terminou a corrida em 5º, dentre 17 competidores, conquistando mais um pódio na Copa São Paulo Granja Viana, um dos
campeonatos regionais mais importantes e competitivos do kartismo brasileiro.

A estreia de Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento) na Super Cadete, categoria que utiliza chassi da Cadete e motor de 125cc, foi dentro do esperado. Gregory fez um bom treino na sexta-feira e andou rápido. No sábado o rendimento do motor não foi o mesmo. “Ele perdia muita potência no grampo que dava acesso ao trecho do anel externo antes da reta dos boxes. Era um trecho que dependia muito da potência do motor e, infelizmente, não conseguíamos acompanhar os demais pilotos”, relembra Maurício Diegues, pai de Gregory, que compete pela renomada e vencedora equipe Camargo Racing. “O Gregory vinha bem no trecho mais travado do miolo, mas quando dependia da potência do motor não acompanhava os demais pilotos”, completou.

O balanço da estreia de Gregory Diegues foi bastante positivo. “Foi uma boa estreia na nova categoria, que é bem técnica e depende muito de um bom motor para poder estar sempre competitivo”, finaliza Maurício Diegues.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Mister Shadow

terça-feira, outubro 26, 2010

Jorge Sander e Cristian Schwartz conquistam título no Amil Kart Show


O AMIL Kart Show, o campeonato de kart para pilotos amadores idealizado por Leandro Argenta e Mauro Rodeghiero, conheceu os dois primeiros campeões do ano

A 7ª etapa do AMILKS, realizada no Kartódromo do Velopark, nos dias 19 e 21 de outubro, em Nova Santa Rita (RS), decidiu o rumo de todas as categorias do campeonato, cuja tônica são as intensas disputas.

Nesta etapa, o piloto Cristian Schwartz, na graduados 9hp, e Jorge Sander, na graduados VK 105, confirmaram o título por antecipação em suas categorias; nas demais categorias há um equilíbrio muito grande e os campeões serão definidos na etapa final, após o descarte do pior resultado. Desejo sorte a todos os pilotos participantes e parabéns aos dois Campeões já conhecidos”, declara Mauro.

O AMIL Kart show está realizando os preparativos da 1ª Corrida dos Campeões, onde os três primeiros de cada categoria disputarão o título de Super Campeão SPRINTER e MASTER no Velopark, numa corrida festiva de VK400.

Outra novidade AMILKS que está sendo planejada é o 1º Endurance AMILKS, uma prova para equipes compostas por 3 pilotos, a ser disputada no Speed Kart Indoor. Os detalhes dessa competição serão divulgados em breve.

O campeonato está mostrando a evolução dos pilotos a cada etapa disputada, e a qualidade das baterias impressiona. Na categoria Graduados VK 95 tivemos 10 voltas com 11 pilotos formando um pelotão único, surpreendendo até os mecânicos do Velopark - que, aliás, merecem destaque pelo bom trabalho realizado”, encerra Leandro Argenta.

Visite o site www.amilkartshow.com.br e para mais informações ou quaisquer dúvidas, ligue para (51) 9843.7733, com Mauro ou (51) 9393.3632,com Leandro.

A parceria se mantém com André B. Kotoman e todas as fotos do evento estão no site www.abkfotos.com.br.

O campeonato recebeu mais um apoiador nesse final de ano: Sacos de Lixo ZEN, da indústria Hilpa Plásticos, e conta com o patrocínio da PROPEK, da ULV e de SORRISO NOVO, além dos apoiadores: Mecânica do Eder, Sucatão do Edio, Wild Kart Brasil e Qualimark.

Resultados do pódio da 7ª etapa:

GRADUADOS 9Hp
1. Leonardo Paludo
2. Bruno Fraga
3. Cristian Schwartz
4. Guto Germano
5. Cássio Reis

MASTERS 9Hp
1. Jorge Katczinski
2. Jangier Mocelin
3. Leandro dos Santos
4. Paulo Acadrolli
5. Alexandro Carpes

GRADUADOS VK 95
1. Márcio Brum
2. Rogério Bortoncello
3. Marco Batschke
4. Cristiano Leão
5. Rogério Rocha

GRADUADOS VK 80
1. Mauricio Pereira
2. José F. Tortelli
3. Rafael Santos
4. Murilo Hoffmann
5. Valdori da Rosa

GRADUADOS VK 90
1. Clóvis Cachapuz
2. Eduardo Finco
3. Henrique R. de Conto
4. Rafael Carinhas
5. Alex Dias

GRADUADOS VK 105
1. Mauricio Otoni
2. Luis H. Baginski
3. Adriano Carboni
4. Jorge Luis Sander
5. Paulo C. Euzébio

Fonte: AMIL Kart Show

Mega Kart comemora 11 vitórias em dois finais de semana do kartismo paulista


A Mega Kart, fábrica de chassis e componentes para o kartismo nacional, vem obtendo triunfos a cada competição de que participa. Nos dois últimos finais de semana, no entanto, a empresa superou todas as expectativas e comemorou 11 vitórias em quatro diferentes campeonatos do kartismo de São Paulo.

No mais importante deles, a Copa São Paulo Granja Viana, a Mega Kart comemorou vitória em uma categoria que reuniu 36 competidores, a Super F4. O dono da vitória foi o paulista Bruno Miloni.

Em outro campeonato, a Copa Litoral, disputada no Kartódromo de Praia Grande, a Mega Kart venceu em três corridas disputadas com motor Honda 13hp. Na Sport F400 Master a vitória ficou com Jorge Barros, enquanto que na Sport F400 Regrada quem venceu com Mega foi Iury Bustamente. E na divisão Livre da Sport F400 a Mega Kart fez os três primeiros lugares, com Jorge Barros, Beto Nini e Aldo Palumbo.

Já em Guaratinguetá, no campeonato local, a Mega Kart também colecionou vitórias nas categorias equipadas com motor Honda 13hp. Stefano Pastore venceu na Sport F400 Graduados, Alexandre Oliva foi o vencedor da Sport F400 Sênior e Marcos ganhou na Sport F400 Super Sênior.

E na Copa Sudeste Americana de Kart a Mega Kart comemorou mais quatro vitórias, desta vez com Udson Azevedo na RD 135 Graduados, com Nélio Aguiar na RD 135 Sênior, com Dado na Sênior A e com Luiz Cervone na Sport F400.

Não há muito que dizer em cima de números e fatos tão positivos como estes”, dizem Marcos Ferreira e Waldíbio Ferraz, diretores da Mega Kart. “O que podemos dizer é que estamos extremamente satisfeitos e realizados, pois isto é fruto de trabalho muito sério dentro da Mega Kart. E agradecemos aos pilotos que têm confiado no equipamento que fornecemos”, finalizam os empresários.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Divulgação

João Pedro Guim, de volta à Camargo Racing, correu na Granja


No último sábado, dia 23, o piloto mineiro João Pedro Guim (Camargo Racing / Techspeed) voltou ao estado de São Paulo para as disputas da Copa São Paulo Granja Viana de Kart. Guim, que está participando da competição em duas categorias, se desdobrou para disputar as corridas na classe Cadete e Super Cadete.

Sua preparação para a corrida foi iniciada apenas na quinta-feira, porém, com uma grande novidade. O piloto, a partir desta corrida, voltou a fazer parte da equipe Camargo Racing, time em que ele esteve até o Campeonato Brasileiro de Kart deste ano. Após três meses de experiência com a equipe de Miguel Oliveira o piloto, que atualmente é radicado em Cuiabá- MT, optou por retornar ao seu time anterior para finalizar os campeonatos desta temporada.

Queremos agradecer muito ao empenho e dedicação do Miguel e todos os membros da equipe. O João Pedro foi muito bem recebido naquela 'casa' e fizemos corridas realmente competitivas. Ele e João Pedro Custódio, que são bons amigos, conseguiram se desenvolver bastante nestes meses. Porém, principalmente pela incompatibilidade de agendas dos dois pilotos, até mesmo escolares, começou a ficar difícil para nós. Como a sede do time era em Goiânia e nós estamos morando em Cuiabá, as distâncias são realmente um grande problema”, explicou Claufer, pai do piloto.

Com toda a atenção voltada para esta prova da Granja, Guim se dedicou muito aos treinos e esteve focado na conquista de bons resultados em ambas as classes. Porém, com a penalização de pneus por não ter disputado a última corrida, sua tarefa se tornou bastante árdua.

Na prova da categoria Cadete João Pedro esteve bastante rápido e conseguiu registrar o quarto tempo na classificação. Porém, com a penalização de tempo por estar com pneus novos teve de partir do 16º lugar. Logo na largada, como ele estava no pelotão de trás, acabou sendo atingido por um concorrente pouco experiente e ficou com o kart rodado antes mesmo da primeira curva. Depois disso ele ainda conseguiu voltar para a prova, mas, muito atrás de todo o pelotão. O piloto ainda conseguiu registrar voltas boas, mas, sem chances de lutar por posições e terminou a corrida na 14ª posição. Matheus Olivério venceu.

Pela Super Cadete Guim permaneceu em seu processo de evolução e também fez uma corrida proveitosa. Apesar de não ter registrado um bom tempo na classificação a equipe optou por trocar o carburador para a corrida. Nas primeiras voltas o piloto já se mostrou bastante agressivo e apesar de ter largado de trás, fez uma prova de recuperação. Ao chegar na sétima posição, contudo, estava muito distante do primeiro pelotão, composto por seis karts e, com isso, não conseguiu chegar aos ponteiros recebendo a bandeirada neste posto. Igor Melo venceu.

Depois da experiência com o Miguel estamos muito felizes de voltarmos para a 'família' Camargo Racing. Todos do box nos receberam, novamente, de braços abertos. Mecânicos, companheiros de equipe, familiares dos outros pilotos, etc. Já nesta corrida conseguimos um bom resultado. Vamos continuar trabalhando com o apoio do Evandro Camargo e da Techspeed, já pensando na temporada 2011”, finalizou Claufer.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick - Divulgação

segunda-feira, outubro 25, 2010

Imagem do dia: Copa Pinhais e Brasileiro de Marcas e Pilotos










Neste fim de semana o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais (PR), foi o palco da sétima etapa da Copa Pinhais e da segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos, certames que contaram com a participação de 43 carros no grid. A Waf Racing esteve presente, com o piloto Rogério Castilhos a bordo do VW Gol 168, para a disputa da categoria B da Copa Pinhais. No decorrer da semana publicaremos aqui todas as imagens e vídeos registradas no evento.

Eduardo Souto vence duas baterias e é o Campeão catarinense na Cadete


Em franca evolução nas últimas competições de que participou – principalmente no Sul-Americano, quando terminou em 7º após largar da 23ª posição –, o catarinense Eduardo Souto (JS Prime) mostrou no último final de semana que já se transformou em um piloto vencedor.

Disputando o Campeonato Catarinense de Kart, realizado em três baterias no Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC), Souto venceu duas e chegou em segunda na outra, conquistando assim o título da categoria Cadete.

As disputas foram emocionantes, principalmente na última bateria, quando Souto, Gustavo Zimmermann e Mateus Della disputaram curva a curva o título da competição. “Foi uma disputa limpa, sem toques, acho que foi a melhor do campeonato”, lembra Carlos Souto, pai de Dudu. “Qualquer um dos três poderia ter ganhado. Estamos muito felizes pela conquista do Eduardo e queremos agradecer ao Clovis Calliari, nosso preparador, ao Rogério, da Techspeed, e a todos que torciam por ele no kartódromo”, finaliza o pai.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Tchê

Dica de vídeo: programa Competição, do último dia 22

Esta edição do programa Competição, exibido pela TVCom catarinense, traz como destaques a etapa do Racing Festival disputada em Brasília, o "Papo de Paddock", com o piloto Felipe Massa, falando sobre o Desafio Internacional das Estrelas de Kart, além do Catarinense de MotoCross e do Campeonato Catarinense de Velocidade na Terra.






Sábado de fortes emoções na segunda etapa da F-Minas de Kart


A categoria Master Super teve um bom grid com 14 pilotos na pista

Parecia um dia de alto verão com poucas nuvens no céu e um sol intenso. Neste cenário com temperaturas que ultrapassaram a casa dos 30º foi realizada neste sábado (23) a segunda etapa da Fórmula Minas de Kart.

Assim como a rodada inaugural, disputada em agosto, a prova de hoje teve vez no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, região metropolitana mineira, e contou com a participação de 32 pilotos separados em quatro classes distintas.

Reunindo os competidores com idades entre oito e 12 anos, a Mini teve domínio de Sérgio Sette Câmara, que na última semana conquistou o título da Copa Brasil de Kart. Com um equipamento bastante acertado para as condições do circuito o piloto conquistou a pole-position e, na corrida, não deu chances para seus concorrentes. Após uma bela largada ele rapidamente se isolou do restante do pelotão e sua maior preocupação foi a de se distanciar cada vez mais. Ao final das 15 voltas ele cruzou a linha de chegada com mais de cinco segundos de vantagem para o segundo colocado. A briga pelo segundo posto foi intensa entre Leonardo Resende e Paulo Vitor. Nas últimas voltas, porém, Vitor se aproveitou de um deslize do concorrente para se garantir no segundo posto e ficar com a segunda posição. Resende terminou em terceiro.

Na sequência do dia a classe Speed tomou o traçado. Com os potentes karts dois tempos de 125cc Lucas Nogueira estava realmente bem preparado para a corrida. Ele fez o que no automobilismo é conhecido por “Hat-Trick” ao fazer a pole, melhor volta da corrida e vencer. Na bateria ele não foi incomodado por nenhum de seus concorrentes que, por sua vez, batalharam pelos melhores lugares do pódio. Gabriel Lopes terminou pela segunda posição e Felipe Zatti, foi o terceiro.

A categoria Master Super reuniu o maior grid da rodada com 14 pilotos alinhados para a largada. Flávio Costa, com o tempo de 56s236 fez a pole-position pela ínfima diferença de 32 milésimos para Bruno Fusaro, o segundo. Na corrida Flávio e Bruno largaram muito bem e logo se distanciaram do restante do pelotão, fazendo uma corrida à parte. Com karts que tinham rendimentos muito semelhantes ambos abriram quase seis segundos do restante do pelotão. Fusaro conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida, mas Costa não deu chances a seu adversário e acabou por vencer a corrida por pouco menos de meio segundo. Fusaro terminou em segundo e Leonardo da Silva foi o terceiro colocado.

Finalizando o sábado de competições a categoria Super 400, que é formada por karts equipados com motores Honda de quatro tempos de ciclo e 400 cc, teve o piloto Renato Travassos largando da primeira posição. Travassos foi outro que conseguiu e “Hat-Trick” e comemorou bastante a vitória. Pela segunda posição, contudo, a disputa se estendeu por toda a corrida com quatro karts. Leonardo Belônia, Fernando Buzzolo, Sérgio Santana e Luiz Pinheiro se espremeram nos 1.200 metros do traçado. A briga pela segunda posição teve direito a toques, rodadas e até mesmo desclassificação no final. Buzzollo acabou recebendo a bandeirada na segunda posição e Sérgio Santana, ficou com o terceiro lugar. Belônia, que havia chegado em terceiro, foi desclassificado por falta de peso mínimo no final da corrida.

A Fórmula Minas de Kart dá um tempo agora até o mês de dezembro. A terceira e última etapa do Certame será realizada no dia 11 de dezembro, também no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano.

Todas as informações da competição assim como resultados completos, classificação, regulamento e galeria de fotos poderão ser acessados no site do kartódromo, disponível no endereço www.rbcracing.com.br

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Fabíola Cadar

Copa Caixa Stock Car: Allam Khodair vence 10ª etapa em Santa Cruz do Sul (RS)


Imagem da largada

Em prova conturbada, piloto da Blau Full Time fica com a vitória. Ricardo Mauricio é o novo líder

Allam Khodair venceu a décima etapa da Copa Caixa Stock Car, disputada no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS) e válida pela segunda etapa da Mobil Super Final. O piloto da Blau Full Time (Peugeot) garantiu o topo do pódio após a punição dos três pilotos que estavam na sua frente, Ricardo Sperafico, Rodrigo Sperafico e Alan Hellmeister, que receberam ordem para passar nos boxes (drive trough) e acabaram não cumprindo a determinação da Direção de Prova. Com isso, Allam garantiu sua segunda vitória na temporada, com o tempo de 47min41seg727. A segunda colocação ficou com Valdeno Brito, da Cosan Mobil Super Racing (Chevrolet), com 47min50seg945, enquanto Ricardo Mauricio, da Eurofarma RC (Chevrolet) fechou o pódio, com 47min51seg396. A próxima etapa, a 11ª, será no dia 21 de novembro, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Com o resultado na prova gaúcha, Khodair voltou à briga pelo título, subindo para a terceira posição, com 240 pontos. Por falar nisso, a Mobil Super Final tem novo líder: Ricardo Mauricio, que agora soma 251 pontos contra 247 de seu companheiro de equipe, Max Wilson, que terminou em oitavo. A classificação geral da Mobil Super Final é a seguinte: 1) Ricardo Maurício, 251; 2) Max Wilson, 247; 3) Allam Khodair, 240; 4) Cacá Bueno, 236; 5) Átila Abreu, 234; 6) Nonô Figueiredo, 224; 7) Felipe Maluhy, 218; 8) Popó Bueno, 216; 9) Marcos Gomes, 210; 10) Daniel Serra, 207.

A décima etapa teve de tudo, para delírio e também confusão do bom público presente ao Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Batidas, rodadas, ultrapassagens, entrada do carro de segurança, erros nos boxes e muita velocidade marcaram a disputa, que acabou confirmando toda a expectativa de muita emoção. Numa das entradas do carro de segurança, a prova acabou se definindo. Pelo regulamento, o horário para pit stop estava aberto, mas o regulamento ainda prevê que os carros não podem entrar nos boxes enquanto o safety car estiver na pista.

Os chefes de equipe, no entanto, disseram ter ficado confusos com a informação do locutor oficial de que o reabastecimento e troca de pneus estavam autorizados. Além disso, alguns dirigentes alegam que a placa correspondente à liberação dos boxes foi exibida, bem como o sinal verde característico mostrado nos monitores de tevê. Mais de uma dezena optou pela parada, enquanto a maioria se manteve no circuito.

Com isso, o carros que entraram para o boxes acabaram sendo punidos com a passagem pelo boxes, sendo que os três primeiros colocados, os irmãos Sperafico e Hellmeister, foram desclassificados. Melhor para Khodair, que vinha em quarto após um problema de Popó Bueno, da A. Mattheis (Chevrolet), e conquistou mais um resultado positivo na carreira.

Allam Khodair comemorou muito sua segunda vitória, ainda mais porque luta pelo título da temporada 2010. “Tinha um carro muito competitivo, mas tive problemas no classificatório e larguei em nono. Na prova, o começo foi um pouco conturbado, quando o safety car entrou, eu sabia que tinha condições de brigar pela vitória, pois meu carro realmente estava rápido. E a partir daí foi uma questão de administrar e a vitória veio”, comemorou. “E o melhor é que a conquista veio em um momento importante do campeonato, e agora chego mais perto dos líderes”, contou.

O segundo colocado, Valdeno Brito, disse que a posição é comemorada como vitória. “Esse segundo lugar é como se fosse o primeiro para mim. Venho de um ano com muitos problemas e estar no pódio é muito bom. Queria estar na Super Final, mas vamos trabalhar com esse objetivo para 2011. A corrida foi boa, com algumas confusões, mas no final deu tudo certo”, considerou o paraibano.

Ricardinho também gostou do resultado, principalmente pelo campeonato. “No classificatório eu vinha bem no Q2, mas no Q3 tive problema na barra traseira que estava com uma certa folga. Mas a equipe fez um carro muito bom para mim. Em alguns momentos o Cacá e o Popó me 'seguravam', mas eu sabia que estava mais rápido do que eles. Acho que fomos bem conservadores na estratégia de box, mas o resultado é bom para o campeonato. Ainda tem muita coisa para acontecer, e estou animado para as próximas duas provas. Pretendo continuar assim e descartar o sexto lugar em Londrina”, comentou Ricardinho.

Resultado da décima etapa, em Santa Cruz do Sul:

1) 18 Allam Khodair (Blau Full Time/Peugeot), 32 voltas, 00:47:41.727
2) 77 Valdeno Brito (Cosan Mobil Super Racing/Chevrolet), 32, 00:47:50.945
3) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/Chevrolet), 32, 00:47:51.396
4) 51 Átila Abreu (AMG Motorsport/Chevrolet), 32, 00:47:51.748
5) 14 Luciano Burti (Itaipava Racing Team/Peugeot), 32, 00:47:52.246
6) 33 Felipe Maluhy (Officer ProGP/Chevrolet), 32, 00:47:52.440
7) 99 Xandinho Negrão (A.Matheis Motorsport/Chevrolet), 32 00:47:52.708
8) 65 Max Wilson (Eurofarma RC/Chevrolet), 32, 00:47:53.508
9) 6 Alceu Feldmann (RCM Motorsport/Peugeot), 32, 00:47:53.698
10) 74 Popó Bueno (A.Matheis Motorsport/Chevrolet), 32, 00:47:53.947
11) 35 David Muffato (Itaipava Racing Team/Peugeot), 32, 00:47:56.930
12) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing/Peugeot), 32, 00:47:57.294
13) 23 Duda Pamplona (Officer ProGP/Chevrolet), 32, 00:48:00.260
14) 16 Diego Nunes (RC3 Bassani/Peugeot), 32, 00:48:00.944
15) 7 Thiago Marques (A.M.G. Motorsports/Chevrolet), 32, 00:48:03.895
16) 21 Thiago Camilo (Ipiranga Vogel Motorsport/Chevrolet), 32, 00:48:05.613
17) 25 Julio Campos (JF Racing/Peugeot), 32, .00:48:09.716
18) 9 Giuliano Losacco (Flash Power Racing/Peugeot), 32, 00:48:10.301
19) 1 Antonio Pizzonia (Hot Car Competições/Chevrolet), 32, 00:48:15.744
20) 28 Juliano Moro (Crystal Racing Team/Peugeot), 32, 00:48:24.348
21) 8 Pedro Gomes (Ecopads Vogel Motorsport/Chevrolet), 32, 00:48:25.551
22) 44 Betinho Gresse (Hot Car Competições/Chevrolet), 32, 00:48:37.926
23) 80 Marcos Gomes (Blau Full Time/Peugeot), 30, 00:59:58.854
24) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing/Peugeot) 29, 00:43:28.715
25) 3 Cláudio Ricci (Crystal Racing Team/Peugeot), 24, 00:36:40.412
26) 11 Nonô Figueiredo (Cosan Mobil Super Racing/Chevrolet), 23, 00:36:16.490
27) 15 Antonio Jorge Neto (RZ Corinthians Motorsport/Chevrolet), 13, 00:19:30.873
28) 31 Wilian Starostik RC3 Bassani Chevrolet 10 00:14:13.594
29) 55 Christian Fittipaldi (Gramacho Costa Comp./Chevrolet), 1, 00:01:43.371
30) 63 Lico Kaesemodel (RCM Motorsport/Peugeot) 0 – - – - 0
Carros 20, 19 e 2 desclassificados por não atenderam a determinação da Direçõo de Prova (drive trough)
Carros 11,8,25 e 28 penalizados em 20 segundos

A Copa Caixa de Stock Car tem organização e realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). A Caixa é um dos patrocinadores oficiais da principal categoria do automobilismo nacional, dando nome à divisão, que ainda tem o patrocínio de Nextel e Goodyear, além do co-patrocínio de Esso, Medley e Bosch e o apoio da Itaipava e Pioneer. As montadoras so Chevrolet e Peugeot.

Fonte: MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga
Foto: Fernanda Freixosa / Vicar

Irmãos Leist voltam da Granja Viana com resultados positivos. Arthur comemora vitória na Mirim


O último sábado (23) foi extremamente proveitoso para os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições), que residem em Novo Hamburgo (RS). Competindo na 9ª e penúltima etapa da Copa São Paulo Granja Viana, ambos voltaram para casa com dois importantes resultados.

Piloto da categoria Mirim, Arthur Leist foi quem obteve o melhor resultado dentre os irmãos, que integram a equipe MZ Racing, comandada pelo preparador Mazinho. Arthur largou da 10ª posição e, em uma grande corrida, venceu a prova da Mirim, que contou com um grid de 23 pilotos.

Matheus Leist, que compete na equilibrada e difícil Júnior Menor, largou da 5ª posição e perdeu algumas colocações ainda na largada, caindo para o 7º lugar. Com boa recuperação, Matheus recebeu a bandeirada em 4º lugar.

Fora da briga pelo título, já que esta era apenas a segunda participação dos irmãos em provas na Granja Viana, Arthur e Matheus – assim como sua equipe – saíram extremamente satisfeitos do Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP). “Foram duas ótimas atuações”, avalia José Carlos Spier, da Velopark Racing, time que cuida da logística dos meninos. “Eles tiveram bons equipamentos nas mãos e fizeram sua parte. Foram aguerridos, brigaram por seus resultados e aprenderam ainda mais”, emenda.

A principal razão para que os irmãos Arthur e Matheus Leist (TMA Competições) disputem as últimas etapas do campeonato mesmo sem terem chance de título é o enorme aprendizado oferecido pela competição. “A cada etapa é um traçado diferente e isso ajuda muito a desenvolver a pilotagem dos meninos”, finaliza Spier.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Tchê

sábado, outubro 23, 2010

Copa Chevrolet Montana: Galid Osman sai na frente na sétima etapa


O piloto paulista garantiu a pole neste sábado, em Santa Cruz do Sul

Galid Osman é o pole position da sétima etapa da Copa Chevrolet Montana. O piloto da equipe Carlos Alves Competições garantiu o a primeira posição no treino classificatório deste sábado, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. Galid completou os 3530 metros com o tempo de 1min23seg769, assegurando o lugar de honra do grid deste domingo. Na segunda colocação, também na primeira fila, estará outro paulista, Eduardo Leite, da Hot Car Racing, que marcou 1min23seg866.

Para Galid, a pole foi uma surpresa, devido aos resultados não tão positivos nos treinos com pneus velhos. “Me surpreendi, pois não tinha andado bem com pneus usados, mas a equipe trabalhou bem para pneus zeros e foi demais conquistar a pole e poder largar na frente”, comemorou o paulista.

O piloto da equipe Carlos Alves Competições também comentou seu otimismo para a disputa deste domingo. “Sempre tivemos um carro bom e espero que amanhã seja igual. Estou focado para buscar minha primeira vitória na divisão”, enfatizou Galid Osman.

A prova fechará a programação de domingo no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul e terá sua largada às 13h28, para um total de 40 minutos, e terá transmissão ao vivo pela RedeTV, Speed Channel e RaceTV.

Em meio ao clima de decisão, já que a etapa definirá as equipes que terão direito a disputar a Copa Caixa Stock Car em 2011, os pilotos buscaram os melhores tempos até o final da sessão deste sábado. Nessa situação, Galid levou a melhor, garantindo a pole position.

Vale ressaltar o equilíbrio da divisão de acesso, que depois de seis etapas contou com seis vencedores diferentes, o que comprova a força e competitividade da Copa Chevrolet Montana. Tudo isso faz prever uma prova emocionante neste domingo e Galid sairá na frente na busca de sua primeira vitória, o piloto ocupa a oitava posição no campeonato, com 46 pontos.

Classificatório para a sétima etapa da Copa Chevrolet Montana:

1) 28 Galid Osman, 1:23.769 – Carlos Alves Comp.
2) 9 Eduardo Leite, 1:23.866 – Hot Car Racing
3) 8 Douglas Soares, 1:23.970 – Gramacho Racing
4) 22 Rafael Daniel, 1:24.056 – Scuderia 111
5) 6 Diogo Pachenki, 1:24.078 – Nascar Motorsport
6) 56 João Pretto, 1:24.128 – Mottin Racing
7) 73 Sérgio Jimenez, 1:24.137 – Scuderia 111
8) 98 Marcelo Tomasoni, 1:24.281 – Carlos Alves Comp.
9) 48 Gustavo Sondermann, 1:24.446 – J. Star Racing
10) 26 Wellington Justino, 1:24.557 – Hot Car Racing
11) 21 Lucas Finger, 1:24.670 – AMG. Motorsports
12) 43 Cássio Homem de Mello, 1:24.746 – Petrópolis Motor.
13) 3 Denis Navarro, 1:24.789 – RC3 Bassani Racing
14) 90 Thiago Riberi, 1:24.881 – W2 Racing
15) 23 Marco Cozzi, 1:24.884 – Racequip Motor Sport
16) 11 Pedro Boesel, 1:24.966 – Petrópolis Motor.
17) 17 Serafin Jr, 1:25.026 – W2 Racing
18) 88 Leandro Romera, 1:25.080 – J. Star Racing
19) 20 Gustavo Martins, 1:25.303 – Motortech Comp.
20) 1 Cadú Pasetti, 1:25.383 – Gramacho Racing
21) 18 Rodrigo Navarro, 1:25.394 – M4t Motorsport
22) 60 Sérgio Ramalho, 1:25.411 – Bazzo Racing
23) 38 Thiago Penido, 1:25.551 – M4t Motorsport
24) 32 Fernando Fortes, 1:25.632 – Racequip Motor.
25) 2 João Paulo Mauro, 1:25.679 – Nascar Motorsport
26) 25 Tiago Geronimi, 1:25.827 – Bazzo Racing
27) 49 Marcelo Cesquim, 1:26.092 – Mottin Racing
28) 75 Henrique Assunção, 1:26.218 – CKR Racing
29) 16 Carlos Kray, 1:26.281 – CKR Racing
30) 7 Kau Machado, 1:26.658 – Max Power Racing

A Copa Chevrolet Montana 2010 é uma realização da Vicar Promoções Desportivas, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é da Chevrolet.

Fonte: MBraga Comunicação
Foto: Duda Bairros / Vicar

sexta-feira, outubro 22, 2010

GP RBC terá vagas extras, neste final de semana, no Rio de Janeiro

O Grande Prêmio RBC de Kart é a maior premiação do kartismo brasileiro. Em sua terceira edição na temporada 2010 serão agraciadas nove categorias e serão distribuídos quase R$ 200 mil em prêmios na corrida final. Esta, por sua vez, terá lugar no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri - SP, no dia cinco de dezembro.

Mais de 60 pilotos já estão classificados para a competição e ainda restam algumas oportunidades para que os competidores se classifiquem para esta grande festa de encerramento do kartismo nacional.

Levando em conta que esta premiação foi idealizada para premiar os participantes em competições com motores sorteados pela empresa mineira RBC Preparações, de Belo Horizonte, os organizadores decidiram por abrir vagas extras neste final de semana, durante o Campeonato Carioca de Kart. O evento será realizado no Kartódromo de Volta Redonda, mesma praça que sediou a primeira fase do Campeonato Brasileiro de Kart.

Estarão em jogo vagas para os vencedores das categorias Mirim, Cadete, Junior Menor, Junior, Sprinter e Sênior. Nestas duas últimas os vencedores estarão classificados conforme a cédula desportiva de sua categoria.

Este ano estamos começando um trabalho no Campeonato Carioca e, a pedido de alguns pilotos e preparadores da região, sempre com vistas a incrementar cada vez mais o GP RBC, decidimos por abrir estas vagas que, certamente, irão incentivar ainda mais a participação de novos pilotos no Campeonato”, explicou Rafael Cançado, diretor da RBC Preparações.

Em 2010 o Grande Prêmio RBC de Kart é apresentado pela Birel Sudam e Honda Produtos de Força com promoção da RBC Preparações de Motores e Quick Comunicação e Marketing. Patrocínio de MG Tires, Cesário Fórmula, Kart Mini, Techspeed, Artmix, Sparco, Corsa, U-Racer, AG-Kart, Dimetil, Sabiá Racing, Mahogany, Endurance, Botto Auto-Gear e Interlagos Motor Clube.

Todas as notícias do GP RBC e demais eventos realizados pela RBC Preparações de Motores podem ser acompanhados no site da empresa. Lá também é possível acessar os regulamentos, adendos, calendários, resultados, classificação e todas as informações das competições. Acesse: www.rbcpreparacoes.com.br

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

Luiz Sergio Sena Jr., piloto da equipe SV Racing, de Caxias do Sul, participa do Brasileiro de Marcas e Pilotos


O caxiense Luiz Sérgio Sena Jr. busca seu primeiro título nacional

Expectativa para a prova que acontece nos dias 23 e 24 de outubro, em Curitiba (PR), é das melhores possíveis. Depois de disputar duas etapas da Copa Pinhais no Autódromo Internacional de Curitiba, obtendo ótimos resultados e já visando a etapa do brasileiro, o piloto espera ter conseguido encontrar um acerto ideal do equipamento e conhecimento de pista que permita a ele brigar pela vitória.

Atualmente o piloto ocupa o 6º lugar na classificação geral do campeonato, com 16 pontos. Isto significa que só a vitória interessa. “As vitórias estão cada vez mais próximas, conseguimos bons resultados nas últimas etapas do Gaúcho de Marcas e Pilotos, onde conseguimos andar sempre no pelotão da frente, o que me deixa confiante para esta etapa do Brasileiro", resume o piloto.

"A prova será espetacular, pois teremos muitos carros e pilotos de altíssimo nível em busca da vitória. Gostaria de deixar meus agradecimentos a todos os nossos patrocinadores e apoiadores, cuja a ajuda é determinante para conseguirmos uma estrutura que nos permita brigar pelas vitórias", conclui Sérgio Sena Jr.

O piloto Luiz Sérgio Sena Jr e a equipe SV Racing contam com o patrocínio de Segurança Vêneto, Autolongarina, Luxes Comunicação Visual, Escola de Vigilantes Caxias, Center Motors, CM Incorporações, Print One, Y-Max e Nobilis Contabilidade.

A equipe caxiense terá o suporte de pista do engenheiro Tiago Boz, da Autotech, e da AGB Preparações, da cidade de Indaial (SC).

A programação começa na sexta-feira (22), com a realização de treinos livres. No sábado (23), a programação prevê mais treinos livres, o treino classificatório e a primeira das três baterias previstas para a etapa. No domingo, às 10h25min, acontece a largada da 2ª prova das categorias Marcas (A, B e Sênior), válida pela Copa Pinhais e Brasileiro de Marcas e Pilotos; e às 13h45min, largada da 3ª prova do Marcas, válida apenas pelo Campeonato Brasileiro.

Texto: Fernando Vargas
Foto: André Kotoman - Equipe

Gregory Diegues disputa penúltima etapa da Granja Viana e estreia na Super Cadete


O próximo sábado (23) será bastante especial para o paulista Gregory Diegues (Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento), que disputará a 9ª e penúltima etapa da Copa São Paulo Granja Viana. O jovem piloto cumprirá duplo compromisso, já que além de competir em sua categoria usual, a Cadete, Diegues fará sua estreia na Super Cadete.

Em seu primeiro ano na Cadete – depois de ter feito ótima temporada 2009 na Mirim – Gregory obteve classificação entre os dez melhores da Copa São Paulo, uma das melhores e maiores competições de kart do Brasil. A cada etapa mais de 200 pilotos comparecem ao campeonato em suas mais diversas categorias. “Estar entre os Top 10 da Granja e ter direito de participar dos play-offs decisivos é muito importante”, ressalta Maurício Diegues, pai de Gregory. “Ele está em seu primeiro ano na categoria e isso mostra que seu aprendizado vem sendo bem assimilado, o que projeta para o próximo ano boas expectativas de lutar por títulos”, completa.

As expectativas de Gregory Diegues, no entanto, não se resumem apenas em sua participação nos play-offs da Cadete. Neste sábado o piloto Bad Boy/ Hinkel/ Banco Rendimento competirá pela primeira vez na categoria Super Cadete, que utiliza chassis da Cadete e motor de 125cc. Este motor, porém, é equipado com um redutor para que não alcance velocidades tão elevadas para pilotos desta idade.

Vamos correr com o motor original, sem preparação”, salienta Maurício. “Sabemos que nosso motor não será competitivo para disputar as principais colocações, porém vamos buscar um bom acerto no kart. O objetivo é fazer uma boa participação na estreia do Gregory na categoria e começar uma preparação forte para o próximo ano. Queremos buscar títulos também na Super Cadete”, finaliza.

Piloto da Camargo Racing, Gregory Diegues aproveitou o momento para parabenizar sua equipe e um companheiro de time. “Quero dar os parabéns ao Sérgio Sette Câmara e à Camargo Racing pelo título de campeão da Cadete e pelo vice da Super Cadete na Copa Brasil”, parabeniza Gregory Diegues.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Divulgação

quinta-feira, outubro 21, 2010

Velocidade em Pista de Terra: Caçapava do Sul e Taquara recebem provas neste final de semana


O autódromo Alberto Cidade, em Caçapava do Sul, recebe a 7ª e decisiva etapa do Regional de Velocidade em Pista de Terra, prova que faz parte das comemorações dos 179 anos do município, situado na região central do estado. A programação se inicia ainda no sábado, com a realização de treinos livres e, à noite, acontece um galeto de confraternização das equipes e Automóvel Clube de Caçapava do Sul. No domingo, a programação começa pela manhã, com a realização das tomadas de tempos da categoria Turismo 1600 e realização das provas. Os ingressos custam três reais. Mais informações pelos telefones 55-9901.2661 ou 3281.2282.


Já a cidade de Taquara (RS) recebe a etapa final do Gaúcho de Velocidade em Pista de Terra e a 5ª etapa da Copa Rei Frio de Velocidade – Turismo 1600 e Kart Cross. Além do Turismo 1600 e do Kart Cross, acontecem ainda provas de motovelocidade. No sábado acontecem os treinos livres para todas as categorias e, no domingo, as provas terão início a partir das 13hs. Toda a programação acontece no Autódromo Municipal de Taquara, situado na RS 115, KM 02 e os ingressos custam R$ 5,00.

Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

Eleições alteram as finais do Campeonato Nova Schin

A expectativa é muito grande no Kartódromo Arena Schincariol, em Itu - São Paulo, para receber a última rodada do Campeonato Nova Schin de Kart 2010. Pilotos e equipes de todas as categorias estão ansiosos pela última etapa do ano.

Marcada para o domingo, dia 31 de outubro, a prova terá sua data alterada em virtude do segundo turno das eleições presidenciais. Sendo assim, o Ituano Motor Esporte Clube, entidade que gerencia e organiza as corridas do Campeonato Nova Schin de Kart, confirma que a rodada final da competição terá vez no sábado, dia 30 outubro e contará com as corridas válidas pela 7ª e 8ª etapas da competição.

Infelizmente não podemos ter uma competição que recebe pilotos de tantas partes do estado e até mesmo de outras partes do país em um dia tão importante para a democracia brasileira. Assim, para assegurar a todos o direito de decidir o futuro político de nosso país, trouxemos a prova para o sábado, dia 30”, explicou Eduardo Gozzano, presidente da entidade.

Pista está aberta para treinos

Com a chegada do final de ano e a perspectiva de grande movimentação tanto do kartismo amador como das categorias do kartismo de competição o Kartódromo Arena Schincariol fez uma pequena mudança em seu cronograma de horários de treinos e apresenta um valor ainda menor para o aluguel de pista.

A pista estará aberta diariamente das oito da manhã às 22 horas para treinos de pilotos particulares. O valor do aluguel de pista por dia será de R$ 40,00 para as categorias Mirim e Cadete e R$ 60,00 para as demais.

Demais informações e todas as notícias do Kartódromo Arena Schincariol podem ser acompanhadas no site da pista. Lá também é possível acessar os regulamentos, adendos, calendários, resultados, classificação e todas as informações do Campeonato Nova Schin. Acesse: www.kartodromoschincariol.com.br.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing

Copa Brasil de Kart: Kart Mini domina outro evento de âmbito nacional


Mais uma vez a Kart Mini, fábrica de chassis e componentes para o kartismo brasileiro e internacional, foi dominadora em um evento de caráter nacional. Na disputa da 12ª edição da Copa Brasil, realizada na última semana em Palmas (TO), a Kart Mini foi a fábrica de chassi que mais pilotos teve no grid e a que mais resultados positivos colheu.

Quatro fábricas de chassi participaram da Copa Brasil e, dentre os 108 competidores presentes, 53 deles utilizaram o chassi Mini, um percentual de 49% do total de participantes.

O domínio da fábrica paulista também foi visível nas tomadas de tempo. Dentre as 12 categorias, a Kart Mini conquistou 8 poles ou 67% delas. Mas não foi só isso. Em sete categorias a empresa garantiu a primeira fila, com seus pilotos largando na primeira e segunda posição. E em outra, os três primeiros no grid de largada competiram com Kart Mini.

E no que mais importa em uma competição – os campeões – a Kart Mini também foi dominadora. Dos 12 títulos em jogo, a Mini conquistou cinco – 42% do total – e saiu de Palmas com fortes motivos para comemorações. Ao fim de uma longa jornada, a Kart Mini comemorava a conquista do título nas categorias Super Cadete, Júnior Menor, Novatos, Sênior A e Super Sênior.

Encerrada a competição nacional, a Kart Mini volta-se agora para a disputa da 9ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana, que será realizada no próximo sábado (23).

Fonte: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Stock Car: Átila Abreu começa luta pelo título em Santa Cruz do Sul


Depois de liderar grande parte do campeonato, volta por cima começa no Sul

Piloto mais jovem (23 anos) e revelação da Stock Car em 2008, e desde a sua estréia sempre selecionado aos playoffs que definem o campeão da temporada, Átila Abreu (Zinco Jeanswear/Santa Carolina/OTG/Baterias Líder) liderou o campeonato da principal categoria do automobilismo brasileiro até meados de setembro e ainda é o detentor do maior número de pódios – o lado de Ricardo Maurício – em 2010. No entanto, foi começar a fase decisiva para a briga pelo título que a boa fase desandou.

Não podemos mais errar. Temos que ir bem em todas as últimas três corridas se temos a expectativa de ser campeões”, define o sorocabano, que a despeito de toda a sua boa performance despencou para a quinta posição na Copa Caixa Stock Car. A 10ª e antepenúltima etapa da Stock Car será realizada no próximo domingo (24/10) em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a partir das 11 horas.

Detentor de cinco pódios na temporada – uma vitória (Ribeirão Preto), três segundos e um terceiro lugares -, e uma sétima posição como melhores resultados, Átila Abreu deixou de marcar pontos em três corridas em que foi obrigado a abandonar, uma por batida que levou e duas por problemas mecânicos. Agora, além de completar as três últimas etapas, ele sente a obrigação de terminar entre os três primeiros em todas elas para conquistar o título. “O campeão será aquele que subir mais vezes no pódio no playoff. Eu vou procurar isto em Santa Cruz para marcar o recomeço”, afirma convicto. Como no playoff há o descarte do pior resultado, Átila ainda pode ser campeão pois descartou o resultado da última corrida, em Londrina (PR).

Para dar a volta por cima e continuar na busca pelo título, nada melhor do que correr na pista preferida. O traçado extremamente técnico e difícil é que tornam o circuito gaúcho especial para Átila. “O traçado de Santa Cruz é bastante desafiador, com curvas de alta e baixa para os dois lados, subidas e descidas com freadas fortes. É a pista que mais gosto por ser bem seletiva”, avalia.

Para que consiga retomar os bons resultados nesta briga final, Átila Abreu confia na estratégia da equipe AMG Motorsport (3M/Poliron/Beta Ferramentas). “Vamos iniciar a sexta-feira com os dois carros da equipe com acertos bem diferentes. A partir do desempenho no primeiro treino vamos decidir o melhor caminho pra trabalhar no restante do final de semana”, planeja, contando também com a experiência e competência de seu companheiro de time, o paranaense Thiago Marques (Cimed Medicamentos/Alpina/Super Cola/Votomassa).

Confira a pontuação dos únicos dez pilotos que brigarão pelo título de campeão:

1º – Max Wilson (SP), Eurofarma RC – 239
2º – Ricardo Mauricio (SP), Eurofarma RC – 235
3º – Cacá Bueno (RJ), Red Bull Racing – 232
4º – Nonô Figueiredo (SP), Cosan Mobil Super Racing – 224
5º – Átila Abreu (SP), AMG Motorsports – 220
6º – Allam Khodair (SP), Blau Full Time – 215
7º – Marcos Gomes (SP), Blau Full Time – 210
7º – Popó Bueno (RJ), A.Matheis Motorsport – 210
9º – Felipe Maluhy (SP), Officer ProGP – 208
10º – Daniel Serra (SP), Red Bull Racing – 207

A equipe AMG Motorsport tem patrocínio de 3M e Poliron, com apoio de Beta Ferramentas.

Fonte: MasterMidia Marketing Ltda

quarta-feira, outubro 20, 2010

Turismo Clássico Catarinense tem encontro marcado no fim de semana!

F-Minas de Kart terá segunda etapa neste sábado


A categoria Mini promete muita emoção entre os pilotos de oito a 12 anos

Após disputar sua etapa inaugural no mês de agosto a F-Minas de Kart está de volta ao Kartódromo RBC Racing. A pista, situada na cidade de Vespasiano – MG, sediará a competição neste sábado, dia 23.

Para esta etapa estão previstas a participação de cerca de 40 pilotos que estarão separados entre as categorias Mini, Super 400, Speed e Super Master. Dentre estas classes estarão na pista competidores com idades a partir de oito anos até os que tem mais de 40.

Recém chegado de Palmas, no Tocantins, onde conquistou o título da Copa Brasil de Kart, Sérgio Sette Câmara é o atual líder da Mini com 14 pontos contra 10 de Caio Miguel e nove de Leonardo Resende.

Pela Speed a liderança está nas mãos de Lucas Nogueira (14) seguido por Gabriel Lopes (10) e Pedro Gomes (9). Já na Master Super Leonardo da Silva que detém o primeiro posto com 12 pontos. O segundo na classificação é Guildner Carvalho, com dez, e o terceiro é Fernando Buzzollo que soma nove pontos.

Finalmente, na categoria Master 400, a liderança está nas mãos de Leonardo Belônia (14), contra Luiz Pinheiro, com dez pontos e novamente Fernando Buzzollo, que tem nove.

A programação oficial da F-Minas de Kart terá sua programação iniciada nesta sexta, dia 22, com os treinos livres. No sábado os pilotos entram na pista para um rápido treino de aquecimento seguido pelas tomadas de tempo, que terão início as 10 da manhã. As corridas tem seu início previsto para as 11:30 e o pódio para todas as classes será às duas da tarde.

O Kartódromo RBC Racing está localizado na rodovia MG-424 (estrada BH-Pedro Leopoldo), em seu Km-3, logo após o C.T. do Clube Atlético Mineiro. A entrada para o público será franca.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Foto: Flávio Quick

Guilherme Silva termina em terceiro a Copa Brasil de Kart


Guilherme e Joel Nunes, seu chefe de equipe

Piloto de 16 anos encerra sua participação em campeonatos regulares de kart e planeja novos rumos para sua carreira

Neste final de semana o piloto mineiro Guilherme Silva (Kart Mini / LG / JNA Preparações) esteve no Kartódromo Rubens Barrichello, em Palmas - TO, onde disputou a 12ª edição da Copa Brasil de Kart.

O piloto da categoria Graduados conquistou no mês de julho o Vice-Campeonato Brasileiro e desde então esteve fora das competições, traçando os novos rumos de sua carreira para 2011 e os próximos anos.

Convidado pela fábrica de chassis Kart Mini o piloto de Belo Horizonte aceitou o desafio de encerrar sua carreira no kartismo nacional nesta importante competição e partiu para o centro do país para tentar o Bi-Campeonato. Silva conquistou em 2008 o título da Copa Brasil na categoria Júnior.

Após cinco sessões de treinos, sempre orientadas pelo grande amigo e chefe de equipe Joel Nunes, o piloto partiu para a tomada de tempos, que foi disputada no início da tarde de sexta-feira. Mesmo com um bom equipamento Silva não conseguiu extrair o melhor de seu kart na tomada, pois, em sua volta do pneu acabou sendo atrapalhado por um retardatário e registrando apenas o quinto tempo.

Um pouco desapontado o piloto partiu para as corridas. A primeira prova foi disputada ainda na manhã de sábado, dia 16. Após uma largada em que não conseguiu ganhar muitas posições o piloto pulou para o quarto e começou uma disputa com Vinícius Perdigão, Alain Sisdelli, Jonathan Louis e Felipe Fraga. Com o passar das voltas ele deixou Jonathan para trás e partiu na busca de Perdigão que, por sua vez, atacava Sisdelli. A poucas voltas para o final, porém, Perdigão foi atrapalhado por um retardatário e, com isso, Silva assumiu a terceira posição para não mais perdê-la até a bandeirada.

A segunda prova foi disputada no final da tarde. Largando do terceiro posto Silva foi tocado na largada, mas rapidamente recuperou a terceira posição. Com o passar das voltas ele começou a ser atacado por João Sérgio Câmara, que vinha no quarto lugar. Na metade da corrida Silva acabou sendo ultrapassado por Câmara e, a partir de então, ficou no encalço de seu concorrente até a bandeirada final. Felipe Fraga venceu e ficou com o título. Jonathan Louis ficou com o Vice e Guilherme, com a terceira posição.

Desde antes da início da competição já sabíamos que ganhar do Fraga seria muito difícil. A pista daqui tem algumas manhas difíceis de pegar e, sinceramente, fui melhorando muito no desenrolar da competição. Nas corridas realmente fiz o máximo possível e acredito que terminar na terceira posição foi um pouco aquém do que eu esperava para o Campeonato. Quero agradecer muito ao Joel e a RBC Preparações pelo equipamento e à minha família pelo apoio”, encerrou o piloto de 16 anos.

Fonte: Quick Comunicação e Marketing
Fotos: Flávio Quick - divulgação

Brasileiro de Marcas & Pilotos: Curitiba recebe etapa final


Brasileiro de Marcas & Pilotos 2010 disputa sua etapa decisiva no Autódromo Internacional de Curitiba, no próximo fim de semana

O verdadeiro automobilismo de base estará em festa neste fim de semana. No sábado e domingo será disputada a etapa final da edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Marcas & Pilotos, que nesta temporada está formatada em duas etapas com três baterias cada. A 1ª etapa, disputada no mês de junho em Tarumã (RS), ocorreu em conjunto com o Gaúcho de Marcas & Pilotos e contou com o grid recorde de 62 carros.

Na ocasião, os gaúchos saíram em vantagem e obtiveram ótimos resultados, pois correram em casa. Agora a situação se inverte, com os pilotos locais tendo a vantagem e equilibrando a disputa.

A liderança do certame está com o trio do VW Gol 40 – Luiz Eduardo Fuentes/ Rodrigo Ribas/ Rafael Cohen, que acumulam 35 pontos na tabela. O segundo posto é ocupado por Rafael Mocelin (Fiat Palio #143), que conta com 32 pontos, seguido de Regis Boessio (Corsa #72) com 25, Pierre Ventura/ João Cardoso Jr./ Vitor Genz (Fiesta #210) com 20 e Leonardo Kubaski (Celta #17) com 18, todos gaúchos.

O melhor paranaense no certame é de Cascavel, o piloto Edoli Caus Jr. (Corsa #15), com 8 pontos na 10ª posição da tabela. Como o fator conhecimento da pista e seu acerto está a favor dos paranaenses, pode-se prever uma etapa das mais disputadas e movimentadas, o que torna impossível qualquer previsão a respeito do campeão.

Programação - 2ª Etapa Brasileiro de Marcas / 7ª Etapa Copa Pinhais 2010

SEXTA FEIRA – 22/10/2010 (TREINO LIVRE PARA PILOTOS INSCRITOS)

09:00 – 17:00 Vistoria Técnica Box 1 (Marcas “A” / “B” / Sênior)
09:00 – 09:35 1º Treino Livre – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
10:20 – 10:55 2º Treino Livre – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
12:15 – 13:00 ALMOÇO
13:05 – 13:40 3º Treino Livre – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
14:25 – 15:00 4º Treino Livre – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
15:45 – 16:20 5º Treino Livre – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior

SÁBADO – 23/10/2010 – Treino Livre / Vistoria / Classificatório / Prova

08:30 – 09:00 1º Treinos Livre – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”
09:05 – 09:35 6º Treinos Livre – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
08:30 – 09:30 Pesagem Pilotos/Lacração Pneu Inscrito SÁBADO (Marcas)
09:30 – 10:30 ABASTECIMENTO - Marcas
10:15 – 10:45 2º Treinos Livre – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”
10:50 – 11:10 Treino Classificatório – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
11:10 – 11:40 Horário Promocional
11:30 – 12:30 ABASTECIMENTO – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”
11:20 BRIEFING (Marcas e Stock)
12:20 – 13:15 ALMOÇO
13:20 – 13:35 Treino Classificatório – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”

1ª Prova – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
14:00 Box Aberto
14:10 Box Fechado
14:15 Placa de 5 minutos
14:20 Largada (30 minutos)

1ª Prova – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”
15:00 Box Aberto
15:10 Box Fechado
15:15 Placa de 5 minutos
15:20 Largada (20 minutos + 2 voltas)
16:40 Pódio

DOMINGO – 24/10/2010 – Warm Up / Provas / Vistoria / Premiação

08:30 – 08:45 Warm Up – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
08:50 – ABASTECIMENTO – Marcas
08:50 – 09:05 Warm Up – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”
09:10 – ABASTECIMENTO – Stock
09:10 – 09:40 Horário Promocional

2ª Prova – Marcas “A” – Marcas “B” – Marcas Sênior
10:05 Box Aberto
10:15 Box Fechado
10:20 Placa de 5 minutos
10:25 Largada (30 minutos)

2ª Prova – Stock 5000 “A” e Stock 5000 “B”
11:00 Box Aberto
11:10 Box Fechado
11:15 Placa de 5 minutos
11:20 Largada (20 minutos + 2 voltas)

12:40 – 13:10 ALMOÇO

3ª Prova – BRASILEIRO DE MARCAS
13:15 Box Aberto
13:25 Box Fechado
13:30 Placa de 5 minutos
13:45 Largada (30 minutos)

14:30 Pódio

Fonte: APPA/RS - Erlon Radl

terça-feira, outubro 19, 2010

Fraco rendimento do motor tirou Fernando Bueno da briga pelo título da Copa Brasil


A 12ª edição da Copa Brasil de Kart, disputada na última semana em Palmas (TO), definitivamente é para ser esquecida pelo paranaense Fernando Bueno (Agro Amanda/ Bueno Advogados Associados). Disposto a lutar pelo título na Super Cadete, Bueno acabou ficando fora da briga em razão do fraco desempenho de seu motor.

Campeão Sul-Brasileiro da categoria, Bueno enfrentou problemas durante todo o evento e raramente conseguiu bom rendimento de seu kart. Piloto da Moro Competições, Bueno viveu seu melhor momento na última atividade da competição, a segunda bateria, disputada no sábado (16).

Largando em 9º, Fernando Bueno partiu bem e logo estava na 3ª posição. Quando tudo parecia se encaminhar para um bom resultado na última corrida, o motor começou a mostrar novamente um baixo rendimento e Bueno foi sendo ultrapassado, terminando a bateria mais uma vez em 9º e último lugar.

O piloto Agro Amanda / Bueno Advogados Associados acabou ficando bastante distante de seu objetivo final, que era lutar pelo título da Copa Brasil. “Já trocamos nosso preparador de motor”, afirma Adelino Bueno, pai de Fernando. “Quem cuidará dos nossos motores a partir de agora será a Passoca Motorsport”, emenda.

Texto: Kart Gaúcho Assessoria de Comunicação – Erno Drehmer
Foto: Flávio Quick

Catarinense de Automobilismo: Thomas Schwartz vence 7ª etapa e fica a dois pontos do título


Neste último fim de semana, dias 16 e 17 de outubro, a cidade de Chapecó (SC) recebeu a sétima etapa do Campeonato Catarinense de Velocidade em pista de terra. Disputando o campeonato pela categoria Marcas B, o piloto Thomas Schwartz, natural da cidade de Jaraguá do Sul (SC), obteve mais uma vitória, a 5ª da temporada, após largar na segunda posição do grid.

Com o resultado, Schwartz totalizou 73 pontos, sem os descartes, e está a apenas dois pontos de conseguir o título deste ano. “A regularidade deste ano fez com que eu tenha condições de ganhar este Campeonato com duas etapas de antecedência, afinal foram cinco vitórias e dois 2º lugares nas provas já realizadas”, resumiu o piloto.

Além do Catarinense de Automobilismo, Thomas Schwartz participa também da Copa Santa Catarina de Automobilismo, certame disputado na cidade de Ascurra (SC), que terá a disputa de mais uma etapa no próximo fim de semana, dias 23 e 24. E, repetindo a boa performance apresentada no Campeonato Catarinense, o piloto de Jaraguá do Sul também lidera a categoria “1600 Super” da Copa SC.

Confira abaixo os 5 melhores classificados nos dois campeonatos:

Campeonato Catarinense de Automobilismo - categoria Marcas B

1. Thomas Schwartz - 73 pontos
2. Sidnei de Borba – 42 pontos
3. Claudio Rodrigues – 40 pontos
4. Marcel Wolfart – 35 pontos
5. Fabrício Barcelos – 27 pontos

Copa Santa Catarina de Automobilismo - categoria 1600 Super

1. Thomas Schwartz – 55 pontos
2. Alan Schwartz – 44 pontos
3. Claudio Rodrigues – 28 pontos
4. Fabiano Fava – 25 pontos
5. Daniel de Souza – 17 pontos

O piloto Thomas Schwartz é patrocinado por Raumak Máquinas, Mega Empreendimentos Imobiliários, WS Express, Mercado das Embalagens, Farmácia Dedicare, Embind Embalagens Industriais, Stillo Comunicação Visual e Naveplast. E conta com o apoio do blog Poracaso.com.

Fonte: Divulgação do piloto
Foto: Dibe Grelak

Komeco / Mega Kart vence e assume a liderança no Sul-Catarinense de Kart


A quinta etapa do Campeonato Sul-Catarinense de Kart, disputada neste final de semana, nos dias 16 e 17 outubro, foi marcada pela pista molhada e pelo bom resultado dos pilotos da equipe Komeco / Mega Kart que estão liderando o campeonato.

Com um desempenho impecável, Marcelo Batalha, da categoria 125cc, conseguiu um importante resultado na prova do último final de semana. Marcelo largou na pole e venceu as duas baterias com muita tranquilidade. Com pontuação dobrada, o piloto assumiu a liderança da categoria e deu um importante passo em busca do título do campeonato. “Deu tudo certo e o kart estava perfeito. A Calliari conseguiu um acerto excelente para a pista molhada e com isso tive um ótimo rendimento”, comentou Batalha, que soma 105 pontos contra 98 de José Edio Stefani.

Já para Yuri Scaniello, que corre na Five Speed A, o desafio começou no sábado quando foi disputada a segunda bateria da 2ª etapa, que não foi realizada na época por falta de luz natural. Yuri largou na segunda colocação e imprimindo um forte ritmo conseguiu a ultrapassagem sobre Everaldo Mattos, vencendo a bateria e a etapa.

No domingo, Yuri teve dificuldades para acertar o kart no piso molhado, largando na terceira colocação. Na primeira bateria logo no início conseguiu assumir a segunda colocação, mas perto do final acabou rodando e caiu para a quinta colocação. Na largada da segunda bateria teve tranquilidade e conseguiu sair ileso da primeira curva onde vários pilotos rodaram. Yuri assumiu a segunda colocação e travou um bom duelo com Everaldo Mattos durante boa parte da prova, conseguindo a ultrapassagem nos minutos finais, vencendo a bateria e garantindo um segundo lugar na etapa, ampliando assim a liderança no campeonato.

Foi um final de semana difícil, pois treinamos com pista seca e no domingo a chuva mudou tudo. A equipe trabalhou muito e conseguiu melhorar o kart para a segunda bateria, onde consegui a vitória”, concluiu Yuri que soma 107 pontos, contra 90 de Daniel Ferreira.

A próxima etapa do Campeonato Sul-Catarinense de Kart será entre os dias 4 e 5 de dezembro em pista a ser definida.

Resultado da quinta etapa:

Categoria 125

1 Marcelo Batalha - 22 pontos
2 José Edio Stefani - 18
3 Gustavo Olívio - 16
4 Cláudio Porto - 12
5 Cleber Salvi - 12

Five Speed A

1 Everaldo Matos - 20
2 Yuri Scaniello - 17
3 Fernando Sorato - 16
4 Daniel Ferreira - 15
5 Felipe Almeida - 14

Resultado extra-oficial do campeonato, até a quinta etapa:

125

1 Marcelo batalha - 105 pontos
2 José Edio Stefaneli - 98
3 Gustavo Olívio - 65

Five Speed A

1 Yuri Scaniello - 107 pontos
2 Daniel Ferreira -90
3 Everaldo Matos - 87

Texto: CronoSpeed
Foto: Priscila Scaniello